Share, , Google Plus, Pinterest,

Posted in:

Características do empreendedor: o que é ser empreendedor e como desenvolver o perfil

caracteristicas do empreendedor o que e ser como desenvolver perfil

Será que você reúne as características do empreendedor moderno?

Essa pode ser uma condição necessária para ser bem-sucedido em seu projeto.

E se você já tem ou deseja ter um negócio para chamar de seu, saiba que acompanha uma tendência.

Não é de hoje que o empreendedorismo tem se mostrado como a uma das mais eficientes ferramentas para a transformação do mundo.

Segundo dados levantados pela revista Entrepreneur, em 2016, do total de 7 bilhões de pessoas vivas no mundo, 400 milhões são empreendedoras.

Isso significa que a cada 18 pessoas, uma possui um negócio próprio.

Os Estados Unidos, considerado como o melhor ambiente para a abertura de empresas, atualmente, tem 15 milhões de pessoas trabalhando por conta própria.

Existe uma estimativa que, até 2020, um contingente de 27 milhões de pessoas irão deixar os postos de trabalho tradicionais para empreender no país norte americano.

Como resultado dos cenários de incerteza política e crise na economia, o Brasil tem apresentado números de destaque no empreendedorismo mundial.

De acordo com os dados pesquisados pelo Global Entrepreneurship Monitor (GEM) com o suporte do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em 2017, havia cerca de 49,3 milhões de negócios.

Desse número 22,1 milhões correspondiam a empresas com até 3,5 anos de fundação.

Em 2018, na faixa entre 28 e 64 anos, a cada cinco pessoas no Brasil, duas tinham um negócio próprio.

A pesquisa demonstrou, por meio da comparação do número de novos negócios com a quantidade de negócios estabelecidos, que a taxa total de empreendedores no ano chegou a 38%.

Se você tem interesse em aprofundar o seu conhecimento e descobrir mais sobre o perfil das pessoas que estão promovendo mudanças na economia global, não deixe de ler o artigo até o final.

Nele, iremos abordar os seguintes tópicos:

  • O que é ser empreendedor?
  • O que é ser uma pessoa empreendedora (com perfil empreendedor)?
  • O que é empreendedorismo?
  • Qual a importância do empreendedorismo nos dias atuais?
  • Principais características de um empreendedor de sucesso.
  • Qual deve ser o perfil de um empreendedor?
  • Como desenvolver características empreendedoras?

Boa leitura!

caracteristicas do empreendedor o que e ser
O empreendedorismo é uma opção considerada por cada vez mais pessoas

O que é ser empreendedor?

Apesar do senso comum direcionar a definição como aquele agente que abre uma empresa com a finalidade de se ter uma renda, a figura do empreendedor não se limita à essa definição.

Uma pessoa que funda uma ONG ou desenvolve um projeto social, por exemplo, pode ser considerada empreendedora.

Existe ainda a figura do empreendedor corporativo, que desenvolve atividades e propõe ideias para o crescimento da empresa na qual trabalha.

Ser empreendedor é demonstrar autonomia de ação e autoconfiança para inovar, propor desafios e realizar mudanças.

O empreendedor é aquela pessoa que confia em suas próprias opiniões mais do que na das outras pessoas.

Possui otimismo acima da média, é determinado mesmo diante das dificuldades e consegue transmitir para os outros a confiança na própria capacidade.

Também identifica oportunidades com mais facilidade e rapidez, ao mesmo tempo em que não se conforma com a situação atual.

O jornalista e dramaturgo irlandês George Bernard Shaw, que viveu na virada do século 20, escreveu:

“O homem sensato adapta-se ao mundo. O homem insensato insiste em adaptar o mundo a si. Sendo assim, qualquer progresso depende do homem insensato.”

Com base nessa definição, podemos afirmar que o empreendedor deve possuir uma dose de insensatez que lhe permita insistir na mudança até que tenha sucesso.

O empreendedor é aquele indivíduo que contesta a situação das coisas ao seu redor, busca por mudanças e persegue resultados, onde outros não encontram caminho.

É uma pessoa que cultiva a paixão pelo que faz, quer se destacar e ser reconhecido de forma que possa deixar um legado para as gerações futuras.

caracteristicas do empreendedor o que e ser pessoa perfil
Há que ter alguns traços de personalidade para se enveredar no mundo do empreendedorismo

O que é ser uma pessoa empreendedora (com perfil empreendedor)?

Existem traços da personalidade das pessoas empreendedoras que são mais conhecidos: disposição para o trabalho duro, apetite ao risco, competitividade, mentalidade orientada para o crescimento, entre outras.

No entanto, há outras que são menos percebidas, mas igualmente importantes para o sucesso no empreendedorismo.

Vamos a elas:

  • Otimismo: o medo do fracasso é uma característica inexistente no perfil do empreendedor. O grau de otimismo das pessoas empreendedoras é acima da média sempre. Em 2016 o empreendedor suíço-brasileiro, Jorge Paulo Lemann tuitou: “Prefiro ser otimista. Não conheço muitos pessimistas bem-sucedidos.”
  • Perspicácia: as pessoas empreendedoras são mais perceptivas. A identificação de uma oportunidade antes dos outros não é uma tarefa trivial e, indo além, o empreendedor é capaz também de fazer um diagnóstico de como transformar oportunidade em negócio
  • Curiosidade: o acúmulo de informações pertinentes ao negócio de forma a permitir a tomada de decisões. O empreendedor busca informações sobre o tamanho do mercado, quer entender como o cliente pensa, identifica os concorrentes e os possíveis riscos presentes no negócio.
  • Carisma: a capacidade de vender a ideia para clientes, investidores, parceiros e funcionários. Dentre os traços menos evidentes da personalidade dos empreendedores, a capacidade de influenciar as pessoas se destaca.
  • Resiliência: possuem capacidade de absorver os impactos sem permitir que os objetivos sejam alterados. Embora seja recomendado o planejamento para qualquer tipo de empreendimento, existem fatores que não são possíveis de serem mapeados. E o empreendedor de sucesso é aquele que consegue superar as dificuldades e se mantém firme em seus objetivos.
caracteristicas do empreendedor o que e empreededorismo
A palavra empreendedorismo pode contemplar um grande tipo de atividades e iniciativas

O que é empreendedorismo?

Em 1945, o economista austríaco Joseph Schumpeter usou o termo empreendedorismo para descrever a atividade de “pessoas versáteis, com habilidades técnicas para produzir e organizar recursos financeiros e operações internas”.

Robert D. Hisrich, em seu livro Empreendedorismo, define como um “processo de criar algo diferente e com valor, dedicando tempo e o esforço necessário, assumindo os riscos financeiros, psicológicos e sociais correspondentes e recebendo as consequentes recompensas da satisfação econômica e pessoal”.

Embora descritos de forma diferente, os conceitos se complementam quando entendemos o empreendedorismo como uma iniciativa que depende do uso de criatividade, paixão, riscos e oportunidades.

Avançando no conceito, o Professor Dr. José Dornelas em seu livro Empreendedorismo para Visionários, propõe a divisão em tipos, conforme o perfil do empreendedor.

  • Informal: é um modelo bastante comum nos países em desenvolvimento. Está ligado às necessidades financeiras imediatas do fundador. Por via de regra, não caracteriza uma escolha feita racionalmente. O governo brasileiro tem trabalhado para promover a formalização desses negócios com o propósito de amparar socialmente os empresários e dar uma estrutura mais sólida de apoio
  • Cooperado: é uma das estruturas mais simples, pelo ponto de vista do empreendedor, para a formalização da atividade. Geralmente, contempla artesãos e pequenos produtores, que não possuem recursos suficientes para participarem do sistema e serem competitivos
  • Individual: este tipo conta com a estrutura formalizada e permite uma condição melhor de participação no mercado. Entretanto, ainda está ligado à sobrevivência e atendimento das necessidades imediatas do empreendedor e de sua família.
  • Franquia: é a opção do empreendedor que procura uma renda mensal média e retorno sobre o valor investido
  • Social: modelo que tem crescido muito nos últimos anos, principalmente entre a população jovem, busca a solução dos problemas que o poder público demonstra incapacidade para gerir
  • Corporativo: também chamada de intraempreendedorismo, caracteriza a ação de um funcionário que empreende novos projetos dentro da empresa que trabalha.
  • Público: movido pelo ideal de demonstrar o valor do funcionalismo público, este modelo é análogo ao corporativo, mas aplicado na esfera dos serviços públicos
  • Do conhecimento: é o empreendimento que busca oportunidade na aplicação do capital intelectual acumulado sobre um tema específico
  • Do negócio próprio: é o modelo mais fácil de ser identificado, caracterizado pela pessoa que abre um negócio com o propósito de ter liberdade de ação, crescer e gerar riqueza.

A presença de uma pessoa movida pela busca do reconhecimento, da satisfação pessoal e autonomia, é comum a todos os tipos de empreendedorismo.

caracteristicas do empreendedor qual importancia dias atuais
O empreendedorismo pode ser uma das forças para tirar o Brasil da estagnação econômica

Qual a importância do empreendedorismo nos dias atuais?

No final de 2018, uma pesquisa feita pelo Sebrae apontou que a ação dos micros e pequenos empreendedores respondeu por 59% da geração de empregos no Brasil nos nove meses anteriores.

O empreendedorismo é uma das principais formas de enfrentamento dos problemas da sociedade, visando sempre a melhor solução possível.

Conforme declarou o ex-Presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Joaquim Levy, no XXXI Fórum Nacional em maio de 2019, “o Brasil está vivendo um momento de nova confiança no empreendedorismo e na vontade de fazer as coisas de maneira diferente”.

O empreendedorismo é responsável não somente pela geração de empregos, mas também pela criação de riqueza, pela estabilidade econômica e pela melhor distribuição de renda.

Oferecendo capacitação de alto nível e a possibilidade de incubação, a Singularity University busca, por meio do fomento ao empreendedorismo, do progresso científico e das tecnologias exponenciais a solução dos principais problemas do mundo na atualidade.

Desafios ligados à mobilidade urbana, saúde e educação para todos, produção de alimentos, proteção ao meio ambiente e geração de energia são tratados como objetivos e metas possíveis de serem superados.

Um dos exemplos recentes da importância do empreendedorismo é a transformação que está ocorrendo no município de Anchieta, no Espírito Santo.

Até novembro de 2015, a principal fonte de recursos da cidade era proveniente do repasse do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) por conta das atividades da Samarco Mineração.

Com o rompimento da barragem de Mariana e a consequente interrupção da operação da unidade de extração da mineradora, o Produto Interno Bruto da cidade sofreu uma redução de 85%.

Convivendo com a expectativa de eventual retomada e retorno dos repasses somente em 2020, a cidade teve que se reinventar para superar o momento de restrição financeira.

Por meio do fomento ao empreendedorismo, da simplificação dos processos de abertura de empresas e acesso ao crédito, a prefeitura local conquistou diversos prêmios e o reconhecimento nacional.

Durante o ano de 2017, a gestão municipal, com o resultado das ações em prol do empreendedorismo, conseguiu pagar uma dívida de mais de R$ 100 milhões, saneou as contas públicas, conquistou novas empresas e transformou a economia local.

caracteristicas do empreendedor principais sucesso
Ser persistente e resiliente são duas qualidades que casam com o empreendedorismo

Principais características de um empreendedor de sucesso

Em um dos estudos mais famosos sobre empreendedorismo, o pesquisador norte americano da Universidade de Harvard, Dr. David McClelland, na década de 60, identificou as 10 principais características dos empreendedores de sucesso.

Durante um período de dois anos, ele realizou mais de 200 entrevistas com empreendedores de três continentes em diversos segmentos e áreas de atuação.

Assim, identificou as características abaixo descritas:

  • A busca de oportunidade e iniciativa: um traço constante na personalidade dos empreendedores de sucesso é a atenção incansável na identificação de oportunidades
  • A persistência: desistir não é uma opção válida a ser considerada, mesmo diante de grandes dificuldades existe a disposição para mais uma tentativa
  • Correr riscos calculados: a propensão ao risco e a percepção dos limites e alternativas permite aceitar desafios e ir além no atendimento aos objetivos propostos
  • Exigência de qualidade e eficiência: fazer sempre melhor, satisfazer e superar as expectativas e perseguir altos padrões de qualidade como hábitos cotidianos
  • Comprometimento: envolvimento com o mercado e o zelo no atendimento ao cliente é colocado acima das necessidades do curto prazo
  • Busca de informações: atualização constante dos dados e informações sobre o mercado, os clientes, os fornecedores e os concorrentes para a correta tomada de decisões
  • Estabelecimento de metas: o desenho claro da visão de futuro, considerando os objetivos de curto, médio e longo prazo mostrando compreensão do caminho de sucesso e transmitindo confiança a todos os envolvidos
  • Planejamento e monitoramento sistemáticos: enfrenta os desafios por meio da separação em etapas gerenciáveis
  • Persuasão e rede de contatos: por meio de estratégias para persuadir e se relacionar com as pessoas-chave, o empreendedor de sucesso obtém o apoio necessário para a construção e gestão do negócio
  • Independência e autoconfiança: autonomia de ação e certeza do sucesso faz com que o empreendedor confie em suas opiniões mais do que nas das outras pessoas.

A identificação dessas características permitiu superar conceitos até então arraigados com relação ao preparo por meio de educação formalizada e condição financeira preexistente.

caracteristicas do empreendedor qual deve ser perfil
Claro que algumas qualidades são inerentes, mas você pode trabalhar seu perfil para encarar o mundo do empreendedorismo

Qual deve ser o perfil de um empreendedor?

Na prática, qualquer um pode empreender.

Entretanto, existem traços que distinguem os empreendedores das demais pessoas.

Possuem a capacidade de estabelecer metas e objetivos que são desafiantes e que têm significado pessoal.

Enxergam de maneira clara e específica as oportunidades no longo prazo, e sabem descrever o que veem.

São capazes de estabelecer e mensurar os objetivos de curto prazo, bem como definir os meios para alcançá-los.

A fim de monitorar sistematicamente os planos de ação, são capazes de dividir tarefas complexas em rotinas com prazos definidos.

Demonstram flexibilidade em revisar os planos, levando em conta os resultados obtidos e as mudanças circunstanciais.

São criteriosos na manutenção de registros financeiros e na sua utilização para a tomada de decisões.

Dedicam-se pessoalmente na obtenção de informações a respeito do mercado, dos fornecedores, das normas legais, dos concorrentes e, principalmente, do perfil dos clientes.

Interessam-se pelos atributos dos produtos, pelos meios de fabricação ou execução dos serviços de forma a poderem apresentar seus diferenciais perante as alternativas existente no mercado.

Consultam especialistas no seu mercado ou área de atuação, buscam conselhos que permitam gerenciar melhor o negócio.

São proativos na execução, apresentam resultados antes de serem solicitados, não admitem serem forçados à ação perante as circunstâncias.

Buscam constantemente a expansão, procurando novas oportunidades, desenvolvendo novos produtos ou apresentando novas soluções para o mercado.

Conseguem identificar oportunidades fora do comum, seja no lançamento de um produto, na oferta de uma solução ou na obtenção de alguma vantagem competitiva no mercado.

Aceitam deliberadamente correr riscos que possam ser monitorados, avaliados e calculados.

Buscam formas para mitigar riscos e controlar resultados.

São exigentes consigo mesmos e com os outros na busca pela excelência.

São incansáveis na gestão da melhoria contínua e perseguem sempre formas mais eficazes para entregar resultados.

Desenvolvem procedimentos para garantir que o trabalho seja realizado com qualidade, em tempo hábil e atenda aos requisitos do cliente.

Evitam a procrastinação, agem perante as demandas e os desafios, superam os obstáculos que encontram.

Ao identificar que uma estratégia não funciona, são rápidos em alterar o curso de ação de forma a poder contornar os problemas.

São propensos ao sacrifício pessoal em favor da realização de uma tarefa ou atendimento a uma meta.

Também se comprometem com o que falam, assumem responsabilidade pessoal por encontrar soluções que permitam a realização de um trabalho nas condições prometidas.

Esforçam-se na satisfação das expectativas dos clientes, buscando o resultado no longo prazo acima do lucro imediato.

Conseguem comunicar seus planos e propósitos com eficácia, envolvendo as pessoas na execução de suas estratégias.

São hábeis no desenvolvimento e na manutenção de boas relações comerciais.

Buscam autonomia em relação aos controles e normas provenientes de outras pessoas.

Mantêm seus pontos de vista ainda que diante da oposição ou de resultados inicialmente desfavoráveis.

Por fim, confiam na própria capacidade para a execução de tarefas difíceis e no enfrentamento de desafios.

caracteristicas do empreendedor como desenvolver empreendedoras
A Educação é um excelente apoio para transformar sua ideia em ação

Como desenvolver características empreendedoras?

Segundo as palavras do economista e palestrante Carlos HIlsdorf: “ninguém nasce empreendedor, mas todos podem se tornar um”.

Para desenvolver as características necessárias para empreender com sucesso, alguns passos devem ser seguidos.

Vamos a eles!

Buscar conhecimento

Apesar do empreendedorismo não ser estruturado como uma ciência exata, conhecer e entender como administrar seu negócio é extremamente importante para o sucesso.

Não são raros os casos de empreendedores que fracassam por desconhecimento de regras básicas de administração financeira, marketing ou gestão de pessoas.

Com o propósito de preparar empreendedores para um novo tempo, a Fundação Instituto de Administração (FIA) oferece programas de capacitação com conteúdo prático e diversificado.

Voltado para a aplicação imediata, a pós-graduação Lato Sensu em Gestão de Negócios, Inovação e Empreendedorismo, fornece ferramentas e favorece a discussão das melhores práticas sobre o tema.

Com um enfoque mais diversificado e utilizando-se da experiência acumulada de mais de 30 anos do Programa de Administração em Ciência e Tecnologia (PACTo), o MBA Gestão de Negócios, Inovação e Empreendedorismo é beneficiado também com fortes vínculos internacionais com programas similares.

Inspirar-se em pessoas de sucesso

Diversos casos de empreendedores que superaram dificuldades, criaram oportunidades e escreveram a história, por sua vez, olharam para exemplos de outros e buscaram aplicar os bons exemplos observados.

Dentre as diversas formas de se acelerar o aprendizado e encurtar o caminho para o sucesso, a adoção de boas práticas observadas se destaca por ser uma atitude de baixo custo e eficácia comprovada.

Muitas vezes, esse processo ocorre de forma involuntária, sem que a pessoa perceba.

Entretanto, quando se faz conscientemente o aproveitamento é infinitamente melhor.

Conhecer os pontos fortes e fracos

O empreendedor precisa essencialmente conhecer seus limites, suas virtudes e fraquezas para o bom desempenho das atividades que lhe são demandadas.

O reconhecimento dos limites existentes permite uma postura mais assertiva para a elaboração da estratégia do negócio.

O entendimento das qualidades que tornam sua contribuição singular, favorece a gestão das pessoas, transmite segurança e ampara os colaboradores nos momentos de crises.

Por fim, o reconhecimento dos pontos fracos permite a gestão da própria personalidade, corrigindo em tempo os desvios e minimizando seus impactos negativos.

Investir em pessoas

Como disse uma vez o genial Steve Jobs: “não é o dinheiro que importa, são as pessoas que você tem e como você as lidera”.

Ninguém é capaz de fazer todas as coisas sozinho.

Temos sempre que complementar nossas deficiências com as habilidades presentes nas outras pessoas.

Entender quais são suas deficiências e cercar-se de pessoas que sejam capazes de entregar resultados em áreas específicas, é uma atitude que justifica os maiores sucessos no empreendedorismo.

caracteristicas do empreendedor conclusao
Empreender não é fácil, mas pode ser extremamente satisfatório

Conclusão

Em uma pesquisa nacional publicada no Jornal Valor em outubro de 2017, foi apontado que 60% das empresas que haviam sido criadas nos cinco anos precedentes já haviam fechado as portas.

Contudo, nesse mesmo ano, o SEBRAE contabilizou que o total de empreendedores em todo o país era de 49,3 milhões de pessoas.

E é nessa dualidade entre o sonho da autonomia e o risco que abrir uma empresa implica, que as pessoas com perfil empreendedor necessitam se equilibrar.

Apesar de naturalmente algumas pessoas demonstrarem aptidão para ter o seu próprio negócio, a habilidade de empreender pode ser aprendida.

Neste artigo, você pôde conferir como é o perfil do empreendedor e também como pode desenvolver características empreendedoras.

Foi possível entender porque essa atividade tem o poder de transformar a dura realidade de uma nação.

Se, entre os seus sonhos existe, a figura de uma carreira autônoma, realizadora e que permita deixar um legado para as gerações futuras, arregace as mangas e coloque as mãos na obra.

Com a devida preparação e planejamento, ainda que apareçam as dificuldades, elas poderão ser superadas com criatividade e trabalho.

Se ficou alguma dúvida entre em contato, entre em contato conosco ou deixe seu comentário.

One Comment

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *