CORPO DIRETIVO

DIRETORIA

Isak Kruglianskas

Eduardo Savarese Neto

Ricardo Luiz Camargo

Fábio Ogawa Hashimoto

Maurício Jucá de Queiroz

CONSELHO CURADOR

Adalberto A. Fischmann

Alessandra de Ávila Montini

Almir Ferreira de Sousa

claudio_antonio_pinheiro_machado_449x447px

Cláudio Antonio Pinheiro Machado Filho

Eduardo Pinheiro Gondim de Vasconcellos

Ewaldo-Russo

Ewaldo Mário Kuhlmann Russo

Hélio Janny Teixeira

João Maurício Gama Boaventura

Marcelo Caldeira Pedroso

Nicolau Reinhard

Paulo Roberto Feldmann

Paulo Tromboni de Souza Nascimento

Roberto Sbragia

Roy Martelanc

COORDENADORES

Possui graduação em Administração pela Universidade de São Paulo (1968); doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (1972); e pós-doutoramento na Manchester Business School – UK (1973-74). Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo, Fulbright scholar-in-residence – Missouri Southern State University, editor da Revista de Administração da Universidade de São Paulo (RAUSP) e diretor da Fundação Instituto de Administração. Tem experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: estratégia, planejamento estrategico, cenários, alianças estratégicas e competitividade internacional.

Graduado em 1968, com mestrado e doutorado em Administração (Técnica Geral de Administração), pela Universidade de São Paulo (FEA/USP). Carreira docente na FEA iniciada em 1974 e já no ano seguinte passa a integrar o quadro de coordenação de Projetos da FIA – Fundação Instituto Administração. Atua desde 1974 junto a pequenas e médias empresas. Professor da FEA/USP desde 1973 e Doutor em Administração desde 1986. Desde 2000 é Vice-Coordenador do ProCED FIA (MBA Gestão Empresarial e Pós-Graduação em Gestão Exponencial: Pequenas e Médias Empresas). Atua como membro do COMPI (Conselho Superior de Pequenas e Médias Indústrias FIESP).

Graduado em Matemática pela Universidade de São Paulo (1964), mestrado em Estatística pela Universidade de São Paulo (1970) e PHD em Statistics – University of North Carolina at Chapel Hill (1976), Minor Program: Macro e Micro Economia, Pesquisa Operacional, Teoria das Filas e Inventory Teory. Atualmente é professor titular da Faculdade de Economia Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo – FEA-USP. Ex-coordenador da área de MQI da FEA-USP. Membro da Comissão de Seleção de Mestrado e Doutorado da FEA-USP. Professor de métodos quantitativos dos curso de MBA da Fundação Instituto de Administração – FIA e da Fundação Intituto de Pesquisas Econômicas – FIPE. Coordenador do Curso de Pesquisa de Mercado da FIPE. Coordenador do Curso de Análise de Dados e Data Mining da FIA.

Professora Associada da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo – FEA/USP. Graduada em Matemática – Licenciatura pela Universidade de São Paulo (1991), Mestre em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (1995) e Doutora em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Principal área de atuação: Métodos Quantitativos Aplicados ao Processo Decisório em Administração e Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem. Coordenou o projeto Método Integrado para Formação e Capacitação de Docentes (Projeto Pró-Administração), com recursos CAPES, juntamente com a PUCSP, EERP/USP e EESC, de 2009 a 2014. Desenvolveu o pós-doutorado no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa de Setembro de 2013 a Julho de 2014, sob a supervisão do Prof. Domingos Fernandes. No desenvolvimento do pós-doutorado foi bolsista da CAPES (Estágio Sênior) de Setembro/2013 a Fevereiro/2014 e, foi bolsista da FAPESP de Março/2014 a Julho/2014.

Professora do curso de Administração de Empresas, na área de Produção e Operações da FEA/USP, em regime de dedicação integral, desde 2011. Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade de São Paulo (1993), mestrado (2006) e doutorado (2010) em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na indústria automotiva nas áreas de qualidade e estratégia. Seus interesses de pesquisa incluem: Gestão de Inovação e Tecnologia nas empresas, Novas Tecnologias na Indústria Automotiva e Gestão de Operações Sustentáveis. É editora chefe da REGE – Revista de Gestão da USP.

É Professor Doutor junto ao Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de Sâo Paulo (FEA/USP). Possui Doutorado em Administração (2003) pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA/USP), Mestrado em Engenharia Naval e Oceânica (1996) pela Escola Politécnica da Universidade de Sâo Paulo (EPUSP), graduação em Engenharia Naval e Oceânica (1988) pela EPUSP e graduação (incompleta) em Economia pela FEA/USP. Com experiências nas áreas de Administração da Produção, Gestão da Qualidade e Gestão do Desenvolvimento de Novos Produtos atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão do Desenvolvimento de Novos Produtos, Estratégias de Inovação, Controle e Melhoria da Qualidade, Gestão de Investimentos e Gestão de Risco em Sistemas Produtivos, Avaliação do Desempenho, Produtividade e Competitividade de Empresas e Métodos Quantitativos aplicados à Administração.

Atualmente é professora da Área de Métodos Quantitativos e Informática da Faculade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. Sua carreira universitária foi feita na Universidade de São Paulo. Doutora em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade – FEA-USP (2003), Mestra (2000) e Bacharel (1995) em Estatística pelo Instituto de Matemática e Estatística IME-USP.Tem experiência na área de Finanças e Métodos Quantitativos. Principais Temas de Estudo: Distribuição de Probabilidade Associada ao Retorno de Ativos Financeiros Previsão de Retornos de Ativos Financeiros Cálculo do VaR e do CVar de Ativos Financeiros e do Portfólio de Ativos Financeiros Utilização de Modelos de Séries Temporais ARIMA-GARCH para Previsão de Ativos Financeiros Utilização de Redes Neurais para Previsão de Retornos de Ativos Financeiros Modelagem da Distribuição Multivariada de Ativos Financeiros por meio da Teoria de Funções de Acoplamentos Cópulas.

Coordenador da FIA, vice-presidente da Ordem dos Economistas do Brasil, Doutor e Mestre em Administração pela FEA/USP, além de professor de Finanças da USP. Atua em Finanças Corporativas, com avaliação de empresas, avaliação de investimentos, planejamento e controle financeiro e gestão do capital de giro. Possui muito conhecimento em Pequenas e Médias Empresas

Possui graduação em Administração pela Universidade de São Paulo (1982), mestrado (1988) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (1994). Atualmente é professora livre-docente da Universidade de São Paulo e é vice-coordenadora do MBA Marketing da Fundação Instituto de Administração. É associada ao Business Association of Latin American Studies – BALAS e Academy of Marketing Science. Estudou na Loyola University – New Orleans/LA; ESSEC – França; Thunderbird, AZ e; Harvard, MA. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: marketing de serviços, planejamento de marketing e comportamento do consumidor.

Psicologa, mestre em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1990) e doutorado em Administração pela Faculdade de Economia Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (1996). Atualmente é professora associada da FEA/USP, coordenadora da Fundação Instituto de Administração, parecerista e membro de comissão temporária da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, eventual do Centro de Estudos em Pós-Graduação do Instituto Politécnico e Universitário e professora associada da Universidade de São Paulo. Diretora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gestão da Qualidade de Vida no Trabalho da FEA-USP. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Recursos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: administração, gestão de pessoas, qualidade de vida no trabalho, qualidade de vida e recursos humanos. Autora de livros, artigos e trabalhos nacionais e internacionais.

Ingressou na FEA/USP em 1986 onde se tornou coordenador do SIMULAB (2002), grupo de pesquisas por meio do qual busca constituir uma comunidade brasileira de docentes e pesquisadores interessados nos dois métodos ativos SIMULAB (www.simulab.com.br): 1) o Laboratório de Gestão em que se educa com pesquisa apoiada em jogos de empresas; 2) o ACP – aprendizagem centrada no participante em que se transformam aulas expositivas em vivências apoiadas na resolução de problemas. Livre-docente em Política de Negócios (2006), doutor em Administração (1995) e mestre em Controladoria e Contabilidade (1990), títulos obtidos na FEA/USP/SP. Graduação em Engenharia Elétrica pela POLI/USP (1974). Tem 26 anos de experiência acadêmica na área de Administração, com ênfase em Simuladores Organizacionais (artefatos), Aprendizagem centrada no participante (vivências com casos e jogos de empresas), Economia comparada e estratégias comparadas. Oferece apoio metodológico e tecnológico a programas de graduação, mestrado, doutorado e MBAs (FIA e outras). Publicou pela Manole, em 2008, o livro – Laboratório de Gestão: simulador organizacional, jogo de empresas e pesquisa aplicada, texto que resultou de 20 anos de carreira acadêmica trabalhando com disciplinas de práticas vivenciais. Em 2010 revisou, inovou e lançou a 2ª. Edição do livro. Em agosto de 2013 lançou a 3a. Edição do livro, totalmente revisada e atualizada. É associado fundador (2008) no Núcleo Espiral, projeto social para educação e prevenção da violência contra crianças e adolescentes (www.nucleoespiral.org.br).

Possui graduação em Ciências Políticas e Sociais pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1980), mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992) e doutorado em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia Administração e Contabilidade da Universidade de São (1998). Atualmente é consultor e pesquisador da Fundação Instituto de Administração e professor doutor da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão de Recursos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: modelo de gestão de pessoas, cultura organizacional, relações de trabalho, agroindústria canavieira e modelo competitivo.

Professor Titular da Universidade de São Paulo (2019). Título de Livre Docente (2014) com a tese “Análise de Conteúdo das Propagandas de Brinquedos no Brasil”. Doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (2008) com a tese “Estratégias de Segmentação e Posicionamento Direcionadas para o Mercado Infantil”. Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004) e Graduação em Administração pela Universidade de São Paulo (2001). Atua como Professor Associado do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, onde é Coordenador do Curso de Graduação em Administração, membro da Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Administração, Presidente da Comissão de Revalidação de Diplomas em Administração e Tutor do PET-ADM. Tem diversos livros, capítulos de livro, artigos em revistas e em congressos nacionais e internacionais. Tem como linha de pesquisa o estudo do Comportamento do Consumidor, com ênfase no Mercado Infantil.

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo (1974), mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (1976) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (1979). Atualmente é Supervisor de Projetos da Fundação Instituto de Administração e professor da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: gerenciamento de projetos, projetos, ensino da administração, administração de projetos e administração geral.

Graduação em Administração pela Universidade de São Paulo (1983) e em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1980), mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (1990) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (1996). Consultor em tecnologia da informação do Programas das Nações Unidas para o Desenvolvimento no Brasil e da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – FIPE. Coordenador de projetos da Fundação Instituto de Administração – FIA e professor doutor da Universidade de São Paulo – FEA/USP na área de Métodos Quantitativos e Informática. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em aplicação da tecnologia da informação, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas de informação, projeto e desenvolvimento de software aplicativo empresarial, informática na pequena e média empresa e gestão por processos.

Possui graduação em Administração pela Universidade de São Paulo (1977), mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (1985) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (1994). Atualmente é professor da Universidade de São Paulo e coordenadora de projetos da Fundação Instituto de Administração. Tem experiência na área de Administração publica e privada, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas de informação, tecnologia da informação, reestruturação organizacional e gestão por processos.

    • Vice-Coordenador dos cursos de educação executiva da FIA Business School, em seguros e previdência.

    • Professor Doutor da FEA-USP na área de finanças. Atuou como Diretor do Grupo Itaú, Controller da Embraer e Diretor Administrativo-Financeiro da Terra Brasis Re. Membro do Conselho Fiscal da Itaúsa e da Duratex. Sua experiência concentra-se na área de planejamento e controle financeiro, seguros e previdência.

É Professor Titular do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. Fez mestrado em 1986, doutorado em 1991 e livre-docência em 2001. É formado em Direito pela Faculdade de Direito da USP e em Economia pela Fundação Escola de Comercio Álvares Penteado. Dedica-se ao ensino e pesquisa na área de Marketing com foco nas novas metodologias para segmentação de mercado e para estruturação de sistema de informação em Marketing e dos movimentos e tendências do comércio internacional. Tem 22 trabalhos completos publicados, escreveu 3 livros e colaborou com outros 6. Tem contribuído na formação de docentes e pesquisadores na sua área de conhecimento, assim como na formação de executivos brasileiros.

Possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (1990), mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é professor doutor da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: administração da informação, sistemas de informação, sistemas ERP, administração de empresas e informatização de pequenas e médias empresas e governo eletrônico.

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiróz (1985), mestrado em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia Administração e Contabilidade (1997) e doutorado em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia Administração e Contabilidade (2002). Atualmente é professor doutor da Faculdade de Economia Administração e Contabilidade. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Governança Corporativa, atuando principalmente nos seguintes temas: agribusiness, governanca corporativa, estrategia empresarial e responsabilidade social.

Possui graduação em Economia pela Universidade de São Paulo (1974) , mestrado em Economia pela Universidade de São Paulo (1978) e doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo (1985) . Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo e Revisor de periódico da Revista de Economia Aplicada. Tem experiência na área de Administração , com ênfase em Administração de Empresas.

Possui doutorado em Administração na área de Finanças pela FEA-USP, mestrado em Ciências Contábeis pela FEA-USP e graduação em Ciências Contábeis pela FEA-USP. Atualmente é Professor-Doutor do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). As suas área de interesse incluem Finanças Empíricas, Apreçamento de Ativos, Custo de Capital e Econometria Financeira. Ex-Diretor Técnico do Instituto de Previdência do Município de São Paulo. Pesquisador em Finanças e Análise Econômica do Centro de Estudos em Regulação e Infraestrutura da FIA.

Possui graduação em Agronomia pela Universidade de São Paulo (1975), mestrado em Economia – North Carolina State University (1981), mestrado em Economia Agrária pela Universidade de São Paulo (1979) e doutorado em Economia – North Carolina State University (1984). Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo, – . Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Setores Específicos, atuando principalmente nos seguintes temas: agribusiness, new institutional economics, custos de transação, cooperativismo e agroindustria.

Possui graduação em Economia pela Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas da Fundação Santo André (1968), mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (1982) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (1988). Atualmente é coordenador/professor da Fundação Instituto de Administração e professor doutor da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: Marketing, Inteligencia Competitiva, Planejamento Empresarial, Pesquisa de Mercado, Comportamento do Consumidor e do Comprador Organizacional.

Graduação em Administração pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas EAESP/FGV; Mestrado em Administração pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas EAESP/FGV; Doutorado em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo FEA/USP.; Livre-Docência em Marketing; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo FEA/USP; Estágio de Longa Duração no Cycle d’Etudes pour Dirigeants de Centres de Management Latino-Américains. Bruxelas – Bélgica. Posição Acadêmica: Professor Associado da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo – FEA/USP. Principais Experiências profissionais: 20 anos como consultor, professor e palestrante 15 anos como executivo de empresas e de instituições financeiras multinacionais Trabalhos apresentados em congressos no Brasil e no exterior Artigos, capítulos de livros e livros publicados Consultoria em Estratégia Corporativa e Crescimento e Competitividade dos Negócios.

Possui Pós-doutorado em Marketing pela Chapman Graduate School of Business / Flórida International University – FIU (2006), Doutorado em Marketing pela FEA-USP (2003), Especialização em business management pela Robert Anderson Graduate School of Management / University of New México (2001), Mestrado em Administração pela PUC-SP (2000), Pós-graduação em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (1986) e graduação em Comunicação Social pela Fundação Armando Álvares Penteado (1984), Atualmente é Professor doutor MS3 – regime RTC da FEA-USP, Diretor acadêmico da pós-graduação da ESPM. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing. Tem 3 livros publicados (Comunicação intengrada de marketing, Marketing promocional, e Programas de incentivo de vendas), além de diversos artigos, em congressos e períodicos, nacionais e internacionais. Atua nas área de Marketing, com ênfase em comunicação de marketing e marketing de relacionamento.

Eduardo Kazuo Kayo é Mestre, Doutor e Livre-Docente em Administração pela FEA-USP. Desde 2009, é professor-pesquisador do Departamento de Administração (área de Finanças) da FEA-USP. De 2003 a 2009 foi professor dos cursos de Mestrado e Doutorado em Administração de Empresas da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Seus interesses de pesquisa incluem temas como finanças corporativas, fusões & aquisições, alianças estratégicas, estratégia empresarial, valoração de ativos intangíveis, etc. Autor de vários artigos publicados em revistas científicas nacionais e internacionais, como RAUSP, RAC, READ, Revista Contabilidade & Finanças, Journal of Emerging Markets, entre outros. Também é autor de vários artigos apresentados em congressos nacionais e internacionais, como Enanpad, 3Es (Encontro de Estudos em Estratégia), Strategic Management Society Conference, BALAS (Business Association of Latin American Studies), Encontro Brasileiro de Finanças, Congresso Brasileiro de Custos, entre outros. Atuou como parceiro de renomadas empresas nacionais e internacionais de consultoria, como a Trevisan Consultores e a Interbrand Brasil. Sua experiência em consultoria de alta gestão inclui a realização de projetos de avaliação de empresas, planos de negócio, planejamento estratégico e avaliação de marcas para empresas de médio e grande porte dos mais diversos setores (automobilístico, alimentação, editorial, construção, tecnologia de informação, embalagens, educação, entre outros).

Administrador pela USP, MBA pela Vanderbilt University (USA), Doutor em Administração pela USP, cursos de aperfeiçoamento na área de gerenciamento da inovação no IMD (Suíça) e MIT (USA). Professor Titular da FEA/USP e da FIA, nas áreas de gestão tecnológica e gestão da inovação na empresa. Pesquisador e consultor de empresas nessas áreas há mais de 40 anos. Consultoria em gestão tecnológica e gestão da inovação para: Metal Leve, Aracruz, Copersucar, Estado Maior do Exército, Embrapa, Polialden, Health Panamerican Organization (Washington), ONU (Finlândia e Áustria), Grupo Itaú, Agroceres, Vallée, Metrô, Vale, Embrapa, Biobrás, Cosipa, Cemig, Rhodia, Mercedes Benz, Corn Products, VW, Embraco, Tecban, Wahler, Johnson & Johnson, Oxiteno e outras. Cursos e palestras sobre Gestão da Inovação realizadas nos EUA, Japão, Canadá, Itália, Suécia, Costa Rica, Argentina, México, e outros países. Visiting Professor junto ao Technology Institute, da Northwestern University (USA), Carleton University (Canadá), Linköping University (Suécia), Bocconi University (Itália), Palestrante junto à Sophia University, (Japão); Membro do Executive Board da IAMOT – International Association for the Management of Technology (EUA). Participou da criação da ANPEI, ALTEC, IAMOT e outras associações.

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo (1986), mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (2003), doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (2005) e pós-doutorado em Administração pela Université Université Pierre-Mendès-France (2010). Professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo desde 2003. Professor visitante da Université Pierre Mendès France desde 2007. Coordenador da Fundação Instituto de Administração – FIA. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Internacional, desenvolve pesquisa sobre os seguintes temas: planejamento estratégico, gestão tecnológica, internacionalização de empresas, administração internacional, gestão de cadeias de valor e estratégia competitiva.

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo (1973), mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (1977), doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (1984) e Livre Docente em Administração pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor associado da FEA da Universidade de São Paulo, coordenador e professor de projetos de ensino da Fundação Instituto de Administração e Conselheiro da ABEP Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: marketing, pesquisa de marketing, planejamento de marketing, gerencia de produtos e serviços e marcas.

Professor da Universidade de São Paulo (FEA/USP) na área de Administração Geral. Professor do PPGA. CoEditor in Chief da Innovation & Management Review (antiga RAI). Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (FEA/USP). Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e graduado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Seu interesse de pesquisa é na área de Estratégia e Inovação atuando principalmente nos seguintes temas: estratégia global e inovação global.

Possui graduação em Engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1984) e doutorado em Administração – Université Piere Mendes France – Grenoble 2 (1993). Atualmente é Professor Associado da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Inteligência Competitiva e Estratégia, atuando e pesquisando principalmente nos seguintes temas: inteligência competitiva, análise estratégica, processo decisório e comportamento.

Possui graduação em Administração pela Universidade de São Paulo (1967), e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (1973). Atualmente é professor titular do Departamento de Administração da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing, e desenvolve pesquisas nos seguintes temas: marketing estrategico, segmentação de mercado, posicionamento, gestão estratégica de marketing, comportamento do consumidor, gestão de marcas, marketing de serviços e marketing empresarial.

GILMAR MASIERO é professor de Administração de Empresas no Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (USP). Ele é coordenador do ProÁsia Programa de Estudos Asiáticos da Universidade de São Paulo. É mestre em Recursos Humanos, Organizações e Planejamento Estratégico e doutor em Administração e Economia de Empresas pela Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo. Realizou programas de pós-doutorado na Harvard University no David Rockefeller Center for Latin American Studies e na UNICAMP no Centro de Estudos das Relações Internacionais. Foi pesquisador visitante no Korean Institute of International Economic Policy, Seul; no Núcleo de Pesquisas em Relações Internacionais da Universidade de São Paulo; no Center for Iberian and Latin American Studies, University of California, San Diego e no Institute of Developing Economies, Tóquio. Participou do Programa de International Management na Escuela Superior de Administración y Dirección de Empresas, Barcelona. Foi analista de processos industriais na Controles Robertshaw do Brasil, Caxias do Sul, onde desenvolveu trabalhos na área de Engenharia Industrial relativos a projetos de fábricas, lay out de linhas de produção e fabricação, estudos de tempos e movimentos e análises de investimentos. Trabalhou como consultor em processos gerenciais na IBM International Business Machines, Rio de Janeiro, onde desenvolveu atividades relacionadas a reestruturação organizacional da empresa e na formatação e implementação dos processos de relacionamento e satisfação dos clientes. É autor de Administração de Empresas: Teoria e Funções (Saraiva, 2012 (3 edição)), Negócios no Japão, Coréia do Sul e China: Economia, Gestão e Relações com o Brasil (Saraiva, 2007), Introdução à Administração de Empresas (Atlas, 1996) e capítulos de livros tais como: East Asia and Latin America: Unlikely Alliance editado por Peter Smith, Kotaro Horisaka and Shoji Nishijima (Rowam & Littlefield, 2003); Coréia: Visões Brasileiras, editado por Samuel Pinheiro Guimarães (IPRI/MRE, 2002); e, Populismo Econômico, editado por Luiz Carlos Bresser Pereira (Nobel, 1991). Participa do Núcleo de Estudos Asiáticos (NEASIA) da Universidade de Brasília, do Grupo de Estudos de Conjuntura Internacional da Universidade de São Paulo (GACINT/USP) e do Grupo de Estudos da Ásia Pacifico (GEAP) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente, além da docência junto a USP, desenvolve atividades de pesquisas sobre o relacionamento político e econômico do Brasil com o Japão, a Coréia do Sul e a China.

Possui graduação em Economia pela Universidade de São Paulo (1991), mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (1994) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (2001). Foi professora da Fundação Getúlio Vargas – EAESP até 2005, Desde 2006 é professora da Universidade de São Paulo- SP, Tutora do Programa de Educação Tutorial – PET ADM FEA-USP e Vice-Coordenadora de Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor – CEATS; professora colaboradora da Fundação Instituto de Administração.

GUILHERME ARY PLONSKI Mestre e Doutor em Engenharia de Produção, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Pós-Doutorado (Fulbright Visiting Research Scholar), Center for Science and Technology Policy, Rensselaer Polytechnic Institute (RPI). Professor Titular do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) e Professor Associado do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica (POLI), ambas da USP. Coordenador Científico do Núcleo de Política e Gestão Tecnológica (PGT/USP). Foi Diretor Superintendente (2001-2006) do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT). Foi Presidente da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (ANPROTEC). Integra a Junta de Governadores do TECHNION – Israel Institute of Technology.

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo (2003), mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (2005) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (2009). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing.

Possui graduação em Administração pela Universidade de São Paulo (1977) , mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (1980) , doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (1986) e pós-doutorado pela (1992) . Atualmente é Professor Doutor da Universidade de São Paulo, Conselheiro do Conselho Regional de Administração de São Paulo, Membro do Conselho Curador pela USP do Fundação do Desenvolvimento Administrativo e Revisor de periódico da RAUSP. Revista de Administração. Tem experiência na área de Administração , com ênfase em Administração de Empresas.

Possui graduação em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas – SP (1972), graduação em Ciências Econômicas pela Faculdade de Economia Administração e Contabilidade (1971), mestrado em Administração pela Faculdade de Economia Administração e Contabilidade (1979) e doutorado em Administração pela Faculdade de Economia Administração e Contabilidade (1985). Atualmente é professor associado da Universidade de São Paulo e membro do conselho curador da Fundação Instituto de Administração. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Geral, atuando principalmente nos seguintes temas: administração geral, administração publica, gestão pública, gestão e empresas estatais.

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (1971) , graduação em Administração pela Universidade de São Paulo (1972) , especialização em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo (1975) , mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (1976) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (1983) . Atualmente é Professor da Universidade de São Paulo e Coordenador de Projetos do Fundação Instituto de Administração. Tem experiência na área de Administração , com ênfase em Administração de Empresas. Atuando principalmente nos seguintes temas: Banco de Dados Relacionais, Banco de Dados.

Pioneiro no Brasil em pesquisas nas áreas de gestão ambiental e sustentabilidade corporativa. Diretor geral da Fundação Instituto de Administração (FIA). Professor titular na Universidade de São Paulo (USP). Doutor, livre docente e mestre em administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA/USP). Graduado em engenharia aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Fundador, conselheiro e coordenador de programas e projetos na FIA. Coordenador dos Programas Gestão Estratégica para a Sustentabilidade (PROGESA) e Gestão da Inovação e da Tecnologia (PGT), ambos vinculados ao CNPq e à FIA. Professor visitante na Bentley School e Youngstown State University (EUA). Consultor de empresas em instituições nacionais e internacionais em sustentabilidade, gestão da inovação e de projetos. Membro de comissões e organização de eventos científicos no Brasil e no exterior. Consultor ad-hoc de agências de fomento à pesquisa (FAPESP, CAPES e CNPq) e de instituições internacionais. Membro de conselhos editoriais de revistas científicas nacionais e internacionais. Publicou algumas centenas de artigos em periódicos acadêmicos e anais de congressos científicos pelo mundo afora. Autor, co-autor e organizador de livros, entre os quais Gestão Estratégica da Sustentabilidade.

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo (1987), graduação em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo (1990), mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (1998) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é – Gestão & Regionalidade , avaliador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, – RAUSP. Revista de Administração , professor doutor da Faculdade Trevisan, pesquisador da Faculdade Trevisan, professor titular da Fundação Escola Comércio Álvares Penteado e professor titular da Universidade Paulista. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: estratégia, cenários, formulação da estratégia, rede de negócios e stakeholder analysis.

Possui graduação e mestrado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas – SP e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor livre-docente da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Recursos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão por competências, carreiras, gestao de pessoas, desenvolvimento de lideranças.

Possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (1987) , mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (1993) e doutorado em Engenharia (Engenharia de Produção) pela Universidade de São Paulo (1999) . Atualmente é Professor Doutor da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Administração , com ênfase em Administração de Empresas. Atuando principalmente nos seguintes temas: Cadeia de suprimentos, Estoques, Suprimentos, Materiais, Logística e Varejo.

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Fundação Álvares Penteado (1972) como bolsista Prêmio Horácio Berlinck ; mestrado (1978) e doutorado (1981) em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (1978) e pós-doutorado em Paris junto ao Conservatoire National des Arts et Métiers (1985), como bolsista do Conseil National de Recherche Scientifique. Atualmente é professor associado (livre-docente) da FEA-USP e coordenador do curso de graduação em Marketing da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. É autor de livros e de diversos artigos publicados em revistas nacionais e em periódicos internacionais (Journal of Consumer Research, Marketing Science, International Journal of Research in Marketing, International Journal of Forecasting, Political Analysis e International Journal of Bank Marketing) e de working papers publicados pela George Washington University e University of Pittsburg. Tem como focos de pesquisa a modelagem do comportamento do consumidor, atuando com database marketing e customer relationship management, incluindo a avaliação de programas sociais.

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (1966) , especialização em Ceag pelo Fundação Getúlio Vargas – SP (1975) , mestrado em Administração de Empresas pelo Fundação Getúlio Vargas – SP (1982) e doutorado em Administração de Empresas pelo Fundação Getúlio Vargas – SP (1990) . Atualmente é Professor-doutor da Universidade de São Paulo.

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo (1984), mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (1991), doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (1996) e Pós-Doutorado pela Columbia University (2005). Atualmente é professor doutor da FEA-USP, membro do Brazil Study Group e membro do Global Development Network. Foi Visiting Scholar (2005) e Visiting Professor (2007) na Columbia University. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Financeira, atuando principalmente nos seguintes temas: Previdência, Mercado de Capitais e Regulação Financeira. Foi Secretário da Previdência Complementar d oMinistério da Previdência Social de 2001 a 2003.

Possui graduação em Licenciatura Em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1974), graduação em Bacharelado Em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1974), graduação em Engenharia de Operação Modalidade Mecânica pelo Centro Universitário da FEI (1969), mestrado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1979) e doutorado em Administração pela Faculdade de Economia Administração e Contabilidade da Universidade de São (1991). Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, professor associado da Universidade de São Paulo, professor, consultor e coordenador da Fundação Instituto de Administração, membro da Sociedade Brasileira de Finanças, membro do ibef do Instituto Brasileiro de Executivos Financeiros, da Associação Brasileira dos Analistas do Mercado de Capitais e professor da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis Atuariais e Financeiras. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Financeira, atuando principalmente nos seguintes temas: valor em risco; controle de estoque; otimização, controladoria e contabilidade estratégica aplicada e finanças.

Possui Graduação (2002), Mestrado (2005) e Doutorado (2009) em Administração pela Universidade de São Paulo. Sua linha de pesquisa é em Sustentabilidade e Ética em Marketing, com foco em Consumo Sustentável, Certificações Sustentáveis e Coleta Seletiva. Já lecionou em cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Presbiteriana Mackenzie, UNIFESP e Faculdades Alves Faria, e atualmente é professora da FEA USP. Por mais de 10 anos, atuou também como consultora em projetos de Marketing.

Possui graduação em Administração pela Universidade de São Paulo (1993), mestrado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas – SP (2001) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (2007). Atualmente é professora da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. Tem experiência Administração Financeira atuando principalmente nos seguintes temas: Valuation, Gestão Financeira, Avaliação de Investimentos, Estrutura de Capital, Previsão de Falência e Precificação de Títulos de Renda Fixa.

Possui graduação, mestrado e doutorado em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo. Atualmente, é professora e consultora da Fundação Instituto de Administração. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão de Pessoas, atuando principalmente com aprendizagem e e-learning, gestão da mudança, estrutura organizacional, inovação e cultura organizacional.

Possui graduação em Administração pela Universidade de São Paulo (1968), mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (1975) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (1982). Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo, Membro do Conselho Editorial da RAUSP- Revista de Administração da USP, Membro do Conselho Editorial da Revista Latinoamericana de Administración e da Revista REGE-Revista de Gestão USP. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Recursos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão Estratégica de Pessoas, Comprometimento Organizacional, Estratégias de Recursos Humanos e Comprometimento.

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1974) , especialização em Sciences de La Gestion pela Universite d Aix-Marseille III (Droit, Econ. et Sciences) (1978) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (1985) . Atualmente é Professor Doutor da Universidade de São Paulo e Membro da Business Association Of Latin America Studies. Tem experiência na área de Administração , com ênfase em Administração de Empresas.

Marcelo Caldeira Pedroso é professor do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da Universidade de São Paulo (USP). Coordenador do Núcleo de Estudos Estratégicos no Setor de Saúde (FEA-USP). É doutor, mestre e graduado em engenharia de produção pela Escola Politécnica (USP), e doutor em ciências pela Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina (USP). Possui pós-doutorado em administração na FEA (USP) e é pós-doutorando em saúde coletiva pela UNIFESP. Possui experiência executiva anterior em serviços de consultoria (Deloitte, KPMG e Ernst&Young), tecnologia da informação (IBM e i2Technologies) e saúde (Grupo Fleury).

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade de São Paulo (1972), mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (1975) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (1978). Experiência acadêmica internacional: Manchester Business School, Nortwestern University, Harvard Business School e University of Tsukuba. Atualmente é membro da Fundação Instituto de Administração e professor titular da Universidade de São Paulo. Trabalhou em diversa organizações públicas e privadas. Foi Diretor da FEA-RP/USP no período de 2002-2006. Coordenado do ProMark – Programa Marketing de Serviços da FEA/USP. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: marketing, plano de marketing, planejamento, comportamento do consumidor e educação continuada.

Histórico Acadêmico:
Possui graduação em Bacharelado em Estatística , IME/USP pela Universidade de São Paulo (1976), graduação em Bacharelado em Letras, FFLCH/USP pela Universidade de São Paulo (1981), mestrado em Estatística pela Universidade de São Paulo (1982) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (1991). Atualmente é professor associado da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Métodos Quantitativos Aplicados, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação da qualidade de atendimento em serviços e modelos de aceitação de novas tecnologias.

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade de São Paulo (1979), mestrado em Economia pela Universidade de São Paulo (1983) e doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo (1995). Atualmente é Livre Docente da Universidade de São Paulo. No Programa de Pós-Graduação ministra aula nas disciplinas: Gestão dos Sistemas Agroindustriais e Economia das Organizações. Desenvolve pesquisa nas áreas de Organização Industrial e Economia das Organizações, atuando principalmente nos seguintes temas: agronegócios, acões coletivas, negociações e cafés especiais.

É diretora da EAESP – Escola de Administração de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas e professora da FEA/USP.Foi diretora e vice diretora da FEA/USP (período 1998 a 2006); tem sido Visiting Schollar no IFM – University of Cambridge, IDS University of Sussex, IDE, Tokyo, Professora Visitante da ESSEC, França; foi do comitê Assessor CNPq e diretora da ANPAD. Atualmente é membro de Coordenação da FAPESP, do Conselho de Pesquisa do EUROMED/França, Conselho FIA Fundação Instituto de Administração e do Conselho da Fundação da Faculdade de Medicina, Membro do Conselho Editorial da RAUSP, International Journal of Human Resources – Bolsista CNPq e FAPESP. Tem pesquisa e experiência profissional na área de Administração: Gestão Internacional Gestão de Competências Cultura e Aprendizagem.

Possui graduação em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas – SP (1978), mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (1990) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (1996). Atualmente é professor doutor da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Recursos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: educação corporativa, desenvolvimento de pessoas, sistemas de educação corporativa, gestão por competências e universidades corporativas.

Possui graduação em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas – SP (1973), mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (1985) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (1995). Atualmente é Professor Associado da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Geral, atuando principalmente nos seguintes temas: estratégia, planejamento estratégico, empreendedorismo, inovação e pós-graduação stricto sensu.

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1969) , mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (1988) , doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (1995) e aperfeicoamento em Marketing pela Universita Degli Studi di Milano (1970) . Atualmente é Professor Doutor da Universidade de São Paulo.

Possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (1967) e doutorado (1973) e livre-docência (2005) em Administração pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo e coordenador de projetos da Fundação Instituto de Administração. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Informática, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão de Tecnologia da Informação, tecnologia de informação, Aplicação de Informática na Administração Pública.

Possui graduação em Engenharia de Aeronautica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1983) e mestrado em Mestrado em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP (2004). Atualmente é coordenador da Fundação Instituto de Administração. , atuando principalmente nos seguintes temas: varejo, foreing direct investments, baixa renda, consumo e comportamento do consumidor.

Possui graduação em Engenharia pela Universidade de São Paulo (1972), mestrado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas – SP (1979) e doutorado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas – SP (1987). Atualmente é – diretor da Microsoft e professor doutor ms-3 da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Negócios Internacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia, competitividade, aumento de produtividade, produtividade em desenvolvimento de software e estratégia empresarial.

O Prof. Dr. Paulo Tromboni de Souza Nascimento, desde 1994 é professor do Departamento de Administração da FEA USP, onde concluiu o seu doutorado (1995), em administração estratégica. Foi Secretario Adjunto dos Transportes do Estado de São Paulo (2003-2006), cargo no qual coordenou a Avaliação Ambiental Estratégica do Rodoanel Mario Covas e respondeu pelo licenciamento ambiental do seu Trecho Sul. Nesse período exerceu a função de Presidente da Comissão Ambiental da Secretaria de Transportes. Também presidiu o Conselho Consultivo da ARTESP Agência Reguladora dos Serviços Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (2003-2004). No Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1980-1984), fez o seu mestrado em análise de sistemas e aplicações (1984) e respondeu pelos contratos industriais e de transferência de tecnologia nos programas MECB – Missão Espacial Completa Brasileira – e CBERS – “China Brazil Earth Resources Satellite” (1987-1992). Sua graduação em engenharia eletrônica foi no ITA (1979). Suas atividades profissionais, docência e pesquisa e publicações científicas estão focados em gestão estratégica e ambiental, de operações e projetos e da inovação. Atuante na Sociedade Civil, foi Diretor Administrativo da Associação Nacional de Pesquisa e Pós Graduação em Administração (ANPAD 2003-2004), Presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (SEESP 1998-2001), Diretor da Federação Nacional dos Engenheiros (1995-2002) e Conselheiro do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de São Paulo (1995-2000).

Possui graduação em Enhenharia de Eletricidade pela Universidade de São Paulo (1996), mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (2006). Professor de Finanças no Departamento de Administração da FEA/USP da Universidade de São Paulo entre 2006 e 2007. É professor convidado da Fundação Instituto de Administração, Fundação Dom Cabral e Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas. Ganhou o prêmio jovem revelação em finanças edição 2006 concedido pela KPMG e pelo IBEF. É membro do Conselho de Ética do CONAR – Conselho Nacional de Autoregulação Publicitária.

Possui graduação em ciências econômicas pela USP (1997), mestrado e doutorado em administração pela mesma universidade em 2003 e 2007, respectivamente. Fez estágio de doutorado na Universidade de Cambridge (2006) e na Howard University (2007). É professora e coordenadora adjunta de projetos da Fundação Instituto de Administração (FIA), atuando no Programa de Estudos do Futuro, MBA Executivo Internacional e International Full-Time MBA. Atua em Estratégia e Estudos do Futuro, com ênfase nos temas: administração estratégica, prospecção de tendências tecnológicas, econômicas e mercadológicas; metodologias de prospecção (Delphi e cenários); estratégia para mercado de bens populares e internacionalização em mercados emergentes.

Possui graduação em Administração de Empresa pela Universidade de São Paulo (1974), mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (1980) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (1986). Apresentou tese de livre-docência ao Departamento de Administração da FEA-USP em 1993. Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) e professor associado do Departamento de Administração da FEA-USP. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Recursos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: motivação no trabalho, comportamento organizacional, liderança, remuneração, clima organizacional e satisfação no trabalho. Desenvolveu metodologia para avaliação e identificação de Estilos Gerenciais de profissionais brasileiros denominada Estilos de Mobilização Gerencial e obtidos através da Abordagem M.A.R.E. de Orientações Motivacionais no trabalho.

Possui graduação em Administração pela Universidade de São Paulo (1974), mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (1977) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (1982). Tem pós-doutorado em Management of R&D pela Northwestern University/Technological Institute/Departament of Industrial Engineering and Management Sciences. Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo, atuando junto ao Departamento de Administração da FEA, onde coordena o grupo de estudos em Gestão da Inovação e Projetos Tecnológicos . Atua principalmente nos seguintes temas: inovação, avaliação, indústria, gestão da inovação tecnológica e gerenciamento de projetos.

Professora titular da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo; com livre-docência pela Faculdade de Administração, doutorado em Ciências Políticas e mestrado em Ciências Sociais pela faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Fundou e dirige o CEATS Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor, programa institucional da FIA Fundação Instituto de Administração; onde coordena o MBA Gestão e Empreendedorismo Social e os cursos de especialização em Responsabilidade Social e Terceiro Setor e o de Avaliação de Projetos e Programas Sociais. Supervisora de projetos de pesquisa, consultoria, treinamento e desenvolvimento da FIA, entidade de apoio à FEA-USP, da qual é Conselheira-Instituidora. Docente-titular junto ao Conselho Departamental e à Egrégia Congregação da FEA-USP. Foi editora da RAUSP Revista de Administração da Universidade de São Paulo de 2003 a 2007 Co-fundadora do SEKN Social Enterprise Knowledge Network, rede ibero-americana de universidades coordenada pela Harvard Business School Sócia-fundadora e membro permanente do Conselho Deliberativo do CEDEC Centro de Estudos sobre Cultura Contemporânea. Tem assento nos Conselhos da Fundação Itaú Social, do Fundo Itaú de Excelência, da Fundação Orsa Foi membro do board diretivo da ISTR International Society for Third Sector Research e coordenadora da LAC-ISTR Rede da ISTR para América Latina e Caribe. Assessora da FAPESP Fundação para Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo e do CNPq Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Conselheira do NEV Núcleo de Estudos sobre a Violência da Universidade de São Paulo. Conselheira do Programa Avizinhar do CECAE Coordenadoria Executiva de Cooperação Universitária e de Atividades Especiais da Universidade de São Paulo. Conselheira titular representante das instituições universitárias junto ao Programa Voluntários das Gerais, promovido pela FIEMG Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais.

Doutora em Administração pela Universidade de São Paulo FEA/USP (2008). Com graduação em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas – SP (1979) e mestrado em Ciências Contábeis e Atuariais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004), atualmente á assistente de coordenação e professora na Fundação Instituto de Administração – FIA. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Financeira, atuando principalmente nos seguintes temas: risco de crédito, análise de demonstrações financeiras, avaliação de desempenho, orçamento, planejamento e controle.

Doutor (98), mestre (94) e graduado (85) em administração pela FEA/USP e engenheiro (83) pela Escola Politécnica da USP. É professor de finanças da FEA/USP (desde 90), tanto na pós-graduação como na graduação; é coordenador da área de finanças (desde 10 e 00-01). É coordenador de projetos da FIA (desde 90); foi diretor de operações e educacional (02-08). É conselheiro do Banco Panamericano (desde 10), do PRMIA (desde 08), da Anamba (desde 07), da FIA (desde 08), da Acrefi (05-09). Em finanças do setor privado atua principalmente com fusões, aquisições e projetos de investimento, instituições financeiras e modelagem de custo e estrutura de capital. Em finanças do setor público, atua principalmente com resultados econômico-sócio-ambientais e concessões de serviços públicos. É autor de livros, dentre os quais Avaliação de Empresas, e de artigos publicados em revistas e congressos nacionais e internacionais.

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (1958), mestrado em Engenharia industrial – Stanford University (1962) e Livre-Docência pela Escola Politécnica da USP (1966). Atualmente é professor colaborador da Universidade de São Paulo.

Doutorado em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo – FEA/USP (1983), mestrado em Administração pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais (1980). Formado em Administração pela Centro de Estudos Sócio-Econômicos da Universidade Estadual de Maringá (1976). Realizou estudos de pós-doutoramento na ESSEC – França e no Bentley College – Walthan – Massachusetts (EUA). Atualmente é professor titular da FEA/USP, na área de Administração Geral. Leciona disciplinas de graduação e pós-graduação de mestrado e doutorado (strictu-sensu) na FEA/USP. Coordena o GPEADE – Grupo de Pesquisa em Administração Avançada e Empreendedorismo listado no diretório de grupos de pesquisa do CNPq, cujas linhas de pesquisa são: novos modelos de gestão, empreendedorismo independente e corporativo com ênfase em criação de empresas e negócios de base tecnológica.

Tania Casado concluiu o doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo em 1998. Atualmente é Professor Doutor da Universidade de São Paulo. Publicou 7 artigos em periódicos especializados e 30 trabalhos em anais de eventos. Possui 5 capítulos de livros publicados. Orientou 8 dissertações de mestrado, além de ter orientado 2 trabalhos de iniciação científica e 35 trabalhos de conclusão de curso nas áreas de Psicologia e Administração. Recebeu 22 prêmios e/ou homenagens. Atua na área de Administração, com ênfase em Administração de Recursos Humanos. Em suas atividades profissionais interagiu com 98 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Comportamento Organizacional, Tipos psicológicos, Carreira, Administração de Recursos Humanos, Motivação, Psicologia.

Possui graduação em Engenharia Mecânica modalidade Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Economia pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. Mestrado e Doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo. Foi Diretor Financeiro da FEPASA – Ferrovias Paulistas S.A., Diretor Adjunto do Brasilinvest, Superintendente Financeiro da Schahin Cury e Gerente de Planejamento da Quimbrasil. Como consultor atuou na Klabin, Ernst & Young, Fundação Bradesco, Antarctica, e outras. Atuou no Programa de Estudos do Futuro (PROFUTURO) e foi Vice-Coordenador do MBA Executivo Internacional, ambos da FIA. Atualmente é professor voluntário do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo na Área de Economia das Organizações.