• A FIA
    • Corpo Diretivo
    • Programas
    • Faculdade FIA
    • Projetos Sociais
    • Fale Conosco
    • Biblioteca
    • Parcerias e Convênios
    • Ranking
    • Portal da Transparência
    • Relatório de Atividades
    • Unidades
    • Corpo Docente
    • Credenciamentos
    • Ouvidoria FIA
  • Portal do Aluno
  • Alumni FIA
  • Tour Virtual
  • Blog FIA
  • Canal FIA no YouTube
Logo FIA
  • Home
  • EAD
  • Graduação
  • Pós-Graduação
    • Presencial
    • Semipresencial
    • EAD
  • MBA
    • Presencial
    • EAD
  • NEXT
  • Mestrado
  • Extensão
    • Presencial
    • EAD
  • In Company
  • Consultoria e Gestão Pública
  • Você está aqui:
  • Home
  • >
  • Cursos
  • >
  • MBA Gestão de Negócios: Inteligência de Mercado

MBA Gestão de Negócios: Inteligência de Mercado

O propósito do MBA Gestão de Negócios: Inteligência de Mercado é aperfeiçoar duas competências centrais nos gestores de dados e informações: a competência de gestão sistêmica do negócio e a competência de transformação de dados e informações em conhecimento e inteligência, por meio de análise e comunicação adequada das recomendações resultantes às diversas áreas do negócio.
Para aperfeiçoar a competência de gestão sistêmica do negócio, é preciso explorar os diferentes pontos de vista sob os quais uma organização é administrada, representados pelas seguintes áreas da gestão: Estratégia, Gestão de Pessoas, Finanças, Operações e Marketing.
Já para aperfeiçoar a competência de transformação de dados e informações em conhecimento e inteligência, é preciso tanto aprofundar as etapas do ciclo de IM e expandir o portfólio de análises que os profissionais podem usar quanto compreender o que influencia o processo de decisão: para que o gestor de inteligência de mercado tenha suas recomendações ouvidas, ele precisa entender como funciona a tomada de decisão de seu interlocutor e facilitar esse processo, fornecendo-lhe o que é preciso para decidir e na forma mais adequada.
O MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS: INTELIGÊNCIA DE MERCADO FIA caracteriza-se pela seriedade na atenção ao desenvolvimento do aluno, profissional que deseja elevar sua competência tanto na gestão de negócios quanto em questões referentes a inteligência de mercado.

  • Próximas Turmas

  • Sobre o Curso

  • Matriz Curricular

  • Processo Seletivo

  • Corpo Docente

TURMA DE SETEMBRO | EAD

Informações:

Inscrições até: Inscrições abertas
Início das aulas: 05/09/2022
Duração: 20 meses
Carga horária: 500 horas
Local: EAD AO VIVO
Dias e horários: Quarta-Feira 19h00 às 23h00 Semanal
Sábado 08h30 às 17h30 Mensal
   Faça sua Inscrição   
TURMA DE OUTUBRO | EAD

Informações:

Inscrições até: Inscrições abertas
Início das aulas: 25/10/2022
Duração: 20 meses
Carga horária: 500 horas
Local: EAD AO VIVO
Dias e horários: Terça-Feira 19h00 às 23h00 Semanal
Sábado 08h30 às 17h30 Mensal
   Faça sua Inscrição   

Diferenciais

Este MBA é o único que aborda conjuntamente Gestão de Negócios e Inteligência de Mercado no Brasil, criado por professores da FEA USP, os fundadores da FIA. Sua primeira turma se iniciou em 2016 e, de lá para cá, vem sendo constantemente aperfeiçoado para atender às exigências do mercado de trabalho: são feitas pesquisas com alunos, ex-alunos e professores, e há monitoramento dos concorrentes nacionais e de universidades internacionais e consulta às demandas das empresas sobre os profissionais de inteligência de mercado.
Em sala de aula, o foco é discutir e analisar problemas reais e possíveis soluções, explorando a experiência prática/organizacional dos professores, especialistas no assunto que ministram, e usando metodologias participativas: o objetivo é que a experiência seja repleta de conteúdo relevante e realizada de forma estimulante.
A visão sistêmica fornecida no MBA Gestão de Negócios: Inteligência de Mercado ajuda os profissionais a lidarem com desafios paradoxais na organização, bem representados pela necessidade de atender ao que os clientes desejam – e assim manter a competitividade – e de obter resultados financeiros sustentáveis ao longo do tempo – ser rentável.

Objetivos

• Desenvolver uma visão crítica e sistêmica sobre gestão do negócio e como Inteligência de Mercado pode elevar a qualidade com que essa gestão é realizada.
• Capacitar os alunos para que desenvolvam suas equipes na execução de todas as etapas do ciclo de Inteligência de Mercado e na realização de análises mais abrangentes e profundas.
• Aperfeiçoar a forma com que os alunos comunicam suas recomendações de Inteligência de Mercado às diversas áreas da organização.

Perfil do Aluno

• Analistas sêniores ou gestores que desejam se atualizar em gestão de negócios e se aprofundar em Inteligência de Mercado.
• Profissionais que trabalham cotidianamente com a análise de dados e têm como principal desafio atribuir significado a tais dados, transformando-os em informações e conhecimento, e, assim, impactar positivamente a tomada de decisão nas empresas.

Certificação

O Certificado de Conclusão do Curso, emitido pela Faculdade FIA de Administração e Negócios, será fornecido ao aluno aprovado no curso de acordo com a Resolução CNE/CES nº 1 de 06/04/2018. Será considerado aprovado, quem obtiver média final igual ou superior a 7,0 (sete) em cada disciplina ou módulo da estrutura curricular do curso e aprovado no Trabalho de Conclusão do Curso. Ao pós-graduando que cumprir tais requisitos é conferido o certificado de pós-graduação lato sensu, em nível de Especialização ou MBA, acompanhado do respectivo histórico escolar Portaria MEC de credenciamento institucional EAD nº 1.846 de 24/10/19

Investimento

Consulte a secretaria do curso.

Metodologia

A metodologia do curso é composta por aulas expositivas, resolução de exercícios, palestras e simulações empresariais, conferindo dinamismo ao desenvolvimento das atividades. O curso também utiliza vários casos estruturados pelo PROVAR para a ilustração de conceitos abordados durante as aulas teóricas e vídeos para motivar o debate e a troca de ideias entre os alunos.

Sistema de Avaliação

Cada módulo é composto por disciplinas. Os alunos serão avaliados em cada uma das disciplinas do programa por meio de prova escrita e/ou trabalhos individuais ou em grupo. No caso da avaliação da disciplina ocorrer por prova e trabalhos, a média ponderada será composta pelos pesos de 70% e 30%, respectivamente. Os trabalhos terão peso máximo de 30%. A nota do módulo será composta pela média das disciplinas que o compõem e deverá ser, no mínimo, 7,0 (sete).

Economia, Estratégia e Métodos Quantitativos
  • Análise Estatística Aplicada: Descritiva e Bivariada
  • Economia Aplicada e Cenários Econômicos Globais
  • Estratégia Empresarial
Gestão Estratégica de Pessoas
  • Gestão do Capital Humano
  • Liderança e Condução de Equipes
  • Aprimorando Soft Skills por Meio do Coaching
Comparativo Financeiro de Segmentos Empresariais
  • Finanças Corporativas: Cálculo Financeiro e Análise de Investimentos
  • Contabilidade e Análise de Demonstrações Financeiras
  • Inteligência Financeira e Criação de Valor (Análise de Desempenho Empresarial)
Gestão de Operações e Informações
  • Gestão Estratégica de Operações
  • Gestão Estratégica de Informações
Tópicos em Gestão de Negócios
  • Ambiente Legal de Negócios: Direito do Consumidor
  • Inovação
  • Negócios Internacionais
  • Risco Organizacional
Inteligência de Mercado
  • Inteligência de Mercado
  • Business Inteligence (BI)
  • Introdução ao Big Data Analytics e Inteligência Artificial (IA)
Futuro e Inteligência de Mercado
  • O Papel de Inteligência de Mercado nas Organizações
  • Futuro
Marketing em Inteligência de Mercado
  • Gestão de Marketing e Branding
  • Marketing Digital e Mídias Sociais
  • Neuromarketing
Tomada de Decisão e Relacionamentos em Inteligência de Mercado
  • Análise Estatística Aplicada: Multivariada
  • Gestão de Inteligência de Mercado e Tomada de Decisão
  • Gestão dos Relacionamentos
  • Técnicas de Negociação
Análise do Mercado: Concorrentes e Clientes
  • Análise do Mercado Concorrencial
  • Pesquisa de Mercado e Sistema de Informação de Marketing
  • Gestão do Relacionamento com Clientes - CRM
Sustentabilidade e Responsabilidade Social
  • Sustentabilidade e Responsabilidade Social Corporativa
Empreendedorismo
  • Empreendedorismo
Governança Corporativa e Ética Empresarial
  • Governança Corporativa e Ética Empresarial
Simulação Empresarial Aplicada aos Negócios
  • Simulação Empresarial Aplicada aos Negócios
Trabalho de Conclusão de Curso
  • Trabalho de Conclusão de Curso

Pré-requisitos:
• Formação superior completa com título reconhecido pelo MEC
• Experiência profissional superior a 5 anos
• Disponibilidade de tempo para estudos extraclasse

Seleção:
Os interessados no curso passam por processo seletivo para a formação das turmas, no qual é realizada uma análise curricular com base nas informações declaradas na ficha de inscrição.

Salientamos que as inscrições não acarretam qualquer custo ao candidato.

Apresentação

O corpo docente é composto, em sua maioria, por mestres e doutores, além de contar com especialistas e profissionais com notório saber na área e sólida experiência didática e de mercado, o que garante a excelente capacitação técnica, acadêmica e didática aos alunos.

Coordenador
José Roberto Securato

Prof. Dr. José Roberto Securato

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1974), graduação em Bacharelado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1974), graduação em Engenharia de Operação Modalidade Mecânica pelo Centro Universitário da FEI (1969), mestrado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1979) e Doutorado em Administração pela Faculdade de Economia Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (1991). Atualmente é professor Titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, professor Titular da Universidade de São Paulo, professor, consultor e Coordenador da Fundação Instituto de Administração, membro da Sociedade Brasileira de Finanças, membro do IBEF do Instituto Brasileiro de Executivos Financeiros, da Associação Brasileira dos Analistas do Mercado de Capitais e professor da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis Atuariais e Financeiras. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Financeira, atuando principalmente nos seguintes temas: valor em risco; controle de estoque; otimização, controladoria e contabilidade estratégica aplicada e finanças.

Informações de Contato

Dep. Relacionamento LABFIN/PROVAR
(11) 3894-5004

Mais Informações

Coordenador do Curso

  • Prof. Dr. José Roberto Securato

  • "José Roberto Securato"

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1974), graduação em Bacharelado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1974), graduação em Engenharia de Operação Modalidade Mecânica pelo Centro Universitário da FEI (1969), mestrado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1979) e Doutorado em Administração pela Faculdade de Economia Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (1991). Atualmente é professor Titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, professor Titular da Universidade de São Paulo, professor, consultor e Coordenador da Fundação Instituto de Administração, membro da Sociedade Brasileira de Finanças, membro do IBEF do Instituto Brasileiro de Executivos Financeiros, da Associação Brasileira dos Analistas do Mercado de Capitais e professor da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis Atuariais e Financeiras. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Financeira, atuando principalmente nos seguintes temas: valor em risco; controle de estoque; otimização, controladoria e contabilidade estratégica aplicada e finanças.

Espalhe a Notícia

Conhece alguém interessado?
Indique!

Facebook

Twitter

Google Plus

LinkedIn

Email

Quero mais informações

imprensa@fia.com.br Central de Serviços: (11) 3732 2001
(De segunda à sexta-feira das 08h00 às 19h00
sábados das 08h00 às 17h00)
Dúvidas? Fale Conosco Imprensa FIA: Ana Elisa
imprensa@fia.com.br
Central de Atendimento: (11) 3732-3500
Central de Serviços: (11) 3732 2001

(De segunda à sexta-feira das 08h00 às 19h00
sábados das 08h00 às 17h00)
fia-logo

Sobre a FIA Business School:

Com um olhar sempre no futuro, desenvolvemos e disseminamos conhecimentos de teorias e métodos de Administração de Empresas, aperfeiçoando o desempenho das instituições brasileiras através de três linhas básicas de atividade: Educação Executiva, Pesquisa e Consultoria.

  • Home
  • EAD
  • Graduação
  • Pós-Graduação
    • Presencial
    • Semipresencial
    • EAD
  • MBA
    • Presencial
    • EAD
  • NEXT
  • Mestrado
  • Extensão
    • Presencial
    • EAD
  • In Company
  • Consultoria e Gestão Pública
  • A FIA
    • Corpo Diretivo
    • Programas
    • Faculdade FIA
    • Projetos Sociais
    • Fale Conosco
    • Biblioteca
    • Parcerias e Convênios
    • Ranking
    • Portal da Transparência
    • Relatório de Atividades
    • Unidades
    • Corpo Docente
    • Credenciamentos
    • Ouvidoria FIA
  • Portal do Aluno
  • Alumni FIA
  • Tour Virtual
  • Blog FIA
  • Canal FIA no YouTube
  • Código de Conduta
  • Política de Privacidade
  • Política de Promoções
Unidade Nações Unidas - SEDE Avenida Doutora Ruth Cardoso, 7.221
Pinheiros
05425-902 - São Paulo - SP
(11) 3847 3700
Copyright © 2018 FIA.
Todos os direitos reservados
Sua privacidade é importante para nós. Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Leia nossa política de privacidade .
Configurações de cookiesCONCORDO
Manage consent

VISÃO GERAL DA PRIVACIDADE

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência enquanto navega pelo site. Destes, os cookies que são categorizados como necessários são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados em seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de cancelar esses cookies. Porém, a desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
Funcionais
Os cookies funcionais ajudam a realizar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.
Desempenho
Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a fornecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.
Analíticos
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre as métricas do número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.
Propaganda
Os cookies de publicidade são usados para fornecer aos visitantes anúncios e campanhas de marketing relevantes. Esses cookies rastreiam visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
Outros
Outros cookies não categorizados são aqueles que estão sendo analisados e não foram classificados em uma categoria ainda.
Necessários
Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esses cookies garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site, de forma anônima.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
SALVAR E ACEITAR

Estude em uma das melhores escola de negócios do Brasil*

*Segundo Exame

EAD FIA

Preencha o formulário abaixo para receber informações








    Estude na melhor escola de negócios do Brasil*

    *Segundo o Exame

    EAD FIA

    Preencha o formulário abaixo para receber informações

      foto

      Inscreva-se na FIA EAD

      Preencha o formulário abaixo e um dos nossos consultores entrará em contato com você.