Share

Administrador: conheça o que faz, salário e como se tornar um

03 de fevereiro 2023, 16:00

Administrador na identidade visual da FIA
5/5 - (9 votes)

Você tem o que é preciso para ser um bom administrador de empresas?

Para saber a resposta, é preciso mais do que um palpite.

Entender o conceito, a formação profissional e o dia a dia do administrador consiste no primeiro passo para estar apto a ocupar esse valorizado posto.

Neste artigo, vamos avançar no tema e apresentar um guia completo, focando nas características, requisitos, competências e habilidades necessárias para estar entre os administradores de sucesso.

E vamos informar sobre os principais cursos e especializações para o administrador de empresas.

Então, não deixe de acompanhar este guia até o fim, conferindo nele os seguintes tópicos:

  • O que é ser um administrador de empresas?
  • O que um administrador faz?
  • Quais são as áreas de atuação de um administrador?
  • O que é necessário para ser um bom administrador?
  • Como se preparar para ser um administrador?
  • O mercado de trabalho em administração de empresas
    • Salário de um administrador
    • Quais são as tendências para o mercado de administração?
  • A importância da formação universitária para ser um bom administrador
    • Marketing
    • Produção
    • Vendas
    • Financeiro
  • Quais são os principais desafios de um administrador?
  • Quais são as principais disciplinas do curso de Administração?
  • Quais são as vantagens de cursar Administração?
  • Torne-se um administrador com a FIA.

Siga a leitura para descobrir como ser um administrador, quais cursos um administrador deve ter e muito mais!

Leia mais:

O que é ser um administrador de empresas?

Mulher fazendo administração empresarial com notebook
Um administrador de empresas tem um escopo bastante amplo na sua atuação

Um administrador de empresas é um profissional responsável pela tomada de decisão e condução de estratégias no meio corporativo.

Por ele, passam ações de planejamento, organização e execução nas mais variadas áreas do negócio, incluindo a gestão de recursos financeiros, tecnológicos, humanos e materiais.

Embora muita gente considere que o administrador é o dono da empresa, não é totalmente correta essa relação.

Ele pode, sim, estar entre os sócios ou comandar um negócio como empresário individual.

Porém, também pode ser um profissional contratado para exercer a atividade de administrador.

Suas possibilidades de atuação vão desde empresas públicas a privadas, entidades com ou sem fins lucrativos e representantes do terceiro setor.

Enfim, onde há necessidade de um profissional para gerenciar a atividade, existe a demanda por um administrador de empresas.

Vale dizer, ainda, que, conforme o porte da empresa, é natural que ela tenha em seu corpo de funcionários mais de um administrador.

Afinal, há vantagens ao negócio designar uma pessoa para administrar cada uma das suas áreas estratégicas, como marketing, vendas, finanças, logística, recursos humanos, entre outras.

Ser um administrador, portanto, é assumir o compromisso de atuar no dia a dia para que a empresa alcance os seus objetivos, realizando esforços de produtividade, eficiência e lucratividade.

Quanto à área de administração de empresas, estamos falando sobre a gestão de um negócio, sobre as estratégias e ações propostas para conduzi-lo aos seus objetivos.

Em uma empresa tradicional, com fins lucrativos, por exemplo, a sua administração consiste em organizar processos e gerenciar recursos de modo a evitar gastos desnecessários, elevar a produtividade e potencializar os ganhos.

A importância da administração empresarial aparece na concretização de metas de curto, médio e longo prazo.

Significa dizer que mesmo pequenas conquistas do dia a dia, como pagar as contas dentro do prazo, depende de um esforço administrativo.

Isso também se aplica a desafios maiores, como lançar um novo produto, serviço ou marca.

Também para contratar empréstimos, abrir uma filial ou fechar uma unidade.

Uma correta administração conduz a empresa para um cenário de crescimento sustentável e longevidade, mas não sem atuar na gestão de crises, combatendo riscos e minimizando prejuízos.

O que um administrador faz?

Mulher fazendo administração empresarial com ligações e consultas de relatórios
O administrador atua nos níveis operacional, tático e estratégico de uma empresa

Você sabe o que um administrador faz?

Talvez tenha na cabeça aquela ideia de um executivo trancado em sua sala, com pilhas de papéis em sua mesa e o tempo todo ao telefone.

Mas essa não é a versão mais honesta da rotina de um administrador.

Embora vejamos muito esse cenário representado na dramaturgia e no cinema, um bom administrador de empresas precisa circular pelo negócio.

É verdade que, em boa parte do tempo, ele está mesmo debruçado sobre os desafios do negócio, definindo metas, planejando estratégias e organizando ações.

Mas o seu sucesso no cargo depende de transitar pelas diferentes áreas da empresa, conversar com gerentes, supervisores e demais colaboradores.

O feedback, inclusive, é uma poderosa arma para a qualificação de suas ações no dia a dia.

O mesmo vale para os demais parceiros da empresa, como clientes, fornecedores e até concorrentes.

É imprescindível que o administrador esteja aberto a falar e a ouvir, o que nada combina com aquela figura do profissional enclausurado em seu escritório.

A partir daí, as suas atividades são determinadas pelo nível que ocupa na empresa, o qual pode ser:

  • Nível operacional: foca no curto prazo, em colocar em prática as ações previamente definidas, cabendo ao administrador atuar no seu gerenciamento e controle. É o que predomina na sua rotina
  • Nível tático: com visão de médio prazo, planeja e define ações para atender aos objetivos traçados para o negócio nesse período de tempo. Compete ao administrador estabelecer metas específicas para que cada área da empresa contribua para a sua realização
  • Nível estratégico: aqui, suas ações se voltam ao longo prazo, demandando tomadas de decisão mais complexas, já que definem os rumos da empresa. Em geral, cabe ao administrador realizar estudos, pesquisas e organizar informações para estabelecer as estratégias mais adequadas aos objetivos propostos.

Ainda neste conteúdo, vamos ver quais cursos um administrador deve ter para se posicionar bem em todos esses níveis.

Quais são as áreas de atuação de um administrador?

Administrador empresarial cumprimentando uma mulher do outro lado da mesa
Com formação ampla, um administrador de empresas pode atuar em diversas áreas

Acabamos de ver o que um administrador faz, mas onde ele pode trabalhar?

Talvez a grande vantagem da carreira em Administração de Empresas seja o leque de possibilidades variado em termos de áreas de atuação.

Poucos cursos oferecem tantas chances de inserção no mercado de trabalho desde o primeiro ano de formado.

Outra característica muito importante a se destacar é que essa é uma profissão normalmente pouco afetada pela evolução da tecnologia.

Aliás, os avanços digitais parecem que só reforçam a influência e relevância do administrador no contexto empresarial e corporativo.

Veja, a seguir, algumas das muitas vertentes em que esse especialista pode atuar.

Consultoria

Por falar em tecnologia, ela vem proporcionando redução significativa da necessidade de mão de obra humana em tarefas repetitivas.

Com o aumento na disponibilidade, os profissionais mais preparados naturalmente migram para funções mais nobres.

Uma delas está na área de consultoria, na qual o administrador empresta sua experiência e talento para ajudar empresas a solucionar desafios e a superar obstáculos.

Ao atuar como consultor empresarial, o profissional em gestão deve ser capaz de diagnosticar problemas e, consequentemente, indicar como solucioná-los.

Gestão de Recursos Humanos

Talvez a área de atuação do Administrador de Empresas por excelência seja a gestão de RH.

Afinal, como vimos, administrar é, essencialmente, lidar com pessoas.

Dessa maneira, cabe ao profissional de ADM definir desde políticas de contratação, bem como as estratégias de captação e retenção de talentos.

Na parte operacional, ele também atua junto ao setor financeiro, ajudando a estabelecer políticas salariais, reajustes, bonificações e acesso a benefícios.

No entanto, o administrador não decide sozinho, até porque muitas de suas deliberações são impactadas pela vontade das pessoas que fazem parte de suas equipes.

Portanto, além de tomar decisões, ele também deve ser capaz de ouvir as pessoas e coletar feedbacks para que, assim, possa fazer o melhor por elas.

Gestão financeira

Depois dos recursos humanos, certamente, os mais importantes são os financeiros.

Sem eles, uma empresa não tem como remunerar seus colaboradores, investir em melhorias, tampouco atrair e contratar novos talentos.

O administrador de empresas precisa, então, gerir os recursos materiais disponíveis para, a partir disso, tomar decisões tanto estratégicas quanto operacionais.

Digamos, por exemplo, que você seja um gestor em uma multinacional e conte com uma verba de R$ 100 mil para usar em contratações.

Parece muito, mas, dependendo do mercado e seus concorrentes, pode ser um budget apertado.

Esse é um tipo de situação com a qual você provavelmente terá que lidar, atuando sempre em sinergia com profissionais do setor financeiro.

Planejamento estratégico

A estratégia é como um mapa.

Ela serve para orientar empresas e seus profissionais quanto ao que fazer para que um ou mais objetivos sejam alcançados.

Gerir pessoas, suas atividades, tratar de gestão de processos e recursos materiais é, em essência, fazer o melhor uso desses elementos conforme a estratégia adotada.

Então, tem como ser um administrador que planeje a estratégia de um negócio.

Esse é um aspecto tão importante que, ao longo da graduação em ADM, a grade curricular prevê oito disciplinas focadas exclusivamente na parte estratégica.

Logística

Todo negócio depende de uma cadeia logística bem organizada para continuar em funcionamento, inclusive aqueles ligados ao setor de serviços.

Nesse sentido, cabe ao profissional de administração empresarial atuar para gerir estoques, fornecedores e todas as operações ligadas à supply chain.

Para muitos, essa é uma das áreas de atuação mais estimulantes, em virtude dos desafios que ela apresenta.

Como gestor, você deverá estar pronto para tomar decisões sobre a logística que afetarão os rumos dos negócios nas empresas de que fizer parte.

É onde os melhores se destacam, já que, nesse segmento, uma decisão pode levar do céu ao inferno, dependendo de como ela for tomada.

Isso porque, em logística, não há espaço para experimentação e todo erro é punido com prejuízos, da mesma forma que os acertos trazem grandes recompensas.

Então, será que você dá conta do desafio?

O que é necessário para ser um bom administrador?

Mulher formada em administração de empresas
Uma série de habilidades e competências são necessárias para ser um bom administrador

Vamos falar agora sobre características indispensáveis a um bom administrador de empresas.

A lista traz habilidades que se revelam fundamentais no dia a dia, de modo que o profissional possa cumprir com as funções básicas dele esperadas.

Vamos conhecê-las?

Organização

Como vimos, uma das atribuições que compete ao administrador é organizar ações e processos na empresa para que ela siga ativa, rumo aos seus objetivos.

Mas como ele poderia promover tal ganho ao negócio se não possui essa habilidade em nível individual?

A organização aparece em diferentes frentes.

Ela está no ambiente de trabalho, em uma mesa sem acúmulo de papéis e outros obstáculos que prejudiquem o seu desempenho.

Também na gestão do tempo, o que impõe saber definir prioridades e atender aos compromissos de sua agenda, sem prejuízo a nenhuma de suas tarefas.

Passa muito pela tecnologia, já que hoje estão disponíveis ferramentas no computador ou smartphone que permitem organizar informações e administrar com foco em resultados.

Liderança

É inegável que um administrador exerce influência sobre os demais, já que a ele compete, por exemplo, coordenar, comandar e controlar.

Mas o segredo do bom profissional está na forma como faz isso.

Antes de tudo, o administrador precisa se portar como um líder.

Deve aceitar o fato de servir de inspiração para os demais colaboradores e contribuir para que se sintam motivados a trabalhar em prol da empresa.

Sobretudo, precisa liderar pelo exemplo e ser uma referência positiva, conquistando o respeito e a admiração dos demais.

Comunicação

Aí está outra competência muito importante para um bom administrador de empresas.

Para comandar as ações das quais o negócio precisa, ele tem que se fazer presente e ser efetivo na comunicação com os colaboradores, seja em um feedback, reuniões ou palestras.

É necessário demonstrar uma postura positiva, apresentando suas ideias com clareza, sabendo reconhecer esforços, delegar tarefas e ter a habilidade de se fazer entendido.

Lembrando sempre que a comunicação não compreende apenas falar, mas dar voz à sua equipe.

Criatividade e inovação

Administrador escolhendo a inovação para sua empresa
Um bom administrador tem que ter inovação como palavra de ordem

Criatividade e inovação são duas habilidades distintas, mas que se complementam com total harmonia.

Esses são comportamentos muito valorizados especialmente diante da alta competitividade no mercado atual.

Como ser apenas mais um na multidão pouco ajuda as empresas em termos de crescimento e lucratividade, é preciso propor novas soluções para velhos problemas.

Todo o tipo de melhoria nos processos internos, por exemplo, já contribui bastante para que o negócio se aproxime de seus objetivos.

E é do administrador que mais se espera essa postura.

Inteligência emocional

Não há como ser um administrador sem ser testado no dia a dia.

Ao se tornar um, você verá na prática que nem tudo são flores na sua rotina.

O estresse é um inimigo real e crises podem ser desencadeadas ao ser exigido por conflitos de origens diversas, assim como na tomada de decisões rápidas ou mesmo difíceis.

Mas até nesses momentos mais complicados, o que diferencia um bom administrador é o controle das emoções.

Ter inteligência emocional é saber canalizar as energias para reverter em comportamentos produtivos e positivos.

Não dá para perder o controle, seja com um colaborador, colega, cliente ou quem quer que seja.

Praticar o mindfulness e alcançar a atenção plena é uma forma de se manter sereno frente aos desafios.

Autoconfiança

Não é novidade para ninguém que um administrador exerce função fundamental para a empresa.

Quando há um grande projeto pela frente ou mesmo uma adversidade desafiadora, todos voltam as suas atenções a ele.

Nesse papel, qual a sua reação? Desacreditar de suas próprias capacidades? Não se achar apto a dar conta do recado?

Se for por esse caminho, você não tem o que é preciso para ser um administrador de sucesso.

Não se trata de ser orgulhoso e não dar ouvidos às opiniões alheias.

Mas é importante acreditar que você chegou ao posto porque se preparou para ele e, portanto, tem reais condições de ser o gestor que a empresa precisa.

Já que não há como transferir a sua responsabilidade, que ela seja assumida com convicção e confiança.

Flexibilidade

Para terminar a nossa relação, vamos falar de flexibilidade.

No ambiente da empresa, significa entender e aceitar que nem tudo acontece como o esperado.

Seu planejamento pode ter sido muito bem elaborado, mas há fatores que exigem a revisão de determinados pontos no meio do caminho.

É necessário, portanto, estar preparado para promover os ajustes e, se preciso, reconhecer falhas.

Quando os resultados não se aproximam dos desejados, todos esperam do administrador uma ação, que pode até ser manter a navegação no mesmo rumo, mas não sem antes cogitar os impactos de uma mudança.

Como se preparar para ser um administrador?

Administrador separando papelada de relatórios de sua empresa
Há muitas possibilidades de especializações para quem quer seguir na área

“Administração é para administrador”, dizia a antiga campanha institucional do Conselho Federal de Administração (CFA).

Implícita nessa frase, está a mensagem que diz que, para estar à frente de empresas e de pessoas, a formação é uma condição sine qua non.

Embora profissionais como engenheiros, contadores e até médicos possam exercer funções de gestor, nenhum outro especialista é tão qualificado para isso quanto um administrador.

Por isso, a melhor forma de se preparar para atuar nessa área é se formar em um curso superior.

Se você se pergunta quais cursos um administrador deve ter, todos os caminhos levam à faculdade de Administração.

Seu diploma confere o título de bacharel, permitindo ao portador o reconhecimento pelo mercado e pelo Ministério da Educação como um gestor profissional.

A faculdade é o primeiro e mais importante passo, mas não para por aí.

Afinal, em um mercado no qual o RH é 4.0 e a digitalização está presente em todas as atividades, só vencem os que estiverem alinhados aos avanços tecnológicos.

Um administrador do futuro precisa ainda mais da tecnologia porque precisa tomar decisões balizadas por dados.

Sendo assim, vale apostar em cursos que preparem para trabalhar no contexto do Big Data, bem como a empregar inovações como Inteligência Artificial e ferramentas de Business Intelligence (BI).

Isso sem falar nos cursos de especialização para os que já são formados, com ênfase nos de pós-graduação, MBA e, para os que desejam ser pesquisadores, os de mestrado e doutorado.

O mercado de trabalho em administração de empresas

Equipe de três pessoas fazendo administração empresarial
O mercado de trabalho em administração de empresas abre diversas portas ao profissional

A profissão de administrador faz parte das atividades de back office de uma empresa.

Isso quer dizer que, para esse especialista, o mercado é mais amplo do que para aqueles que só podem trabalhar em setores e empresas ligados à sua área de atuação.

Seria possível, por exemplo, um engenheiro vir a administrar uma empresa de construção civil, mas essa possibilidade é muito mais remota se a mesma empresa fosse da área de saúde.

Portanto, o administrador em geral encontra mais mercado para trabalhar em razão dessa maior mobilidade entre empresas de diferentes áreas.

As possibilidades são amplas também na gestão pública, na qual pode vir a ocupar cargos comissionados ou prestar concurso.

Outra vertente que o administrador pode explorar é o empreendedorismo, abrindo e conduzindo a sua própria empresa, até porque preparo para isso não falta.

Salário de um administrador

Para os que ingressam no mercado de trabalho, as médias salariais variam conforme a região do Brasil e porte da empresa.

De acordo com o site Educa Mais, os salários médios começam em R$ 2.334,04, em cargos de trainee em pequenas empresas, chegando a R$ 9.630,20, média percebida pelos profissionais em nível master.

Veja abaixo a tabela completa, com as respectivas médias para os diferentes níveis profissionais. Agradecemos ao site Educa Mais pelas informações.

Já no Glassdoor, a média geral informada é de R$ 4.235,00, enquanto no Salário.com esse valor é de R$ 3.379,79.

Quais são as tendências para o mercado de administração?

A profissão de administrador não seria tão antiga se não acompanhasse as tendências do seu tempo.

As práticas de gestão de hoje certamente não são as mesmas de há 50 anos, assim como daqui a 10 anos é certo que haja uma evolução.

Hoje, o que se nota no mercado é uma tendência cada vez maior para a gestão voltada para a sustentabilidade, inclusividade e para mercados internacionais.

As empresas estão tomando para si a responsabilidade em implementar práticas que minimizem o impacto ambiental, e cabe aos administradores avaliar os aspectos práticos dessas ações.

A respeito da inclusividade, é papel do administrador cuidar para que as empresas recrutem pessoas independentemente da sua etnia, religião, orientação sexual ou condição física.

Isso nos leva a uma outra tendência bastante em voga: a da humanização nas empresas, que não deixa de ser uma resposta ao movimento quiet quitting.

Finalmente, em um mercado movido pela internet e pelo trabalho remoto, a internacionalização é uma consequência quase inevitável.

Essa é, por sua vez, uma tendência que obriga os profissionais de administração a investir em idiomas, principalmente inglês.

A importância da formação universitária para ser um bom administrador

É na faculdade de Administração que o futuro administrador ou administradora terá contato com os fundamentos da profissão.

Assim como uma casa não se sustenta sem um alicerce sólido, para exercer bem a função de gestor é preciso se preparar muito bem.

Cabe a esse especialista tomar decisões muito importantes, com impactos não só para as empresas, como para as pessoas com quem vier a trabalhar.

Por isso, a escolha da instituição de ensino deve ser bastante criteriosa, até porque serão, pelo menos, 4 anos de estudos.

Essa formação, por sua vez, pode ser tanto presencial quanto a distância (EaD).

Diga-se de passagem, o curso de Administração de Empresas é hoje o segundo mais procurado entre as faculdades a distância, perdendo apenas para o de Pedagogia.

Entre as vantagens dessa modalidade, estão os baixos custos, praticidade para quem já trabalha e a comodidade de aprender em qualquer lugar.

A verdade é que, tanto o ensino presencial quanto remoto em uma instituição de qualidade preparam para o mercado.

Veja a seguir como a formação universitária também prepara para encarar os desafios da gestão em diferentes áreas.

Marketing

Marketing e Administração têm uma relação “umbilical”, já que a faculdade de Marketing nasceu dos antigos cursos de gestão.

Ambas são áreas de back office e, como tais, compartilham conceitos, técnicas e ferramentas.

Tanto é que, nos cursos de ADM, existe uma cadeira dedicada ao marketing, a área na qual a empresa cuida das suas estratégias e operações ligadas às vendas e promoções.

Na faculdade de Administração, você terá contato com os fundamentos do marketing e de que forma administrar as rotinas desse setor.

Também vai aprender a desenvolver estratégias de negócios com base nos postulados de nomes como Peter Drucker e William E. Deming, entre outros nomes.

Produção

Os administradores são fundamentais na indústria, cuidando não só das atividades de retaguarda, como da própria gestão da produção.

Junto aos profissionais que atuam no chão de fábrica, eles vão coordenar esforços no sentido de elevar a produtividade.

Ao longo da faculdade, o futuro gestor vai aprender como lidar com os aspectos quantitativos e qualitativos envolvidos na produção industrial.

Para isso, é ensinado no curso métodos estatísticos e cálculos que vão servir como ferramenta para avaliar e medir os resultados nas linhas de montagem, conforme os princípios da indústria 4.0.

Tudo isso, claro, sem deixar de articular com o fator mais importante de todos: o ser humano.

Vendas

Cabe ressaltar que, embora a área de marketing também cuide das vendas, são setores distintos.

Isso porque os esforços de vendas requerem estratégias próprias e de uma comunicação constante com outros setores, principalmente os de estoque e de compras.

Fazendo o “meio de campo” entre eles está o administrador, o único profissional com formação ampla o bastante para dar conta dos desafios comuns a esses departamentos.

O curso universitário é onde você vai adquirir os conhecimentos necessários para atuar com desenvoltura junto aos profissionais de vendas.

Além de apoiar na gestão de pessoas, você também será responsável, em alguns casos, por definir a própria estratégia comercial.

Financeiro

Nesse setor, os administradores atuam lado a lado com os contadores, controllers e especialistas em compliance.

Para isso, ele aprende na faculdade os fundamentos da Contabilidade, além de Matemática Financeira e Estatística.

A gestão financeira é indispensável se considerarmos também que é na faculdade de Administração que se aprende a empreender.

Dessa forma, todo administrador é um gestor de recursos por excelência, tanto materiais quanto humanos.

É ele ou ela quem cuida, ainda, do controle da parte logística, que por sua vez se articula com as áreas de marketing e vendas.

Sendo assim, o administrador é um profissional que deve ter uma visão holística dos processos, o que também é ensinado na graduação.

Quais são os principais desafios de um administrador?

Dois administradores de empresa, um homem e uma mulher
Administrador deve estar em constante evolução para acompanhar as mudanças do mercado

As possibilidades de crescimento e de receber um bom salário na carreira de ADM são proporcionais aos desafios que ela oferece.

Sendo um profissional constantemente exigido, o administrador de empresas está o tempo todo decidindo sobre o que fazer em relação aos recursos que estão sob a sua responsabilidade.

Veja, então, que desafios o aguardam assim que você obtiver essa faculdade.

Transmitir conhecimento

Saber para si é de pouca utilidade quando se está à frente de equipes.

Tão importante quanto ter preparo e conhecimento é saber transmiti-lo para outras pessoas.

Dessa forma, um dos principais desafios que um profissional de gestão precisa superar no dia a dia é encontrar a melhor forma de repassar aquilo que sabe.

Além disso, as empresas hoje estão muito mais propensas a adotar modelos de gestão horizontal, na qual prevalece o regime cooperativo e a autocracia tem pouco espaço.

Afinal, um líder de sucesso é aquele que não só gera bons resultados como sabe inspirar e motivar ao passar adiante aquilo que aprendeu.

Continuar evoluindo

Já diz a sabedoria popular que “camarão que dorme, a onda leva”.

Esse ditado se aplica perfeitamente à carreira em ADM, sempre repleta de desafios e na qual a tecnologia força pessoas e empresas a evoluir constantemente.

O bom profissional de Administração sabe disso e procura acompanhar as tendências do mercado.

Ela faz isso não apenas por si próprio, como para as pessoas que trabalham em suas equipes, estimulando-as a se aperfeiçoar e a adquirir novos conhecimentos e competências.

Desenvolver a capacidade de se adaptar

Em um contexto Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo (VUCA), vencem aqueles que conseguem se ajustar melhor às mudanças constantes do mercado.

Por isso, um dos desafios que todo gestor precisa aprender a superar é o de se adaptar rapidamente às circunstâncias.

Não se pode esquecer de que as empresas, hoje, estão o tempo todo incorporando novas tecnologias que, por sua vez, tendem a ficar obsoletas em muito menos tempo.

Sendo assim, é fundamental que seus gestores sejam capazes de responder a essas mudanças para que suas empresas continuem competitivas.

Liderar, motivar e inspirar

Um dos tópicos mais em voga nas empresas de vanguarda é o da liderança e motivação.

Sem líderes, não há empresa que prospere ou consiga atrair e reter talentos.

Não surpreende, portanto, que uma das competências exigidas para um gestor seja a capacidade de exercer a liderança.

Nesse caso, quanto mais perfis ele puder desempenhar, melhor.

Além disso, é fundamental que ele tenha a habilidade de se relacionar bem com todas as pessoas, desde o mais simples colaborador até os mais renomados quadros.

Com essa postura igualitária, as pessoas tendem a copiar seus passos e a seguir com mais aceitação as orientações passadas.

Ou seja, elas passam a se sentir mais inspiradas e motivadas.

Quais são as principais disciplinas do curso de Administração?

Administrador de empresa organizando os papéis de seu negócio
O administrador precisa de algumas habilidades, até básicas, para realizar seu trabalho com sucesso

A jornada para se tornar um administrador de sucesso é cheia de disciplinas interessantes e desafiadoras.

No curso de graduação em Administração da FIA, por exemplo, você tem contato com um total de 7 a 8 matérias por semestre, em um total de 8 períodos.

A carga horária da formação em Administração de Empresas é de até 3.748 horas/aula.

Embora todas as disciplinas sejam importantes, existem algumas realmente indispensáveis para a formação de um profissional de ADM.

Vamos conferir na sequência algumas delas e que tipos de conteúdos são abordados nas aulas.

Teoria Geral da Administração

Como a maioria dos cursos de Humanas, o de Administração se baseia em uma série de teorias e postulados.

Portanto, nesta disciplina, você terá contato com as bases teóricas que dão sustentação à atividade de administrador.

São abordados aspectos históricos e evolutivos, bem como os princípios que regem essa ciência no geral.

Você aprenderá, ainda, teorias acessórias como a das relações humanas, organizacional e gestão de conflitos.

Também poderá conhecer estudos de caso que comprovam a aplicação prática dos princípios gerais da Administração em empresas reais.

Não menos importante, conhecerá a escola da administração científica e também as teorias da burocracia e clássica da gestão.

Matemática Financeira

Uma das características mais fascinantes do curso de ADM é que, embora seja da área de Humanas, ele também conta com disciplinas típicas dos cursos de Exatas.

Nesse caso, uma das mais importantes é a Matemática Financeira, pela qual o futuro administrador se habilita a lidar com cálculos que farão parte do seu dia a dia.

E se você não tem tanta afinidade com números, não se preocupe. Os conteúdos abordados nessa disciplina não são exatamente um bicho de sete cabeças.

Dentre os mais importantes, destacam-se juros simples e compostos, porcentagem, regra de três simples e composta, frações, razão e proporção.

Fundamentos de Gestão de Pessoas

Administrar empresas é, sobretudo, gerir pessoas.

Por isso, essa é uma disciplina indispensável para a formação de um futuro líder e gestor, sem a qual ele não terá as ferramentas necessárias para estar à frente de equipes.

No curso, você terá contato com as obras mais relevantes sobre o assunto e terá a oportunidade de lê-las e discuti-las com seus colegas e professores.

Lembre-se de que os recursos humanos são os únicos com vida própria dentro das empresas e deles depende o bom uso de todos os outros recursos.

Sendo assim, caberá a você, enquanto gestor, extrair o melhor das pessoas que estiverem ao seu comando para que os resultados esperados sejam alcançados.

Estatística Avançada

Apesar da enorme evolução da ciência de dados e da incorporação de conceitos como Big Data, certas disciplinas elementares continuam indispensáveis.

Uma delas é a de Estatística Avançada, na qual o aluno aprenderá a criar modelos estatísticos para prever comportamentos e tendências.

Você conhecerá, ainda, os mais avançados métodos de cálculo estatísticos a partir de métodos como regressão múltipla, ANOVA e testes de hipóteses.

Acredite, sem conhecimentos nessa disciplina, pode ser muito difícil desempenhar bem suas funções. Afinal, segmentos como o marketing (com o qual todo gestor precisa ter contato) dependem da estatística.

Junto a isso, também terá contato com as ferramentas mais utilizadas para coletar, analisar e tratar dados.

Gestão de Projetos

Administrar é também gerir e dar início a projetos constantemente.

Para isso, você precisará ter uma alta capacidade de planejar e coordenar atividades e processos complementares.

A base da gestão de projetos em cursos acadêmicos é o consagrado Guia PMBOK.

Ele é uma espécie de “Bíblia” dos projetos, no qual estão os fundamentos para a criação de iniciativas empreendedoras.

No curso de Administração de Empresas da FIA, você estará sempre a par das atualizações do guia, hoje na sua sétima edição.

Claro que, além de entender seus conceitos e teoria, também saberá como colocá-los em prática nas suas atividades de gestão.

Finanças Internacionais

A FIA tem uma forte vocação para a internacionalização.

Dessa forma, não poderia deixar de incluir na grade curricular do curso de ADM a disciplina de Finanças Internacionais.

Imagine, por exemplo, que você está à frente de um setor de compras em uma grande empresa multinacional e precisa negociar com fornecedores estrangeiros.

Para ter sucesso nesse tipo de atividade, precisará conhecer os fundamentos das relações de câmbio, comércio exterior e investimento externo.

Junto ao viés prático, você também deverá ter contato com as teorias dessa disciplina.

Nesse caso, destacam-se teorias como a da área de moeda ótima, da paridade de poder de compra e o consagrado modelo Mundell-Fleming.

Quais são as vantagens de cursar Administração?

Administrador de empresa fazendo apresentação para equié
São muitas as razões para escolher a carreira em Administração

Acreditamos que, por tudo que você viu até aqui, não faltam motivos para optar pela carreira em administração empresarial.

Não seria possível enumerar todos os motivos para justificar a escolha por esse curso incrível.

De qualquer forma, sabemos que existem três justificativas incontestáveis em relação ao mercado de trabalho para a profissão de administrador.

Confira a seguir.

Mercado de trabalho amplo

Não há empresa que abra mão de um gestor para coordenar e controlar suas atividades.

Por esse motivo, o mercado de trabalho para quem cursa ADM é tão vasto.

O tempo todo surgem novas vagas e possibilidades em empresas de diversos segmentos e tamanhos.

Claro que, por esse mesmo motivo, a quantidade de profissionais acaba sendo proporcional.

No entanto, como em todo ramo, aqueles que se destacam e têm a melhor formação acabam por ser mais facilmente absorvidos.

Esse é mais um motivo para você optar pela FIA, uma das instituições de ensino brasileiras mais bem avaliadas nos principais rankings internacionais de educação.

Salários atraentes

Como vimos alguns tópicos atrás, os salários para um especialista em gestão de empresas podem ser bastante atraentes em alguns casos.

Tudo vai depender do nicho de mercado em que ele venha a atuar e, claro, da sua formação, competências e experiência adquirida.

Profissão “camaleônica”

Em momentos de recessão na economia, é possível que algumas áreas sofram com achatamento salarial e poucos postos de trabalho disponíveis.

Quando isso acontece, sai na frente quem é capaz de ajustar as velas do seu barco para navegar em outras direções.

Ser portador de um diploma de Administração de Empresas ajuda muito em fases mais turbulentas, já que, como vimos, ele permite atuar em diversas áreas.

Torne-se um administrador com a FIA

Administrador de empresa satisfeito com sua experiência e profissionalização
Vale a pena investir na sua educação para seguir uma carreira de administrador

Em um mercado que forma por ano mais de 700 mil profissionais, quanto mais conceituada for a sua faculdade, maiores as chances de se destacar.

No Brasil, a FIA Business School é uma das principais referências, sendo reconhecida há mais de 40 anos como uma referência em escolas de gestão e de consultoria.

Somos acreditados internacionalmente pela excelência do ensino, tanto no curso de graduação quanto nos de pós-graduação, Mestrado e MBA.

Nosso curso de graduação é nota 5 no Índice Geral de Cursos (IGC), o que coloca a FIA no seletíssimo grupo de apenas 1,6% das instituições com nota máxima do MEC.

Seja você um administrador de sucesso, aprendendo com quem tem experiência de sobra e competência comprovada.

Conclusão

Neste artigo, você teve um panorama completo sobre a carreira de administrador de empresas.

Entendeu o conceito, o que ele faz, como é a sua rotina e as principais habilidades e competências desejadas para ser um bom administrador.

Também viu opções para a sua qualificação e atualização profissional.

Investir na educação continuada é um compromisso de todo aquele que escolhe essa carreira.

E a FIA pode ajudá-lo nesse desafio, seja a sua escolha por uma pós-graduação, MBA, mestrado ou outro curso.

Visite o site e, se desejar, faça contato conosco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEM TEMPO PARA LER AGORA?
Sobre a FIA Business School:

Com um olhar sempre no futuro, desenvolvemos e disseminamos conhecimentos de teorias e métodos de Administração de Empresas, aperfeiçoando o desempenho das instituições brasileiras através de três linhas básicas de atividade: Educação Executiva, Pesquisa e Consultoria.

CATEGORIAS
POSTS EM DESTAQUE
FIQUE POR DENTRO!

Condições de parcelamento

Valor do curso

Valor do curso para empresa parceira

à vista

R$ 42.900,00

R$ 30.030,00

12 x

R$ 3.694,00

R$ 2.585,65

18 x

R$ 2.507,00

R$ 1.754,51

24 x

R$ 1.914,00

R$ 1.339,21

30 x

R$ 1.558,00

R$ 1.090,24

Condições de parcelamento

Valor do curso

Valor do curso para empresa parceira

à vista

R$ 45.400,00

R$ 31.780,00

12 x

R$ 3.910,00

R$ 2.736,33

18 x

R$ 2.653,00

R$ 1.856,76

24 x

R$ 2.025,00

R$ 1.417,25

30 x

R$ 1.649,00

R$ 1.153,78