Você já utilizou alguma solução de automação de marketing?
Esse tipo de ferramenta dá um suporte fundamental a campanhas na internet, sobretudo quando uma marca realiza ações simultâneas.
Afinal, é preciso planejar, executar, monitorar, analisar, ajustar…
As exigências são muitas para que os resultados desejados com o marketing sejam alcançados, mas como se dedicar a esse nível sem uma mãozinha da tecnologia?
Difícil, não é mesmo?
É aí que entra a automação de marketing, a qual, como o nome sugere, pode automatizar ações e obter resultados mais completos em uma janela de tempo mais curta.
Trazemos neste artigo informações relevantes sobre o assunto, além de indicar ferramentas e apontar dicas para tornar o trabalho do dia a dia mais fácil.
Veja os seguintes tópicos que serão abordados a partir de agora:
- O que é automação de marketing?
- Para que serve a automação de marketing?
- Principais ferramentas para automação de marketing
- Automação de marketing no Instagram
- Automação de marketing por e-mail
- 7 dicas sobre automação de marketing
- Principais especialistas sobre automação de marketing.
Tem interesse em aprender sobre o assunto? Então, siga a leitura!

O que é automação de marketing?
Chamamos de automação de marketing as ferramentas estratégicas que permitem entender as interações dos clientes com a marca e agir de forma personalizada e progressiva.
Partindo do modelo de funil de vendas, o cliente é classificado em quatro estágios, de acordo com sua posição na jornada de compra: visitantes, leads, oportunidades e vendas.
Dessas quatro fases, o marketing tem controle sobre as três primeiras e vai moldar as ações a partir dos resultados, sejam eles objetivos (número de pessoas em cada etapa) ou subjetivos (as taxas de conversão de uma fase para outra).
Esse tipo de estudo permite entender se as campanhas estão surtindo o efeito desejado, e também ajustar a estratégia e o conteúdo conforme for necessário.
As ferramentas de automação fornecem dados em tempo real e permitem programar diferentes jornadas de compra para diferentes perfis de clientes – sem intervenção humana.
Elas permitem, por exemplo, criar uma cadeia de e-mails que serão disparados para todos os clientes da empresa, ou somente para aqueles que entraram em contato no último mês.
Podem também resgatar o contato com outros que já não estão tão engajados assim.
No universo das redes sociais, é possível entregar um código de desconto para aniversariantes do mês, ou até mesmo criar campanhas direcionadas para mães de recém-nascidos.
Observe que as possibilidades de segmentação facilitada são um dos destaques da automação de marketing. É sobre isso que vamos falar na sequência.

Para que serve a automação de marketing?
O principal objetivo da automação de marketing é criar estratégias personalizadas para diferentes jornadas de compra.
Com a abordagem correta, é possível aumentar as vendas totais da empresa e otimizar o processo de marketing e vendas para diminuir os custos de aquisição por cliente (CAC).
Também trabalhar na fidelização de clientes antigos, como ao oferecer descontos exclusivos e ao manter um relacionamento contínuo.
Comentamos acima sobre o funil de vendas. Talvez a maior vantagem das automações esteja justamente na facilidade que observar os dados como um todo, garantindo que cada fase se mostre efetiva em seu objetivo de atração, fidelização e conversão final.
Quando uma pessoa passa por todas as fases do funil, mas, no fim da jornada, ela não converte em uma venda, é ligado o alerta.
Você precisa descobrir onde a estratégica está errando.
Pode ser um indicativo de que o marketing não está entregando um lead de qualidade, ou seja, um cliente em potencial que realmente tenha interesse em adquirir o produto ou serviço.
Ainda, se suas campanhas estão alcançando um grande número de pessoas, mas elas não continuam se envolvendo com a marca, visitando o site ou clicando nas campanhas de e-mail marketing, também há um problema.
Isso indicar que, talvez, existam falhas no conteúdo oferecido.
Mas problema, de fato, é quando tudo isso acontece e escapa do seu radar, pelo fato de não contar com uma solução de automação de marketing.

Principais ferramentas para automação de marketing
A automação de marketing exige o uso de ferramentas capazes de interagir com os clientes pelos canais digitais (como e-mail, redes sociais, blog, site ou app) e analisar os dados que surgem destas interações, de modo a otimizar as próximas ações.
No mercado, existem soluções nacionais e estrangeiras, focadas em um ou mais canal.
Selecionamos abaixo as sete principais para você conhecer e escolher quais ajudam nos seus objetivos.
Mailchimp
Uma das ferramentas mais conhecidas e utilizadas no mundo, o Mailchimp ganha destaque pela interface intuitiva, muito útil para quem ainda não tem experiência com automação.
Com sede nos Estados Unidos, seu serviço nasceu focado na programação e disparo de campanhas de e-mail marketing.
Nos últimos anos, aumentou as suas funcionalidades com algumas opções de automação básica e o lançamento de um construtor de landing pages.
O Mailchimp oferece um plano gratuito para até 2 mil contatos e outros três planos pagos com funções extras para automação.
Active Campaign
Outra ferramenta focada na distribuição de campanhas de e-mail, o Active Campaign também conta com uma interface de fácil utilização.
Uma de suas funções de destaque é o serviço que permite identificar onde a pessoa estava quando recebeu o e-mail, oferecendo novas informações para o time de marketing direcionar suas ações.
Com planos pagos iniciando em R$ 29/mês, o serviço oferece ainda um teste grátis para avaliação por 14 dias.
Leadpages
Ideal para quem conta com serviços mais básicos, como Mailchimp ou Active Campaign, a ferramenta é especializada na criação de landing pages e serve como um complemento aos outros serviços.
Com a Leadpages, é possível criar páginas específicas para concursos, inscrição em eventos, vendas exclusivas, lançamento de livros, entre outros.
A ferramenta é paga e conta com planos a partir de US$37/mês.
Leadlovers
A curitibana entra no time das ferramentas mais completas, que oferecem diversos serviços de automação de marketing em um só lugar.
Com a Leadlovers, é possível criar e programar e-mails, segmentar os leads de acordo com o perfil, construir landing pages e ainda criar a sua própria plataforma de EAD.
Os planos custam a partir de R$ 154/mês.
HubSpot
A gigante americana foi responsável pela mais recente transformação do mercado de marketing digital, cunhando o termo inbound marketing e criando todo um nicho de mercado.
A ferramenta foi revolucionária ao reunir em um só lugar diversas funções, como gerenciamento de conteúdo, redes sociais, análise de site, SEO e landing pages, além de oferecer integração com diversos CRMs do mercado, os softwares de gestão e relacionamento com o cliente.
Atualmente, a HubSpot oferece um plano grátis com pouquíssimas funcionalidades, e os planos pagos, mais completos, custam a partir de US$ 24/mês.
RD Station
A brasileira Resultados Digitais é uma das pioneiras no mercado nacional e, hoje, se posiciona como a ferramenta mais completa para automação de marketing do país.
Suas funcionalidades são muito parecidas com a HubSpot, entregando serviços de disparo e automação de e-mail marketing, criação de landing pages personalizadas, monitoramento de lead, gerenciamento de redes sociais, entre outros.
Os planos do RD Station começam a partir de R$ 369/mês e eles oferecem um teste gratuito.
MLabs
Mais uma brasileira para a lista, a MLabs é uma plataforma para o gerenciamento de redes sociais.
Com a ferramenta, é possível agendar posts, responder mensagens privadas, gerar relatórios completos automaticamente e, ainda, planejar seu calendário de ações para o mês.
Seus planos custam a partir de R$ 12,90/mês por conta atendida e eles oferecem um teste grátis por sete dias.

Automação de marketing no Instagram
O assunto de automação para Instagram é um pouco polêmico, já que a política de uso da rede social veta o uso desse tipo de ferramenta.
Ainda assim, muitas agências e profissionais de marketing optam por investir em serviços que, se bem aplicados, podem ser muito úteis para acelerar os resultados.
Basicamente, essas ferramentas dividem-se em quatro tipos, de acordo com sua funcionalidade:
- Atração
- Gerenciamento
- Compartilhamento
- Análise/monitoramento.
O primeiro tipo tende a ser o mais visado pela equipe técnica da rede social, já que são ferramentas capazes de atrair novos seguidores para a marca, manipulando o algoritmo do Instagram a seu favor.
Um exemplo desse tipo de ferramenta é o Gerenciagram, que busca perfis reais e relevantes e faz interações para conquistar seguidores para a conta.
É possível indicar perfis ou hashtags relacionados do segmento e, a partir disso, o serviço passa a curtir publicações e seguir perfis automaticamente, com uma média de 30 mil interações por mês.
As ferramentas de gerenciamento são aquelas que cuidam principalmente da produção e publicação de conteúdo, permitindo programar posts em diversas redes.
Alguns exemplos deste tipo são a já citada MLabs, além da Postcron e da Etus.
Uma estratégia para interagir com o público do Instagram é republicar o conteúdo orgânico que foi postado pelos clientes, consumindo seus produtos ou serviços.
E é justamente para isso que servem ferramentas de compartilhamento como Repost e Regram.
Por fim, as ferramentas de monitoramento permitem ao profissional de marketing acompanhar as interações e o que está sendo dito sobre a marca, além de gerarem relatórios detalhados sobre este engajamento.
Muitos dos nomes citados acima fazem essa função, mas, para quem busca um serviço especializado, SocialRank e Crowdfire são opções.

Automação de marketing por e-mail
Todo mundo que usa a internet provavelmente já recebeu uma campanha de e-mail marketing com os descontos e promoções da loja preferida.
Essas campanhas foram e continuam sendo muito úteis para a conversão de vendas, pois oferecem um canal direto com o cliente.
Com o foco recente nas redes sociais, muito se especulou sobre o futuro do e-mail e se ele ainda vale a pena como estratégia de marketing.
Na prática, continua sendo um dos canais mais rentáveis, pois permite aproveitar a atenção completa do consumidor, sem precisar competir com outras informações que possam causar ruído.
De fato, o mais comum é que as marcas façam apenas uma campanha de e-mail para todo o público-alvo.
Algumas empresas mais experientes em marketing, porém, têm explorado esse canal a fundo, enviando campanhas de aniversário, frete grátis ou descontos para uma região específica do país, além de lembretes sobre itens deixados no carrinho de compras, como acontece no caso dos e-commerce.
Dentro do marketing de conteúdo, é possível organizar fluxos de automação para entregar exatamente os conteúdos que serão de interesse para cada persona atendida.
Todas essas funcionalidades contribuem para o objetivo final, que é entregar um lead qualificado para o departamento de vendas, ou seja, passar contatos de pessoas que realmente estão dispostas e querem consumir.

7 dicas sobre automação de marketing
O mundo da automação de marketing pode ser um pouco complexo, justamente por contar com diversas ferramentas e estratégias para atingir os resultados.
Para quem deseja se aventurar por esta área, reunimos aqui dicas básicas.
É como um passo a passo do que você precisa fazer para ter automações de sucesso.
1. Organize a base de contatos
O primeiro passo para começar a trabalhar com automação de marketing é organizar sua base de contatos da maneira mais completa possível.
É importante reunir todos os dados que a empresa tem sobre seus clientes e organizá-los em uma planilha ou software com as informações (nome, e-mail, dados de contato, etc.) separadas em linhas e colunas.
Depois de organizar esse documento, é preciso fazer uma limpeza na base, excluindo os contatos inválidos ou duplicados antes de adicionar a ferramenta de automação escolhida.
Esse trabalho de limpeza pode ser feito manualmente ou com ajuda de alguns serviços pagos, como DataValidation e SafetyMails.
2. Persona
O próximo passo é determinar a persona ou as personas que vão guiar o conteúdo produzido pela marca, o consumidor em potencial.
Elas representam o seu perfil ideal de cliente.
Um pouco diferente do conceito de público-alvo, a criação de personas exige uma pesquisa aprofundada, além de um exercício de interpretação para definir uma pessoa com características físicas e emocionais que represente os clientes da marca.
Elas tem nome, sexo, renda, localização, hobbies, costumes, interesses e necessidades bastante específicas.

3. Escolha sua estratégia
Feita a definição de público, é preciso decidir qual será a estratégia por trás das ações de automação de marketing.
Enquanto algumas empresas buscam novos clientes para a venda, outras vão precisar de um trabalho de fidelização da clientela.
Seja qual for o objetivo final, ele vai ser decisivo para a escolha da frequência, horário e tipo de material que estará nas automações.

4. Estude o funil
O funil de vendas é parte fundamental para uma estratégia de automação bem-feita.
É importante entender bem o conceito para, então, aplicá-lo à realidade da marca, escolhendo quais serão os marcadores para cada etapa.
Essa definição vai depender muito de como o processo de vendas está estruturado e, por isso, é interessante trocar informações com o departamento comercial.
5. Gere leads
Com toda a configuração feita, chegou a hora de gerar de leads, ou seja, captar contatos de clientes em potencial.
Nessa fase, é preciso produzir conteúdo relevante, escolhendo os canais a partir do que foi definido como estratégia e persona.
É importante avaliar no dia a dia como está a taxa de conversão do alcance total (pessoas que visualizaram) para leads gerados (pessoas que engajaram).
Assim, ajustar o conteúdo conforme necessário.
6. Garanta a nutrição dos leads
A nutrição entra na parte de fidelizar os clientes, ou para os casos nos quais o potencial cliente precisa de maior convencimento para comprar.
É importante manter um fluxo constante de comunicação com os clientes no pré e pós-compra, garantindo que eles voltem a procurar a empresa ou a indiquem para outras pessoas.
7. Gere oportunidades
O momento mais esperado do funil de vendas é a geração de oportunidades, pois aí está o real potencial de vendas.
Assim, é importante estudar qual o melhor indicativo de interesse para a realidade daquela marca.
Para isso, sempre converse com o departamento comercial para entender quantas dessas oportunidades estão sendo efetivamente convertidas em vendas.

Principais especialistas sobre automação de marketing
Uma parte importante do trabalho de marketing é manter-se atualizado com as tendências, e por isso, é muito útil acompanhar o que dizem os especialistas do setor.
Fundador da maior empresa softwares de automação do país, a Resultados Digitais, André Siqueira ficou famoso por suas palestras em eventos de marketing e artigos no blog da RD.
Outro famoso fundador de empresa que é referência no marketing, Vitor Peçanha lançou em 2017 seu livro Obrigado Pelo Marketing¸ onde fala sobre a fundação da Rock Content e apresenta dicas inéditas sobre funil de vendas e conteúdo.
Especialista em marketing digital, Conrado Adolpho é criador do famoso método 8Ps, que explica em seu best-seller intitulado Os 8Ps do Marketing Digital (2011), uma verdadeira bíblia da área.
E não há como citar especialistas em marketing sem falar de Neil Patel.
O britânico, que é uma das maiores referências mundiais no tema, atua no Brasil desde 2017. Você pode acompanhar seu trabalho em canais diferentes, a exemplo do blog, onde escreve, inclusive, sobre automação aplicada ao marketing.

Conclusão
Quando o assunto é marketing digital, cresce diariamente o número de ferramentas e tecnologias capazes de potencializar os esforços e acelerar os resultados.
Neste sentido, a automação de marketing surge como um grande trunfo, capaz de ajudar as marcas a desenhar jornadas de compra personalizadas, apresentado ofertas de acordo com a demanda de cada cliente.
Não importa se a empresa é grande ou pequena, conhecida ou iniciante: é possível usar a tecnologia a seu favor para garantir o sucesso em marketing e vendas.
Você já tem experiência com automação de marketing? Deixe seu comentário, relatando seus ganhos e preocupações com as ferramentas digitais.
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