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Impacto social: o que as empresas devem fazer para um mundo melhor?

27 de setembro 2022, 16:00

5 pessoas segurando uma muda de planta na mão evidenciando o impacto social das organizações mundiais
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O impacto social que as atividades de uma empresa causam já está definitivamente em pauta no mundo dos negócios.

Nada mais justo, afinal, todo segmento produtivo extrai da sociedade e do meio ambiente os recursos necessários para subsistir e obter lucro.

O consumidor, cada vez mais atento e militante, está de olho nessa questão, como revela uma pesquisa da Zeno (em inglês).

De acordo com o levantamento, 83% das pessoas concordam que as empresas só deveriam lucrar se derem uma contrapartida pública, por meio de impactos sociais positivos.

Essa é uma clara evidência do consumo socialmente responsável, em que as pessoas não observam apenas os aspectos mercadológicos, mas o que a produção de um bem gera para a sociedade.

Você também pode fazer a sua parte, aprofundando-se nesse tema presente na agenda de empresas, governos e instituições em geral.

Neste texto, vamos falar sobre:

  • O que é impacto social?
  • Por que as empresas devem gerar um impacto social?
  • Por que uma empresa deve se preocupar com o impacto social?
  • Exemplos de empresas que geram impacto social no Brasil
  • Primeiros passos para fazer uma ação de impacto social
  • Como medir o impacto social do seu negócio?

Avance na leitura e fique por dentro do assunto impacto social!

Leia também:

O que é impacto social?

Impacto social é a repercussão das ações de uma empresa sobre os públicos de interesse nela. Isso envolve não apenas clientes, colaboradores e fornecedores, como também a comunidade de entorno e demais stakeholders.

O conceito está diretamente relacionado com o de cadeia de valor.

Essa, por sua vez, é a soma de operações, atividades e serviços que levam bens de consumo a circularem, de modo que cheguem ao consumidor final.

Para que um simples lápis chegue à papelaria do seu bairro, é necessário mobilizar um verdadeiro “exército” de pessoas e muitos recursos.

Veículos consomem combustíveis fósseis, madeira precisa ser extraída, minerais devem ser prospectados e muitas outras atividades são necessárias nesse contexto.

Regiões inteiras são afetadas pela circulação de bens, gerando um enorme impacto sobre as comunidades e o meio ambiente.

No final, a conta recai sobre quem não tem responsabilidade sobre esses impactos, e o que era para gerar riqueza acaba se tornando uma atividade predatória.

Para que isso não tome proporções mais graves, a sociedade civil organizada tem levantado essa questão na mídia, na política e dentro das empresas.

Por outro lado, o impacto social pode ser positivo, como veremos mais à frente, ao destacarmos casos reais de empresas que estão fazendo a diferença em prol das comunidades.

Por que as empresas devem gerar um impacto social?

Impacto social representado por 5 pessoas em um círculo juntando os polegares em uma roda
Qual é o impacto social de uma empresa

As gerações mais novas já nascem cercadas de informação por todos os lados, o que torna os jovens – em tese – mais conscientes sobre as questões sociais.

Os millenials (nascidos a partir dos anos 1980) são muito mais ligados a assuntos que digam respeito à sustentabilidade do que os baby boomers (nascidos no pós-guerra), por exemplo.

Uma prova disso é uma pesquisa da Cone (em inglês), segundo a qual nove entre dez millennials trocariam de marca de preferência para outra mais responsável socialmente.

Essa é só mais uma evidência de que as empresas devem se preocupar com os impactos sociais que geram, da mesma forma que estão atentas ao fluxo de caixa.

Confira na sequência algumas das razões que justificam essa iniciativa, conforme o tipo de impacto gerado.

Sustentabilidade

Um dos impactos mais potencialmente perigosos das atividades das empresas é sobre o meio ambiente.

Segundo a Global Footprint Network, a humanidade hoje excede em 74% a capacidade que o planeta tem de prover recursos à vida.

É como se, por ano, só os seres humanos consumissem o equivalente a 1,7 planeta Terra.

Portanto, empresas que pensam no impacto social positivo sobre os biomas, rios, mares e atmosfera colaboram não só para a continuidade nos negócios, como também para a vida no nosso planeta.

Transparência

Greenwashing é a prática à qual algumas empresas recorrem para disfarçar, manipular ou omitir dados sobre os impactos que suas atividades geram para o meio ambiente.

É o que fazem, por exemplo, aquelas que “inventam” selos em seus produtos para atestar um compromisso inexistente com as práticas sustentáveis de produção.

Não existe empresa comprometida de verdade com os impactos sociais que geram sem a necessária transparência em suas ações.

Já que falamos dos millennials, uma pesquisa da Wordstream (em inglês) apurou que 92% deles preferem comprar de empresas éticas em suas atividades.

O assunto é tão sério que já fez surgir até uma área inteira dedicada ao assunto: o Marketing Ético, que no Brasil, ainda dá os seus primeiros passos.

Essa é uma ação importante na busca por gerar um impacto social positivo.

Gerando empregos

As empresas não consomem apenas recursos naturais.

Para seguirem produzindo, elas precisam de pessoas tanto quanto de insumos.

Portanto, a geração de empregos é um exemplo de impacto social causado pelas suas atividades.

Aliás, nesse aspecto, o trabalho remoto vem sendo apontado como um caminho para a redução do impacto social e ambiental.

Em 2020, ano em que começou a pandemia de Covid-19, a adoção do home office, impulsionado pelo isolamento social, foi responsável pela redução diária de 17% de CO2 atmosférico, segundo a revista Nature Climate Change (em inglês).

Essa é mais uma prova de que é possível diminuir os impactos sociais, ao mesmo tempo em que se gera mais empregos e oportunidades de crescimento econômico.

Colaboradores envolvidos e retenção de talentos

Duas pessoas se cumprimentando em escritório evidenciando o impacto social
Como os colaboradores veem os impactos sociais no trabalho

As pesquisas deixam claro que as pessoas estão muito conectadas ao que se passa e conscientes da responsabilidade social das empresas.

Quando uma organização evidencia seu compromisso com a questão social, ela sinaliza para seus clientes e parceiros que se preocupa com eles também.

Não menos importante, o comportamento ético e previdente em relação aos impactos sociais mostra que ela cuida do seu ativo mais importante: os colaboradores.

Nas empresas socialmente responsáveis, a preocupação maior com o bem-estar das pessoas melhora o clima organizacional, elevando a produtividade e a motivação.

Essa é, portanto, uma maneira de atrair e também de reter os melhores talentos.

Stakeholders mais próximos

Como vimos, empresas jamais atuam sozinhas.

Para realizar suas atividades, elas precisam mobilizar uma extensa rede de parceiros de negócios, os stakeholders.

Prestar atenção ao impacto social é uma forma de trazer mais para perto esses parceiros, em uma relação de confiança.

Forma-se, assim, um ciclo em que o engajamento social da empresa leva os stakeholders a se sentirem mais seguros em relação aos acordos.

Também é uma maneira de “subir o sarrafo”, ou seja aumentar a exigência.

Ao evidenciar o compromisso com uma sociedade melhor e mais justa, a empresa acaba atraindo apenas parceiros alinhados às causas mais nobres.

E por parceiros, devemos entender não apenas aqueles de relação comercial com uma marca.

Afinal, também se enquadram como stakeholders os colaboradores, os consumidores e a comunidade de entorno da empresa, entre outros.

Posicionamento e branding da sua marca

O Marketing Ético caminha lado a lado com a estratégia de branding de uma empresa.

Afinal, não basta uma marca ser socialmente responsável.

Mais do que isso, ela precisa mostrar para o seu público o que faz para ser tratada dessa forma.

Evidenciar a responsabilidade social é, portanto, uma forma inteligente de posicionar a marca e de melhorar os resultados por meio do branding.

Aliás, vale relembrar que os consumidores preferem as empresas que assumem suas responsabilidades nas áreas social e ambiental.

Empresa mais competitiva

Responsabilidade social significa mais clientes satisfeitos e fidelizados, elevando assim a reputação de uma empresa.

Marcas mais confiáveis e éticas estão sempre em posições melhores, habilitando-se a conquistar fatias de mercado maiores.

Não é por acaso que o Google se tornou hegemônico entre os motores de busca e outros serviços digitais.

Por ser uma empresa socialmente responsável, ela evidencia seu compromisso com um mundo melhor de diversas maneiras.

Um bom exemplo é o que ela faz no datacenter de Saint Ghislain, na Bélgica.

Para resfriar seus servidores, o Google trata água contaminada proveniente das indústrias locais, fazendo desse o primeiro centro do mundo a operar sem o uso de chillers, um equipamento de alto consumo energético.

Eis aí um bom exemplo de impacto social positivo.

Oportunidade de receber investimentos

Ser social e ambientalmente responsável é mais lucrativo.

Além de atrair mais clientes, as empresas que mantêm essa pegada se habilitam a receber mais investimentos.

É o que acontece com as empresas que compõem o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da bolsa de valores brasileira, a B3.

Prova do maior valor de mercado dessas empresas é que, desde sua fundação, o ISE B3 valorizou 315%, contra 273% do Índice Ibovespa convencional.

Nem precisamos ir muito longe para concluir que, ao ganhar valor no mercado, a empresa abre mais portas para receber mais aportes e investidores.

Tornar o mundo um lugar melhor

As empresas não precisam e nem devem ser os vilões da história.

Pelo contrário, o que não faltam são casos reais de organizações que fizeram e fazem a diferença com um impacto social positivo, enquanto obtêm lucros com suas atividades.

Claro que existem as corporações que insistem em manter práticas obscuras e danosas, no entanto, o que se observa é que elas são minoria.

Quando a marca se compromete com as causas sociais relacionadas ao que fazem, ajudam primeiramente a si mesmas, garantindo a continuidade dos negócios.

Não menos importante, agindo para melhorar a vida das pessoas, elas fazem a sua parte para que o mundo como conhecemos hoje esteja aqui para nossos descendentes.

Exemplos de empresas que geram impacto social no Brasil

Homem conversando com celular e interagindo com indicadores de impacto social no tablet
Principais empresas com boa reputação em impacto social no Brasil

O Google é apenas uma entre tantas empresas que evidenciam em suas práticas a preocupação com as questões sociais.

No Brasil mesmo, poderíamos escrever dezenas de artigos falando sobre as empresas que geram impactos sociais positivos em suas atividades.

Pelo exemplo, elas nos inspiram a continuar fazendo nossa parte para que o mundo seja um lugar seguro e sustentável.

Conheça algumas delas a seguir.

Natura

Poucas empresas levam tão a sério a questão ambiental quanto a Natura.

Seus cosméticos e produtos de higiene e beleza ostentam o selo UEBT (Union for Ethical Biotrade), atestando que todos os ingredientes e insumos utilizados são sustentáveis.

A adoção desse selo faz parte de uma estratégia de internacionalização da marca, hoje presente em diversos países europeus e nos Estados Unidos.

A propósito, o foco na questão social é tanto que está até no slogan: “Gerar impacto positivo é a nossa beleza”.

FIA

A Fundação Instituto de Administração não poderia deixar de fazer a sua parte.

Os impactos sociais que geramos estão no centro de nossas atividades, e é por isso que mantemos um programa de compliance, do qual resulta o nosso Portal da Transparência.

O compromisso com a ética é o que nos move e, nesse sentido, publicamos periodicamente um relatório de atividades.

Queremos ser também uma instituição de ensino desenvolvimentista, e para isso estruturamos dois projetos sociais: o CAP Executivo e o CAP Jovem.

Neles, investimos em programas sociais voltados aos jovens e executivos, além de auxiliarmos instituições do terceiro setor com projetos de gestão e formação de profissionais.

Neste

Provavelmente as empresas do segmento energético estão entre as que geram mais impactos negativos, principalmente para os ecossistemas.

Há uma que se destaca das demais, por fabricar diesel renovável a partir do óleo de cozinha usado pelas empresas do ramo alimentício.

Essa é a Neste, empresa finlandesa que produz combustíveis, focada em atender as demandas das companhias aéreas.

O óleo de aviação da Neste, segundo a empresa, reduz as emissões de gases em até 80% em comparação com os combustíveis fósseis.

Ele oferece uma solução imediata para reduzir as emissões diretas de carbono do voo, assim como o diesel renovável, que reduz 90% dessas emissões.

Mais um bom exemplo de impacto social a se destacar.

Shopify

A pandemia de coronavírus trouxe dor e sofrimento, mas também uma valiosa lição: a de que é possível reduzir os impactos sobre o clima a partir do trabalho remoto.

Entusiasmados com os bons resultados nesse quesito obtidos em 2020, a Shopify decidiu abolir permanentemente o trabalho em escritório.

De acordo com a empresa, desde então ela passou a ser digital por princípio, ou seja, além dos serviços que oferece, seu modo de produção também migrou para o digital.

O compromisso com a sociedade e com o meio ambiente é também levado muito a sério pela empresa.

Por isso, ela mantém o Fundo Shopify para a Sustentabilidade, cujo objetivo é investir 5 milhões de dólares por ano em ações de combate às alterações climáticas.

Primeiros passos para fazer uma ação de impacto social

O exemplo das grandes empresas inspira, mas talvez esteja distante demais da realidade das pessoas físicas ou organizações de pequeno porte.

Mas a verdade é que elas também podem – e devem – ajudar.

O primeiro passo para tomar parte nas iniciativas visando a gerar impactos sociais positivos é identificar os impactos que suas atividades podem causar, sejam eles positivos ou não.

Uma referência para isso vem da consultoria Endeavor, que lista as características de um negócio que impacta a sociedade positivamente, inclusive com um curso sobre essa temática.

De qualquer forma, você não precisa fazer um curso para começar desde já a impactar sua comunidade com suas ações.

Veja a seguir como dar o pontapé inicial.

Entenda como sua empresa pode impactar a sociedade

Todo tratamento começa com um diagnóstico e, nesse sentido, o primeiro passo a ser dado para gerar impacto social é identificar de que forma a empresa pode agir.

Nesta fase embrionária, os próprios parceiros de negócio podem fornecer insights sobre iniciativas que a empresa pode tomar.

Por exemplo, se o negócio é do ramo de transportes, seria possível reduzir a pegada de carbono, adotando uma frota de veículos elétricos?

A adoção do home office é outra possibilidade, já que representa não só uma redução no impacto ambiental, mas também uma melhora na qualidade de vida dos colaboradores.

Se para você não está claro onde a empresa pode impactar socialmente, uma solução é a contratação de uma consultoria.

Ela pode, inclusive, auditar os seus processos, ajudando a identificar possíveis formas de impactar positivamente enquanto reduz o desperdício e aumenta a eficiência.

Observe como está o mercado (faça benchmarking)

Nada melhor do que o exemplo para educar, certo?

Portanto, depois de identificar os impactos sociais que sua empresa pode gerar, vá ao mercado para fazer benchmarking.

Se a sua escolha for na linha ecológica, você pode mirar no exemplo de marcas como a Natura, adaptando as iniciativas conforme a sua realidade.

Adote transformações internas

Se você pretende impactar a sociedade, seria incoerente se esses impactos não fossem primeiro percebidos dentro da própria empresa.

Essa é uma boa oportunidade para melhorar o clima organizacional e, por consequência, aumentar a motivação e o engajamento dos colaboradores.

Atraia fundos de investimentos em impacto social

Seja qual for a sua iniciativa, você não estará sozinho para levá-la adiante, inclusive na parte dos recursos necessários.

Isso porque existem fundos dedicados exclusivamente a projetos de geração de impactos sociais, como os da Mov Investimentos, Vox Capital, Gyra e Alume, entre outros.

Capriche na apresentação das suas ideias, mostre aos investidores que você realmente quer contribuir para um mundo melhor e veja a sua empresa fazer a diferença.

Como medir o impacto social do seu negócio?

Uma pessoa segurando um tablet e outra pessoa mostrando indicadores de impacto social
Confira os indicadores necessários para medir o impacto social de seu negócio

Assim como é preciso adotar KPIs para avaliar os resultados dos negócios, os impactos sociais precisam ser acompanhados de perto.

É necessário adotar os indicadores adequados para mostrar se as ações estão de fato gerando os impactos esperados.

Se for algo na linha do carbono zero, você pode instituir uma espécie de marcador, que indicaria quantas toneladas de CO2 sua empresa deixou de emitir.

Ou, se a sua iniciativa é voltada à empregabilidade dos jovens, pode medir o progresso das ações divulgando quantas oportunidades foram criadas a cada mês.

Conclusão

Gerar impacto social é uma grande responsabilidade, e as empresas que são bem-sucedidas nesse quesito tendem a apresentar resultados melhores.

Empreender não é sinônimo de explorar, pelo menos não de forma predatória.

Com planejamento, boa vontade e conhecimento, é possível usufruir dos recursos naturais e humanos de forma sustentável.

Continue se aprofundando nos temas que estão em alta.

Acesse o artigo sobre a Educação Inclusiva e como aplicá-la na vida e nos negócios e continue ligado nos conteúdos do blog da FIA!

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