Share

Graduação em administração: vale a pena escolher ADM?

05 de outubro 2018, 02:32

A Graduação em Administração ainda é uma das formações mais completas e que investem em versatilidade no ensino superior, conseguindo modernizar uma cadeira bastante tradicional.

Aquela ideia de que o curso de administração é uma escolha de estudantes que não sabem bem o que fazer não poderia ser mais distante da realidade.

Neste texto, vamos desbancar essa noção e apresentar argumentos para responder a pergunta do título.

Já adiantamos que, sim, vale a pena escolher Administração e complementar posteriormente com bons cursos, investindo na ideia de educação continuada.

Veja a seguir os tópicos que serão abordados neste texto:

  • Por que devo considerar uma graduação em administração?
  • Versatilidade x Domínio de um campo
  • As possibilidades de carreira para um administrador
  • O que devo valorizar ao escolher a instituição
  • A importância da internacionalização

Boa leitura!

Por que devo considerar uma graduação em administração?

graduação em administração porque devo considerar
A Graduação em ADM segue sendo um dos cursos mais escolhidos, por isso é necessário saber se destacar

Antes de escolher o curso – e a instituição – para continuar trilhando seu caminho nos estudos, é sempre importante refletir e chegar a respostas para perguntas como “vou gostar de estudar este assunto?” e “quais são as oportunidades de carreira se fizer este curso?”.

Porém, todas essas perguntas tem que ser encaradas sob uma luz importante.

As inovações tecnológicas surgem a todo momento e o mercado de trabalho, assim como as empresas, encaram mudanças e renovações de forma muito mais rápida, seja para explorar novos nichos ou então simplesmente sobreviver.

Ou seja, o que é verdade em 2018 e a possibilidade de uma carreira frutífera, em 2028 pode ser completamente diferente.

Por isso é de suma importância escolher uma graduação que abre a possibilidade para diversas frentes e oportunidades e ajuda você a se tornar um profissional versátil.

Abaixo vamos falar mais desses caminhos que podem ser tomados ao completar uma graduação em ADM (Administração).

Já vale destacar que um profissional desse curso pode ocupar diversas funções em apenas uma empresa. São esses os colaboradores mais difíceis de encontrar.

Versatilidade x domínio de um campo

A questão da versatilidade pode ser encarada de duas formas, uma lisonjeira e a outra nem tanto. Para quem se enquadra na primeira opção, a versatilidade é algo ótimo, que permite que você atue em diversas posições e expanda suas possibilidades de carreira.

Do outro lado, para alguém com visão mais cartesiana, a versatilidade indica que você supostamente não é um especialista em alguma coisa e portanto não está apto a desempenhar certa atividade como alguém focado apenas naquilo.

Podemos dizer que as duas visões têm sua verdade, mas especialmente dentro das empresas e também na educação, a primeira ganha mais espaço.

Começando pela educação, as instituições de ensino incentivam seus alunos a expandir seus horizontes e adicionar o máximo de ferramentas para seu conhecimento.

Por exemplo, na Graduação em Administração oferecida pela FIA, há cadeiras de Informática Avançada, Marketing Estratégico e Direito Trabalhista, tudo isso logo no começo do curso.

É difícil achar um curso que se envereda em tantos campos do conhecimento para formar um profissional com visão 360.

Dentro das empresas essa dicotomia também começa a desaparecer aos poucos. Citando Planos de Carreira, por exemplo, o Plano em Y, que diferencia gestores e especialistas, ainda é usado.

Mas o Plano em W, que aproveita um pouco desses dois e ajuda a criar um líder que também executa, é bastante usado em empresas do setor de tecnologia e também startups.

E faz sentido: startups, especialmente no começo de sua trajetória, podem não ter como arcar com um especialista e um gestor, preferindo fundir essas duas posições.

Alguém que consiga aliar esses mundos sai na frente, sem dúvida alguma.

Quem optar por uma graduação em administração obviamente não se tornará um ás em Direito Trabalhista ou Marketing Estratégico, mas terá uma perfeita compreensão dos conceitos.

E caso surja a necessidade posteriormente por mais conhecimento nessa área, pode se aprofundar já contando com uma base sólida teórica.

Depois de passar por Plano em W e startups neste texto, agora está na hora de voltar para um termo usado há muitos e muitos anos e que ainda mantém sua verdade: não há nada melhor que um profissional completo.

Busque uma instituição que ajude a formá-los.

As possibilidades de carreira para um administrador

graduação em administração possibilidades de carreira
O diploma em ADM abre a possibilidade para muitos caminhos na carreira

Como dissemos acima, a figura de um administrador é vital para uma empresa por sua versatilidade e sua visão de sistema e prática. Por isso, o campo de trabalho de um administrador é vasto.

O Guia do Estudante, da Editora Abril, separou uma lista de funções e áreas que um formado na graduação em administração pode ocupar e desempenhar. Separamos algumas como:

  • Administração de Empresas
  • Administração Hoteleira
  • Administração Hospitalar
  • Administração de Produção
  • Administração Pública
  • Administração de Recursos Humanos
  • Administração Rural

É verdade que profissionais que se formaram em Engenharia ou outros cursos também ocupam essas funções no mercado.

Porém, o diploma de uma instituição de ensino de ponta coloca o administrador em pé de igualdade ou até superioridade, já que o administrador tem a visão sistêmica, mas também a prática e o olhar para a gestão, seja de pessoas ou recursos.

Outro ponto que vale destacar: há realmente muitos cursos de graduação em administração, gerando uma grande quantidade de profissionais que entram no mercado a cada ano.

Por isso o aluno desse curso precisa buscar a diferenciação, seja escolhendo uma instituição bem credenciada no mercado, complementar com cursos pertinentes ou investir em uma internacionalização.

Essas ferramentas adquiridas sempre serão valorizadas em qualquer processo seletivo e serão usadas durante toda a sua vida profissional.

O administrador precisa de muito CHA (Conhecimento, Habilidade e Atitude)

graduação em administração precisa cha
Por ter muitas opções de carreira, é importante que o administrador tenha uma mente aberta e esteja pronto para redirecionamentos

Não é o chá que você está pensando e sim Conhecimento, Habilidade e Atitude.

A presença de um administrador em qualquer empresa é fundamental pelos motivos que citamos acima, mas o desafio do profissional também é enorme quando colocado na posição.

Começando pelo conhecimento, aqui estamos falando de uma base intelectual que se conquista na universidade, cabendo à instituição oferecer os estudos de caso, bibliografias e expertise do corpo docente para ajudar nessa criação sólida de conceitos e métodos.

Porém, apenas o conhecimento de um administrador não é o suficiente para a empresa andar. A habilidade, que pode ser entendida aqui como know how, o saber fazer, é vital.

Por isso a figura de um gestor que apenas senta em uma mesa e dá ordens está cada vez mais no passado: uma equipe respeita muito mais o líder que suja os sapatos e faz junto, colocando a sua visão em prática.

E mesmo que isso dependa muito de características pessoais, como energia, iniciativa e motivação, há também espaço para aprendizado.

Um profissional que foi formado para pensar o plano geral, e que estudou competências e cases que outros administradores não estudaram, estará mais equipado para liderar e saber fazer.

E, por fim, a atitude para conseguir colocar conhecimento e habilidade em prática e chegar no objetivo pensado.

A instituição de ensino tem que dar todo o CHA possível para seu estudante, para ele poder encarar esses desafios e se destacar como um líder que pensa, mas também executa.

O que devo valorizar ao escolher a instituição?

graduação em administração o que devo valorizar
O processo para escolher sua instituição de ensino deve ser cuidadoso e abrangente

Claro que a exigência de formar um profissional completo cai sobre a instituição de ensino, que não pode apenas abrir o curso, colocar umas cadeiras em uma sala e esperar que de lá saiam talentos de primeira qualidade.

Antes de tudo, a instituição precisa ter visão e ela precisa ser passada de forma clara para seus alunos e potenciais estudantes.

No caso da graduação em administração, há diversos esforços que a faculdade precisa fazer.

Entre eles, criar uma grade curricular versátil, completa e com matérias que tragam diferenciação e base intelectual, que será usada pelo profissional quando ele estiver empregado.

Com visão, todo o resto é consequência. Como, por exemplo, reconhecimento na área da educação e no mercado.

Há algumas boas fontes para avaliar se a faculdade que você está considerando é bem-credenciada.

Uma delas é o Guia do Estudante, da Editora Abril, que é bastante compreensivo, com critérios claros e excelente reputação.

Outro bom indicativo é o desempenho dos alunos da faculdade em exames como o ENADE.

Também importa muito a rede de ex-alunos e professores que a Faculdade tem, já que isso se reflete em valorização no mercado.

Um gestor que passou pela sua faculdade entende se o curso que você fez tem ou não o necessário para formar um profissional desejável.

Desde o começo os alunos precisam ter contato com empresas e consultorias para abrir a possibilidade de estágios e inserções nessas grandes companhias.

Esse é um parâmetro que tem um peso enorme, mas que muitas vezes não é considerado pelos alunos e pais. É importante não cometer esse erro.

A importância da internacionalização

graduação em administração internacionalização
Ter vivência internacional é muito positivo, seja pela experiência ou pela valorização que o mercado dá

É um chavão falar que, nas últimas décadas, com os avanços da tecnologia, telecomunicações e a globalização, o mundo se tornou menor, obviamente no sentido figurado.

Entretanto, muitas instituições de ensino, para ficar apenas no campo da educação, parecem ter se fechado para o mundo em vez de se abrir para as possibilidades.

É importante que você dê peso grande para que tipos de parceiras e programas internacionais as escolas que você está considerando têm como universidades de fora.

Ter ligação com uma ou várias universidades estrangeiras é um sinal positivo em diversas frentes para os estudantes e potenciais alunos.

A primeira delas é a credibilidade: nenhuma instituição vai querer se juntar com uma faculdade que não ofereça um bom curso.

Segundo, algo muito importante: possibilidade de estudos no estrangeiro, algo que trará uma experiência inigualável, novas visões de mundo e conhecimento que não pode ser replicado.

E terceiro: conhecer um novo país, uma nova cultura e, quem sabe, a sua futura casa. O fato de você ter passado por uma faculdade local é um sinal de capacidade e poder de adaptação, algo que será valorizado pelas empresas do país.

Aqui novamente estamos falando da questão da visão: uma instituição que procura oferecer o melhor serviço está atenta a essas oportunidades de parcerias internacionais e o que elas podem fazer pelos seus alunos.

Como faço para entrar na graduação em administração da FIA?

graduação em administração como faço entrar fia
Muitas instituições abriram vagas em processos seletivos diferentes do vestibular

Há várias formas de se tornar um aluno da graduação em administração da FIA. A primeira delas é o Vestibular, que é aplicado no fim do ano e pode ser conferido no site.

A segunda opção é pelo ENEM. Com a alteração da prova em 2009, o ENEM começou a ser usado no processo seletivo de diversas universidades e faculdades.

A FIA está entre elas e sua nota nessa prova pode substituir o vestibular.

E, continuando com sua visão de maior internacionalização e inovação, a FIA foi pioneira em aceitar o diploma do IB (International Baccalaureate) e o certificado ABITUR de alunos graduados no ensino médio.

Esses dois sistemas avaliam o estudante durante o ensino médio e são a porta de entrada de alunos para diversas instituições nos Estados Unidos e Europa. Agora, também são para a FIA.

A FIA também aceita o Cambridge IGCSE e as qualificações AS&A Levels como prova de competência acadêmica e um substituto do vestibular.

Assim, é provada a conexão entre as melhores instituições de ensino do mundo e a FIA também na aceitação de seus novos estudantes.

E, por fim, a FIA aceita transferências de alunos que estão matriculados e cursando o Bacharelado em Administração em outras instituições de ensino.

A transferência externa segue a legislação vigente e fazendo esse processo você terá acesso a uma série de benefícios que a FIA oferece, como, por exemplo, a vivência internacional em uma das universidades parceiras ao redor do mundo.

A FIA tem parceria com diversas instituições ao redor do mundo, em países como Estados Unidos, China, França, Itália, Índia, entre outros.

E o aluno do curso de administração pode aproveitar essa oportunidade para complementar sua formação e começar a criar um currículo que se destacará em qualquer entrevista de emprego.

Conclusão

graduação em administração versatilidade
A versatilidade é uma qualidade valorizada pelo mercado. E a graduação em ADM investe em conhecimentos diversos e complementares

A graduação em administração ainda é um curso muito procurado e que se mantém relevante por tentar desenvolver uma visão 360 graus em seus alunos.

Além da base teórica, fundamental em qualquer curso de graduação, a estrutura do curso incentiva que o aluno busque novos campos e pense na gestão de tempo, recursos e pessoas.

Só que o aluno que está interessado em conseguir o diploma em ADM precisa tomar cuidado na hora de escolher sua instituição de ensino.

Pela grande oferta de cursos e pessoas que se inscrevem, a diferenciação é fundamental.

Escolher uma faculdade que tenha uma grade curricular abrangente, estrutura e corpo docente de qualidade e nome no mercado é fundamental.

A opção de estudar no exterior e o contato com empresas também são vitais.

A FIA (Fundação Instituto de Administração) tem orgulho de sua Graduação em Administração, reconhecida pelo Guia do Estudante e com excelentes resultados no ENADE.

Confira tudo sobre o curso no nosso site e entre em contato para tirar qualquer dúvida.

Autoria do texto: Miguel Amado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEM TEMPO PARA LER AGORA?
Sobre a FIA Business School:

Com um olhar sempre no futuro, desenvolvemos e disseminamos conhecimentos de teorias e métodos de Administração de Empresas, aperfeiçoando o desempenho das instituições brasileiras através de três linhas básicas de atividade: Educação Executiva, Pesquisa e Consultoria.

CATEGORIAS
POSTS EM DESTAQUE
FIQUE POR DENTRO!

Condições de parcelamento

Valor do curso

Valor do curso para empresa parceira

à vista

R$ 42.900,00

R$ 30.030,00

12 x

R$ 3.694,00

R$ 2.585,65

18 x

R$ 2.507,00

R$ 1.754,51

24 x

R$ 1.914,00

R$ 1.339,21

30 x

R$ 1.558,00

R$ 1.090,24

Condições de parcelamento

Valor do curso

Valor do curso para empresa parceira

à vista

R$ 45.400,00

R$ 31.780,00

12 x

R$ 3.910,00

R$ 2.736,33

18 x

R$ 2.653,00

R$ 1.856,76

24 x

R$ 2.025,00

R$ 1.417,25

30 x

R$ 1.649,00

R$ 1.153,78