Share

MBA ou pós: entenda as diferenças e como escolher o melhor para você

03 de abril 2023, 16:00

Professor ministrando aula sobre MBA ou pós
1/5 - (2 votes)

Está em dúvida entre escolher MBA ou pós? Pois saiba que você não é a única pessoa a refletir sobre isso.

Muita gente tem essa mesma dúvida e busca saber mais sobre como funcionam os cursos.

Para começar, a escolha entre MBA ou pós-graduação depende não só dos seus objetivos profissionais, mas também da disponibilidade de tempo e recursos.

Como veremos ao longo deste conteúdo, existem diferenças significativas em termos de carga horária, mensalidades e, principalmente, em relação à duração de cada curso.

Isso sem contar que, ao seguir na carreira apontada pelo MBA ou pós, você poderá tomar um caminho a ser percorrido por toda a vida.

Por essas e outras razões, neste artigo, vamos apresentar os motivos que podem levar você a decidir entre MBA ou pós, seus prós e contras, nos tópicos a seguir:

  • Qual é a diferença entre MBA e pós-graduação?
  • MBA ou pós: como escolher a melhor opção para você?
  • O que considerar ao escolher entre MBA ou pós?
  • Como é a abordagem de cada curso?
  • Qual é a importância de fazer uma pós-graduação ou MBA?
  • Na dúvida entre cursar MBA ou pós? Fale com a FIA.

Continue lendo e descubra como decidir entre MBA, pós ou especialização!

Leia também:

Qual é a diferença entre MBA e pós-graduação?

A diferença entre MBA e pós-graduação está no conteúdo programático de cada curso e, por causa disso, eles se destinam a públicos específicos.

No geral, os cursos de MBA são voltados para pessoas que já estão no mercado de trabalho em busca de um grau acadêmico que os permita gerir negócios ou ocupar cargos diretivos.

Também são cursos frequentados por pessoas que decidiram mudar de carreira depois de já ter experiência na área em que se graduaram.

Esse objetivo também pode motivar uma pessoa a fazer uma pós-graduação.

Portanto, a diferença entre pós e MBA está na qualificação para liderar que os cursos de MBA oferecem.

Assim, se está em seus planos comandar uma empresa ou ser promovido a cargos mais elevados, então, os cursos de MBA são mais indicados.

A indecisão entre MBA ou pós-graduação costuma ocorrer mais quando o objetivo não é tão ambicioso ou a pessoa só está mesmo em busca de novos conhecimentos.

Nesse caso, vale aprofundar ainda mais nos conceitos por trás de cada modalidade, como vamos mostrar a seguir.

MBA

MBA é a sigla para Master Business of Administration, uma modalidade de curso acadêmico voltado para pessoas que já têm diploma universitário.

Como o nome sugere, trata-se de uma formação voltada para o mercado de trabalho, na qual o aluno se prepara para assumir funções de gestão.

Eis aí um facilitador para orientar a escolha entre MBA ou pós: o MBA é o curso mais indicado para quem tem a pretensão de seguir uma carreira ocupando cargos diretivos ou para quem está em vias de ser promovido.

Também é uma opção para os que têm planos de abrir uma empresa ou participar da condução de um negócio.

Normalmente, são cursos com dois anos de duração, sendo o primeiro reservado para o ensino das disciplinas curriculares e o segundo dedicado ao projeto de conclusão.

Pós-graduação

Todo MBA é uma pós, mas nem toda pós é um MBA.

Na verdade, pós-graduação é todo tipo de qualificação obtido após a conclusão da graduação, como o nome sugere.

Isso envolve os MBAs, especializações e até mesmo mestrado e doutorado – existem ainda os mestrados profissionais, que tentam conciliar o melhor dos dois mundos.

As demais pós-graduações costumam ser voltadas à especialização em uma área, aprofundando bastante os conhecimentos específicos.

Então, a diferença entre pós e MBA fica mais clara ao entender que o segundo é um dos tipos possíveis de pós-graduação.

No caso, é uma pós lato sensu, ou seja, mais voltada à prática profissional, enquanto mestrado e doutorado são pós-graduações stricto sensu, focadas no estudo acadêmico.

As pós-graduações que não são MBA nem mestrado ou doutorado costumam ser mais curtas, variando entre seis meses e um ano.

Não são voltadas para a formação de gestores e são indicadas para quem quer conhecer mais de uma determinada área de atuação profissional ou se inserir em um novo mercado.

Assim, ao decidir entre MBA ou pós, saiba que, na pós-graduação, você terá acesso a conhecimentos essenciais para atuar em uma área.

Geralmente não há a necessidade de dedicar um ano inteiro extra ao projeto de conclusão do curso, o que traz a vantagem de permitir uma formação em menos tempo.

Em compensação, não é um curso que prepara para assumir responsabilidades maiores, tampouco cargos de chefia.

MBA ou pós: como escolher a melhor opção para você?

Alunos na biblioteca da faculdade de MBA ou pós
Pós graduação ou mba, saiba como fazer a melhor escolha

Agora que a diferença entre pós e MBA ficou mais clara, como escolher a melhor opção?

Entre um curso de MBA ou pós, é preciso considerar não só as características de cada um, como a adequação às suas necessidades e limitações.

Se você prefere uma formação mais rápida para agregar ao seu currículo e se diferenciar na atual profissão, a pós é a mais indicada.

Para quem trabalha em grandes empresas, porém, certas promoções só são concedidas para quem é detentor de um título de MBA.

Lembrando que também existem os cursos “2 em 1”, em que o primeiro ano equivale a uma pós, com o aluno podendo optar pela continuidade em um MBA ou mestrado no segundo ano.

Outro aspecto importante é a remuneração.

Como aponta uma pesquisa da Catho, quem exerce cargos de coordenação e tem uma pós-graduação ganha entre 47,4% e 53,7% mais.

Porém, existem outros aspectos tão importantes quanto o salário ao decidir entre MBA ou pós, como veremos a partir de agora.

O que considerar ao escolher entre MBA ou pós?

Os impactos de uma pós-graduação ou MBA podem ser para toda a vida.

Uma boa escolha poderá significar uma carreira brilhante e bem remunerada, enquanto uma decisão precipitada representa o risco de perder tempo e dinheiro.

Em outras palavras: essa é uma decisão de grande envolvimento, em que você precisará levar em consideração uma série de aspectos e fatores.

Alguns deles já mencionamos, como a possibilidade de vir a assumir cargos de liderança ou não.

No entanto, isso pode não pesar tanto para os profissionais das gerações Y e Z (nascidos a partir dos anos 1980).

Esses profissionais valorizam mais o retorno material do que a possibilidade de liderar, como destaca esta matéria na Você S/A.

Como se vê, trata-se de uma escolha que não é tão simples, já que cada pessoa e cada geração tem visões distintas a respeito do que é realização profissional.

Confira na sequência o que não pode deixar de ser analisado antes de escolher pós ou especialização MBA.

Perfil profissional

Nas empresas com gestão verticalizada, existe uma hierarquia que prevê promoções para os profissionais que atendem a certos requisitos.

É o caso de uma indústria em que o operário passa a supervisor, depois coordenador, podendo se tornar gerente e até diretor.

Nesse caso, a possibilidade de ser promovido pode levar a pessoa a decidir entre MBA ou especialização para poder seguir adiante.

Na maioria das empresas, os cargos de alto escalão só podem ser ocupados por quem tem MBA, apesar disso não ser uma regra em todas elas.

Digamos que você trabalha em uma startup, modelo de negócio em que a gestão é horizontal, portanto, sem uma hierarquia tão rígida entre os cargos.

Para esses profissionais, a pós-graduação pode ser uma escolha mais adequada, já que qualifica para novas competências, com a vantagem de demandar menos tempo e recursos.

Mercado de trabalho

Existem diversas opções entre MBA ou pós em termos de curso, cada um abrindo mais ou menos portas no mercado de trabalho.

Vamos lembrar que, no Brasil, a falta de qualificação da mão de obra é um problema crônico, especialmente em segmentos como indústria, agronegócio e construção civil.

Dessa forma, tanto MBA quanto pós-graduação são alternativas interessantes para destacar o currículo.

A questão que pesa mais nesse aspecto é o tempo e a urgência em conseguir um emprego.

Se você está buscando recolocação há mais tempo, a pós é a opção mais rápida e econômica.

Por outro lado, se você tem recursos e espaço para se planejar e adquirir competências gerenciais, o MBA pode ser uma boa escolha.

Objetivos de carreira

Há também os aspectos de ordem pessoal, que devem estar entre os critérios prioritários ao decidir entre MBA ou pós-graduação.

As aspirações para a carreira, nesse caso, pesam bastante, principalmente para quem vislumbra uma promoção para cargos de liderança.

Como vimos, para essas pessoas, o MBA é o curso mais adequado, já que prepara para exercer funções com maiores responsabilidades.

A pós seria mais indicada para quem não tem essa possibilidade ou planos de liderar equipes.

Assim, é a escolha para os que têm o objetivo de seguir carreira em empresas mais horizontalizadas ou menos estruturadas em suas hierarquias.

Tem também os casos de pessoas que estão insatisfeitas com a área que escolheram na graduação e que optam por uma pós ou MBA como entrada para novos mercados.

Se é esse o seu caso, considere também a sua idade e como ela afetaria sua recolocação em uma nova área, além da disponibilidade de tempo e recursos.

Instituição de ensino

Não menos importante, a escolha por um MBA ou pós também está condicionada à qualidade e reputação da instituição de ensino, que deve ser reconhecida pelo MEC.

Para esse quesito, vale atentar primeiro para a relação custo-benefício, medida pela expectativa de retorno pelo investimento realizado.

Isso não quer dizer que quanto mais cara, melhor a instituição, mas sim o quanto ela é reconhecida no mercado e como o seu diploma facilita a conquista de melhores posições.

Assim, procure observar essa relação, já que instituições pouco renomadas costumam cobrar barato, o que pode sair caro depois.

Por outro lado, cursos muito caros também não são garantia de bons empregos.

Tenha isso em vista e trabalhe sempre com o que o seu orçamento permite.

Procure analisar também a qualificação do corpo docente, e se a instituição comprova sua excelência por meio de certificações nacionais e internacionais.

Como é a abordagem de cada curso?

Alunos em uma sala após terem escolhido entre MBA ou pós
Diferença entre pós e mba

Seja MBA ou pós, ambos devem ter obrigatoriamente uma carga horária mínima de 360 horas/aula, conforme exigido pelo MEC.

Isso vale para as modalidades presencial e EAD.

Também é exigido em ambas o diploma de nível superior em uma instituição credenciada.

Os cursos de pós-graduação se organizam em aulas no âmbito escolar, sendo a maioria em sala, onde os professores passam os conteúdos previstos na ementa.

No final, são feitas avaliações e atribuídas notas que vão compor a média final do curso.

Já os cursos de MBA contam não só com aulas teóricas, como são abordados estudos de caso, seminários e simulações de situações reais que dão ao aluno uma noção mais próxima da realidade do mercado.

Assim como na pós, cada um desses formatos funciona como uma disciplina, sendo o aluno avaliado com notas no final do período letivo.

No segundo ano do MBA, cada um apresenta um projeto relacionado à área escolhida, que também receberá uma nota – no caso, a nota final do curso.

Qual é a importância de fazer uma pós-graduação ou MBA?

A maioria dos profissionais chega a um ponto da carreira em que começa a pensar em fazer MBA ou pós, ou se vê em dúvida entre uma pós ou especialização.

Alguns percebem que chegaram a um ponto de estagnação profissional, em que dificilmente conseguirão oportunidades melhores se não derem um passo adiante.

Esse passo é justamente a continuidade dos estudos, que para quem já tem uma graduação, só pode ser um mestrado, MBA ou outro tipo de pós.

Isso para não falar de outros aspectos, como a ampliação dos horizontes em termos de conhecimentos, habilidades, competências e do próprio networking.

Fazer uma pós-graduação ou MBA é também uma maneira de se atualizar, principalmente para os profissionais que estão há muito tempo no mercado ou que precisam dominar novas técnicas e ferramentas.

Há ainda outros bons motivos que justificam essa escolha, como você confere a seguir.

Maior valorização no mercado de trabalho

Vimos anteriormente que quem tem uma pós-graduação ganha mais do que quem não tem.

Essa é uma forma de valorização por parte do mercado, que reconhece a maior qualificação de quem possui esse tipo de curso.

Portanto, se você está insatisfeito com o que ganha, a escolha mais segura para mudar isso é fazer um MBA ou pós-graduação, podendo ser até os dois, dependendo da sua disponibilidade.

Essa é a realidade também para quem pretende receber valorização na empresa em que trabalha, não necessariamente sendo promovido ou assumindo cargos de chefia.

Melhor desenvolvimento profissional

Pós, MBA ou especialização são excelentes formas de se aperfeiçoar profissionalmente.

Nesses cursos, você terá contato com técnicas, conceitos e aprenderá a utilizar ferramentas que provavelmente não teria como dominar na correria diária.

Além disso, fazer um curso é uma boa estratégia de crescimento porque não se baseia na tentativa e erro.

Nas salas de aula e espaços de aprendizagem, você estará em contato com pessoas que já chegaram lá, com respaldo para apontar os caminhos mais seguros.

Isso vale especialmente para quem se considera “velho demais” para tentar uma nova carreira, funcionando como uma espécie de atalho.

Possibilidade de aumento salarial

Todos querem ser bem remunerados, mas nem sempre os empregos para os quais somos qualificados pagam aquilo que desejamos.

As estatísticas que mostramos neste texto provam que, ao investir em educação, a expectativa não costuma ser outra a não ser um contracheque mais gordo.

Embora esse não seja um resultado garantido, dificilmente deixa de acontecer quando nos planejamos e nos empenhamos em melhorar e mostrar resultados.

Se o mercado de trabalho para o curso que você vier a escolher estiver estagnado, há sempre a possibilidade de empreender e, com isso, elevar os rendimentos.

Lembre que grandes empresas já surgiram dentro do ambiente universitário, idealizadas por pessoas que tiveram boas ideias e o conhecimento necessário para viabilizá-las.

Na dúvida entre cursar MBA ou pós? Fale com a FIA  

Dois estudantes fazendo a escolha entre mba ou pós
Seja mba ou pós graduação, a FIA está preparada para você

MBA ou especialização são cursos que ajudam, mas, como dissemos, não são garantia de empregos ou salários melhores.

Tão importante quanto a formação é a área que você vai escolher.

Nesse sentido, a de Gestão e Negócios é sempre uma escolha segura, com amplas possibilidades no mercado.

A FIA Business School é a instituição de ensino que prepara executivos e líderes de grandes empresas há mais de 40 anos no Brasil.

Conte com a nossa expertise e entre no mercado com um diploma reconhecido por entidades como a European CEO e importantes rankings, como o da Financial Times e da Você S/A.

Conclusão

Neste conteúdo, apresentamos a diferença entre MBA ou pós, além de informações para ajudar você na tomada de decisão.

É importante entender que uma carreira de sucesso se constrói dando um primeiro passo acertado em relação à especialização.

Para isso, é fundamental fazer escolhas com critério, como vimos ao longo deste texto.

Acompanhe os artigos publicados no blog da FIA e direcione com sucesso a sua carreira, negócios e estudos.

Conheça nossos cursos de MBA e pós-graduação e comece já a definir um novo rumo em sua trajetória profissional!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEM TEMPO PARA LER AGORA?
Sobre a FIA Business School:

Com um olhar sempre no futuro, desenvolvemos e disseminamos conhecimentos de teorias e métodos de Administração de Empresas, aperfeiçoando o desempenho das instituições brasileiras através de três linhas básicas de atividade: Educação Executiva, Pesquisa e Consultoria.

CATEGORIAS
POSTS EM DESTAQUE
FIQUE POR DENTRO!

Condições de parcelamento

Valor do curso

Valor do curso para empresa parceira

à vista

R$ 42.900,00

R$ 30.030,00

12 x

R$ 3.694,00

R$ 2.585,65

18 x

R$ 2.507,00

R$ 1.754,51

24 x

R$ 1.914,00

R$ 1.339,21

30 x

R$ 1.558,00

R$ 1.090,24

Condições de parcelamento

Valor do curso

Valor do curso para empresa parceira

à vista

R$ 45.400,00

R$ 31.780,00

12 x

R$ 3.910,00

R$ 2.736,33

18 x

R$ 2.653,00

R$ 1.856,76

24 x

R$ 2.025,00

R$ 1.417,25

30 x

R$ 1.649,00

R$ 1.153,78