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Administrador: conceito, o que faz e especializações

administrador conceito o que faz
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Você tem o que é preciso para ser um bom administrador de empresas?

Para saber a resposta, é preciso mais do que um palpite. Entender o conceito, a formação profissional e o dia a dia do administrador consiste no primeiro passo para estar apto a ocupar esse valorizado posto.

Neste artigo, vamos avançar no tema e apresentar um guia completo, focando nas características, requisitos, competências e habilidades necessárias para estar entre os administradores de sucesso.

E também vamos informar sobre os principais cursos e especializações para o administrador de empresas.

Então, não deixe de acompanhar este guia até o fim, conferindo nele os seguintes tópicos:

  • O que é ser um administrador de empresas?
  • Como é a rotina de um administrador de empresas?
  • O que é Administração de Empresas?
  • O que é necessário para ser um bom administrador?
  • 13 motivos porque contratar um administrador para o seu negócio
  • Tipos de especializações para administradores de empresa
  • Pós-graduação
  • MBA
  • Pós-MBA
  • Mestrado
  • Cursos de extensão
  • Cursos EAD.

Boa leitura!

administrador o que é ser um
Um administrador de empresas tem um escopo bastante amplo na sua atuação

O que é ser um administrador de empresas?

Um administrador de empresas é um profissional responsável pela tomada de decisão e condução de estratégias no meio corporativo.

Por ele, passam ações de planejamento, organização e execução nas mais variadas áreas do negócio, incluindo a gestão de recursos financeiros, tecnológicos, humanos e materiais.

Embora muita gente considere que o administrador é o dono da empresa, não é totalmente correta essa relação.

Ele pode, sim, estar entre os sócios ou comandar um negócio como empresário individual. Porém, também pode ser um profissional contratado para exercer a atividade de administrador.

Suas possibilidades de atuação vão desde empresas públicas a privadas, entidades com ou sem fins lucrativos e representantes do terceiro setor.

Enfim, onde há necessidade de um profissional para gerenciar a atividade, existe a demanda por um administrador de empresas.

Vale dizer, ainda, que, conforme o porte da empresa, é natural que ela tenha em seu corpo de funcionários mais de um administrador.

Afinal, há vantagens ao negócio designar uma pessoa para administrar cada uma das suas áreas estratégicas, como marketing, vendas, finanças, logística, recursos humanos, entre outras.

Ser um administrador, portanto, é assumir o compromisso de atuar no dia a dia para que a empresa alcance os seus objetivos, realizando esforços de produtividade, eficiência e lucratividade.

administrador como é a rotina empresas

Como é a rotina de um administrador de empresas?

Aquela ideia de um executivo trancado em sua sala, com pilhas de papéis em sua mesa, o tempo todo ao telefone, não é a versão mais honesta da rotina de um administrador.

Embora vejamos muito esse cenário representado na dramaturgia e no cinema, um bom administrador de empresas precisa circular pelo negócio.

É verdade que em boa parte do tempo ele está mesmo debruçado sobre os desafios do negócio, definindo metas, planejando estratégias e organizando ações.

Mas o seu sucesso no cargo depende de transitar pelas diferentes áreas da empresa, conversar com gerentes, supervisores e demais colaboradores.

O feedback, inclusive, é uma poderosa arma para a qualificação de suas ações no dia a dia.

O mesmo vale para os demais parceiros da empresa, como clientes, fornecedores e até concorrentes.

É imprescindível que o administrador esteja aberto a falar e a ouvir, o que nada combina com aquela figura do profissional enclausurado em seu escritório.

A partir daí, as suas atividades são determinadas pelo nível que ocupa na empresa, o qual pode ser:

  • Nível operacional: foca no curto prazo, em colocar em prática as ações previamente definidas, cabendo ao administrador atuar no seu gerenciamento e controle. É o que predomina na sua rotina
  • Nível tático: com visão de médio prazo, planeja e define ações para atender aos objetivos traçados para o negócio nesse período de tempo. Compete ao administrador estabelecer metas específicas para que cada área da empresa contribua para a sua realização
  • Nível estratégico: aqui, suas ações se voltam ao longo prazo, demandando tomadas de decisão mais complexas, já que definem os rumos da empresa. Em geral, cabe ao administrador realizar estudos, pesquisas e organizar informações para estabelecer as estratégias mais adequadas aos objetivos propostos
administrador de empresas o que é administração
O administrador não necessariamente é o dono da empresa, mas é um dos que pensam em sua viabilidade

O que é Administração de Empresas?

Falamos nos tópicos anteriores sobre o conceito de administrador e suas atribuições, mas o que é administração de empresas, de fato? Não é difícil de entender.

Estamos falando sobre a gestão de um negócio, sobre as estratégias e ações propostas para conduzi-lo aos seus objetivos.

Em uma empresa tradicional, com fins lucrativos, por exemplo, a sua administração consiste em organizar processos e gerenciar recursos de modo a evitar gastos desnecessários, elevar a produtividade e potencializar os ganhos.

A importância da administração de empresas aparece na concretização de metas de curto, médio e longo prazo.

Significa dizer que mesmo pequenas conquistas do dia a dia, como pagar as contas dentro do prazo, depende de um esforço administrativo.

O mesmo se aplica a desafios maiores, como lançar um novo produto, serviço ou marca. Também para contratar empréstimos, abrir uma filial ou fechar uma unidade.

Uma correta administração conduz a empresa para um cenário de crescimento sustentável e longevidade, mas não sem atuar na gestão de crises, combatendo riscos e minimizando prejuízos.

Embora muitos dos conceitos relacionados à administração de empresas sejam modernos, a sua origem é bastante antiga.

Práticas administrativas foram registradas milhares de anos antes de Cristo, mas foi a partir da Revolução Industrial, no século XX, que as empresas despertaram para a necessidade de uma gestão organizada e pautada em metas.

Jules Henri Fayol é o fundador da teoria clássica da administração, definindo em 1916 as funções básicas do administrador: planejar, organizar, coordenar, comandar e controlar.

Mais recentemente, o seu principal expoente foi Peter Drucker, considerado como “pai da administração moderna”.

Ele faleceu em 2005, mas sua extensa lista de publicações deve continuar contribuindo para a melhor gestão empresarial durante muitos anos.

administrador o que é necessário para ser um bom
O administrador precisa de algumas habilidades, até básicas, para realizar seu trabalho com sucesso

O que é necessário para ser um bom administrador?

Vamos falar agora sobre características indispensáveis a um bom administrador de empresas.

A lista traz habilidades que se revelam fundamentais no dia a dia, de modo que o profissional possa cumprir com as funções básicas dele esperadas.

Vamos conhecê-las?

Organização

Como vimos, uma das atribuições que compete ao administrador é organizar ações e processos na empresa para que ela siga ativa, rumo aos seus objetivos.

Mas como ele poderia promover tal ganho ao negócio se não possui essa habilidade em nível individual?

A organização aparece em diferentes frentes. Ela está no ambiente de trabalho, em uma mesa sem acúmulo de papéis e outros obstáculos que prejudiquem o seu desempenho.

Também na gestão do tempo, o que impõe saber definir prioridades e atender aos compromissos de sua agenda, sem prejuízo a nenhuma de suas tarefas.

Passa muito pela tecnologia, já que hoje estão disponíveis ferramentas no computador ou smartphone que permitem organizar informações e administrar com foco em resultados.

Liderança

É inegável que um administrador exerce influência sobre os demais, já que a ele compete, por exemplo, coordenar, comandar e controlar.

Mas o segredo do bom profissional está na forma como faz isso.

Antes de tudo, o administrador precisa se portar como um líder. Deve aceitar o fato de servir de inspiração para os demais colaboradores e contribuir para que se sintam motivados a trabalhar em prol da empresa.

Sobretudo, precisa liderar pelo exemplo e ser uma referência positiva, conquistando o respeito e a admiração dos demais.

Comunicação

Aí está outra competência muito importante para um bom administrador de empresas.

Para comandar as ações das quais o negócio precisa, ele tem que se fazer presente e ser efetivo na comunicação com os colaboradores, seja em um feedback, reuniões ou palestras.

É necessário que demonstre uma postura positiva, apresentando suas ideias com clareza, sabendo reconhecer esforços, delegar tarefas e ter a habilidade de se fazer entendido.

Lembrando sempre que a comunicação não compreende apenas falar, mas dar voz à sua equipe.

administrador criatividade inovação
Um bom administrador tem que ter inovação como palavra de ordem

Criatividade e inovação

Criatividade e inovação são duas habilidades distintas, mas que se complementam com total harmonia.

Esses são comportamentos muito valorizados especialmente diante da alta competitividade no mercado atual.

Como ser apenas mais um na multidão pouco ajuda as empresas em termos de crescimento e lucratividade, é preciso propor novas soluções para velhos problemas.

Todo o tipo de melhoria nos processos internos, por exemplo, já contribui bastante para que o negócio se aproxime de seus objetivos.

E é do administrador que mais se espera essa postura.

Inteligência emocional

Ao se tornar um administrador de empresas, você verá na prática que nem tudo são flores na sua rotina.

O estresse é um inimigo real e crises podem ser desencadeadas ao ser exigido por conflitos de origens diversas, assim como na tomada de decisões rápidas ou mesmo difíceis.

Mas até nesses momentos mais complicados, o que diferencia um bom administrador é o controle das emoções. É o fato de saber canalizar as energias para reverter em comportamentos produtivos e positivos.

Não dá para perder o controle, seja com um colaborador, colega, cliente ou quem quer que seja.

Praticar o mindfulness e alcançar a atenção plena é uma forma de se manter sereno frente aos desafios.

Autoconfiança

Não é novidade para ninguém que um administrador exerce função fundamental para a empresa.

Quando há um grande projeto pela frente ou mesmo uma adversidade desafiadora, todos voltam as suas atenções a ele.

Nesse papel, qual a sua reação? Desacreditar de suas próprias capacidades? Não se achar apto a dar conta do recado?

Se for por esse caminho, você não tem o que é preciso para ser um administrador de sucesso.

Não se trata de ser orgulhoso e não dar ouvidos às opiniões alheias. Mas é importante acreditar que você chegou ao posto porque se preparou para ele e, portanto, tem reais condições de ser o gestor que a empresa precisa.

Já que não há como transferir a sua responsabilidade, que ela seja assumida com convicção e confiança.

Flexibilidade

Para terminar a nossa relação, vamos falar de flexibilidade.

No ambiente da empresa, significa entender e aceitar que nem tudo acontece como o esperado.

Seu planejamento pode ter sido muito bem elaborado, mas há fatores que exigem a revisão de determinados pontos no meio do caminho.

É necessário, portanto, estar preparado para promover os ajustes e, se preciso, reconhecer falhas.

Quando os resultados não se aproximam dos desejados, todos esperam do administrador uma ação, que pode até ser manter a navegação no mesmo rumo, mas não sem antes cogitar os impactos de uma mudança.

administrador de empresas tipos de especializações
Há muitas possibilidades de especializações para quem quer seguir na área

A importância da educação para tornar-se um bom administrador

Não é obrigatório fazer uma graduação em administração de empresas para ser um bom administrador. Há vários casos de pessoas que não tem educação formal mas sempre tiveram jeito para fazer negócios.

Mas é evidente que essa formação dará as ferramentas para o estudante fazer as melhores escolhas e ter a visão global necessária quando encarar seu desafio profissional.

Em um mercado cada vez mais competitivo, não dá para contar só com vocação.

Então, a trajetória acadêmica pode começar com um bom curso de administração de empresas.

Porém, tenha cuidado ao escolher a instituição, já que há uma infinidade delas oferecendo essa graduação e a diferenciação é vital para você chegar em um processo seletivo e se destacar.

Busque instituições que tenham boa credibilidade no mercado, corpo docente destacado e a possibilidade de internacionalização.

Fazer um período do curso em outro país trará atributos e lições que serão usadas não só na carreira profissional, mas também na vida. Aprender novas culturas, conviver com o diferente, saber “se virar”.

A FIA (Fundação Instituto de Administração) orgulha-se de ter fortes parceiras internacionais e oferecer uma Graduação em Administração com nota máxima em todas as avaliações.

Aqui está um excelente primeiro passo na formação de um administrador.

Tipos de especializações para administradores de empresa

Como vimos até aqui, um bom administrador não pode se limitar à graduação.

Para crescer na carreira e elevar a sua remuneração, é imprescindível seguir estudando.

Mas qual tipo de curso fazer?

Para ajudá-lo nessa decisão, separamos informações sobre as principais modalidades de especialização.

Pós-graduação

A pós-graduação é um curso de especialização em determinada área da administração de empresas.

Representa a oportunidade de o profissional passar de generalista a especialista. É uma estratégia interessante para progredir dentro da empresa ou até se recolocar profissionalmente no mercado.

Entre as principais especializações em alta no momento, estão: gestão de pessoas, comunicação empresarial, gestão de negócios, administração pública, administração estratégica, pequenas empresas, big data, internet das coisas, indústria 4.0, finanças e marketing.

No site da FIA, você pode conhecer as melhores oportunidades de pós-graduação.

administrador MBA
A formação prática faz o MBA ser uma excelente escolha

MBA

Sigla para Master of Business Administration, o MBA é um tipo de especialização lato sensu, direcionada a executivos e gerentes de projetos.

É uma boa opção para quem busca crescer na carreira e preparar-se para ocupar um cargo de liderança em uma empresa. Contudo, não é indicado para recém-formados.

A formação em MBA é prioritariamente prática, trazendo às aulas a análise de casos reais do mundo empresarial.

Gestão de negócios, big data, finanças, business intelligence, empreendedorismo, compliance e tecnologia da informação são temas interessantes para a continuidade dos estudos em administração.

Para encontrar o MBA ideal para você, visite o hotsite da FIA dedicado a essa qualificação.

Pós-MBA

Se o MBA é voltado a quem deseja ser líder, o pós-MBA é a opção certeira para quem já ocupa esse posto.

É uma oportunidade de aperfeiçoamento, atualização e evolução profissional para executivos que desejam aprimorar o seu plano de desenvolvimento educacional (PDE).

As aulas costumam ser marcadas por seminários e redes temáticas para discussões coletivas, estimulando a troca de ideias.

Administradores que já possuem MBA, mestrado ou doutorado constituem o público-alvo dessa qualificação.

Para saber mais como funciona esse tipo de capacitação, vale dar uma olhada no hotsite da FIA sobre pós-MBA.

Mestrado

Um mestrado, por sua vez, agrega competências ao profissional que deseja um viés acadêmico para a sua carreira.

Ou seja, se você cogita dar aulas para repassar o conhecimento adquirido ao longo de suas experiências, é nessa opção que deve investir.

Por exemplo, se você tem a meta de se tornar professor em um curso de graduação em Administração de Empresas, tudo começa pelo mestrado.

Ele foca na pesquisa acadêmica sobre um determinado assunto, tendo abordagem prioritariamente teórica e pouco prática.

Existe ainda o chamado mestrado profissional, com foco na atuação corporativa e cuja proposta é formar mestres aptos a compreender e realizar processos avançados no âmbito empresarial.

Essa é uma opção interessante para quem deseja integrar teoria, aplicabilidade prática, conhecimento e excelência.

Quer uma dica? Veja no site da FIA tudo sobre essa formação.

Cursos de extensão

Um curso de extensão, por vezes, é erroneamente comparado com uma pós-graduação.

Acontece que muitos deles estão abertos até mesmo para alunos ainda não formados.

São capacitações mais rápidas, cujo objetivo é agregar competências válidas para a carreira profissional.

No caso do administrador, vale a pena olhar com carinho para qualificações em marketing, economia, contabilidade, plano de negócios, gerenciamento de projetos, recursos humanos, entre outras.

Confira no site da FIA todas as opções disponíveis de cursos de extensão.

Cursos EAD

Para finalizar, os cursos a distância (EAD) representam uma ótima oportunidade de se manter atualizado e por dentro das tendências mesmo quando parece não haver tempo de estudar.

Sem precisar sair de casa, você pode aprimorar conhecimentos em qualificações de curtíssima duração – algumas com apenas quatro horas/aula.

São indicadas para quem busca conhecimentos bastante específicos e não aprofundados.

Na FIA, são dezenas de cursos EAD voltados à especialização de administradores.

administrador possibilidades de carreira
Vale a pena investir para seguir uma carreira de administrador, já que o mercado é amplo e as possibilidades são variadas

Conclusão

Neste artigo, você teve um panorama completo sobre a carreira de administrador de empresas.

Entendeu o conceito, o que ele faz, como é a sua rotina e as principais habilidades e competências desejadas para ser um bom administrador.

Também viu opções para a sua qualificação e atualização profissional.

Investir na educação continuada é um compromisso de todo aquele que escolhe essa carreira.

E a FIA pode ajudá-lo nesse desafio, seja a sua escolha por uma pós-graduação, MBA, mestrado ou outro curso.

Visite o site e, se desejar, faça contato conosco.

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