Business Intelligence: O que é, Tendências e Como aplicar

Business Intelligence Tendencias

Em um mercado de trabalho cada vez mais dinâmico, volátil, incerto e complexo, o business intelligence pode ser fundamental para a estabilidade do negócio.

Na realidade, estabilidade talvez não seja a palavra certa.

O caminho é aceitar a instabilidade e trabalhar para construir uma empresa adaptável. Ela precisa responder com agilidade e inteligência aos desafios que se impõem.

E sem business intelligence, isso não é possível. A não ser que você prefira a intuição e o método da tentativa e erro. Eles têm a sua validade, é claro, mas uma abordagem que se baseia apenas nisso é irresponsável.

Porque com tanta globalização, concorrência e avanço veloz da tecnologia, não é recomendável trabalhar com uma margem de erro alta.

Neste artigo, explicaremos o que é business intelligence e como ele pode contribuir para aumentar as chances de sucesso de uma empresa.

Veja os tópicos que iremos abordar:

  • O que é Business Intelligence (BI) ou inteligência empresarial?
  • Qual a sua importância para as empresas?
  • O que faz um profissional de BI?
  • Por que você deve trabalhar com o Business Intelligence em sua empresa?
  • Conceitos de BI na tomada de decisão em gestão de negócios
  • Curso de inteligência de mercado: quais são minhas possibilidades?
  • Princípios e ferramentas do Business Intelligence
  • A relação entre Business Intelligence e Big Data
  • Tendências do Business Intelligence para 2018.

Boa leitura!

Business Intelligence: o que é?
O Business Intelligence tem uma clara razão de existência: ajudar o gestor a decidir

O que é business Intelligence (BI) ou inteligência empresarial?

Business intelligence (BI), termo que pode ser traduzido como inteligência empresarial ou inteligência de negócios, é um processo que auxilia na tomada de decisões de um gestor.

Ele se baseia na coleta de dados brutos, que serão transformados em informações úteis para orientar as ações das empresas.

Um administrador de gerações mais antigas pode estar perguntando: “legal, mas qual é a novidade?”.

É uma boa pergunta, porque embora o uso desse termo seja recente no Brasil, isso não significa que, em épocas anteriores, os empreendedores tateavam no escuro para tomar suas decisões.

Eles tinham seus meios para coletar informações úteis para sua área de atuação.

Mas nada se compara ao que existe hoje.

A tecnologia avança a passos largos a cada semana, e a consequência disso é que as opções de ferramentas de consulta e fontes de informação são muito mais vastas.

E a quantidade de dados disponíveis também é absurdamente maior hoje.

Para se ter uma ideia, 90% do conteúdo da internet foi criado desde 2016, de acordo com estudo IBM Marketing Cloud.

Eis o big data, conceito sobre o qual falaremos mais adiante. Antes disso, você precisa entender melhor qual a importância do business intelligence.

 

APLICAÇÕES DE BUSINESS INTELLIGENCE PARA GESTÃO DE NEGÓCIOS

Este curso apresenta os principais conceitos de Business Intelligence, com base em casos reais, que podem ser utilizados pelos gestores, conforme últimas tendências de acompanhamento "real-time"

Qual é a importância do Business Intelligence para as empresas?

Como dito acima, os processos de business intelligence são usados para auxiliar na tomada de decisões. Desse modo, a empresa reduz os riscos aos quais está exposta.
 
E quem utiliza o business intelligence para embasar suas decisões está sempre um passo à frente de quem não usa.
 
O resultado da coleta e análise de dados é a possibilidade de atuar de maneira mais estratégica, pois cada movimento terá um razão de existir. Os insights obtidos nos processos de BI funcionam como um farol para nortear as ações da empresa.
 
Essa abordagem é importante tanto em um cenário macro – na hora de posicionar a empresa no mercado ou conceber um novo produto, por exemplo – quanto micro – como no conteúdo de uma publicação em uma rede social.
 
No fim, além do menor risco, o gestor verá um retorno sobre investimento (ROI) maior, pois ele apostará menos.
 
Em vez disso, dará tiros certeiros.
 
A diminuição nos custos também acontecerá porque ele terá mais agilidade, processos otimizados e perderá menos tempo com análises infrutíferas.
 
E, se houver um equívoco, a medição de desempenho e resultados, outra premissa do business intelligence, facilitará a correção dos rumos do projeto em questão.
Business Intelligence importância para empresas
O profissional de Business Intelligence tem várias funções e pode atuar em diversas áreas

O que faz um profissional de Business Intelligence?

 

Em primeiro lugar, vale destacar que os conhecimentos das práticas de business intelligence são úteis para profissionais de várias áreas.

Você pode ser um analista de recursos humanos, engenheiro ou gerente financeiro. Para qualquer direção que você olhar, haverá dados para embasarem as suas decisões.

Mas é claro que, em determinados contextos, contar com um profissional focado em business intelligence permite várias possibilidades.

Entre suas funções, estão as seguintes:

Avaliar as necessidades da empresa

O profissional precisa ter total compreensão do propósito, valores e missão da companhia.

Esses são os pontos de partida para a sua atuação estratégica.

Coleta de dados

O profissional de business intelligence precisa conhecer as fontes de dados para extrair as informações necessárias para determinado trabalho.

Isso vai muito além das pesquisas no Google.

Há uma série de tecnologias e métodos a serem utilizados para realizar essa coleta.

Tratamento das informações

O turbilhão de informações coletadas precisa ser filtrado e organizado para que possa ser aproveitado nas tomadas de decisão.

Análise de dados

O passo seguinte é analisar todos os dados coletados para alcançar o objetivo proposto.

Pesquisa de tendências

Um dos possíveis usos das informações coletadas é a pesquisa de tendências de mercado.

Ela pode ser feita a partir de análise de comportamento do consumidor, por exemplo.

Análise de Investimentos

O profissional de BI também pode traçar possíveis cenários para embasar os investimentos de recursos.

Análise da concorrência

A análise dos números e ações da concorrência é chamada de benchmarking.

Não tem a ver com plágio, mas sim com o conhecimento das forças e fraquezas das demais empresas da área, fundamental para encontrar o melhor posicionamento no mercado.

Análise preditiva

“Prevenir é melhor que remediar” é um clichê. Mas não deixa de ser uma grande verdade.

O profissional de BI pode auxiliar a reconhecer padrões que influenciarão resultados futuros.

Monitorar resultados

Tão importante quanto coletar dados externos é monitorar os internos.

A mensuração dos resultados por meio dos Key Performance Indicators (KPIs) é fundamental para saber se o trabalho está sendo bem executado e se é preciso fazer alterações ou adaptações.

Business Intelligence para a sua empresa
Ter domínio do processo de Business Intelligence ajudará a encontrar novas oportunidades

Por que você deve trabalhar com o Business Intelligence em sua empresa?

Como o próprio nome já informa, as práticas de business intelligence agregam inteligência ao negócio. A inteligência de saber traduzir as informações disponíveis em respostas.

O profissional que domina o BI é capaz de enxergar fatos que outros não conseguem.

Primeiro, porque dominam determinadas tecnologias e têm conhecimentos na área da ciência de dados. Algumas pessoas com o perfil mais criativo podem torcer o nariz para isso, mas é aí que está a base para a inteligência de mercado.

É necessário saber reconhecer padrões e construir gráficos que transformem números brutos em informações relevantes.

E isso é só metade do trabalho.

É necessário dar uma função a essas informações coletadas. Como elas se encaixam na realidade da empresa? De que maneira os dados obtidos podem ajudar a resolver um problema ou indicar um caminho?

Para isso, o profissional precisa ter uma visão sistêmica e entender pelo menos um pouco de cada processo que ocorre na empresa.

E usar essa habilidade para enxergar gargalos e oportunidades.

Resumindo, você deve trabalhar com o business intelligence para ter a capacidade de enxergar além do óbvio.

Business Intelligence Conceitos
A atuação do profissional de BI pode ser dividida em duas esferas

Conceitos de BI na tomada de decisão em gestão de negócios

E como são aplicados, na prática, os conceitos de business intelligence nas tomadas de decisão em uma empresa?

Não há uma receita de bolo, pois cada companhia conta com um conjunto de processos definidos e moldados de acordo com o pensamento dos líderes, levando em conta sempre a tradição, experiências e o propósito da organização.

As pesquisas baseadas no conceito de inteligência empresarial podem suceder a criação de novos produtos, políticas de contratação do RH, planos de comunicação para redes sociais, entre outras.

As possibilidades são inúmeras.

Mas podemos dividir a atuação do BI em duas esferas.

Uma delas é a preditiva, que mencionamos anteriormente, no trecho em que falamos sobre as funções de um profissional de business intelligence.

Uma análise preditiva pode, por exemplo, indicar tendências futuras, preparando a empresa para encarar uma mudança de cenário, seja no curto, médio ou longo prazo.

A outra esfera é a prescritiva.

Nela, são apontadas soluções para corrigir e otimizar processos que já ocorrem atualmente.

Por exemplo, a descoberta que determinado canal de vendas tem uma taxa de conversão baixa e análise de medidas que aumentariam esse índice.

Business Intelligence cursos
Um bom curso pode te ajudar muito na implantação da Business Intelligence na sua empresa

Curso de inteligência de mercado: quais são as minhas possibilidades?

Para desenvolver as competências necessárias para implantar os processos de business intelligence em uma empresa, é preciso investir na qualificação profissional.

Se é isso que você procura, o MBA Gestão de Negócios: Inteligência de Mercado da Fundação Instituto de Administração (FIA) é a opção perfeita.

O curso tem o objetivo de capacitar os alunos a atuarem na tomada de decisões em ambientes de alta competitividade, com o uso de ferramentas modernas de inteligência de mercado.

Eles são estimulados a desenvolver uma visão crítica sobre o business intelligence, expandindo as possibilidades de compreensão das soluções para problemas relacionados a informações e gestão.

Coordenado pelo professor Dr. José Roberto Ferreira Savoia, o MBA é destinado a profissionais graduados em qualquer área que queiram se especializar na gestão de negócios e aprofundar seus conhecimentos sobre inteligência de mercado.

As aulas também englobam assuntos da economia, finanças, gestão do capital humano e marketing, entre outros.

Para saber mais sobre as próximas turmas e conferir o currículo do curso, clique no box abaixo

MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS: INTELIGÊNCIA DE MERCADO

O principal diferencial do curso é apresentar aos alunos uma visão de Inteligência de Mercado ampliada para a organização de maneira sistêmica.

Princípios do Business Intelligence

Para que você seja capaz de tomar decisões cada vez mais embasadas, é importante se familiarizar com os princípios do business intelligence.

Confira, a seguir, alguns pontos importantes que devem ser praticados para atuar com inteligência e estratégia.

Nunca deixe de lado a inteligência de mercado

É muito importante compreender a diferença entre iniciar um projeto com uma fase prévia de pesquisa e planejamento e instituir o business intelligence como processo permanente na empresa.

A inteligência empresarial de verdade não se manifesta apenas em situações pontuais, como a criação de um planejamento de conteúdo para inbound marketing, por exemplo.

A inteligência deve ser sistemática.

Nesse exemplo que acabamos de dar, o ideal seria adotar a coleta de informações como uma etapa que sempre é realizada para embasar a produção de qualquer conteúdo.

É claro que devem ser dadas as condições adequadas para que isso aconteça.

Em vez de deixar que o funcionário responsável “se vire”, proporcionar o conhecimento e a estrutura necessária para uma ágil pesquisa e análise de dados.

Antecipe o que seus concorrentes vão fazer

Ser mais ágil que a concorrência não significa que você precisa espionar as empresas da sua área e roubar suas ideias.

Você pode ficar de olho de maneira ética, aprendendo com os erros que elas cometem ou buscando entender os motivos por trás de seu crescimento.

Mas apenas o fato de conseguir identificar tendências de maneira mais veloz já é, também, uma maneira de se antecipar ao que a concorrência irá fazer e, assim, ganhar uma vantagem competitiva.

Entenda seu público: pesquisas de mercado

Ao experimentar o business intelligence na prática, muitos gestores admitem que, antes, apenas pensavam que conheciam seu público-alvo.

Com pesquisas de mercado fortemente baseadas em dados, a análise do comportamento do consumidor se torna muito menos intuitiva.

Vale lembrar que a maioria das empresas possui diferentes perfis de clientes e clientes em potencial.

Nesse sentido, também é uma ação inteligente saber categorizar os dados referentes a cada perfil para possibilitar ações mais direcionadas e assertivas.

Uso de métricas para trazer eficiência

Como já adiantamos anteriormente, o business intelligence passa também pelo monitoramento de informações.

As métricas são medidas brutas de interesse da empresa, armazenadas no depósito de dados digital.

Por exemplo, o número de vendas de determinado produto, valores, datas e outras condições referentes a essas vendas.

Indicadores

Mas como a inteligência empresarial não é apenas a coleta de informações, o passo adiante é a criação de indicadores.

Os indicadores não são números brutos como as métricas, mas sim valores calculados a partir do cruzamento entre duas ou mais métricas, o que possibilita uma visão diferente.

Por exemplo, o cálculo do ticket médio de determinado perfil de cliente, ou a taxa de conversão de leads captados por determinado canal.

Com isso, é possível identificar com precisão os gargalos de um produto, serviço, processo ou projeto e perceber a necessidade de ajustes pontuais.

Como se trata de mais de uma variável, é possível produzir gráficos que facilitem a visualização do real significado da informação e a geração de insights.

Business Intelligence ferramentas
Há várias ferramentas para usar quando se trata de BI

Ferramentas de Business Intelligence

Agora chegou a hora de você entender quais são as ferramentas de business intelligence a que nos referimos anteriormente.

Conheça as principais:

Data Warehouse

Trata-se de um ambiente para o armazenamento de dados digitais.

Nele, são armazenadas e organizadas as informações que vão embasar as tomadas de decisões.

Data Mart

Uma empresa de porte maior pode contar com data marts, que são divisões dos repositórios de dados.

É possível, por exemplo, ter um data mart específico para o estoque e outro para vendas.

Data Mining

Os depósitos de que estamos falando servem para contemplar uma quantidade imensa de dados.

O processo de data mining, ou mineração de dados, é projetado para identificar padrões nesses dados e organizá-los de acordo com o que foi pré-determinado.

OLAP

Enquanto o data mining encontra correlações e subdivide um grande volume de dados, o OLAP (Online Analytical Processing) permite realizar uma ação específica nesses dados, de modo que possa ser simulada uma situação ou obter uma resposta específica.

Qual solução utilizar?

É possível adquirir softwares que ofereçam essas ferramentas.

Mas atenção: elas precisam estar integradas para compor um sistema ágil de business intelligence.

Dependendo da necessidade, existe a possibilidade de construir soluções tecnológicas específicas ou então adaptar ferramentas open source.

Business Intelligence Big Data
Business Intelligence e Big Data andam de mãos dadas

A relação entre Business Intelligence e Big Data

O termo big data se refere a uma grande quantidade de dados armazenados. Também serve para definir uma nova realidade em que vivemos.

Nela, a cada segundo são produzidos e armazenados milhões de dados.

Para visualizar melhor isso, pegue o seu celular. Em poucos toques você é capaz de conferir qual a situação do trânsito e do tempo na sua cidade.

Logo essas informações mudarão, mas os dados continuarão existindo.

Mas quando falamos em big data, presumimos a utilização dessas informações para determinado fim.

Para isso, o conceito se baseia em cinco Vs: velocidade, volume, variedade, veracidade e valor.

O business intelligence aproveita essa realidade para, como já explicamos aqui, gerar insights e influenciar a tomada de decisão no ambiente empresarial para diminuir a margem de erro.

Business Intelligence tendencias 2018
Assim como em outras áreas, a Business Intelligence tem suas tendências

7 tendências do Business Intelligence para 2018

O business intelligence parece ser um caminho sem volta para as empresas que prezam por uma atuação mais estratégica.

Mas além de reconhecer a importância dos processos de inteligência empresarial, é preciso ficar atento às novidades relacionadas a essas práticas.

Confira, a seguir, 7 tendências que devem ganhar força no universo do business intelligence em 2018:

Inteligência artificial

A automação no processamento de dados não é mais tendência, e sim uma realidade e uma necessidade no business intelligence.

A inteligência artificial é um passo adiante, tem a ver com a capacidade das máquinas de analisar essas informações.

Em breve, essa também se tornará uma realidade.

Internet das coisas (IoT)

A internet das coisas se refere a equipamentos inteligentes, conectados a sistemas.

A tendência aqui é cada vez mais ações envolvendo objetos físicos gerando dados para o data warehouse da empresa.

Autoatendimento

O autoatendimento em lojas físicas e chatbots em canais virtuais deve aumentar.

E para que seja possível suprir com mais eficiência as necessidades dos clientes, deve haver uma integração com os dados colhidos e um avanço na inteligência artificial.

Processamento de linguagem natural

O avanço da inteligência artificial também permitirá novos usos do processamento de linguagem natural (PLN).

Ou seja, o computador reconhecer as informações da fala humana e processá-las para que possam ser utilizadas em processos de inteligência empresarial.

Seguro de dados

Há muito tempo se diz que informação é poder.

Os dados coletados têm um grande valor e, por isso, devem ser guardados com responsabilidade.

Para se prevenir de violações que podem causar prejuízos milionários, devem aumentar cada vez mais as opções de seguro de dados.

Novos cargos

O posto de Chief Information Officer (CIO) pode não ser suficiente para dar conta da importância da análise de dados em determinadas empresas.

Desse modo, surgem posições como Chief Data Officer (CDO) ou Chief Analytics Officer (CAO), que demonstram como a atuação estratégica nesses processos é fundamental.

Novas formações

Essas necessidades demandarão novos perfis de profissionais.

A qualificação específica na área ainda é um diferencial, porém, em breve, será um requisito.

O curso MBA Gestão de Negócios: Inteligência de Mercado da FIA permite a você se antecipar a essa realidade.

Cases de sucesso com a utilização de BI

Ainda não está convencido de que as práticas de business intelligence são uma necessidade na sua empresa?

Então conheça, abaixo, três histórias que mostram que a aposta na inteligência compensa.

Não apenas no mundo empresarial, mas também na política e no futebol.

Obama

Em 2008, Barack Obama foi eleito presidente dos Estados Unidos.

Sua campanha ficou muito conhecida pelo uso inovador das redes sociais.

Mas poucos sabem que a equipe do candidato democrata utilizou um data warehouse para obter uma série de insights em relação ao comportamento dos eleitores, finanças da campanha e muito mais.

7 x 1

O futebol é um esporte em que tudo pode acontecer, mas é possível utilizar dados diversos para reduzir os riscos e aumentar as chances de vitória.

Foi o que fez a Alemanha na Copa de 2014, com um software da SAP que escaneia comportamentos individuais e coletivos dos atletas (alemães e adversários), gerando insights para a comissão técnica criar treinamentos e estratégias de jogos.

Novo Uno

Para projetar um veículo com a cara do consumidor brasileiro, a gigante automobilística usou o business intelligence.

Os processos permitiram coletar e analisar uma enorme quantidade de dados sobre a preferência dos consumidores.

O resultado foi um grande aumento nas vendas, críticas positivas e o recebimento de vários prêmios importantes.

Business Intelligence Análise
A Business Intelligence é fundamental para uma empresa que queira inovar e se destacar

Conclusão

 

O business intelligence (BI), ou inteligência empresarial, é um conjunto de processos baseados na coleta e análise de dados.

O objetivo é tornar a tomada de decisões mais ágil e efetiva nas empresas.

Em vez de usar a intuição, aproveitam-se informações relevantes e verdadeiras.

Para que isso possa ser feito na prática, é necessário contar com ferramentas de data warehouse, data mart, data mining e OLAP.

E, é claro, com profissionais que entendam de ciência de dados e saibam interpretá-los e relacioná-los com os desafios da empresa.

Afinal, por enquanto a inteligência artificial ainda está longe de substituir o pensamento estratégico de um humano.

Essa visão é cada vez mais importante, pois o cenário do mercado nunca foi tão incerto e volátil quanto hoje.

Quer saber mais sobre o assunto?

Fale conosco ou inscreva-se no MBA Gestão de Negócios: Inteligência de Mercado.

Caso deseje um curso rápido, inscreva-se no curso de extensão em Aplicações de Business Intelligence para Gestão de Negócios da FIA.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a FIA Business School:

Com um olhar sempre no futuro, desenvolvemos e disseminamos conhecimentos de teorias e métodos de Administração de Empresas, aperfeiçoando o desempenho das instituições brasileiras através de três linhas básicas de atividade: Educação Executiva, Pesquisa e Consultoria.

Excelência em MBA

A FIA Business School foi eleita uma das melhores escolas de MBA pelo guia do MBA Estadão 2018.