Quer saber quantos anos dura a faculdade de Economia e assim se preparar melhor para o curso?
De fato, essa é uma informação importante para o seu planejamento de carreira.
Graduação preferida entre os 100 maiores bilionários do mundo, inclusive Elon Musk, essa é uma formação que abre muitas portas no mercado de trabalho.
Nada mais justo que se antecipar, sabendo quanto tempo leva para se formar em Economia para escolher com critério.
Além disso, ter esse cuidado é uma forma de projetar o próprio percurso acadêmico.
Sabendo o tempo que leva para concluir a faculdade, é possível pensar, por exemplo, em que tema será explorado no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
E também em quais serão os seus próximos passos, seja na busca por uma especialização ou na definição de uma área de atuação.
Seja como for, quem se organiza sai na frente.
É mais um motivo para você seguir a leitura, saber quantos anos dura a faculdade de Economia e se preparar para conciliar trabalho, descanso e estudos.
A partir de agora, vamos abordar os seguintes tópicos:
Leia até o final, saiba quantos anos dura a faculdade de Economia e conheça a sua grade curricular e as vantagens de optar por essa graduação.
Anote aí quantos anos dura a faculdade de Economia: 4 anos, ou 8 períodos, caso o aluno se matricule regularmente em todas as disciplinas previstas para cada período.
Note, então, que a quantidade de tempo pode variar, dependendo dos créditos em que você vier a se matricular por semestre.
Quanto tempo então, considerando essa variação? Depende da aplicação de cada um.
Mas, a título de conhecimento, na maioria dos cursos, o tempo máximo permitido fica entre 8 e 10 anos, ou seja, entre 16 e 20 períodos letivos.
Caso o aluno não conclua o curso nesse tempo, as regras acadêmicas determinam que ele seja jubilado, ou seja, excluído do curso e da instituição.
Certamente você não quer que isso aconteça, e acreditamos que essa seja uma das razões pelas quais você quer saber o tempo de duração do curso.
Cabe destacar ainda que o Bacharelado em Ciências Econômicas é um curso superior reconhecido pelo MEC pelo Decreto Federal nº 48.422 de 24 de junho de 1960.
Ele foi definitivamente reconhecido pelo Decreto Lei nº 62.767/68, renovado pela Portaria MEC/SERES nº 948/2021.
Portanto, ao fazer uma faculdade de Economia, saiba que você estará se graduando em um curso tradicional, chancelado há décadas pelo Ministério da Educação.
Mas não basta apenas isso.
Saber a duração do curso de Economia é outra garantia fundamental para que não haja surpresas ao se matricular.
Um curso de Direito, por exemplo, não termina antes de 5 anos. Para quem pretende ingressar logo no mercado, esse pode ser um período longo demais.
Agora, você tem mais uma alternativa de curso em uma das instituições de ensino mais prestigiadas das Américas, a FIA Business School.
A graduação em Ciências Econômicas da FIA também tem duração prevista de 4 anos ou 8 períodos.
Talvez você queira saber também se é possível terminar um período letivo antes de finalizar um semestre.
Sim, é possível adiantar-se nos estudos e, dependendo do seu rendimento acadêmico, dar por concluído o período antes do tempo regulamentar, mas isso não é uma regra.
Ou seja, haverá períodos em que não haverá opção, já que cabe ao professor, de acordo com o calendário letivo, estabelecer datas para entrega de trabalhos e exames.
De qualquer forma, isso não interfere no tempo.
A não ser que o aluno se matricule em mais créditos do que o previsto por período, dificilmente o curso será concluído antes de 4 anos.
Lembrando que, a partir dessa graduação, os profissionais podem explorar uma variedade de carreiras em áreas como finanças, consultoria e setor público.
A formação sólida, combinada com habilidades altamente valorizadas, prepara os economistas para enfrentar desafios complexos e criar soluções inovadoras.
Optar pelo Bacharelado em Economia é investir em um futuro promissor, com muitas oportunidades de carreira e um impacto real no mercado de trabalho.
Parece muito, mas ao saber quantos anos dura a faculdade de Economia, vemos que esse é um investimento que se paga no longo prazo.
As perspectivas de carreira são amplas, considerando que esse é um diploma que abre portas tanto no setor privado quanto no público.
Isso para não falar do segmento financeiro, que é onde os economistas normalmente são empregados.
Sempre existe também a possibilidade de empreender, sendo esse um dos focos da graduação em Ciências Econômicas.
Então, ao ponderarmos quantos anos é a faculdade de Economia, o que seriam 4 longos anos não são muita coisa, tendo em conta o retorno que essa carreira pode trazer.
Os salários costumam ser atraentes, batendo a casa dos 5 dígitos em algumas funções de gestão e liderança, como informa o Guia Salarial Robert Half 2024.
Mas, antes, é preciso frequentar as aulas, aplicar-se nos estudos e mostrar bom rendimento em disciplinas das áreas de Humanas e Exatas.
Conheça as que você vai aprender na graduação em Ciências Econômicas da FIA Business School.
Pode ser que você queria saber quantos anos dura a faculdade de Economia para decidir entre um curso técnico ou uma graduação.
Nesse caso, vale considerar as características de cada curso, bem como as possibilidades que cada um pode abrir.
Então, se você quer saber quantos anos dura a faculdade de Economia porque busca um curso mais rápido, talvez uma formação técnica seja indicada.
Também é uma maneira mais simples de entrar no mercado de trabalho, ingressando em empresas do ramo financeiro com menos idade para se graduar em Economia depois.
Na verdade, essa é uma estratégia relativamente comum e que costuma funcionar, até para que o jovem possa se certificar de que essa é a carreira que realmente quer.
Se somarmos o curso técnico e colocar na conta quantos anos é a faculdade de Economia, veremos que é o tempo necessário para consolidar a escolha.
Para facilitar, veja na tabela abaixo as principais diferenças entre os dois tipos de curso.
Característica | Técnico em Economia | Bacharelado em Ciências Econômicas |
Foco | Formação mais prática e específica para o mercado de trabalho, com foco em áreas como contabilidade, finanças e gestão empresarial. | Formação mais ampla e teórica, com aprofundamento em diversas áreas da economia, como macroeconomia, microeconomia, economia internacional e econometria. |
Duração | Em média, 2 anos. | Em média, 4 anos. |
Grade Curricular | Disciplinas mais técnicas e específicas, como contabilidade básica, finanças, gestão de custos, legislação trabalhista e tributária. | Disciplinas mais teóricas e abrangentes, como teoria econômica, história econômica, matemática aplicada à economia, estatística, econometria. |
Mercado de Trabalho | Possibilidades de atuação em áreas como contabilidade, finanças, gestão de pequenas e médias empresas, bancos, cooperativas. | Possibilidades de atuação em áreas como análise econômica, consultoria, pesquisa, ensino, bancos centrais, órgãos governamentais e instituições financeiras. |
Perfil do Profissional | Profissional com habilidades técnicas e práticas para atuar em funções operacionais e de gestão em empresas. | Profissional com sólida base teórica e capacidade de análise para atuar em funções estratégicas e de tomada de decisão. |
Continuação dos Estudos | Possibilidade de realizar especializações e MBAs para aprofundar conhecimentos em áreas específicas. | Possibilidade de realizar mestrados e doutorados para atuar em pesquisa e ensino superior. |
Com o olhar no futuro, a metodologia de ensino da FIA Business School é uma fusão de teoria e prática.
Na graduação em Ciências Econômicas da FIA, você vai ter aulas teóricas, discussões de cases com convidados, palestras, laboratórios, resolução de exercícios práticos e muito mais.
Para agilizar o processo de admissão e garantir uma competição justa pelas vagas em nosso curso, a FIA é a primeira faculdade no Brasil a selecionar alunos do Ensino Médio com base no diploma IB, certificados Abitur, Cambridge e Baccalauréat.
E se você optar pelo nosso processo seletivo, temos uma ótima notícia.
As inscrições são totalmente online e, a partir disso, você faz uma entrevista com a nossa coordenação, fazendo em seguida a prova objetiva e a redação.
Saber quantos anos é a faculdade de Economia é, como se pode perceber, apenas o primeiro passo de uma jornada cheia de desafios para superar.
Na FIA, você terá uma formação diferenciada, com os mais renomados professores, a maioria de doutores em sua área de atuação.
Diferente de outras instituições, nossos alunos da graduação têm contato com o mercado desde o primeiro dia.
Esse contato é proporcionado tanto pelos professores, que têm carreiras no mercado, como por profissionais de outras empresas em atividade.
Gostou do que leu mas ainda está em dúvida?
Então, a nossa dica é baixar o ebook “O que você precisa saber na hora de escolher uma faculdade?”.
Este material traz um passo a passo que vai sanar todas as dúvidas que podem surgir na hora de escolher a faculdade ideal.
Aproveite: é 100% gratuito e vai ajudar você a tomar a decisão certa!
Neste artigo, você viu quantos anos dura a faculdade de Economia.
Ter esse planejamento já o coloca em posição de destaque frente a maioria dos concorrentes.
Porém, não é o único critério a ser levado em conta para decidir pelo ingresso nesse curso.
Na verdade, quanto mais embasada for a decisão, menor o risco de uma mudança de planos inesperada.
Sendo assim, é fundamental saber investir bem o seu tempo e dinheiro.
Na FIA Business School, o retorno vem com uma formação sólida, profissionais altamente qualificados e uma metodologia de ensino moderna.
Mas a sua jornada de crescimento não para por aqui.
Continue lendo os artigos publicados no blog da FIA e esteja sempre à frente!
Referências:
Aprenda a desenvolver habilidades profissionais para se destacar no mercado de trabalho brasileiro. Leia e…
Se você ainda não vê o Value-Based Management como um farol estratégico para a sua…
Descubra como a sustentabilidade empresarial pode transformar negócios, aumentar vendas e promover impacto positivo. Leia…
Descubra como a contabilidade financeira fortalece a saúde financeira e apoia decisões estratégicas empresariais.
Está considerando a possibilidade de começar no empreendedorismo digital, mas não sabe como? Confira dicas…
Conhecer os conceitos de custo fixo e variável é algo que todo gestor ou dono…