Está considerando a possibilidade de começar no empreendedorismo digital, mas ainda não tem certeza por onde seguir?
Essa é uma dúvida comum no mundo dos negócios, mas preparamos um guia completo para ajudar você nesse projeto.
Como mostra o Observatório de Dados 2023 da GoDaddy, 60% dos empreendedores digitais planejam ter um site, enquanto 88% deles estão dispostos a investir mais em marketing digital.
A importância do empreendedorismo digital está na maior acessibilidade desse mercado, em que qualquer pessoa com uma boa ideia e acesso à web pode começar um negócio.
Dê o primeiro passo neste texto, que traz os seguintes tópicos:
- O que é empreendedorismo digital?
- Vantagens do empreendedorismo digital
- Desafios do empreendedorismo digital
- Como começar no empreendedorismo digital
- Ferramentas úteis para empreendedores digitais
- Tendências do empreendedorismo digital para ficar de olho.
Avance na leitura e descubra as vantagens de empreender pela internet.
O que é empreendedorismo digital?
Empreendedorismo digital é a prática de iniciar e gerir negócios que operam predominantemente no ambiente online, utilizando tecnologias digitais e a internet como principais ferramentas.
Envolve a criação de produtos ou serviços inovadores que são distribuídos digitalmente, como aplicativos, plataformas de e-commerce, serviços em nuvem e conteúdos digitais.
Ainda que negócios digitais possam comercializar bens físicos, suas operações de vendas e marketing se concentram na web, sendo essa sua característica distintiva.
O empreendedor digital aproveita a conectividade global para alcançar mercados mais amplos, reduzir custos operacionais e escalar o negócio de forma mais rápida.
Este tipo de empreendedorismo permite flexibilidade, inovação contínua e adaptação às rápidas mudanças tecnológicas, tornando-se essencial na economia moderna.
Vantagens do empreendedorismo digital
Os diversos tipos de empreendedorismo digital são outra característica de destaque, em um mercado no qual se pode lucrar de muitas maneiras e nem é necessário investir muito para isso.
É o que aponta uma pesquisa publicada no portal Meio e Mensagem, que diz que 70% dos negócios virtuais no Brasil são formados por apenas uma pessoa.
Além de ser uma vantagem, essa menor demanda por investimento aumenta a importância do empreendedorismo digital, que acaba sendo uma alternativa de ocupação profissional.
Veja na sequência outras vantagens desse modelo de negócio.
Baixo custo inicial
Como vimos, basta apenas uma pessoa para começar no empreendedorismo digital.
Sendo baseado na internet, um negócio que segue esse modelo dispensa também os pesados investimentos em instalações físicas e infraestrutura.
Esse é, a propósito, um dos fatores que mais levam as pessoas a se tornarem microempreendedores individuais (MEI).
Como sugere um artigo da Revista de Empreendedorismo, Negócios e Inovação, 40% dos participantes afirmaram usar redes sociais desde que iniciaram seus negócios.
Flexibilidade de horários e locais
Não importa quais tipos de empreendedorismo digital você decida explorar, o certo é que você é quem vai determinar os dias e horários de trabalho.
Vale destacar também a possibilidade de trabalhar de casa, como acontece com 38% dos MEIs no Brasil.
Outro destaque positivo é que os MEIs podem usufruir da maioria dos direitos trabalhistas, como licença médica, maternidade e aposentadoria.
Acesso a um mercado global
Essa talvez seja a mais atrativa de todas as vantagens do empreendedorismo digital.
Ainda que certos nichos atuem localmente ou em um espectro geográfico limitado, como em certos tipos de e-commerce, em outros literalmente não há fronteiras.
Dependendo do tipo de produto ou serviço oferecido, é possível explorar mercados internacionais e vender em moedas mais fortes, potencializando os lucros.
Facilidade de escalabilidade
Os bons exemplos de empreendedorismo digital evidenciam que esse é um modelo de negócio altamente escalável, que pode crescer rápido, em pouco tempo e com um mínimo de investimento.
Um marketplace, por exemplo, pode ampliar rapidamente e vender para mais pessoas a um custo irrisório, considerando que são as grandes plataformas que cuidam das operações.
É mais um motivo para levar mais a sério o empreendedorismo digital e suas incontáveis possibilidades de crescimento.
Automação de processos
Explorar um negócio pela internet apresenta outra facilidade, que é a de automatizar as etapas mais complexas das operações.
Plataformas do tipo ERP e CRM permitem gerir o negócio em todas as suas frentes, desde a atividade principal até as de retaguarda.
Muitos deles dispõem de funcionalidades gratuitas, podendo ter suas versões completas testadas por alguns dias antes de contratar.
Acesso a dados e métricas em tempo real
O empreendedorismo digital surge com o movimento de Transformação Digital, em que praticamente todas as atividades humanas passam a ser realizadas virtualmente ou com o suporte digital.
Esse processo de digitalização abre a possibilidade de medir os resultados por meio dos dados gerados pelas transações e atividades online.
É mais uma vantagem de se empreender pela web em relação aos negócios físicos tradicionais, cuja mensuração dos resultados é bem mais difícil.
Maior autonomia e independência
Outra vantagem que mostra a importância do empreendedorismo digital é a possibilidade de a pessoa conquistar sua independência financeira fazendo o que mais gosta ou tem aptidão.
É verdade que a maioria dos MEIs acaba por empreender por necessidade, mas mesmo nesses casos a autonomia acaba por ser uma vantagem, por se tratar de um negócio individual.
Sem as amarras de um emprego tradicional, é possível também explorar mais possibilidades de negócio, mesmo que isso implique assumir certos riscos.
Potencial de inovação constante
Com tantos tipos de empreendedorismo digital disponíveis, fica sempre em aberto a chance de inovar ou de fazer algo diferente do usual.
As tecnologias digitais evoluem a passos largos, principalmente as de inteligência artificial, abrindo novas e inexploradas possibilidades de se fazer negócios e empreender.
Vai depender apenas da capacidade de cada um em se manter atualizado e de incorporar novas tecnologias em suas rotinas.
Ampla variedade de canais de marketing
O meio digital é vasto, e um amplo leque de opções em termos de canais de vendas e marketing pode ser explorado.
Veja alguns deles:
- Redes sociais (Instagram, Facebook, TikTok, LinkedIn)
- E-mail marketing
- Marketing de conteúdo (blogs, artigos, guias)
- Anúncios pagos (Google Ads, Facebook Ads)
- SEO (Otimização para motores de busca)
- Marketing de influência (parcerias com influenciadores)
- YouTube e vídeo marketing
- Podcasts e entrevistas
- Webinars e eventos online
- Marketing de afiliados.
Facilidade de adaptação a mudanças
Sem uma infraestrutura física, fica muito mais simples adaptar o negócio a eventuais mudanças em termos de design e aparência.
Em vez de ter que pintar toda uma loja ou gastar com banners, placas, cartazes e letreiros, basta contratar os serviços de um designer ou fazer você mesmo as mudanças necessárias.
O mesmo vale para as operações, que, com a automação, podem ser modificadas com muito mais agilidade do que se houvesse um aparato físico.
Desafios do empreendedorismo digital
Por mais inspiradores que sejam os exemplos de empreendedorismo digital, como todo mercado, existem nele desafios a serem superados.
Destacamos os principais deles a seguir, acompanhe.
Concorrência intensa
A facilidade de começar um negócio pela internet vale para todos.
Praticamente qualquer pessoa que tenha acesso à web pode explorar o empreendedorismo digital, podendo ser até mesmo com um celular.
Assim, a concorrência é quase sempre muito grande, com milhares de pessoas disputando um lugar ao sol.
Necessidade de habilidades técnicas
É verdade que todos podem empreender pela internet sem precisar de uma formação específica.
Por outro lado, é preciso ter conhecimentos fundamentais para trabalhar com certos tipos de plataformas que demandam algum tipo de habilidade com tecnologia.
Esse é um desafio particularmente mais duro para quem trabalha sozinho e não tem muita intimidade com certas plataformas, como as de e-commerce e algumas redes de anúncios.
Mudanças constantes de tecnologia
A marcha da tecnologia não para, o que é bom porque tem sempre algo sendo melhorado por aí.
O segmento de inteligência artificial, por exemplo, tem crescido a um ritmo impressionante, com cada vez mais tecnologias generativas sendo lançadas.
Ainda que seja algo positivo, essa mudança constante pode ser desafiadora porque exige um esforço muito maior para acompanhar os lançamentos.
Segurança e privacidade de dados
O Brasil é o segundo país que mais sofre com crimes cibernéticos, com 103,1 bilhões de tentativas de ataques registradas só em 2022.
Para quem está no empreendedorismo digital o risco é ainda maior, considerando que as atividades do negócio se concentram na internet e em plataformas online.
É um cenário ainda mais desafiador para quem empreende sozinho e precisa aprender como bloquear e evitar as ameaças, muitas vezes sem orientação profissional.
Captação e retenção de clientes
Apesar das muitas plataformas e canais de marketing digital, para uma imensa parcela dos que estão no empreendedorismo digital, faltam processos de atração e retenção de clientes.
Como vimos, muitos donos de negócios empreendem por necessidade, sem ter se preparado antes com uma estratégia de marketing e vendas.
Investimento em marketing digital
Por mais democrático que seja o empreendedorismo digital, certos tipos de ação de marketing só dão resultado mediante um aporte de investimentos.
Anúncios, mídia paga e marketing de influência são algumas das possibilidades que demandam uma capacidade de investir de que muitos ainda não dispõem.
Isso para não falar da falta de conhecimento sobre o tema, o que leva uma parte dos empreendedores a investir errado.
Escalabilidade e gestão de infraestrutura
A escalabilidade de um negócio digital é maior, se comparada com a de uma empresa que depende de uma infraestrutura física.
De qualquer forma, isso não quer dizer que a empresa vai crescer sem que haja um esforço envolvido.
Pelo contrário, em certos casos, o processo de escalar um negócio pode ser ainda mais desafiador quando não se tem a experiência para lidar com certas questões operacionais.
Essa é a dificuldade, por exemplo, dos e-commerces que buscam ampliar sua rede de distribuição, mas que esbarram em dificuldades logísticas e de transporte.
Concorrência com grandes empresas
O mercado digital não deixa de manter certas características que sempre existiram no mundo empresarial e corporativo.
Assim como existem no mundo “real” os líderes dominam certos segmentos, no meio online, acontece o mesmo.
Dependendo do nicho a ser explorado, pode ser muito difícil ou mesmo impossível concorrer com grandes empresas e toda sua capacidade logística e infraestrutura.
Regulamentações e aspectos legais
Até mesmo a categoria MEI e todas as suas facilidades é hoje obrigada a cumprir com uma série de exigências em termos de segurança digital para operar.
Há ainda a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que, no Brasil, determina como as empresas devem tratar dos dados que coletam das pessoas em suas atividades online.
Gerenciamento de tempo e produtividade
Trabalhar por conta própria dá mais liberdade, o que não significa que se possa trabalhar sem um mínimo de disciplina.
Esse é um desafio ainda mais duro de ser superado por quem não desenvolveu o costume de organizar o próprio tempo ou habituou-se com o controle de terceiros para gerir seus horários, como acontece nos empregos formais.
Como começar no empreendedorismo digital
Empreender digitalmente é uma jornada repleta de desafios, como acabamos de ver.
Como minimizar os riscos, então, quando não se tem experiência e conhecimento sobre esse modelo de negócio?
Podemos destacar os seguintes pontos:
- Identifique seu nicho de mercado
- Estude seu público-alvo
- Crie um plano de negócios
- Construa uma presença online
- Invista em marketing digital
- Utilize as redes sociais estrategicamente
- Publique conteúdo relevante
- Acompanhe métricas e resultados.
Ferramentas úteis para empreendedores digitais
Não se monta um negócio, inclusive digital, sem um conjunto de ferramentas adequado.
Veja as principais delas e para que servem:
- Google Analytics – análise de dados e métricas de site
- Canva – criação de design gráfico
- WordPress – desenvolvimento de sites e blogs
- Hootsuite – gestão de redes sociais
- Mailchimp – e-mail marketing
- Shopify – criação de lojas virtuais
- SEMrush – ferramenta de SEO
- Asana – gestão de projetos
- Trello – organização de tarefas
- Google Ads – publicidade paga.
Tendências do empreendedorismo digital para ficar de olho
Os exemplos de empreendedorismo digital que deram certo mostram que, para se dar bem, é preciso ter olho vivo nas tendências.
Como destaca o site da Orgânica Digital, para o ano que vem, vale investir principalmente em:
- Experiência do usuário
- Integração entre marketing e vendas
- Venda de pessoa para pessoa (social selling)
- Social commerce (comércio em redes sociais)
- Acessibilidade e diversidade
- SEO a partir de imagens no Google
- Inteligência artificial.
Conclusão
O empreendedorismo digital é uma realidade e, daqui para frente, esse é um mercado que deve se tornar cada vez mais hegemônico.
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