Share

Curso para ser empresário: qual faculdade fazer e como se tornar um?

09 de janeiro 2023, 16:00

Mulher empresário na capa do texto curso para ser empresário
2.7/5 - (3 votes)

Empreender é algo que também se aprende na prática, mas um bom curso para ser empresário pode fazer importante diferença.

Não é difícil encontrar empresários de sucesso que jamais frequentaram cursos ou mesmo a faculdade.

Nesses casos, eles certamente tiveram que aliar talento, competência e uma boa dose de sorte, já que todos, sem exceção, erraram muito até chegar lá.

É aqui que está o maior valor em recorrer às instituições de ensino: os que já aprenderam estão lá ensinando e podem apontar o caminho com o mínimo de riscos.

São muitas opções de cursos para quem quer ser empresário. Então, por onde começar?

A resposta para essa pergunta — e outras que surgem em função dela — você vai encontrar neste artigo, que está organizado da seguinte forma:

  • Cursos para ser empresário: quais são os mais indicados?
  • O que preciso ter para ser um empresário de sucesso?
  • O que estudar para ser um empresário?
  • Por que é importante estudar antes de começar a empreender?
  • Desenvolver o pensamento crítico e analítico
  • Qual tipo de empresário posso ser?
    • Empresário do próprio negócio
    • Empresário em uma instituição
    • Empresário investidor
  • Torne-se um empresário com a FIA
  • Dúvidas frequentes sobre ser empresário.

Avance na leitura, saiba qual curso fazer para ser empresário e comece hoje a sua jornada empreendedora!

Leia também:

Cursos para ser empresário: quais são os mais indicados?

Quero ser empresário, que faculdade fazer?

Você não é o único com essa dúvida. E vamos ajudar a descobrir.

Na hora de optar por um curso para ser empresário, é importante usar a lógica.

A escolha mais segura, nesse caso, é uma graduação em nível de bacharelado ou, para quem já é formado, uma pós-graduação ou MBA.

Isso porque é na universidade que você terá contato com a parte teórica, fundamental para desenvolver um pensamento crítico sobre empreendedorismo, melhorando a capacidade de articular ideias.

Sem a teoria, você poderia até entrar no mercado preparado para executar tarefas, mas incapaz de pensar de forma autônoma, o que inviabilizaria a condução de um negócio.

Com a base teórica formada, o futuro empreendedor está pronto para aprender a parte prática da profissão, por meio de disciplinas específicas de cada graduação.

Veja agora as melhores alternativas de cursos para quem quer ser empresário.

Administração

De acordo com o Censo da Educação Superior, do INEP, o curso de Administração é o segundo mais buscado do país, respondendo por 8,2% das matrículas.

Se tivéssemos que apontar apenas um curso para ser empresário, seguramente o de ADM seria a resposta natural.

Não por acaso, ele ainda é chamado em algumas instituições de ensino de Administração de Empresas.

É na faculdade de Administração que você aprende disciplinas essenciais para tocar um negócio, tais como gestão de pessoas, contabilidade, matemática financeira e estatística.

As principais universidades contam até com incubadoras de empresas, nas quais os alunos de suas escolas de negócios podem dar os primeiros passos no mundo do empreendedorismo.

Ciências Contábeis

Embora a proposta da faculdade de Ciências Contábeis seja a formação de contadores, não é raro que muitos dos recém-formados se voltem ao segmento empresarial.

Não surpreende de forma alguma, até porque muitas das disciplinas lecionadas no curso de ADM estão presentes nos cursos de Contabilidade.

Ainda que não seja propriamente um curso para ser empresário, é sim uma ótima opção, até porque toda empresa depende da contabilidade.

Isso para não falar dos que terminam a graduação e resolvem abrir o seu próprio escritório contábil, uma opção de negócio típica de quem se forma nesse curso.

Economia

Outra graduação na qual o empreendedorismo é uma consequência quase inevitável é a de Economia.

Nela, o aluno tem contato com uma série de disciplinas comuns aos cursos de ADM e contabilidade.

Também aprende sobre as muitas variações econômicas, como a Economia Verde, Circular e a Bioeconomia.

No entanto, a faculdade de Economia está longe de ser uma extensão desses cursos.

Na verdade, ela prepara muito mais para analisar, compreender e agir sobre os fenômenos econômicos nos níveis micro e macro.

É um curso para ser empresário por excelência.

Não é de admirar, portanto, que grandes empreendedores saiam deste curso, um dos que melhor preparam para gestão de negócios em razão da sua abordagem pragmática.

Marketing

Sim, Marketing está na lista de cursos para quem quer ser empresário.

Nessa faculdade, o foco se volta ao aprendizado dos processos de vendas e não apenas na divulgação de marcas e produtos, como podem pensar os que não conhecem o ramo.

Ser um profissional dessa área significa lidar não só com a parte de comunicação, mas também solucionar os desafios logísticos, administrativos e fiscais de tudo que envolve a venda de produtos e serviços.

Da mesma forma que as empresas dependem da contabilidade para serem conduzidas, não há como prosperar sem contar com estratégias e ações de marketing.

Assim, é frequente que os profissionais que saem dessa graduação empreendam, muitos abrindo agências de marketing digital e outras.

Seria esse o seu curso para ser empresário?

Direito

Quem disse que advogados e bacharéis em Direito não podem empreender?

Lembre que um dos ramos jurídicos em que esses profissionais podem atuar é o do direito empresarial.

Por isso, é muito comum ver pessoas que saem dos cursos de Direito empreendendo, sendo o caminho mais comum a abertura de escritórios de advocacia, como sócio ou como dono.

Há também os que empreendem na classe jurídica prestando consultoria, que pode ser um serviço a mais nos escritórios advocatícios.

Embora não seja propriamente um curso para ser empresário, em muitos casos, acaba sendo uma opção natural.

Isso ocorre até pela expertise em processos de formação de empresas que alguns advogados adquirem.

Se pergunta qual curso fazer para ser empresário e cogita Direito? Pode ser uma boa escolha, sim.

TI

Quando alguém se pergunta “quero ser empresário, que faculdade fazer?”, deve levar em conta seus interesses e habilidades.

Por vezes, a escolha não é tão óbvia.

Assim como a graduação em Direito, a de Tecnologia da Informação (ou Ciência da Computação) não tem um foco no empreendedorismo.

Contudo, o que se observa é que cada vez mais pessoas buscam esse curso com o objetivo de formar seu próprio negócio.

Uma das possíveis explicações para isso é o enorme sucesso de nomes como Mark Zuckerberg e Travis Kalanick, fundador do Uber.

Embora nenhum tenha concluído o curso de Ciências da Computação, foi na faculdade que eles deram os primeiros passos para empreender na área de tecnologia.

Não é um curso para ser empresário, mas é quase isso, considerando que hoje boa parte das empresas começam no meio digital.

O que preciso ter para ser um empresário de sucesso?

Equipe debatendo o que é preciso em um curso para ser empresário
Como se tornar um empresário de sucesso

Já vimos qual curso fazer para ser empresário, mas será que só a formação é suficiente?

Certamente, representa um passo fundamental. Mas muito ajuda se você investir também em competências comportamentais, por exemplo.

Na vida e nos negócios, o principal requisito para ser um empreendedor bem-sucedido é arregaçar as mangas e trabalhar.

Porém, não basta apenas ser esforçado, do contrário, não haveria tantas empresas encerrando suas atividades ou em dificuldades financeiras, apesar do suor de seus líderes.

Além de estar disposto a trabalhar, é preciso se preparar para que o esforço seja bem direcionado.

É aí que um curso para ser empresário pode fazer a diferença.

Até aqui, você conheceu opções e até já sabe o que estudar para ser empresário.

Porém, é preciso mais, já que existem certas habilidades e soft skills tão necessárias para empreender quanto um curso.

Prossiga na leitura e conheça as principais delas.

Criatividade

A jornada empreendedora é repleta de imprevistos para os quais nem todo curso para ser empresário prepara.

Alguns filmes sobre empreendedorismo mostram o que os grandes empreendedores fizeram para dar conta do inusitado enquanto lutavam para conduzir seus negócios.

“Walt Antes de Disney” (2015), por exemplo, revela como o criador do Mickey Mouse aliou criatividade e talento para o entretenimento com a pegada empreendedora.

Outro filme que mostra o valor da criatividade para obter resultados acima da média é “O Homem que Virou o Jogo” (2011).

Também baseado em fatos, ele mostra como um treinador de um pequeno time de beisebol consegue resultados impressionantes ao desenvolver um novo método de treinamento.

Coragem

Os exemplos dos filmes também inspiram pela coragem que os homens e mulheres de negócios tiveram para alcançar seus objetivos.

Esse é um valor que toda pessoa de negócios precisa ter desde sempre e que não pode ser desenvolvido em nenhum curso para ser empresário.

Imagine, por exemplo, se Chris Gardner, interpretado por Will Smith em “A Procura da Felicidade” (2006), tivesse esmorecido perante as enormes dificuldades que teve?

Se você não viu o filme, ele fala da trajetória de um dos maiores empresários do setor de investimentos dos Estados Unidos.

No auge do desespero, ele chegou a morar na rua com o filho pequeno, mas nunca desistiu, em um grande exemplo de coragem.

Liderança

Todo empreendedor é um líder, mesmo que não queira.

Ao conduzir um negócio, você terá que tomar decisões que poderão afetar a vida de funcionários, familiares e até de seus amigos e conhecidos.

Ainda que liderar seja um dom, essa é uma qualidade que também pode ser desenvolvida em um curso para ser empresário e, principalmente, pela experiência.

Autoconfiança

Como empresário, tenha certeza de que as pessoas estarão o tempo todo observando suas ações.

Por isso, em tudo que você fizer, deve estar presente uma característica fundamental: a autoconfiança, que deve vir não só do preparo adquirido, como do seu próprio instinto.

Foi assim que os grandes empresários prosperaram, colocando o conhecimento e competência adquiridos a serviço das suas intuições e percepções.

O que estudar para ser um empresário?

Grupo estudando para curso para ser empresário
Existem alguns tópicos essenciais para quem quer se tornar um empresário

Como destacamos logo no início, para ser um empresário de sucesso é preciso estar disposto a aprender fazendo.

No entanto, a falta de conhecimento sempre cobra seu preço.

Por isso, há certos saberes que só podem ser adquiridos em um curso para ser empresário ou algo parecido com isso.

Veja abaixo o que estudar para ser empresário em tópicos essenciais, que não podem faltar na formação:

  • Empreendedorismo e inovação
  • Gestão de projetos
  • Legislação empresarial
  • Logística
  • Marketing
  • Planejamento estratégico
  • Responsabilidade social e ambiental
  • Teorias de administração.

Por que é importante estudar antes de começar a empreender?

Como a jornada empreendedora é cheia de riscos, quanto mais preparado para enfrentá-los você estiver, maiores as chances de sucesso.

Nesse aspecto, um curso para ser empresário é provavelmente a melhor opção para minimizar os impactos das ameaças às quais todo negócio está sujeito.

Na sequência, mostramos algumas boas razões que justificam o investimento nesse tipo de curso.

Networking

Por mais clichê que pareça, é fato que ninguém prospera sozinho no meio empresarial.

O tempo todo, você precisará de pessoas para apoiar em suas decisões, realizar tarefas ou para fornecer os mais variados recursos.

Um curso para ser empresário ajuda também porque você poderá formar uma rede de apoio por meio de um networking sólido com seus professores e colegas de curso.

Mercado

Ainda que, como empresário, você venha a saber muito do seu próprio ofício, precisará também conhecer o mercado em que atua para que seus produtos ou serviços tenham saída.

Sem esse conhecimento, o negócio ficaria míope em relação ao contexto externo e, assim, falharia na parte mais importante, que é atender as necessidades do consumidor.

Isso sem contar as ameaças que vêm dos concorrentes, dos impostos e as restrições legais às quais toda atividade empresarial está sujeita.

Desenvolver o pensamento crítico e analítico

Lembra o que falamos a respeito das disciplinas teóricas?

Um dos objetivos das instituições de ensino ao lecioná-las é equipar os alunos com um leque de conhecimentos que servirá de base para a construção do pensamento.

Sem essa base, um curso para ser empresário seria incompleto, formando profissionais autômatos, sem capacidade de refletirem sobre o que fazem.

Desenvolver o pensamento crítico e analítico é ainda uma forma de detectar as próprias falhas, que podem ser corrigidas antes de gerar estragos maiores.

Qual tipo de empresário posso ser?

Pessoas em sala de reunião sobre o curso para ser empresário
Acompanhe a seguir os tipos de empresários que você pode ser

Aqui, vale fazer uma reflexão parecida com a da pergunta “quero ser empresário, que faculdade fazer?”. Isso porque as possibilidades são muitas.

Da mesma forma que há diversos cursos para ser empresário, existem incontáveis perfis empresariais que você pode seguir.

A escolha de um ou mais de um deles depende de fatores como suas aptidões pessoais, formação e da área em que você atuar.

Considerando a enorme variedade de alternativas, destacamos a seguir três tipos, para que você forme um juízo sobre esse importante aspecto.

Acompanhe a seguir.

Empresário do próprio negócio

Quem opta por ser empresário do próprio negócio escolhe por um caminho em que a exposição aos riscos é maior.

Não tenha dúvidas de que, à frente de uma empresa, você precisará ser arrojado e, ao mesmo tempo, analítico em suas decisões.

Afinal, quem comanda seu próprio empreendimento precisa ter um perfil voltado para realizações e, sobretudo, ser orientado por metas – características que podem ser desenvolvidas em um curso para empresário.

Empresário em uma instituição

Por outro lado, ao atuar como empresário dentro de uma instituição, você terá uma blindagem maior contra os riscos externos.

Isso não quer dizer que você não precisará tomar decisões difíceis, ainda mais quando você estiver à frente de uma iniciativa intraempreendedora.

A relação também pode ser como a de um fornecedor.

Nesse caso, além da capacidade de gestão, é fundamental também manter um bom relacionamento com as instituições e empresas com que tenha vínculo.

Empresário investidor

Há ainda os empresários que prosperam investindo em outros empresários.

É o caso dos investidores-anjo que, com seus aportes, entram nas empresas como sócios-investidores.

Você pode fazer um curso para ser empresário nessa linha de atuação, já que algumas instituições de ensino preparam para atuar nesse segmento.

Torne-se um empresário com a FIA

Agora que já sabe o que estudar para ser empresário, que tal dar o próximo passo?

A FIA Business School tem o curso para ser empresário que você precisa para alavancar sua carreira no mundo dos negócios.

Estamos entre as instituições mais conceituadas do Brasil e do mundo e somos a primeira escola brasileira credenciada pela AMBA (Association of MBAs).

Conheça nossos cursos de pós-graduação e MBA na área de empreendedorismo e dê um passo decisivo em direção ao sucesso!

Dúvidas frequentes sobre ser empresário

Ninguém vira um empreendedor da noite para o dia.

Até que um negócio esteja de pé e em condições de gerar lucros, é preciso percorrer uma árdua jornada de muito aprendizado e superação.

Seria mais fácil se existisse um manual de instruções ou só um curso para ser empresário, mas a realidade é bem diferente.

Isso porque empreender é uma atividade sobretudo prática e, como tal, desperta sempre uma enxurrada de dúvidas.

Destacamos abaixo as respostas que você precisa saber.

Qual é o salário de um empresário?

Diferentemente dos trabalhadores formais, que são contratados pelas empresas conforme as leis trabalhistas, os empresários não recebem salários.

O mais perto disso é o chamado pró-labore, espécie de remuneração baseada nos lucros de uma empresa e que serve como base de cálculo para a contribuição mensal previdenciária.

Para ser bem remunerado, então, o empresário precisa que o negócio prospere.

Qual curso para virar empresário?

Não existe apenas um curso para virar empresário.

Essa formação pode ser obtida no contexto acadêmico, por meio de cursos de graduação, como o de Administração e Marketing.

Para quem já é formado, existem também as diversas especializações e pós-graduações que podem dar a base necessária para começar a empreender.

Quantos anos dura uma faculdade de empresário?

Tomando como referência a graduação em Administração, o mais buscado pelas pessoas que pretendem empreender, o tempo mínimo para se formar é de 4 anos, ou 8 semestres.

Conclusão

Seu próximo curso para ser empresário está aqui, na FIA Business School.

Para quem já tem uma graduação, a Pós-Graduação Consultoria Empresarial é ideal para adquirir as competências necessárias para conduzir um negócio.

Vá ainda mais longe na carreira, com o MBA Gestão Empresarial da FIA e habilite-se a liderar qualquer tipo de empresa.

Seja qual for a sua escolha, conte sempre com a FIA na preparação para enfrentar os desafios do estimulante mundo corporativo e empresarial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEM TEMPO PARA LER AGORA?
Sobre a FIA Business School:

Com um olhar sempre no futuro, desenvolvemos e disseminamos conhecimentos de teorias e métodos de Administração de Empresas, aperfeiçoando o desempenho das instituições brasileiras através de três linhas básicas de atividade: Educação Executiva, Pesquisa e Consultoria.

CATEGORIAS
POSTS EM DESTAQUE
FIQUE POR DENTRO!

Condições de parcelamento

Valor do curso

Valor do curso para empresa parceira

à vista

R$ 42.900,00

R$ 30.030,00

12 x

R$ 3.694,00

R$ 2.585,65

18 x

R$ 2.507,00

R$ 1.754,51

24 x

R$ 1.914,00

R$ 1.339,21

30 x

R$ 1.558,00

R$ 1.090,24

Condições de parcelamento

Valor do curso

Valor do curso para empresa parceira

à vista

R$ 45.400,00

R$ 31.780,00

12 x

R$ 3.910,00

R$ 2.736,33

18 x

R$ 2.653,00

R$ 1.856,76

24 x

R$ 2.025,00

R$ 1.417,25

30 x

R$ 1.649,00

R$ 1.153,78