Share

Plataformas digitais: o que são, tipos e as mais usadas

06 de setembro 2023, 16:00

Ilustração de pessoas interagindo com plataformas digitais
2.6/5 - (320 votes)

As plataformas digitais são uma solução tecnológica utilizada para a oferta de serviços pela internet, além do consumo de conteúdo online, permitindo a realização de uma série de atividades de forma facilitada.

Atualmente, elas representam uma resposta aos desafios enfrentados por instituições, pessoas e empresas na era da Transformação Digital.

Afinal, mudam a forma como realizamos desde tarefas simples do dia a dia até obrigações de trabalho mais complexas.

E vale dizer ainda que são um nicho em franca expansão, cuja taxa de crescimento anual está projetada em 11,9% (dados em inglês) até 2030.

Uma plataforma de serviços digitais permite fazer mais com menos recursos, por isso, pode ser a saída para garantir a escalabilidade de um negócio.

Chegou a sua vez de conhecer algumas das plataformas mais usadas no mercado, quais vantagens elas proporcionam e muito mais.

Veja os tópicos abordados neste texto:

  • O que são as plataformas digitais?
  • Quais são os benefícios das plataformas digitais para as empresas?
  • Onde você pode utilizar as plataformas de serviços digitais?
  • Quais são as plataformas digitais mais usadas atualmente?
  • Como escolher a melhor plataforma digital para o seu negócio?

Quer saber mais sobre como funciona uma plataforma de comunicação na era digital? Continue lendo!

O que são as plataformas digitais?

Plataformas digitais são ambientes virtuais que facilitam interações, transações e compartilhamento de informações entre indivíduos, instituições e empresas.

Elas permitem a criação, distribuição e consumo de conteúdo online, abrangendo redes sociais, aplicativos, sites e serviços online.

Essas plataformas oferecem um espaço para conectar usuários, promover trocas comerciais, oferecer serviços e entretenimento.

Redes sociais como Facebook e Instagram, marketplaces como Amazon e serviços de streaming como Netflix são exemplos de uma plataforma de serviços digitais.

Quais são os benefícios das plataformas digitais para as empresas?

Homem visualizando ícones dos benefícios das plataformas digitais através do notebook
Existem diversas vantagens que uma plataforma de serviços digitais pode oferecer

Uma boa plataforma digital pode ser uma ponte para ajudar pessoas em busca das mais variadas soluções, conectando-as com quem as tem para oferecer.

Fica difícil imaginar hoje, por exemplo, uma marca sem um site profissional ou um canal no YouTube para falar sobre seus produtos ou serviços.

Portanto, as plataformas digitais são até aqui a última palavra no mercado em termos de canais de vendas e plataforma de comunicação, como um dia foram a TV e o rádio.

Confira na sequência algumas das vantagens que elas oferecem.

Alcance global

Uma das principais vantagens das plataformas digitais é o alcance global, já que, na internet, podem ser acessadas de qualquer ponto com conexão à internet.

Por meio da internet, empresas podem alcançar uma audiência ampla e diversificada, ultrapassando barreiras geográficas e culturais.

Isso permite que negócios de todos os tamanhos cheguem a consumidores em diferentes partes do mundo, expandindo seu mercado como nunca antes foi possível.

Com elas, empresas podem promover seus produtos ou serviços para públicos em regiões distantes, sem a necessidade de investimentos massivos em infraestrutura física.

Segmentação de público

A segmentação de público é uma das maiores forças das plataformas digitais.

Elas permitem que as empresas alcancem de forma direcionada aqueles indivíduos que têm mais probabilidade de se interessar pelos seus produtos ou serviços.

Por meio de dados demográficos, comportamentais e de preferências coletados online, as empresas podem criar campanhas específicas para diferentes grupos de consumidores.

Assim, as campanhas de marketing apresentam resultados melhores, pois as mensagens são mais relevantes para cada segmento, aumentando as chances de conversão.

Baixo custo de Marketing

Por falar em marketing, as plataformas digitais são uma alternativa que sai bem mais em conta, comparado com o marketing tradicional.

Comparado a canais de publicidade convencionais, como televisão, rádio ou outdoors, o marketing digital geralmente requer um investimento menor.

Isso é especialmente vantajoso para pequenas empresas, já que as ferramentas de marketing digital permitem que elas gastem conforme seus respectivos orçamentos.

Além disso, as métricas detalhadas fornecidas pelas plataformas digitais permitem que as empresas avaliem o desempenho de suas campanhas em tempo real e façam ajustes conforme necessário, otimizando ainda mais o investimento.

Interação em tempo real

A interação em tempo real é uma característica distintiva das plataformas digitais que revolucionou a maneira como empresas e consumidores se comunicam.

Chats ao vivo, comentários, mensagens diretas e outras ferramentas de comunicação instantânea são alguns dos canais usados com essa finalidade.

Dessa forma, as empresas podem se conectar diretamente com seus clientes no momento em que eles queiram interagir.

Isso permite respostas rápidas, resolução de problemas imediatos e um nível mais alto de engajamento.

Métricas de desempenho

Uma das grandes vantagens das plataformas digitais é a capacidade de medir o desempenho de campanhas e estratégias com alta precisão.

Ferramentas analíticas dão acesso a métricas valiosas, como taxas de cliques, impressões, conversões e engajamento.

Esses dados permitem que as empresas avaliem a eficácia de suas atividades de marketing e façam ajustes conforme necessário.

Ao entender o comportamento do público-alvo, as empresas podem refinar suas abordagens, direcionar recursos para áreas de alto retorno e otimizar suas estratégias comerciais.

Fortalecimento do relacionamento com clientes

As plataformas digitais também representam uma oportunidade única para empresas estabelecerem e fortalecerem relacionamentos com seus clientes.

Por meio de redes sociais, e-mails personalizados, blogs e outros canais online, as empresas podem fornecer conteúdo relevante e de acordo com as preferências dos seus clientes.

Isso não apenas os mantém informados, mas também demonstra um compromisso em oferecer valor além dos produtos ou serviços.

Onde você pode utilizar as plataformas de serviços digitais?

As aplicações das plataformas digitais se estendem indefinidamente.

São tantos usos e funções que fica até difícil imaginar um negócio sendo conduzido sem o apoio dessas ferramentas imprescindíveis.

Não há parte de um negócio que não possa se valer das plataformas digitais mais usadas.

Desde a aquisição de insumos até as vendas para o consumidor final, toda atividade produtiva pode ser controlada por meio delas.

Confira alguns exemplos nesse sentido.

Gestão de redes sociais

Ferramentas de gestão de redes sociais como o Hootsuite e o Buffer permitem que empresas gerenciem toda sua presença online em uma só plataforma de serviços digitais.

Elas oferecem, por exemplo, recursos para agendar posts, acompanhar métricas de engajamento e monitorar conversas em várias redes sociais.

Dessa forma, poupa-se tempo ao centralizar a gestão das contas, permitindo que as equipes colaborem na criação e agendamento de conteúdo por um só dashboard.

Além disso, dispõem de ferramentas de analytics que ajudam a avaliar a eficácia das estratégias, identificando quais tipos de conteúdo geram mais interações.

CRM e relacionamento com o cliente

Já as plataformas de Customer Relationship Management (CRM) auxiliam as empresas na gestão das interações com os clientes ao longo do ciclo de vida.

Bons exemplos nesse segmento são Salesforce, HubSpot e Zoho CRM.

Elas coletam e organizam informações dos clientes, permitindo um acompanhamento personalizado.

Essas ferramentas possibilitam o rastreamento de histórico de interações, o agendamento de follow-ups e a segmentação de clientes com base em comportamentos e preferências.

Além disso, auxiliam na geração de insights valiosos para a tomada de decisões estratégicas, identificando padrões e oportunidades de vendas ou upselling.

E-mail marketing

A automação das comunicações começa pela gestão do correio eletrônico, para a qual plataformas de email marketing são indispensáveis.

É o que fazem ferramentas como Mailchimp, SendinBlue (Brevo) e Constant Contact, que permitem que empresas criem e gerenciem campanhas de e-mail direcionadas.

Elas contam com recursos para criar templates, segmentar listas de contatos com base em critérios específicos e rastrear o desempenho das campanhas.

Entre suas funções, estão o envio de newsletters, promoções e anúncios diretamente para a caixa de entrada dos clientes.

Automação de marketing

A propósito, não só a gestão de email marketing pode ser automatizada, mas todas as ações digitais cujo objetivo seja converter.

Assim fazem plataformas como Marketo, HubSpot e ActiveCampaign, com as quais as empresas otimizam e personalizam suas estratégias de marketing.

Essas ferramentas automatizam tarefas como segmentação de público, envio de e-mails, criação de fluxos de nutrição e acompanhamento do comportamento do cliente.

A automação de marketing também viabiliza o lead scoring, identificando quais leads estão mais próximos de se tornarem clientes, possibilitando uma abordagem direcionada.

Atendimento

Diferentemente dos CRMs, as plataformas de atendimento ao cliente são soluções completas para gerenciar interações ao vivo.

É o que fazem sistemas como Zendesk, Freshdesk e Intercom.

Elas centralizam pedidos de suporte de diferentes canais, como e-mail, chat ao vivo e redes sociais, permitindo que as equipes de atendimento acompanhem e respondam em tempo real.

Algumas dispõem de recursos de automação, como respostas predefinidas e chatbots, para agilizar a resolução de problemas comuns.

Projetos e equipes

A gestão de projetos e equipes demanda só um esforço de monitoramento que seria praticamente inviável sem plataformas digitais como Asana e Trello, entre outras.

Suas funções mais difundidas são a criação de cronogramas, atribuição de tarefas, definição de prazos e monitoramento do progresso de diferentes atividades.

Uma vantagem dessas ferramentas é dar mais transparência à colaboração, facilitando a comunicação entre membros da equipe e mantendo todos atualizados sobre o status dos projetos.

Quais são as plataformas digitais mais usadas atualmente?

Mulher interagindo com notebook e celular para informar-se sobre as novidades na plataforma digitais
Você já deve conhecer algumas das plataformas digitais a seguir

Existem incontáveis finalidades para a implementação das plataformas online.

Veja na sequência algumas das plataformas digitais mais usadas em três segmentos-chave para negócios e instituições de todos os ramos e setores.

Gestão

Cada vez mais, falar em gestão é pensar em ferramentas que facilitam a vida, mantendo tudo organizado para que se ganhe tempo.

Conheça três opções.

WordPress

O WordPress é uma plataforma de gerenciamento de conteúdo (CMS) amplamente utilizada para criar sites e blogs.

Com uma interface intuitiva e flexível, ele permite que indivíduos e empresas criem sites personalizados sem a necessidade de conhecimento técnico avançado em programação.

O WordPress oferece uma variedade de temas e plugins que permitem personalização extensiva, desde blogs pessoais até sites de comércio eletrônico.

Com uma interface simples, o WordPress facilita a criação, edição e organização de posts e páginas.

Trello

O Trello é uma plataforma de gerenciamento de projetos de forma visual baseada em quadros, inspirada no modelo Kanban.

Ela organiza tarefas em colunas, permitindo que equipes acompanhem o progresso dos projetos em três etapas: por fazer, em andamento e concluído.

As tarefas são representadas por cartões que podem conter informações detalhadas, prazos e colaboradores responsáveis.

Também suporta integração com outras ferramentas populares, como Google Drive e Slack, aumentando a eficiência da comunicação e colaboração da equipe.

Asana

A Asana é outra ferramenta de gerenciamento de projetos e tarefas que ajuda equipes a planejar, colaborar e acompanhar o progresso.

Ela oferece uma visão detalhada dos projetos, permitindo a criação de listas de tarefas, cronogramas e marcos.

A atribuição de responsabilidades e prazos ajuda a acompanhar o status e a fazer ajustes de prioridades conforme necessário.

A Asana também suporta a integração com outras ferramentas, como calendários e aplicativos de comunicação, para garantir uma colaboração contínua.

Educação

As ferramentas de educação estão impulsionando o aprendizado no mundo todo, com conteúdos de qualidade que complementam atividades de escolas, universidades, empresas…

Veja, a seguir, três muito usadas.

Coursera

A Coursera é uma plataforma de aprendizado online que oferece cursos em uma ampla variedade de tópicos, ministrados por instrutores de universidades e instituições renomadas.

Ela se destaca por parcerias com instituições de ensino de prestígio, oferecendo cursos que variam de aulas individuais a especializações completas.

A plataforma oferece a opção de fazer cursos gratuitos ou pagos, com a possibilidade de receber um certificado de conclusão.

A Coursera também oferece programas de graduação e mestrado online, tornando o ensino superior mais acessível.

Udemy

A Udemy é uma plataforma de ensino online que oferece uma ampla variedade de cursos ministrados por instrutores independentes.

Ao contrário da Coursera, onde a ênfase está nas instituições de ensino, a Udemy permite que qualquer pessoa com conhecimento em um determinado assunto crie e venda seus cursos.

Isso abre mais possibilidades para diversificação do ensino, abrangendo desde habilidades técnicas até artes criativas e desenvolvimento pessoal.

Khan Academy

A Khan Academy é uma plataforma educacional sem fins lucrativos que oferece aulas online gratuitas em uma variedade de disciplinas acadêmicas.

Ela foi projetada para estudantes de todas as idades e níveis de habilidade, desde aulas de matemática e ciências até economia e história.

A Khan Academy utiliza vídeos explicativos e exercícios práticos para ajudar os alunos a compreenderem conceitos complexos.

A plataforma também permite que os alunos acompanhem seu progresso e desenvolvimento ao longo do tempo.

Produtividade

Pode parecer repetitivo, mas não é.

Confira plataformas digitais que ajudam muito a aumentar a produtividade e auxiliam na gestão do tempo.

Evernote

O Evernote é uma plataforma de organização e produtividade que permite aos usuários criar, capturar e organizar informações.

Com recursos como notas, cadernos, etiquetas e recursos de pesquisa avançados, o Evernote é ideal para anotar ideias, criar listas de tarefas, salvar páginas da web e compartilhar notas com outras pessoas.

Google Workspace

Já o Google Workspace é uma suíte de produtividade baseada em nuvem que oferece uma variedade de ferramentas para colaboração e comunicação.

Ela engloba aplicativos como GMail, Google Drive, Google Docs, Planilhas Google, Apresentações Google e o Bard, a inteligência artificial de conversação.

Essas ferramentas permitem criar, compartilhar e colaborar em documentos, planilhas e apresentações em tempo real, independentemente da localização dos colaboradores.

Microsoft 365

O Microsoft 365 é outra suíte de produtividade baseada em nuvem que oferece ferramentas semelhantes às do Google Workspace, mas com foco na integração dos aplicativos da Microsoft.

Inclui aplicativos como Outlook, Microsoft Word, Excel, PowerPoint e Teams, além de serviços de armazenamento na nuvem (OneDrive) e videoconferências.

Todoist

O Todoist é uma plataforma de gerenciamento de tarefas e listas de afazeres.

Ele permite que os usuários organizem suas tarefas em projetos, estabeleçam prioridades, definam datas de vencimento e acompanhem o progresso.

Ele pode ser usado tanto individualmente quanto em equipes, permitindo que os membros compartilhem projetos e colaborem em tarefas.

Como escolher a melhor plataforma digital para o seu negócio?

Mulher lendo matéria publicada no blog da FIA sobre as plataformas digitais
Confira alguns critérios para facilitar a escolha da melhor plataforma digital para o seu negócio

São tantas as opções e segmentos entre as plataformas digitais que fica até uma sensação de desperdício por não utilizar as que ficam de fora.

Você pode usar na sua empresa desde uma plataforma de comunicação até plataformas de CRM e CMS, tudo vai depender da necessidade, conveniência e recursos.

Então, para facilitar a sua escolha, listamos abaixo alguns critérios que precisam ser colocados na balança.

Conheça a persona da sua empresa

É fundamental ter uma compreensão clara da persona da sua empresa antes de escolher uma plataforma digital, não importa a finalidade.

Isso permite que você escolha uma plataforma que atenda às necessidades, preferências e comportamentos do seu cliente.

Por exemplo, se sua persona valoriza interações sociais e compartilhamento de conteúdo, então uma plataforma com recursos de rede social pode ser mais adequada.

Alinhe os times

Uma plataforma digital deve ser capaz de promover a colaboração entre os times.

Funcionalidades como compartilhamento de documentos, mensagens internas e calendários compartilhados ajudam a manter todos informados e alinhados.

A escolha de uma plataforma que ofereça comunicação e colaboração integradas pode melhorar a produtividade, minimizar conflitos e garantir que todos os membros da equipe trabalhem com o mesmo propósito.

Capacite a equipe

A escolha da plataforma também deve considerar a capacitação da equipe.

Opte por uma plataforma com uma curva de aprendizado acessível, recursos de treinamento, tutoriais e suporte online.

Isso permite que os membros da equipe dominem rapidamente as ferramentas, de forma que possam extrair o melhor delas.

Uma plataforma que oferece recursos educacionais pode ajudar a capacitar a equipe para usar a plataforma e aproveitar ao máximo seus recursos.

Desenvolva ofertas

Uma plataforma digital flexível e escalável é essencial para o desenvolvimento contínuo de ofertas.

À medida que sua empresa evolui e lança novos produtos ou serviços, a plataforma deve ser capaz de acompanhar essas mudanças.

Escolher uma plataforma que permita adicionar novos recursos, personalizar a experiência do usuário e expandir a funcionalidade ajuda a manter suas ofertas competitivas e alinhadas às necessidades do mercado em constante mudança.

Conclusão

Agilidade, economia de tempo e de recursos, fluidez na comunicação e mais inteligência de negócios são algumas das vantagens agregadas com as plataformas digitais.

O mercado está repleto de alternativas para suprir as mais variadas necessidades de negócio, como vimos ao longo deste texto.

Esteja sempre atualizado sobre os assuntos que fazem a diferença nos negócios, carreira e estudos, lendo os artigos do blog da FIA!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEM TEMPO PARA LER AGORA?
Sobre a FIA Business School:

Com um olhar sempre no futuro, desenvolvemos e disseminamos conhecimentos de teorias e métodos de Administração de Empresas, aperfeiçoando o desempenho das instituições brasileiras através de três linhas básicas de atividade: Educação Executiva, Pesquisa e Consultoria.

CATEGORIAS
POSTS EM DESTAQUE
FIQUE POR DENTRO!

Condições de parcelamento

Valor do curso

Valor do curso para empresa parceira

à vista

R$ 42.900,00

R$ 30.030,00

12 x

R$ 3.694,00

R$ 2.585,65

18 x

R$ 2.507,00

R$ 1.754,51

24 x

R$ 1.914,00

R$ 1.339,21

30 x

R$ 1.558,00

R$ 1.090,24

Condições de parcelamento

Valor do curso

Valor do curso para empresa parceira

à vista

R$ 45.400,00

R$ 31.780,00

12 x

R$ 3.910,00

R$ 2.736,33

18 x

R$ 2.653,00

R$ 1.856,76

24 x

R$ 2.025,00

R$ 1.417,25

30 x

R$ 1.649,00

R$ 1.153,78