Share

Mestrado Profissional: O que é, Para que serve e Duração

14 de março 2019, 13:33

5/5 - (1 vote)

Se você é uma pessoa sedenta por conhecimento, mas também pela possibilidade de experimentar na prática o que aprendeu, o mestrado profissional pode lhe proporcionar o melhor dos dois mundos.

Esse tipo de curso parte de duas premissas muito interessantes:

  1. Toda a sociedade tem muito a ganhar se parte do conhecimento acadêmico não ficar limitado aos muros da universidade
  2. A pesquisa científica conduzida na universidade é capaz de melhorar os processos de instituições e promover a evolução profissional.

Essas premissas têm em comum uma ideia bastante difundida no Brasil: da desconexão entre o ensino acadêmico e o que acontece no mercado.

Por um lado, existe o preconceito dos profissionais dos setores produtivos, que creem que o que se aprende em cursos de mestrado e doutorado não tem relevância e que falta vivência prática nos pesquisadores, professores e intelectuais em geral.

Por outro lado, muitos programas de pós-graduação, até mesmo das mais respeitadas universidades, por vezes são, de fato, muito fechados, isolam e evitam influências externas.

É nesse contexto que cresce o mestrado profissional, modalidade que surgiu declarando de forma clara sua motivação, para que não haja esse conflito entre academia e mercado.

Para entender mais sobre o assunto, confira os tópicos que vamos abordar ao longo deste artigo:

  • O que é Mestrado Profissional?
  • Para que serve o Mestrado Profissional?
  • Por que fazer um Mestrado Profissional?
  • Quanto tempo dura o Mestrado Profissional?
  • Quanto custa um curso de Mestrado em média?
  • Diferenças entre Mestrado Profissional e Mestrado Acadêmico
  • Diferenças entre Mestrado Profissional e MBA
  • Tipos de Mestrado Profissional em Administração e áreas relacionadas
    • Mestrado Profissional em Administração
    • Mestrado Profissional em Economia
    • Mestrado Profissional em Políticas Públicas
  • Como funciona o processo seletivo do Mestrado Profissional?
  • Programa de Mestrado da FIA.

Boa leitura!

mestrado profissional o que é
Há alguma confusão em torno do mestrado profissional e seu objetivo

O que é Mestrado Profissional?

Mestrado profissional é um tipo de mestrado no qual o objetivo principal é a transferência do conhecimento técnico-científico da universidade para o mercado.

Ou, na definição da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), mestrado profissional é “a designação do Mestrado que enfatiza estudos e técnicas diretamente voltadas ao desempenho de um alto nível de qualificação profissional”.

Por conta dessa característica, a matriz curricular, condução das aulas e os eixos de pesquisa costumam estar mais alinhados com as demandas de organizações privadas ou públicas.

Pois o aluno do mestrado profissional é formado para atuar profissionalmente nessas instituições, e não para seguir uma carreira na pesquisa acadêmica ou docência.

Nesse ponto, percebemos que é difícil conceituar o mestrado profissional sem relacioná-lo com o mestrado tradicional, o acadêmico.

Mais adiante, detalharemos as diferenças entre ambos. Antes disso, porém, é importante ressaltar que ambos os tipos estão no mesmo nível de ensino.

O mestrado é, assim como o doutorado, um curso de pós-graduação stricto sensu, palavra latina que significa “sentido específico”.

O termo faz oposição à expressão lato sensu, ou “sentido amplo”, e é usada para caracterizar um grau de especialização maior sobre o assunto estudado.

A característica mais significativa dos cursos stricto sensu é o foco na pesquisa, um processo sistemático para a produção de conhecimento.

O aluno define um problema, que é seu objeto de pesquisa, e conduz uma investigação científica, com determinada metodologia e a orientação de um professor.

Dessa investigação resultam artigos científicos e um trabalho final, exigido para a aprovação no curso.

Isso tudo vale tanto para o mestrado acadêmico quanto para o profissional.

A diferença é que o primeiro é voltado para a formação de pesquisadores e docentes, e o segundo para a qualificação de profissionais do mercado.

mestrado profissional para que serve
O mestrado profissional tem um papel importante até para a sociedade

Para que serve o Mestrado Profissional?

O objetivo principal e básico do mestrado profissional é, como falamos, fortalecer a ponte entre o ensino acadêmico e o mercado.

Essa motivação pode ser melhor compreendida se estudarmos os demais objetivos vinculados a esse.

Esses objetivos estão listados no artigo 4º da Portaria nº 17/2009 do Ministério da Educação (MEC):

“Art. 4º São objetivos do mestrado profissional:

I – capacitar profissionais qualificados para o exercício da prática profissional avançada e transformadora de procedimentos, visando atender demandas sociais, organizacionais ou profissionais e do mercado de trabalho;

II – transferir conhecimento para a sociedade, atendendo demandas específicas e de arranjos produtivos com vistas ao desenvolvimento nacional, regional ou local;

III – promover a articulação integrada da formação profissional com entidades demandantes de naturezas diversas, visando melhorar a eficácia e a eficiência das organizações públicas e privadas por meio da solução de problemas e geração e aplicação de processos de inovação apropriados;

IV – contribuir para agregar competitividade e aumentar a produtividade em empresas, organizações públicas e privadas.”

E por que a regulamentação dessa categoria de mestrado é uma preocupação do governo federal?

Porque, como podemos notar na lista de objetivos, esse tipo de curso cumpre um papel importante na sociedade.

Não apenas porque o conhecimento produzido por ser aplicado em organizações privadas e porque um dos objetivos é “transferir conhecimento para sociedade”.

Mas também porque a maior competitividade das empresas brasileiras pode resultar em mais emprego, renda e em uma situação econômica mais favorável para o país.

Podemos citar, ainda, um trecho da Portaria Nº 80/1998 da Capes, que reconheceu os mestrados profissionais no Brasil.

Segundo o documento, uma das motivações para o reconhecimento da categoria foi:

“a necessidade da formação de profissionais pós graduados aptos a elaborar novas técnicas e processos, com desempenho diferenciado de egressos dos cursos de mestrado que visem preferencialmente um aprofundamento de conhecimentos ou técnicas de pesquisa científica, tecnológica ou artística;”

mestrado profissional por que fazer um
A exigência do mestrado profissional é alta e o aluno será desafiado

Por que fazer um Mestrado Profissional?

O mestrado profissional é recomendado para quem deseja aprofundar conhecimentos teóricos e práticos da sua área de atuação.

É uma formação que permite ao aluno alcançar o mais alto nível profissional.

Ela proporciona uma sólida formação intelectual e a possibilidade de testar teorias, desenvolver ferramentas, experimentar o intercâmbio de ideias e muito mais.

Se você está interessado, é importante que entenda que, em um curso de mestrado profissional, assim como o acadêmico, a exigência sobre o aluno é alta.

Portanto, é preciso se dedicar, o que faz com que o curso não seja recomendado para quem quer apenas um diploma a mais para qualificar seu currículo.

É possível cursar um mestrado profissional ao mesmo tempo que se mantém um emprego em turno integral.

Para quem não possui muito tempo livre para estudar, porém, talvez a melhor opção seja um curso de pós-graduação lato sensu, como as especializações e cursos de MBA, que possuem menor carga horária.

Aliás, outra dica é não ingressar no mercado profissional logo após a graduação, e sim após já ter adquirido alguma maturidade com a experiência profissional.

Se você acabou de se formar na graduação e não deseja parar de estudar, a recomendação é, novamente, experimentar uma especialização ou MBA, além dos cursos de extensão.

Vale ressaltar novamente que, para quem deseja seguir a vida docente ou carreira acadêmica, o mais indicado é um mestrado tradicional, não o profissional.

mestrado profissional quanto tempo dura
O mestrado profissional não tem uma carga horária elevada, mas cobra atividades fora da sala

Quanto tempo dura o Mestrado Profissional?

Tanto no mestrado profissional quanto no mestrado acadêmico, o comum é que o aluno se forme em quatro semestres, ou dois anos de curso.

A carga horária não costuma ser grande, podendo variar de 400 a 500 horas/aula.

Se fizermos a conta, mesmo desconsiderando os dias das férias no verão e inverno, o número de horas de aula por semana não é alto.

Isso não quer dizer que o que falamos antes, sobre o mestrado exigir bastante tempo e dedicação, seja mentira.

O que acontece é que, fora da sala de aula, há bastante trabalho a ser feito: muita leitura, pesquisa e redação de artigos e da dissertação (ou outro tipo de trabalho de conclusão, que é permitido no mestrado profissional).

Além disso, é comum que alunos do mestrado participem de congressos e outros eventos acadêmicos, para compartilhar seus estudos e entrar em contato com as pesquisas de outros mestrandos.

No caso de quem deseja seguir a carreira acadêmica, a participação nos eventos, redação ou colaboração em artigos científicos e publicações em revistas é importante para se destacar na área.

Já no mestrado profissional, como o foco do aluno é o mercado de trabalho tradicional, outros critérios são mais importantes para seu currículo.

Isso não quer dizer que ter uma prolífica produção científica não seja relevante – pelo contrário, colabora para seu posicionamento como uma referência em sua área.

Quanto custa um curso de Mestrado em média?

A opção mais barata é, evidentemente, cursar o mestrado profissional em uma universidade pública.

Nesse caso, o processo seletivo pode ser mais rigoroso, mas não é necessário pagar mensalidade.

No Brasil, as universidades públicas costumam ter mais destaques em áreas como ciências humanas, ciências da saúde e alguns ramos das ciências exatas.

No caso de cursos da área da administração, porém, as melhores graduações e pós-graduações são de universidades privadas.

O investimento para cursar um mestrado profissional em uma instituição de ensino particular pode variar de acordo com a qualidade da estrutura, do corpo docente e do ensino.

Em uma boa universidade, o custo total costuma ficar entre R$ 80 mil e R$ 100 mil, valores que podem ser parcelados em 24 vezes – algumas instituições permitem financiamentos mais longos.

Desse modo, a mensalidade de um bom mestrado profissional pode variar entre R$ 2,5 mil e R$ 4 mil.

Vale lembrar que existe a possibilidade de concorrer a bolsas de estudo, ofertadas pela própria universidade ou pelo governo federal.

mestrado profissional diferenças entre acadêmico
Há diferenças claras entre o mestrado profissional e o acadêmico

Diferenças entre Mestrado Profissional e Mestrado Acadêmico

Como já explicamos no início do texto, a grande diferença do mestrado profissional, na comparação com o acadêmico, é o foco na aplicação do conhecimento no mercado de trabalho.

Enquanto o mestrado acadêmico tem o objetivo de formar professores e pesquisadores que seguirão carreira em instituições de ensino.

Nos dois tipos de mestrado o aluno recebe o título de mestre.

É importante deixar claro novamente que as duas modalidades estão no mesmo nível de ensino. Nenhuma, portanto, é melhor, mais difícil ou mais digna que a outra.

A própria Capes deixa claro isso. Segundo o órgão, o mestrado profissional não “se constitui em uma alternativa para a formação de mestres segundo padrões de exigência mais simples ou mais rigorosos do que aqueles tradicionalmente adotados pela pós-graduação”.

As avaliações anuais e trienais que a Capes faz dos cursos de pós-graduação stricto sensu são reconhecidamente rigorosas.

O mesmo rigor se aplica ao mestrado profissional, com a única diferença que as equipes de avaliação costumam conter também profissionais técnicos da área avaliada.

Outros diferenciais do mestrado profissional na comparação com o acadêmico:

  • Maior flexibilidade quanto ao corpo docente, podendo ser composto também por profissionais de reconhecida atuação profissional e técnica na área
  • Pode ser exigido um trabalho final para a aprovação em outros formatos que não a tradicional dissertação do mestrado acadêmico.

Diferenças entre Mestrado Profissional e MBA

MBA é a sigla para Master Business Administration, uma pós-graduação lato sensu direcionada ao mundo dos negócios.

Os cursos de MBA mais comuns são nas áreas de administração, finanças e marketing.

A princípio, o formato aparenta não ser tão diferente, pois a carga horária e duração do MBA pode ser bem parecida com a de um mestrado profissional.

As duas modalidades, porém, funcionam de maneiras distintas. O MBA tem uma maior aplicação prática, pois os alunos são mais estimulados a tomar decisões e criar projetos de gestão realistas.

No mestrado profissional, por outro lado, os temas são mais aprofundados, por meio de pesquisas estatísticas, empíricas, com muita leitura, problematização e levantamento de hipóteses.

mestrado profissional tipos em administraçao
O mestrado profissional em administração é o mais comum, mas a oferta está se diversificando

Tipos de Mestrado Profissional em Administração e áreas relacionadas

O mestrado profissional é uma modalidade que tem se tornado cada vez mais comum nas universidades brasileiras.

Afinal, esse tipo de curso atende a um nicho que não é atendido pelas pós-graduações lato sensu e tampouco pelo mestrado acadêmico tradicional.

De certa forma, fica no meio termo entre os dois: é mais aprofundado que um MBA ou especialização e tem uma aplicação mais prática que o mestrado acadêmico.

Tem sido comum encontrar mestrados profissionais nas mais diversas áreas, mas a modalidade ainda é mais popular nos segmentos abaixo descritos.

Mestrado Profissional em Administração

A procura pelo mestrado profissional em administração cresce em um momento em que o mercado está muito complexo, principalmente devido ao avanço da tecnologia e da globalização.

Esse cenário demanda novas abordagens para as empresas.

Desse modo, gestores capazes de se aprofundar no estudo dos desafios enfrentados ganham destaque.

Mestrado Profissional em Economia

O mestrado profissional em economia confere ao gestor uma maior capacidade para analisar o ambiente econômico no qual a empresa está inserida, um conhecimento fundamental para qualificar sua tomada de decisão.

Mestrado Profissional em Políticas Públicas

A ineficiência da gestão pública é um problema enfrentado na maioria das países do globo, e o Brasil é um grande case nesse sentido.

O mestrado profissional em políticas públicas existe justamente para formar servidores que levem organização e eficiência à gestão do Estado.

mestrado profissional como funciona processo seletivo
O processo seletivo para o mestrado profissional pode contar com uma entrevista

Como funciona o processo seletivo do Mestrado Profissional?

Para ser admitido como aluno do mestrado profissional, o aluno deve passar por um processo seletivo.

A instituição de ensino tem certa liberdade para definir como será essa seleção, mas geralmente ela ocorre com as seguintes etapas:

  • Análise da documentação apresentada pelo candidato, composta por documentos de identidade, curriculum vitae, diploma e histórico escolar do curso de graduação e proposta de projeto de dissertação (no formato estabelecido pela instituição)
  • Prova escrita, que pode envolver redação e questões dissertativas e objetivas, para avaliar o raciocínio lógico e o conhecimento sobre a área
  • Conhecimento de língua estrangeira, geralmente inglesa
  • Entrevista de representantes do corpo docente com o candidato.

Programa de Mestrado da FIA

Se você ficou interessado em cursar um mestrado profissional na área da administração, a melhor escolha é a Fundação Instituto de Administração (FIA), uma das instituições mais bem avaliadas em rankings nacionais e internacionais de educação.

Seu mestrado profissional integra teoria, aplicabilidade prática, conhecimento e excelência.

As disciplinas da grade curricular formam três grupos funcionais:

  • Instrumentais: relativas à capacitação metodológica para a pesquisa
  • Competências centrais: que envolvem o aprofundamento na especialidade do curso
  • Complementares: que expandem a área de competência central.

A área de concentração é gestão de negócio, e o aluno poderá escolher entre duas linhas de pesquisa:

  • Gestão estratégica
  • Mercados e geração de valor.

Todos os professores são doutores, com experiência profissional prática e acadêmica, e integram o quadro permanente da FIA.

Acesse a página do Mestrado Profissional da FIA para saber mais.

mestrado profissional conclusão
O Mestrado Profissional é uma excelente escolha para quem quiser continuar sua formação e valorizar seu currículo

Conclusão

Todo mundo sabe que ter um diploma superior é uma necessidade para quem deseja ter um bom emprego no mercado de trabalho atual.

Há muito tempo, porém, esse deixou de ser um diferencial. Para se destacar, o profissional precisa continuar estudando.

Não apenas para acumular diplomas e fazer peso no currículo, mas principalmente para aumentar seu conhecimento e suas capacidades intelectuais e técnicas.

Pessoas que desejam construir uma carreira no mercado de trabalho tradicional muitas vezes olham torto para os cursos de mestrado, preferindo especializações e MBAs.

Faz algum sentido, pois os mestrados são direcionados para formar docentes e pesquisadores acadêmicos.

Pelo menos era assim até surgir a modalidade de mestrado profissional, mais voltada para a aplicação do conhecimento universitário no mercado.

Portanto, se a sua intenção é se aprofundar na sua área de atuação sem perder de vista o lado prático de seu ofício, vale a pena se matricular em um curso desse tipo.

Quer saber mais sobre o mestrado profissional ou cursos de outros níveis de ensino da FIA?

Então, deixe um comentário abaixo ou entre em contato conosco. Ficaremos felizes em ajudar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEM TEMPO PARA LER AGORA?
Sobre a FIA Business School:

Com um olhar sempre no futuro, desenvolvemos e disseminamos conhecimentos de teorias e métodos de Administração de Empresas, aperfeiçoando o desempenho das instituições brasileiras através de três linhas básicas de atividade: Educação Executiva, Pesquisa e Consultoria.

CATEGORIAS
  • Categorias

POSTS EM DESTAQUE
FIQUE POR DENTRO!

Condições de parcelamento

Valor do curso

Valor do curso para empresa parceira

à vista

R$ 42.900,00

R$ 30.030,00

12 x

R$ 3.694,00

R$ 2.585,65

18 x

R$ 2.507,00

R$ 1.754,51

24 x

R$ 1.914,00

R$ 1.339,21

30 x

R$ 1.558,00

R$ 1.090,24

Condições de parcelamento

Valor do curso

Valor do curso para empresa parceira

à vista

R$ 45.400,00

R$ 31.780,00

12 x

R$ 3.910,00

R$ 2.736,33

18 x

R$ 2.653,00

R$ 1.856,76

24 x

R$ 2.025,00

R$ 1.417,25

30 x

R$ 1.649,00

R$ 1.153,78