O propósito do MBA Gestão de Negócios: Inteligência de Mercado é aperfeiçoar duas competências centrais nos gestores de dados e informações: a competência de gestão sistêmica do negócio e a competência de transformação de dados e informações em conhecimento e inteligência, por meio de análise e comunicação adequada das recomendações resultantes às diversas áreas do negócio.
Para aperfeiçoar a competência de gestão sistêmica do negócio, é preciso explorar os diferentes pontos de vista sob os quais uma organização é administrada, representados pelas seguintes áreas da gestão: Estratégia, Gestão de Pessoas, Finanças, Operações e Marketing.
Já para aperfeiçoar a competência de transformação de dados e informações em conhecimento e inteligência, é preciso tanto aprofundar as etapas do ciclo de IM e expandir o portfólio de análises que os profissionais podem usar quanto compreender o que influencia o processo de decisão: para que o gestor de inteligência de mercado tenha suas recomendações ouvidas, ele precisa entender como funciona a tomada de decisão de seu interlocutor e facilitar esse processo, fornecendo-lhe o que é preciso para decidir e na forma mais adequada.
O MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS: INTELIGÊNCIA DE MERCADO FIA caracteriza-se pela seriedade na atenção ao desenvolvimento do aluno, profissional que deseja elevar sua competência tanto na gestão de negócios quanto em questões referentes a inteligência de mercado.
Este MBA é o único que aborda conjuntamente Gestão de Negócios e Inteligência de Mercado no Brasil, criado por professores da FEA USP, os fundadores da FIA. Sua primeira turma se iniciou em 2016 e, de lá para cá, vem sendo constantemente aperfeiçoado para atender às exigências do mercado de trabalho: são feitas pesquisas com alunos, ex-alunos e professores, e há monitoramento dos concorrentes nacionais e de universidades internacionais e consulta às demandas das empresas sobre os profissionais de inteligência de mercado.
Em sala de aula, o foco é discutir e analisar problemas reais e possíveis soluções, explorando a experiência prática/organizacional dos professores, especialistas no assunto que ministram, e usando metodologias participativas: o objetivo é que a experiência seja repleta de conteúdo relevante e realizada de forma estimulante.
A visão sistêmica fornecida no MBA Gestão de Negócios: Inteligência de Mercado ajuda os profissionais a lidarem com desafios paradoxais na organização, bem representados pela necessidade de atender ao que os clientes desejam – e assim manter a competitividade – e de obter resultados financeiros sustentáveis ao longo do tempo – ser rentável.
Objetivos
• Desenvolver uma visão crítica e sistêmica sobre gestão do negócio e como Inteligência de Mercado pode elevar a qualidade com que essa gestão é realizada.
• Capacitar os alunos para que desenvolvam suas equipes na execução de todas as etapas do ciclo de Inteligência de Mercado e na realização de análises mais abrangentes e profundas.
• Aperfeiçoar a forma com que os alunos comunicam suas recomendações de Inteligência de Mercado às diversas áreas da organização.
Perfil do Aluno
• Analistas sêniores ou gestores que desejam se atualizar em gestão de negócios e se aprofundar em Inteligência de Mercado.
• Profissionais que trabalham cotidianamente com a análise de dados e têm como principal desafio atribuir significado a tais dados, transformando-os em informações e conhecimento, e, assim, impactar positivamente a tomada de decisão nas empresas.
Certificação
O Certificado de Conclusão do Curso, emitido pela Faculdade FIA de Administração e Negócios, será fornecido ao aluno aprovado no curso de acordo com a Resolução CNE/CES nº 1 de 06/04/2018. Será considerado aprovado, quem obtiver média final igual ou superior a 7,0 (sete) em cada disciplina ou módulo da estrutura curricular do curso e aprovado no Trabalho de Conclusão do Curso. Ao pós-graduando que cumprir tais requisitos é conferido o certificado de pós-graduação lato sensu, em nível de Especialização ou MBA, acompanhado do respectivo histórico escolar Portaria MEC de credenciamento institucional EAD nº 1.846 de 24/10/19
Investimento
Consulte a secretaria do curso.
Metodologia
A metodologia do curso é composta por aulas expositivas, resolução de exercícios, palestras e simulações empresariais, conferindo dinamismo ao desenvolvimento das atividades. O curso também utiliza vários casos estruturados pelo PROVAR para a ilustração de conceitos abordados durante as aulas teóricas e vídeos para motivar o debate e a troca de ideias entre os alunos.
Sistema de Avaliação
Cada módulo é composto por disciplinas. Os alunos serão avaliados em cada uma das disciplinas do programa por meio de prova escrita e/ou trabalhos individuais ou em grupo. No caso da avaliação da disciplina ocorrer por prova e trabalhos, a média ponderada será composta pelos pesos de 70% e 30%, respectivamente. Os trabalhos terão peso máximo de 30%. A nota do módulo será composta pela média das disciplinas que o compõem e deverá ser, no mínimo, 7,0 (sete).
Economia, Estratégia e Métodos Quantitativos
Análise Estatística Aplicada: Descritiva e Bivariada
Economia Aplicada e Cenários Econômicos Globais
Estratégia Empresarial
Gestão Estratégica de Pessoas
Gestão do Capital Humano
Liderança e Condução de Equipes
Aprimorando Soft Skills por Meio do Coaching
Comparativo Financeiro de Segmentos Empresariais
Finanças Corporativas: Cálculo Financeiro e Análise de Investimentos
Contabilidade e Análise de Demonstrações Financeiras
Inteligência Financeira e Criação de Valor (Análise de Desempenho Empresarial)
Gestão de Operações e Informações
Gestão Estratégica de Operações
Gestão Estratégica de Informações
Tópicos em Gestão de Negócios
Ambiente Legal de Negócios: Direito do Consumidor
Inovação
Negócios Internacionais
Risco Organizacional
Inteligência de Mercado
Inteligência de Mercado
Business Inteligence (BI)
Introdução ao Big Data Analytics e Inteligência Artificial (IA)
Futuro e Inteligência de Mercado
O Papel de Inteligência de Mercado nas Organizações
Futuro
Marketing em Inteligência de Mercado
Gestão de Marketing e Branding
Marketing Digital e Mídias Sociais
Neuromarketing
Tomada de Decisão e Relacionamentos em Inteligência de Mercado
Análise Estatística Aplicada: Multivariada
Gestão de Inteligência de Mercado e Tomada de Decisão
Gestão dos Relacionamentos
Técnicas de Negociação
Análise do Mercado: Concorrentes e Clientes
Análise do Mercado Concorrencial
Pesquisa de Mercado e Sistema de Informação de Marketing
Gestão do Relacionamento com Clientes - CRM
Sustentabilidade e Responsabilidade Social
Sustentabilidade e Responsabilidade Social Corporativa
Empreendedorismo
Empreendedorismo
Governança Corporativa e Ética Empresarial
Governança Corporativa e Ética Empresarial
Simulação Empresarial Aplicada aos Negócios
Simulação Empresarial Aplicada aos Negócios
Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso
Pré-requisitos:
• Formação superior completa com título reconhecido pelo MEC;
• Experiência profissional superior a 5 anos;
• Disponibilidade de tempo para estudos extraclasse.
Seleção:
Os interessados no curso passam por processo seletivo para a formação das turmas, no qual é realizada uma analise curricular com base nas informações declaradas na ficha de inscrição, além de uma entrevista individual com a coordenação do programa.
O coordenador buscará entender na entrevista de seleção as expectativas dos candidatos e se as mesmas estão em consonância com os objetivos e fundamentos do próprio curso.
Salientamos que as inscrições e entrevista com o coordenador não acarretam qualquer custo ao candidato
Apresentação
O corpo docente é composto, em sua maioria, por mestres e doutores, além de contar com especialistas e profissionais com notório saber na área e sólida experiência didática e de mercado, o que garante a excelente capacitação técnica, acadêmica e didática aos alunos.
Coordenador
Prof. Dr. Claudio Felisoni de Angelo
Possui graduação em Economia pela Universidade de São Paulo (1974), mestrado em Economia pela Universidade de São Paulo (1978) e doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo (1985). Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Varejo, Internet, Expectativas de Consumo, e-flation e IPI.
Possui graduação em Economia pela Universidade de São Paulo (1974), mestrado em Economia pela Universidade de São Paulo (1978) e doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo (1985). Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Varejo, Internet, Expectativas de Consumo, e-flation e IPI.