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Consultoria Online: Guia completo para quem deseja atuar na área

11 de fevereiro 2021, 20:30

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Seguindo a tendência rumo à comodidade e enxugamento de custos, a consultoria online está em alta nos dias de hoje.

Clientes desse serviço vêm, cada vez mais, trocando a modalidade puramente presencial para formatos mistos ou totalmente remotos.

Afinal, eles permitem economia de tempo e dinheiro e, quando realizados por profissionais qualificados, rendem os mesmos benefícios de uma orientação presencial.

Por isso, entrar no mercado da consultoria online é uma boa pedida para especialistas que têm flexibilidade para lidar com vários projetos de forma simultânea.

Se esse é o seu caso, siga com a leitura.

Preparamos um material completo para você tirar o projeto do papel e começar sua consultoria online em breve.

Conheça os tópicos abordados a partir de agora:

  • O que é consultoria online?
  • Para que serve uma consultoria online?
  • Como funciona uma consultoria online?
  • Quem pode ser um consultor online?
  • Como é o mercado de trabalho de consultoria online
  • As consultorias online podem abranger quais áreas?
  • Consultoria Online X Consultoria Presencial
  • Quais são as vantagens de trabalhar com consultoria online?
  • Consultoria Online: 7 dicas para quem pretende atuar na área
  • Como abrir uma consultoria online?

Boa leitura!

O que é consultoria online?

Consultoria online é a prestação de serviços especializados para uma pessoa, grupo ou negócio, de maneira remota – geralmente, com o auxílio da tecnologia.

Ou seja, a modalidade online nada mais é do que uma opção para conferir agilidade e comodidade a esse processo de análise e orientação, pois dispensar os encontros presenciais diminui seus custos para consultor e cliente.

Também pode agregar transparência à trajetória, a partir do uso de ferramentas digitais para que o cliente acompanhe cada passo e objetivos da consultoria.

É comum que empresários contratem o serviço para potencializar os ganhos, mas ele também pode ser útil para quem deseja emagrecer, praticar exercícios físicos regularmente, receber recomendações qualificadas para a carreira, entre outras opções.

Desde que haja um objetivo de médio ou longo prazo, assim como uma escolha importante, a consultoria online pode ser utilizada como suporte para decisões assertivas.

Para que serve uma consultoria online?

A consultoria online serve como guia para promover mudanças, saindo do estado atual para o estado desejado de modo prático e flexível.

Para tanto, esse processo conta com um profissional reconhecido em sua área de atuação, que usa a experiência para colher informações, avaliar, construir soluções de forma colaborativa e acompanhar sua implementação.

Alguns exemplos são:

  • Controlar as finanças pessoais ou da empresa
  • Adquirir inteligência emocional, treinando técnicas para gerir as emoções no trabalho
  • Obter insights em momentos de transição de carreira, reposicionamento, construção da marca pessoal ou entrada no mercado de trabalho
  • Auxílio para elaborar programas com propósitos diversos, como a capacitação de lideranças
  • Suporte para organização e gestão de equipes
  • Orientação para escolher e adotar programas de bem-estar, como ganho ou perda de peso com saúde
  • Ajuda para planejar um intercâmbio e estudar em outro país.

Como funciona uma consultoria online?

Consultoria Online: Guia completo para quem deseja atuar na área
Como funciona uma consultoria online?

A consultoria online funciona por meio de análises e encontros virtuais, nos quais o consultor colhe dados, estabelece um ou mais objetivos, formula e propõe estratégias para que sejam atingidos.

Então, se você está pensando em contratar um consultor para gerir seu time ou planejar toda a sua viagem, precisa ajustar o foco, pois ele não é responsável pela parte operacional.

Seu trabalho se equipara ao de um conselheiro experiente, que age no campo estratégico para acrescentar uma visão ampla e profissional ao seu projeto.

Imagine, por exemplo, que uma pequena fábrica de pães esteja enfrentando problemas financeiros por causa da queda no número de clientes.

Seu dono decide contratar um consultor respeitado para fazer um diagnóstico do cenário atual, apontando pontos de melhoria, a fim de recuperar os consumidores e voltar a ter lucro.

Ao avaliar a situação, o especialista combina que serão realizados 3 encontros iniciais, nas primeiras semanas, e outros 2 para monitoramento das soluções construídas junto ao empreendedor.

Durante as reuniões, realizadas via Skype, WhatsApp ou Zoom, o dono da fábrica apresenta dificuldades, esclarece dúvidas e descobre que os antigos clientes estão consumindo pães de um concorrente que, há pouco tempo, começou com um serviço de entregas.

Ele pode optar por montar seu próprio delivery e/ou oferecer outros diferenciais competitivos, como descontos para as compras maiores.

Repare que um insight certeiro, vindo de fora da companhia, pode fazer grande diferença, evitando até que a fábrica entre em falência.

Quem pode ser um consultor online?

Em teoria, qualquer profissional com conhecimento prévio pode se eleger um consultor online.

Afinal, não há uma certificação, prova ou qualquer exame obrigatório para obter o título.

Além disso, a vastidão das áreas em que um consultor online pode atuar faz com que a formação dos especialistas seja bastante diversa.

Mas isso não quer dizer que um profissional despreparado vá se destacar no mercado, pois esse tipo de trabalho exige reconhecimento para conquistar a confiança dos clientes.

Daí a importância de construir uma reputação sólida, ofertando serviços em segmentos que você realmente domina para ajudar o cliente a ter sucesso.

Aos poucos, a carreira em consultoria online vai fornecer mais experiência, permitindo seu progresso e atuação para solucionar demandas mais complexas.

O que é preciso para ser um consultor online?

O perfil ideal de um consultor online inclui competência técnica, estratégica e soft skills para lidar com as questões do dia a dia.

A competência técnica se refere aos hard skills necessários para uma consultoria de qualidade.

Se a ideia é prestar serviço na área de Recursos Humanos, por exemplo, é muito importante que o consultor tenha essa formação no currículo.

O conhecimento estratégico nasce de estudos e vivência no setor em que se pretende atuar.

Seguindo nosso exemplo acima, é interessante que o consultor em RH já tenha liderado times desse departamento e desenvolvido uma visão macro para que saiba avaliar e propor estratégias aos clientes.

Já as competências comportamentais ou soft skills descrevem as habilidades de relacionamento interpessoal e intrapessoal, inteligência emocional, autocontrole, adaptabilidade, agilidade e flexibilidade para gerir diversas demandas ao mesmo tempo.

Normalmente, essas competências também são úteis para conduzir a carreira em consultoria online, na qual o empreendedor precisa ter jogo de cintura para lidar com altos e baixos e administrar seu próprio negócio.

Como é o mercado de trabalho de consultoria online

Consultoria Online: Guia completo para quem deseja atuar na área
Como é o mercado de trabalho de consultoria online

O mercado para consultores, inclusive os que prestam serviços de forma remota, está aquecido no país.

Segundo a pesquisa Perfil das Empresas de Consultoria do Brasil 2019, a maioria dos profissionais atuantes nesse campo esperava crescimento ou estabilidade para o faturamento de 2020, com somente 14,2% aguardando por queda nos rendimentos.

Os pequenos negócios e MEI (microempreendedores individuais) dominam o setor, correspondendo a 84% dos negócios em consultoria, contra apenas 1,8% de grandes empresas.

O afastamento do escritório foi outra observação do estudo, que revelou que 52,5% dos consultores prestam serviços no próprio cliente, e só 24,6% mantêm seu próprio local de atendimento.

A consultoria online já é uma realidade para 22,9% deles, que trabalham em regime de home office ou espaços compartilhados (coworkings), usando a internet para chegar ao público-alvo.

A pandemia pelo coronavírus, isolamento social e quarentenas tendem a manter os negócios online em expansão, incluindo as consultorias, graças à digitalização veloz entre os consumidores.

Para se ter uma ideia, o Painel TIC COVID-19, realizado pelo Cetic.br, constatou que a aquisição de produtos e serviços online entre a população passou de 44%, em 2018, para 66% em 2020.

As consultorias online podem abranger quais áreas?

Há uma série de áreas diferentes em que se pode prestar consultoria online, e mencionamos algumas delas nos tópicos anteriores.

A seguir, veja uma lista com as mais populares:

  • Consultoria empresarial
  • Consultoria jurídica
  • Consultoria contábil
  • Consultoria de marketing
  • Consultoria de marketing digital
  • Consultoria em recursos humanos
  • Consultoria em engenharia
  • Consultoria em design de interiores
  • Consultoria de decoração
  • Consultoria de moda e estilo
  • Consultoria de planejamento pessoal
  • Consultoria em nutrição
  • Consultoria dentária
  • Consultoria médica
  • Consultoria em educação física (personal trainer)
  • Consultoria em segurança do trabalho.

Consultoria Online X Consultoria Presencial

Quando bem feita, a consultoria online tem o potencial de chegar aos mesmos resultados da presencial.

Contudo, o consultor é um profissional que se dedica a avaliar cenários para, então, construir mudanças importantes para o cliente.

Portanto, contar com um especialista que tenha flexibilidade é relevante, pois, dependendo do caso, o processo de consultoria pode pedir um encontro presencial.

A dica é disponibilizar pacotes que, embora deem preferência às reuniões online, englobem, por exemplo, uma primeira consultoria presencial.

Claro que você vai priorizar o serviço feito remotamente, mas nada impede que dê uma ou mais opções aos clientes – incluindo o formato híbrido.

Quais são as vantagens de trabalhar com consultoria online?

Consultoria Online: Guia completo para quem deseja atuar na área
Quais são as vantagens de trabalhar com consultoria online?

Trabalhar com consultoria online tem muitas vantagens para consultor e cliente, inclusive em relação à modalidade presencial.

Confira algumas delas abaixo.

Maior área de atendimento

Ofertado de modo remoto, o serviço alcança qualquer lugar do país, ou até do mundo, pois rompe com as barreiras geográficas.

Por isso, o consultor online não precisa se limitar à demanda de sua região, podendo expandir a atuação com foco nos interesses do público-alvo e em seus conhecimentos.

Menor investimento

Um dos maiores custos na abertura de qualquer negócio é a infraestrutura, o que inclui despesas com aluguel, compra de dispositivos como computadores e material de escritório.

Mas uma empresa focada no digital pode começar sem sede física e contratando os funcionários em regime de home office, o que resulta em grande economia e permite que você tome fôlego antes de investir mais.

Mesmo entre as consultorias maiores, que pedem um espaço próprio para atender melhor os clientes, a versão online diminui os gastos com combustível, deslocamento, alimentação e viagens.

O impacto possibilita que o serviço se torne mais acessível, atraindo clientes e favorecendo o crescimento da companhia.

Praticidade e flexibilidade

Em vez de horários e dias fixos, a consultoria online costuma incluir pacotes mais flexíveis, com a marcação dos encontros segundo a disponibilidade de cliente e consultor.

Alguns horários podem ser disponibilizados para que o cliente escolha o mais adequado.

Além disso, os encontros dependem, apenas, de um lugar calmo e com boa conexão de internet, podendo ser mediados até por um smartphone, agregando praticidade à rotina.

Possibilidade de atuar em uma área de nicho

Em tempos digitais, percebemos o potencial de atender a nichos, ou seja, fatias de mercado compostas por pessoas com interesses em comum.

Quanto menos consultores atenderem a um nicho, maior o potencial de conseguir muitos clientes e aumentar as receitas rapidamente.

Afinal, seu serviço será escasso e bastante qualificado à medida em que se aprofundar no seu campo de atuação.

Consultoria Online: 7 dicas para quem pretende atuar na área

Consultoria Online: Guia completo para quem deseja atuar na área
Consultoria Online: 7 dicas para quem pretende atuar na área

Agora que você conhece as vantagens e requisitos valorizados em um consultor online, é hora de colocar a mão na massa e tirar sua ideia do campo dos desejos.

Vamos te ajudar nessa trajetória, começando por dicas valiosas para quem está entrando no mercado da consultoria remota.

A seguir, acompanhe nossos insights.

1. Defina qual será sua área de atuação

Se você é um especialista, então, essa área deve ser a de sua especialidade, pois é o setor com o qual você mais pode contribuir.

Mas a consultoria também pode partir de indivíduos com formação generalista, como Administração, desde que tenham experiência no segmento em que vão prestar serviços.

Inclusive, um administrador qualificado pode ajudar na gestão inicial de um negócio, disponibilizando sua visão ampla para um empreendedor que entenda muito de sua área técnica, mas pouco do gerenciamento de empresas.

O importante é colocar as necessidades do público-alvo no centro das suas atividades.

2. Conheça seu target

Essa dica é útil para qualquer serviço ou organização, mas se torna crítica para um consultor online.

Isso porque ele precisará de informações sobre o público que pode se interessar pelos seus serviços, tanto para fazer divulgação quanto para qualificar sua consultoria.

A partir de dados sobre o target, será possível conhecer as particularidades de um segmento, se a contratação é feita por empresas (B2B) ou direto pelo consumidor (B2C), faixa de preços dos concorrentes, etc.

3. Faça um plano de atendimento

Talvez seja melhor dizer: faça alguns planos de atendimento.

Estamos falando daquelas opções ou pacotes que serão vendidos aos clientes, contendo os serviços inclusos, prazo e tipo de consultoria.

Na hora de montar os pacotes, considere as características do setor que vai atender, permitindo alguma flexibilidade para que você ou o cliente façam adaptações quando necessário.

Aproveite para incentivar a continuidade do serviço ou recomendações boca a boca, oferecendo descontos para quem indicar um cliente em potencial.

4. Invista em tecnologias e ferramentais úteis 

Ainda que não comece com uma sede física, seu negócio de consultoria online vai exigir algum investimento, principalmente em ferramentas digitais.

Basicamente, contrate um bom plano de internet e dispositivos eficientes para fazer reuniões online com tranquilidade.

Lembre-se de prezar pela segurança dos encontros, durante os quais os clientes podem revelar informações confidenciais.

Uma boa pedida é investir em cibersegurança, preferindo plataformas que utilizem criptografia e senhas para evitar qualquer vazamento de dados.

5. Organize seus horários

Ter sua consultoria digital vai conferir liberdade para que você faça a gestão da jornada de trabalho, podendo resolver até demandas pessoais em horário comercial.

Mas não se engane: é preciso ter alguma organização e rotina para construir sua empresa e ter ganhos razoáveis.

Então, recomendamos que você, desde cedo, invista em gerir o tempo, defina as horas de trabalho e cumpra com todos os compromissos que estabelecer para cada dia.

6. Faça networking 

Uma das melhores fontes de clientes para uma consultoria online são seus contatos e pessoas que eles conhecem.

Afinal, como explicamos antes, ninguém contrata um consultor em quem não confie.

Por isso, mantenha sua rede de contatos (network) ativada.

Busque, ainda, estar conectado a pessoas do segmento que você atende, marcando presença em eventos, cursos, palestras e outros locais frequentados pelo seu target.

7. Divulgue seu trabalho

Além de manter sua rede de contatos por perto, invista na presença e construção de autoridade na internet.

Para tanto, vale apostar em um site profissional, blog corporativo, e-mail marketing e conteúdo nas redes sociais, em especial aquelas voltadas ao universo profissional, como o LinkedIn.

Conte com uma boa estratégia de marketing digital, com essas e outras abordagens para que seu trabalho seja reconhecido pelo público.

Como abrir uma consultoria online?

Para quem seguiu os insights acima, faltam apenas alguns passos para que a consultoria online se torne realidade.

Ainda que você comece sozinho, indicamos que se cadastre e abra um CNPJ para sustentar uma marca mais profissional e ficar em dia com as obrigações legais.

Após definir sua área de atuação, você poderá selecionar a melhor CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas), que será a base para o cálculo de tributos e outras questões legais.

Depois, defina o formato jurídico e o regime tributário da sua consultoria online – Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real.

Finalizados esses passos, a maioria das consultorias pode começar a funcionar.

Se tiver dúvidas, contate um contador de confiança para manter tudo em conformidade.

Conclusão

Neste texto, falamos sobre como funciona, benefícios e dicas para abrir uma consultoria online de sucesso.

Você acrescentaria algum insight? Escreva para nós, nos comentários.

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