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Sustentabilidade empresarial: o que é, importância e como desenvolver

24 de abril 2023, 16:00

Uma mão segurando o globo terrestre, representando a influência da sustentabilidade empresarial no mundo
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Você sabe qual é a definição de sustentabilidade empresarial?

Essa prática vai além de um conjunto de ações isoladas realizadas por uma empresa com o objetivo de preservar o meio ambiente.

Isso é importante, é claro, mas não é tudo ao explicar o que é sustentabilidade empresarial.

Trata-se de uma estratégia que envolve iniciativas econômicas e sociais por parte da organização, com reflexos que ultrapassam os muros e atingem os públicos interno e externo de diferentes formas.

Há vantagens para o próprio negócio, mas elas se estendem também para a sociedade como um todo, o que justifica promover esforços nesse sentido.

Se tem interesse no assunto, vai gostar de conferir este artigo até o final.

A partir de agora, você vai entender melhor o que é sustentabilidade empresarial, seus pilares, benefícios, principais desafios e exemplos de ações sustentáveis.

Veja os tópicos que preparamos para o conteúdo:

  • O que é sustentabilidade empresarial?
  • Como a sustentabilidade empresarial funciona?
    • O que é o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE)?
  • Como uma empresa pode promover a sustentabilidade?
  • Quais são os pilares da sustentabilidade empresarial?
  • Principais vantagens da sustentabilidade empresarial
  • Como colocar a sustentabilidade empresarial em prática?
  • O cenário das políticas de sustentabilidade nas empresas
  • Os principais desafios da sustentabilidade ambiental nas empresas
  • Ações empresariais sustentáveis para conhecer.

Aproveite esse conteúdo para saber mais sobre o conceito de sustentabilidade empresarial e colocar as dicas em prática no seu dia a dia!

Leia mais:

O que é sustentabilidade empresarial?

A sustentabilidade empresarial se refere às práticas organizacionais de uma empresa em relação ao crescimento sustentável, ao meio ambiente e ao desenvolvimento social.

Esse conjunto de iniciativas ajuda os negócios em diferentes objetivos, como reter clientes, fortalecer a marca no mercado e atrair a atenção de investidores.

É uma forma de se posicionar, mas também de fazer a sua parte por um mundo melhor, colhendo benefícios para a própria organização.

Como a sustentabilidade empresarial funciona?

Sustentabilidade empresarial sendo debatida com uma equipe
O conceito de sustentabilidade empresarial

O objetivo da sustentabilidade empresarial é garantir que a empresa cresça sem comprometer o meio ambiente ou que compense o impacto de seu crescimento a partir de iniciativas que promovam a sustentabilidade.

As ações de sustentabilidade empresarial estão diretamente relacionadas às práticas e orientações da ESG (Environmental, Social and Governance), que tem como pilares os seguintes conceitos:

  • Environmental (aspectos ambientais):envolve todas as iniciativas que utilizam algum recurso natural e as ações de prevenção da destruição ambiental, como redução de poluição, reflorestamento, reciclagem, entre outros
  • Social (aspectos sociais): envolve as práticas internas e externas da empresa com fins sociais, como políticas de diversidade e inclusão, iniciativas de proteção aos direitos humanos e demais projetos sociais
  • Governance (aspectos de governança):envolve políticas de compliance, auditoria e iniciativas relacionadas à ética e à transparência.

O que é o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE)?

O Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3 (a bolsa de valores brasileira) é uma carteira de investimentos que leva em consideração o comprometimento das empresas com a sustentabilidade.

Seu objetivo é estimular as empresas a adotarem práticas sustentáveis de acordo com a ESG.

Ou seja, o ISE é uma forma objetiva de analisar a sustentabilidade empresarial.

Para valorizar uma empresa no ISE, o indicador considera alguns aspectos:

Como uma empresa pode promover a sustentabilidade?

Não há regras específicas para uma empresa promover a sustentabilidade, mas a organização pode estimular algumas ações internas e externas.

O importante é que a iniciativa estimulada tenha a ver com o propósito e os objetivos do negócio.

Aqui, há margem para muita criatividade, desde campanhas de reciclagem até outras que foquem no recolhimento de lixo na praia, por exemplo.

Se a ação for interna, ou seja, envolver os profissionais que trabalham na empresa, é importante alinhar bem a comunicação com os colaboradores.

No caso de iniciativas internas, o time de marketing deve ajudar na promoção da estratégia da sua vertente chamada endomarketing.

Quais são os pilares da sustentabilidade empresarial?

Uma executiva interagindo com tela holográfica com os pilares da sustentabilidade empresarial
Os pilares da sustentabilidade ambiental nas empresas

Como mencionamos anteriormente, a sustentabilidade empresarial se apoia em alguns pilares.

A seguir, vamos apresentar quais são eles: econômico, ambiental e social.

Econômico

O pilar econômico busca conciliar o crescimento do negócio com a sustentabilidade.

Isso significa que a empresa deve promover ações que compensem sua intervenção no meio ambiente ou que busquem reduzir os impactos ambientais de suas iniciativas.

Ou seja, o negócio não pode projetar uma expansão deixando de lado o meio ambiente.

Nesse caso, é importante equilibrar os interesses dos acionistas e stakeholders com os objetivos sustentáveis do negócio.

Além disso, o pilar econômico envolve as práticas de compliance e governança, para garantir o correto funcionamento da empresa, de acordo com legislações específicas, incluindo as de proteção ambiental.

Esse pilar também se preocupa com o investimento em novas tecnologias para o negócio que contribuam para diminuir os impactos ambientais.

Ambiental

O pilar ambiental também tem o objetivo de reduzir os impactos do negócio no meio ambiente, além de promover ações de preservação da natureza.

A sustentabilidade ambiental nas empresas deve levar em consideração as mudanças climáticas e o aquecimento global em seu planejamento.

Esse pilar é importante para as empresas organizarem estratégias para reduzir a emissão de carbono, o desperdício de água e a utilização de determinados recursos naturais.

O fator ambiental precisa considerar um equilíbrio entre a produção e a sustentabilidade, preocupando-se tanto com o crescimento da empresa quanto com o meio ambiente afetado por esse crescimento.

Social

O pilar social corresponde ao conjunto de iniciativas que a empresa tem com o foco no desenvolvimento da sociedade.

Isso envolve tanto ações externas, focadas em membros na comunidade, quanto estratégias internas, para promover o bem-estar dos colaboradores da empresa.

A empresa precisa contar com equipes preparadas para entender os desafios sociais e desenvolver as melhores práticas nesse sentido.

Principais vantagens da sustentabilidade empresarial

Agora que você já entendeu o conceito de sustentabilidade empresarial, vamos ver cinco benefícios dessa prática para as empresas.

Redução dos custos de produção

A sustentabilidade empresarial ajuda a reduzir os custos de produção, porque faz com que as pessoas dentro da empresa pensem de forma mais sustentável, sem gastar tantos recursos.

Essa mentalidade ajuda os times a pensarem em alternativas para não desperdiçar os recursos naturais.

Consequentemente, gasta-se menos com as estratégias.

Auxílio na preservação do planeta

Uma das vantagens mais claras da sustentabilidade empresarial é a contribuição da empresa na preservação do planeta.

Esse deve ser um dos objetivos da organização, que também se beneficia dessa prática.

Afinal, a sustentabilidade empresarial precisa pensar em meios de garantir o crescimento econômico aliado às boas práticas de preservação.

Valorização das ações na bolsa de valores

Como dissemos, o Índice de Sustentabilidade Empresarial é um importante indicador da B3 para as empresas.

Assim, quando a organização de fato desempenha um papel relevante na preservação ambiental, suas chances de valorização na bolsa de valores aumentam.

Atração e retenção de clientes

Hoje, o cliente está cada vez mais exigente.

E essa exigência passa por escolher empresas que estejam de acordo com seus valores.

Quando as ações sustentáveis nas empresas são valorizadas, as organizações podem atrair um público que compartilha do mesmo valor.

Isso também é importante para a retenção, porque não estamos apenas falando de satisfação com os produtos vendidos, mas também de identificação entre consumidor e marca.

Competitividade

Com a sustentabilidade empresarial, a marca é mais valorizada no mercado e atrai a atenção do público. Consequentemente, ganha em competitividade.

As organizações que investem em sustentabilidade saem na frente da concorrência e se mostram mais preparadas para os desafios do futuro.

Ao mesmo tempo, vale sempre lembrar que as empresas não devem adotar ações sustentáveis de maneira aleatória, só para tentar ganhar em competitividade.

Se a empresa não tem esses valores presentes em sua cultura, dificilmente conseguirá se destacar com medidas ambientais mal planejadas.

Como colocar a sustentabilidade empresarial em prática?

Equipe colocando a sustentabilidade empresarial em prática
Ações sustentáveis nas empresas

Para você colocar a mão na massa e aplicar os princípios de sustentabilidade empresarial no seu negócio, trouxemos algumas dicas.

Acompanhe!

Ter um planejamento

O primeiro passo para ter eficiência na sua estratégia de sustentabilidade empresarial é ter um bom planejamento.

Nesse caso, a empresa precisa:

  • Alinhar as áreas envolvidas na estratégia de sustentabilidade
  • Definir metas e métricas para acompanhar a eficiência das iniciativas
  • Avaliar a viabilidade das propostas.

Fazer uma boa gestão

Além do planejamento, é importante realizar uma boa gestão e colocar o que foi planejado em prática.

Se a sua empresa nunca adotou nenhuma iniciativa focada em sustentabilidade, no início, o planejamento talvez precise ser ajustado de acordo com a realidade encarada pelo negócio.

A boa gestão passa por contar com especialistas em ESG ou em preservação ambiental, seja a partir de consultoria interna ou de contratação externa.

O importante é que a empresa tenha uma estratégia de negócios sólida, com objetivos claros e métricas eficientes para acompanhar os resultados.

Promover a reciclagem

A reciclagem é uma das ações de sustentabilidade mais disseminadas.

O seu negócio pode começar estimulando os funcionários a separarem o lixo nas latas de recicláveis.

Pensando em iniciativas externas, utilizar as redes sociais para promover ações sustentáveis nas empresas entre os seguidores também é uma boa prática.

Desenvolver estratégias de redução de carbono

A emissão de carbono é um grande problema, principalmente se pensamos na indústria ou em grandes empresas.

Por isso, para apoiar a sustentabilidade empresarial, ter a redução de carbono como uma das ações sustentáveis nas empresas é um importante passo.

Para as organizações, é interessante promover a renovação de energia limpa e ter metas periódicas para acompanhar o progresso das iniciativas.

Engajar os colaboradores

A sustentabilidade empresarial acontece de dentro para fora.

Nesse sentido, engajar os colaboradores nas iniciativas sustentáveis da empresa é fundamental.

É importante manter as pessoas a par das iniciativas sustentáveis da empresa e desenvolver iniciativas que envolvam os times na conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente.

Aderir a projetos ambientais

As empresas podem fazer parcerias com organizações que valorizem o meio ambiente para promover iniciativas de sustentabilidade empresarial.

Essa é uma medida eficiente que alcança um público mais amplo, além de colocar o negócio no caminho certo para ser mais sustentável.

Buscar certificações

Outro passo importante para implementar a sustentabilidade empresarial é buscar certificações na área.

Isso mostra ao público que a empresa está comprometida com a causa ambiental, além de preparar os colaboradores para lidarem com os desafios da preservação do ambiente.

Algumas certificações relevantes para ESG incluem:

  • EED (Leadership in Energy and Environmental Design)
  • GBC Zero Energy
  • Selo Procel PBE Edifica
  • Selo Casa Azul da Caixa.

Adotar softwares especializados

Atualmente, existem algumas ferramentas online focadas na promoção de ESG nas empresas.

Esses softwares são grandes aliados da sustentabilidade nas empresas, porque permitem emitir relatórios com informações sobre ESG.

Assim, os gestores têm mais informações para tomarem decisões nessa frente.

Além disso, com esses softwares, os líderes conseguem saber o impacto socioambiental de suas estratégias, reavaliando as iniciativas quando necessário.

O cenário das políticas de sustentabilidade nas empresas

A sustentabilidade representa um grande desafio não somente para os governos atuais, mas para os negócios de forma geral.

Mas esse é um desafio que muitos estão dispostos a encarar.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Johnson Controls, 70% das empresas têm planos de melhorar seus programas de sustentabilidade.

Isso mostra uma consciência cada vez maior por parte das organizações a respeito da importância da sustentabilidade nas empresas.

Outro dado importante obtido pelo levantamento foi o de que mais da metade das organizações tem o objetivo de diminuir o seu consumo de energia.

Apesar disso, as empresas consideram que as métricas e o monitoramento das iniciativas sustentáveis ainda são um desafio. ​

Entre as organizações entrevistas, os principais benefícios da sustentabilidade apontados são:

  • Mais eficiência
  • Conformidade
  • Diminuição do desperdício de recursos.

No geral, as empresas tentam encontrar um equilíbrio entre práticas sustentáveis e o crescimento econômico, reconhecendo que a sustentabilidade empresarial também traz lucratividade para o negócio.

Os principais desafios da sustentabilidade ambiental nas empresas

Os desafios da sustentabilidade ambiental nas empresas variam de organização para organização, de acordo com o modelo de negócio.

No geral, alguns enfrentados atualmente são:

  • Identificar as necessidades sustentáveis da empresa: nem sempre é fácil identificar o que é importante para a empresa em termos sustentáveis. Aqui, é preciso considerar os valores e o propósito do negócio, assim como quais são os recursos disponíveis para viabilizar as iniciativas de sustentabilidade
  • Implementar uma cultura focada em sustentabilidade: mudar a cultura organizacional pode ser um grande desafio, dependendo do tamanho da empresa e do nível de conscientização dos funcionários. Nesse sentido, a organização pode ter que investir em treinamentos de equipe e workshops que ajudem a implementar uma nova cultura
  • Implementar as iniciativas sustentáveis: um dos desafios passa por efetivamente colocar em prática o que foi identificado como importante para a sustentabilidade empresarial. Esse processo pode envolver desde a adoção de novas tecnologias até a contratação de profissionais
  • Medir a eficiência das iniciativas: assim como pode ser difícil implementar as iniciativas sustentáveis, medir os resultados das estratégias adotadas também pode ser um desafio, porque nem sempre os resultados serão imediatos
  • Contar com uma equipe de especialistas: como ESG ainda é um tema novo, não é muito fácil para as empresas encontrarem profissionais especialistas.

Ações empresariais sustentáveis para conhecer

Gestora conversando e se divertindo com equipe enquanto debate a sustentabilidade empresarial
O crescimento das ações sustentáveis nas empesas

De acordo com o ISE B3, a Vivo é uma das empresas mais sustentáveis do Brasil.

Um dos compromissos da marca é, justamente, o crescimento sustentável.

Algumas ações que colocaram a Vivo nessa posição do ranking são:

  • Adoção da ISO 45001 (relacionada à Saúde e Segurança do Trabalho)
  • Implementação de produtos e serviços com impacto ambiental positivo
  • Ampliação do número de mulheres no Conselho Administrativo.

Outro exemplo de uma empresa brasileira que foca em sustentabilidade empresarial é a Natura, que foi considerada uma das mais sustentáveis do mundo.

O dado é do ranking Global 100, desenvolvido pela Corporate Knights, empresa canadense de pesquisa.

A empresa nasceu com a proposta de desenvolver cosméticos que levassem em conta o impacto ambiental e tem diversas iniciativas para reduzir esse impacto e promover a preservação do meio ambiente.

Há quase 15 anos, a Natura se tornou uma empresa de carbono neutro, ou seja, que compensa inteiramente a sua emissão de gases de efeito estufa.

Além disso, a companhia também tem ações sustentáveis específicas focadas na preservação da Amazônia.

Já a Nike é um exemplo global de sustentabilidade empresarial, com a criação do Flyknit, que busca diminuir os resíduos e o desperdício de materiais.

Entre outras ações empresariais sustentáveis para conhecer, podemos destacar:

  • A escolha de fornecedores sustentáveis
  • Adoção de processos digitais em vez do uso do papel
  • Redução da produção de lixo
  • Redução do desperdício de água.

O mais importante é que as empresas avaliem aquilo que é possível de ser implementado, ao mesmo tempo em que deve ter em mente estratégias para o futuro, sem interromper seu crescimento econômico.

Conclusão

Vimos nesse texto o conceito de sustentabilidade empresarial e por que ele é importante para as organizações se destacarem.

A sustentabilidade empresarial já é uma tendência e o ESG veio para ficar.

Por isso, os negócios precisam se preparar para os desafios que virão.

Aproveite para colocar as nossas dicas em prática e colher os benefícios da sustentabilidade empresarial no seu negócio.

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