por que estudar administração

01 abr 19

Por que estudar administração? 8 motivos para escolher esse curso

Tem momentos na vida que é preciso deixar de preguiça, tomar uma atitude e escolher uma graduação, não é mesmo? Só que entre todos os cursos existentes, por que administração atrai tanto a preferência dos empregadores?

Ter um objetivo profissional traçado é importantíssimo para a carreira e aliar isso a uma graduação faz a diferença para conquistar um bom emprego, ter um salário relevante, adquirir novas competências, entre outras vantagens.

Sendo assim, neste post preparamos um guia com tudo o que precisa saber a respeito do curso de administração, como a grade curricular, as áreas de atuação, a situação do mercado de trabalho etc. Continue a leitura e confira!

[rock-convert-cta id=”12224″]

O que se estuda em um curso de administração?

A graduação em si é formada por oito semestres, ou seja, serão quatro anos em que você aprenderá sobre os mais variados assuntos, técnicas, ferramentas organizacionais, conceitos e assim por diante. De início, você terá uma introdução a respeito da teoria geral da administração e verá a importância de Taylor, Fayol e Ford na abordagem clássica da área.

Ainda no começo, aprenderá sobre alguns conceitos básicos da contabilidade e, caso não tenha facilidade com números, melhor focar bastante na matéria e, assim, tirar de letra a matemática financeira, as noções de micro e macroeconomia etc. A estatística também será um assunto recorrente e ajudará bastante na parte de estratégia empresarial para analisar a economia brasileira.

Em marketing, uma das disciplinas mais importantes na grade curricular de administração, você aprenderá sobre pesquisas mercadológicas, segmentações de mercado, composto de produtos e serviços, entre outros aspectos. Da mesma forma, verá o quanto a logística é fundamental para os processos organizacionais e que a gestão de qualidade deve ser prioridade nas empresas.

Não podemos esquecer de citar a parte jurídica que, embora não seja aprofundada como no curso de Direito, traz ótimos conceitos para lidar bem com as questões previdenciárias, trabalhistas e abertura de empresas. Ainda na parte humana do curso, obviamente que você compreenderá a necessidade de gerir bem as pessoas, do trabalho em equipe e do comportamento em relação ao clima organizacional.

Perceba que o curso mostrará muitas tendências de mercado e, consequentemente, a mente estará aberta para o empreendedorismo e a inovação, principalmente respeitando os fatores ambientais, econômicos e sociais. A cultura internacional é um ponto relevante ao final da graduação, assim como a abordagem das técnicas de negociação e as estratégias que direcionam uma tomada de decisão eficiente e eficaz.

Quais são as principais áreas de atuação?

Durante o curso é sempre importante observar quais são as áreas de atuação que você pode trabalhar futuramente, afinal, o planejamento é uma das características básicas para ser um bom administrador. É preciso avaliar os prós e os contras de cada área de atuação antes de buscar um estágio, até mesmo para enxergar um plano de carreira rentável.

Existe um leque de opções de trabalho para quem cursa administração, o que é uma ótima notícia, tendo em vista o alto índice de desemprego que assola o país. A seguir, você verá algumas das principais áreas de atuação que empregam constantemente, seja no setor privado, seja no setor público. Vale lembrar que as remunerações variam de estado para estado e que, por essa razão, não serão mencionadas aqui.

Gestão de pessoas

Se a sua aptidão é voltada para a parte das ciências humanas da administração, então o melhor a fazer é lidar com pessoas e todo o cenário que as cercam em uma organização. Isto é, a pessoa que trilha o caminho da gestão de pessoas pode focar nas atribuições dos recursos humanos (RH), cuidando dos vínculos empregatícios, das remunerações, do recrutamento de candidatos e, logicamente, do treinamento deles.

Finanças

Na área de atuação financeira, a graduação dará a expertise necessária para mexer com números rotineiramente em instituições como bancos, financeiras, factorings etc. Você pode muito bem aplicar seus conhecimentos contábeis para realizar diagnósticos e cuidar da gestão de custo, equilíbrio do fluxo de caixa, deduzir impostos, calcular os índices de rentabilidade e assim por diante.

Marketing

Em relação ao marketing, as áreas de atuação são voltadas para achar soluções estratégicas de branding, aumentar as vendas, construir uma boa experiência de consumo e ainda transmitir os valores empresariais. Você pode atuar em qualquer nicho de mercado, desde um comércio simples até uma indústria, podendo trabalhar tanto nas técnicas tradicionais quanto no marketing digital.

Comércio Exterior

Visando aproveitar a disciplina de cultura internacional, você pode atuar firmemente com o comércio exterior e ter uma visão de negócios mais ampla do que muitos gestores por aí. Todavia, você precisa ter o domínio do inglês, conhecer a respeito de fusões, aquisições e ficar de olho na movimentação do dólar comercial.

Empreendedorismo

Durante o período universitário, você sentirá uma vontade inevitável de empreender, buscando boas oportunidades para estabelecer a sua empresa e deixar as ideias fluírem para criar algo que chame a atenção do seu público-alvo. Para isso, você pode utilizar ferramentas estratégicas como a análise SWOT e o modelo Canvas de negócio, a fim de determinar o produto ou serviço que venderá, para quem, como e quanto custará.

Carreira acadêmica

Por outro lado, se você tem um bom desempenho para falar em público e ajudar os colegas de sala é uma das funções que domina, então a carreira acadêmica cairá como uma luva na sua trajetória profissional. Independentemente de ser uma universidade pública ou privada, trabalhar como professor de administração é enriquecedor para o currículo, afinal, você terá a missão de formar outras pessoas.

Como é o mercado de trabalho na administração?

Antes mesmo de pensar nas áreas de atuação que deseja, você deve dar uma olhada na situação do mercado de trabalho e verificar o que é mais vantajoso para sua vida profissional. Para isso, existem vários sites, como o da Catho, do Love Mondays, do Trabalha Brasil, entre outros, em que você pode consultar as médias salariais e, assim, ter um parâmetro de qual é o melhor emprego no momento.

Em muitas empresas de pequeno, médio ou grande porte, os níveis profissionais costumam se dividir em cinco etapas: trainee, júnior, pleno, sênior e master.

Mercado para Finanças

Depois de um período de instabilidade e com a confiança do mercado para retomar o equilíbrio na economia, a tendência é que nos próximos anos as vagas para as áreas financeiras cresçam consideravelmente. As posições de destaque costumam ser para os setores de planejamento financeiro, de auditoria e de finanças corporativas.

Espera-se de candidatos nessa área, além da experiência e a habilidade com contas, uma boa comunicação, dinamismo, visão estratégica, capacidade de influenciar e, pelo menos, um segundo idioma. Atuar nesse nicho costuma render bons salários.

Mercado para Recursos Humanos

Com o passar dos anos, a área de RH vem ganhando cada vez mais importância para as organizações, mas não com o intuito que muitos pensam de resolver apenas os problemas, mas sim agir lado a lado com a administração estratégica. Para tanto, é preciso focar integralmente no negócio, apresentar competências para realizar multitarefas e ter um papel decisivo na formação do ativo intelectual da empresa.

Em 2019, as posições de destaque para o RH estão voltadas ao treinamento, recrutamento, coordenadoria e gerência, sendo que o estilo de profissional ideal tem como prioridade o foco em resultados qualitativos.

Mercado Para Marketing

Com a evolução do marketing, a parceria afiada com o setor de vendas e a democratização da informação por meio da internet, o mercado nessa área tem se mantido aquecido frequentemente e a tendência é só melhorar. As empresas buscam profissionais que tenham um perfil dinâmico para executar multifunções; analítico para identificar as oportunidades e determinado para trazer resultados.

Com a transformação online, espera-se para este ano a procura por funções ligadas ao marketing digital, inteligência de mercado, vendas etc. Essa também é uma área que paga muito bem.

Qual é o perfil de um profissional de administração?

Para que seu currículo esteja à altura do perfil de um profissional de administração, entenda que é necessário o domínio das habilidades técnicas, humanas e conceituais. Basicamente, é preciso mostrar um conjunto de competências para dar conta do recado e se dar bem em qualquer área de atuação relacionada ao estilo do administrador.

Você deve ter a capacidade analítica para desvendar os melhores caminhos que a empresa deve trilhar e, consequentemente, realizar um ótimo planejamento dos processos organizacionais. Saber agir estrategicamente é um aspecto fundamental para lidar com cenários adversos, melhorar o alcance da marca e, de quebra, motivar os colaboradores para chegar aos seus objetivos.

É interessante também ser um bom líder para conduzir o trabalho em equipe, adquirir respeito entre os demais e confiabilidade para tomar as melhores decisões, mesmo que elas sejam as mais difíceis. O papel da liderança faz com que o administrador evolua gradativamente e alcance promoções por onde passa, pois as empresas anseiam por pessoas que assumam a responsabilidade.

Ao estudar administração, você perceberá muitas vezes que o trabalho em grupo gera alguns conflitos, mas o controle dessas situações é indispensável se quiser assumir bons cargos no mercado de trabalho, ou seja, é preciso demonstrar a inteligência emocional. Isto é, aprimorar o autoconhecimento, controlar as emoções, ter empatia e, principalmente, construir bons relacionamentos interpessoais.

Outro aspecto essencial para o perfil ideal de administrador é apresentar uma facilidade com os números, afinal, em diversas empresas você será questionado disso e pode obter pontos preciosos para ficar à frente de seus concorrentes. O domínio das ciências exatas faz com que consiga se candidatar a boas vagas, cresça dentro da empresa e tenha uma educação financeira exemplar para sua vida pessoal.

Da mesma forma, não podemos nos esquecer da habilidade de se comunicar bem, um dos requisitos mais procurados por recrutadores e que faz a diferença no dia a dia das empresas, pois permite uma assimilação melhor dos feedbacks, desenvolvimento hábil das tarefas e atuação eficaz nos processos. Ter uma boa comunicação também permite que você se desenvolva como profissional e saiba apresentar relatórios, dar treinamentos, negociar com fornecedores, especular ações de mercado etc.

Lembre-se de exercer uma boa gestão do tempo, tendo em vista que as empresas passam por mudanças estruturais cada vez mais rápidas e você não pode ficar no “olho do furacão” esperando algo acontecer. As atitudes impulsionam a pensar de forma inovadora, o que agrega para aprimorar produtos ou serviços que satisfaçam as dores apresentadas pelos consumidores.

Por fim, como parte da maturidade de um profissional de qualidade, nada melhor do que aprender com os próprios erros, visto que é possível reparar as ações no futuro e exercer uma postura diferenciada para aproveitar melhor as oportunidades. Além disso, jamais deixe de se atualizar durante sua jornada, sendo que especializações, intercâmbios e cursos extracurriculares só acrescentam na carreira.

8 motivos para estudar administração

Sabemos bem que o término do ensino médio gera muitas incertezas, tais como montar um currículo campeão, entender as táticas para conseguir um bom estágio e saber qual graduação é melhor para a vida profissional. No entanto, dentre as milhares de opções que existem nas faculdades, o curso de administração é aquele que realmente pode dar o up que você espera em sua vida.

Por mais que a insegurança apareça nesse momento, saiba ter firmeza em suas escolhas e optar por algo que seja melhor na questão do conhecimento, comodidade de horário e financeiramente viável. A seguir, você terá a oportunidade de conhecer os 8 melhores motivos para ingressar nessa graduação — que é uma das mais procuradas nos últimos tempos.

1. Curso multidisciplinar

Essa já é uma vantagem que te diferencia de milhares de pessoas no mercado de trabalho, pois enquanto muitos sabem fazer apenas uma tarefa, você terá a destreza de apresentar suas habilidades para executar múltiplas funções. Ter um perfil generalista é muito bem-vindo para as empresas, que carecem urgentemente de profissionais qualificados.

Será possível dar conta de demandas em diversos setores, sempre apresentando um bom nível de conhecimento e consciência do que pode ser mudado ou melhorado nos processos organizacionais. A multidisciplinaridade permite que você seja muito mais do que um mero administrador, mas um gestor de negócios pronto para driblar qualquer tipo de crise e construir uma trajetória de sucesso.

2. Mercado de trabalho amplo

Tendo em vista a aprendizagem de várias disciplinas diferentes, o reconhecimento para o profissional de administração é enorme no mercado de trabalho. Se você se dedicar, desenvolver uma carreira sólida, ter foco e buscar melhorias o tempo todo, dificilmente deixará de ter um emprego assegurado.

Seja qual for o caminho escolhido entre marketing, finanças, gestão de pessoas, logística, entre outras atribuições, saiba que terá a chance de conquistar ótimos salários, tendo em vista a valorização de um administrador no cenário atual. Você observará com o tempo que é possível conquistar posições de destaque e, assim, subir de cargo naturalmente.

3. Habilidade estruturada de empreender

Outra grande vantagem encontrada no curso é o despertar da ânsia de desenvolver um negócio relevante para milhares de pessoas. Não à toa, muitos administradores se tornam donos de grandes startups que começaram apenas com uma ideia, uma simples solução para um problema encontrado na sociedade.

O empreendedorismo é inerente ao DNA do administrador e faz com que você não queira ficar na mesmice e tenha a ambição necessária para arriscar, dar o próximo passo e revolucionar a vida das pessoas de alguma maneira. Da mesma forma que a empregabilidade é extensa, as oportunidades de formar novas empresas são muitas também, sendo que você pode começar como um microempreendedor tranquilamente.

4. Desenvolvimento de liderança

Se em alguns momentos te falta iniciativa para realizar determinada tarefa ou conduzir um grupo de trabalho da forma que deveria, pode ter a certeza que essa graduação transformará a maneira como lida com as pessoas. Exercer cargos de liderança demanda uma responsabilidade que os profissionais de administração sabem tirar de letra.

O desenvolvimento dessa aptidão permite construir um ambiente estruturado, avaliar os riscos, obter capacidades críticas e primar para que os processos sejam conduzidos com disciplina. O curso dá o know-how para agir melhor e impor respeito perante os demais, porém, lembre-se de que é essencial não confundir autoridade com arrogância, e sim mostrar uma ascensão natural para comandar e gerenciar as pessoas.

5. Possibilidade de carreira internacional

Visando ampliar os horizontes, a formação em administração dá totais condições para exercer um cargo público ou privado não só no Brasil, mas em qualquer parte do mundo. Você terá noções a respeito do comércio exterior, de como funciona a internacionalização das empresas, de conceitos comerciais, de análises dos mais variados cenários de exportação, entre outros aspectos.

A carreira internacional só tem a abrilhantar o seu currículo e fazer com que seja uma pessoa requisitada em qualquer lugar que esteja. No entanto, nunca é demais enfatizar que é imprescindível ter, pelo menos, uma segunda língua na bagagem antes de se aventurar pelo mundo afora, afinal, com o conhecimento você adquire autoconfiança e seu poder de barganha aumenta perante clientes, fornecedores e novos players.

6. Muitas vagas em concursos

Outro atrativo e tanto para cursar administração é a oportunidade de conquistar milhares de vagas em concursos, pois trabalhar no setor público garante diversos benefícios, como a estabilidade financeira, uma boa aposentadoria, a oportunidade de investimento etc. Perceba ainda que o conhecimento adquirido no curso faz com que você assimile melhor as matérias pedidas nos editais.

Além do mais, o fato de ter o ensino superior no currículo permite que você se credencie para vagas com salários maiores, sendo que, muitas vezes, isso é algo inimaginável de receber no setor privado em tão pouco tempo. Existe vantagem até na elaboração do seu cronograma de estudos, pois com as ferramentas de produtividade aprendidas no curso, você terá a disciplina necessária para estudar com afinco.

7. Estímulo à criatividade

Muito mais do que se formar em administração, você pode perceber que todo mundo que faz esse curso modifica o jeito que conduz a vida. A maneira de pensar começa a ser moldada para encarar os desafios por outros ângulos, de ter uma visão sistêmica sobre tudo que acontece e ainda ter uma automotivação jamais imaginada.

O estímulo à criatividade é um dos pontos cruciais no curso, pois será impulsionado a pensar diferente dos demais, a fazer algo que traga impacto para a sua vida, dos seus familiares, do bairro em que mora, assim por diante. De maneira geral, você terá a expertise de agir no molde do design thinking, em que os processos são vistos com o foco na qualidade e sempre buscando soluções para um problema específico.

8. Atuação em qualquer setor da economia

Outro excelente motivo para cursar administração é ter a possibilidade de investir a fundo em qualquer setor da economia, seja em empresas privadas, seja em empresas públicas. A interdisciplinaridade do curso permite que os alunos tenham o know-how necessário para lidar com diversas contas as quais os departamentos precisam administrar, tais como os cálculos de rentabilidade, os índices de estrutura de capital, os valores associados à capacidade produtiva, entre outros aspectos relevantes.

O uso da calculadora científica e o bom conhecimento desenvolvido em torno disso dão a chance do estudante lidar com as principais dificuldades quantitativas que possam surgir, até mesmo tendo noções de estatísticas e processos gerenciais complexos. Isso acaba sendo de suma importância em setores como bancos, empresas de tecnologia, na área de esportes e assim por diante.

Para finalizarmos, saiba que muito mais do que o diploma universitário, você dará um passo gigantesco como ser humano, buscando a evolução contínua e tendo a certeza de que o mundo pode ser um lugar melhor se investirmos na educação.

Ainda tem dúvidas sobre por que estudar administração ou conseguimos solucioná-las por meio deste conteúdo? Seus amigos precisam se decidir também? Então aproveite a oportunidade e compartilhe o post em suas redes sociais para eles ficarem por dentro do assunto!


Voltar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *