As vendas pelo WhatsApp são mais uma maneira de aproveitar as muitas vantagens de uma estratégia de negócios baseada no digital.
Uma prova disso é o crescimento em um período de quatro anos da versão WhatsApp Business, que passou dos US$ 444 milhões para US$ 906 milhões em receitas geradas, segundo relatório do site Business of Apps (em inglês).
Todo o lucro do WhatsApp vem da versão para negócios, na qual é cobrada uma taxa para quem ultrapassa 1 mil conversas.
Portanto, as vendas pelo WhatsApp são feitas por ela, embora seja possível utilizar o aplicativo convencional com essa finalidade.
Neste texto, vamos ver como vender pelo WhatsApp aproveitando todos os recursos da versão Business, alguns dos quais podem ser utilizados no aplicativo padrão.
Veja os tópicos abordados a partir de agora:
- Quais são as vantagens das vendas pelo WhatsApp?
- Como vender pelo WhatsApp?
- Métricas para vendas pelo WhatsApp
- Exemplos de abordagem para vendas pelo WhatsApp.
Continue lendo e aprenda a tirar vantagem do app de conversação mais baixado do mundo!
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Quais são as vantagens das vendas pelo WhatsApp?
Vender pelo WhatsApp significa ter ao seu lado no negócio o aplicativo de conversação mais usado no mundo.
São mais de 2 bilhões de usuários, sendo cerca de 150 milhões no Brasil, conforme dados do site Statista.
Com tanta gente preferindo este app para se comunicar, as técnicas de vendas pelo WhatsApp Business despontam como alternativa muito interessante.
Faça você mesmo um rápido exercício e reflita: quantas pessoas você conhece no trabalho ou entre seus amigos e familiares que não usam WhatsApp?
Poucas, não é mesmo?
Não é por acaso que a versão Business foi desenvolvida, até porque, com tamanha expansão, seria um desperdício não agregar certos recursos e métricas.
Veja, então, as principais vantagens para o seu negócio ao fazer uso da ferramenta.
Facilita a comunicação direta
O WhatsApp é uma plataforma digital de comunicação direta entre empresas e clientes, ajudando a eliminar intermediários e custos, como é o caso das que terceirizam o telemarketing.
As mensagens são entregues instantaneamente, com a vantagem das notificações de recebimento e de leitura, desde que seja permitido pelo usuário.
Sem contar que aprender como abordar um cliente pelo WhatsApp deixa tudo mais fácil.
Além disso, as barreiras diminuem, considerando também que o app informa se a pessoa está online.
Essa comunicação mais direta ajuda a estabelecer relacionamentos mais próximos, aumentando o potencial de conversões.
Vender pelo WhatsApp também é se relacionar. Muitas empresas acabam utilizando o aplicativo como canal prioritário de Customer Relationship Management (CRM), como veremos mais à frente.
Envio rápido de mensagens
As vendas pelo WhatsApp são também potencializadas pela instantaneidade na troca de mensagens.
Não é de hoje que o app é conhecido por sua capacidade de enviar mensagens de forma quase instantânea, principalmente depois que incorporou o recurso das notificações.
Nesse caso, um traço na parte de baixo da mensagem significa que ela foi enviada, dois traços cinzas significam que ela foi recebida e dois traços azuis, que ela foi lida.
Somado aos insights, essa é uma ferramenta valiosa para empresas, pois permite que elas respondam prontamente às perguntas dos clientes, resolvam problemas e enviem informações em tempo hábil.
O envio rápido de mensagens também contribui para melhorar a experiência do cliente, já que reduz o tempo de espera.
Personalização das interações
É possível personalizar suas interações com os clientes de várias maneiras no WhatsApp.
Por exemplo, criar mensagens personalizadas, como saudações automáticas e respostas rápidas, que se adaptam às necessidades específicas de cada perfil e situação.
Além disso, as empresas podem segmentar seus públicos e enviar mensagens direcionadas com base nas preferências e histórico de compras dos clientes, por meio de listas de transmissão, recurso que vamos conhecer ainda neste conteúdo
Essa personalização ajuda a construir relacionamentos mais sólidos e a oferecer um atendimento mais relevante, em conformidade com as necessidades do cliente omnichannel.
Acessível a partir de dispositivos móveis e desktop
Como toda plataforma baseada em dispositivos móveis, o WhatsApp é conveniente para empresas e consumidores e pode ser acessado a qualquer hora e lugar, desde que haja sinal de internet móvel.
São bilhões de usuários que acessam o aplicativo diariamente em seus smartphones, abrindo para as empresas a possibilidade de atingir um público vasto, independentemente da localização geográfica.
Além disso, o WhatsApp conta com uma versão para desktop, que passou a ser acessível sem depender de conexão com o celular.
É mais um recurso para facilitar as vendas pelo WhatsApp, tendo em conta que os computadores dispõem de recursos e funções que os celulares não têm.
Oportunidade de compartilhar mídia
Uma característica distintiva do WhatsApp Business é a capacidade de compartilhar diversos tipos de mídia.
Empresas podem enviar imagens, vídeos, documentos e até mesmo apresentações diretamente aos clientes.
Essa funcionalidade enriquece a comunicação, permitindo que empresas demonstrem produtos, enviem tutoriais e comuniquem informações complexas.
Essa riqueza midiática também contribui para viabilizar as vendas pelo WhatsApp, permitindo que produtos e serviços sejam demonstrados ao vivo.
Isso sem contar que, pelo WhatsApp, conteúdos multimídia podem ser sempre compartilhados pelos possíveis clientes, potencializando a mídia espontânea.
Portanto, é mais uma oportunidade de explorar diferentes formatos para gerar mais engajamento e buzz.
Mais conveniência para os clientes
Os clientes podem enviar mensagens a qualquer momento pelo app, sem a necessidade de fazer ligações telefônicas ou esperar respostas por e-mail.
Além disso, a capacidade de enviar fotos de produtos desejados, vídeos demonstrativos ou até mesmo comprovantes de pagamento torna o processo de compra e suporte ao cliente mais ágil.
Assim, a experiência torna-se mais satisfatória, aumentando as chances de fidelização à marca.
Para lojas que focam na conveniência como diferencial para aumentar o brand equity e o valor percebido pelo cliente, essa é uma ótima solução.
Há marcas, inclusive, que apostam alto nessa estratégia, de modo que seus preços, ainda que altos, continuem competitivos, como ilustra uma matéria da Forbes.
Portanto, o WhatsApp pode fazer a diferença não só nas vendas, mas também para a reputação do seu negócio.
Potencial para alcançar um público amplo
O WhatsApp se tornou uma plataforma de comunicação quase onipresente, com usuários registrados em 180 países.
As empresas que fazem uso dele como plataforma de comunicação podem alcançar clientes em diferentes regiões geográficas, aumentando sua exposição e oportunidades de vendas pelo WhatsApp.
A possibilidade de compartilhar informações de contato e números de telefone também facilita a expansão da base de clientes, tornando o WhatsApp Business uma ferramenta poderosa para atingir um público diversificado.
O app funciona para alcançar grandes audiências, mas, com os analytics agregados à versão para negócios, é possível também trabalhar com públicos segmentados.
Pode ser usado como suporte
Além de um app de conversação, a versão Business é uma ferramenta versátil, que pode ser usada não apenas para vendas pelo WhatsApp, mas também como um canal de suporte ao cliente.
As empresas podem prestar apoio instantâneo, responder a perguntas frequentes e resolver problemas diretamente por meio do aplicativo.
Isso melhora a experiência do cliente, pois eles podem obter assistência sem esforço e em tempo real.
Outra vantagem é que o histórico de conversas permite que clientes e empresas acompanhem suas interações e soluções anteriores, melhorando a eficácia do serviço.
Para empresas que trabalham com pós-venda ou com receitas recorrentes, esse pode ser um diferencial.
Até porque 9 entre 10 brasileiros usam o WhatsApp.
Integração com outras ferramentas de negócios
O WhatsApp Business tem ainda a vantagem de integração com outras ferramentas de negócios, como sistemas de CRM e aplicativos de automação de marketing.
Isso permite que as empresas centralizem suas operações e dados, facilitando a gestão do relacionamento com o cliente.
Há também o recurso de integração com sistemas de pagamento, que facilita as transações financeiras e o rastreamento de vendas.
Com isso, é possível aplicar técnicas de vendas pelo WhatsApp e monitorar a performance comercial nas diferentes etapas do funil de conversão.
Reduz barreiras geográficas
Toda empresa pensa um dia em expandir.
A diferença é que algumas delas levam esse projeto adiante, enquanto outras deixam os sonhos no papel.
Para estas, o WhatsApp pode representar um recurso a mais para alargar as fronteiras, permitindo entrar em contato com públicos em outras cidades, estados e até no exterior.
Não por acaso, empresas que operam fora de seus países de origem têm cada vez mais apostado nas vendas pelo WhatsApp e como ferramenta de apoio à internacionalização.
Como vender pelo WhatsApp?
De acordo com o site Statista, a receita média por usuário (ARPU) gerada no WhatsApp é de US$ 0,26, sendo a Europa o continente com a melhor média, de US$ 1,31 por usuário.
Portanto, quanto maior for a sua audiência, mais vendas pelo WhatsApp Business (e lucros) você pode gerar para o seu negócio ou atividade empresarial.
Para obter os melhores resultados, porém, é preciso também adotar uma postura estratégica, de modo a aproveitar o melhor que o aplicativo tem para oferecer.
Veja na sequência como fazer bom uso do WhatsApp, sempre enfatizando os recursos da versão Business.
Use o WhatsApp Business
O WhatsApp Business está disponível para download no Google Play e na Apple App Store.
Depois de baixá-lo, configure um perfil empresarial, inserindo informações sobre a sua empresa, como nome, descrição, horário de funcionamento e endereço, personalizando a conta com o seu logotipo.
Depois, importe sua lista de contatos de clientes e permita que eles iniciem o contato por meio de seu número comercial.
Utilize as ferramentas de automação para enviar mensagens de saudação e respostas rápidas, otimizando o atendimento ao cliente.
Para resultados ainda melhores em suas vendas pelo WhatsApp Business, não deixe de registrar e comparar periodicamente as métricas fornecidas pelo app.
Invista num número exclusivo para a empresa
Embora MEIs e Empresas Individuais (EI) possam eventualmente usar números de contato pessoais para negócios, o ideal é que essa prática seja evitada.
Isso porque, mesmo com poucos clientes, usar um mesmo número para trabalho e para uso pessoal pode dar a impressão de pouco profissionalismo.
Não é a melhor forma de anunciar no WhatsApp ou vender.
Além disso, tem também a questão da própria privacidade do gestor ou empresário, que corre o risco de ver seu número sendo divulgado indevidamente.
Tenha um catálogo de produtos
Quem pretende explorar as vendas na versão Business não pode abrir mão do recurso catálogo de produtos, uma das muitas ferramentas e técnicas de vendas pelo WhatsApp.
Para isso, basta acessar “Configurações”, “Catálogo” e tocar no botão “Adicionar produto ou serviço”.
Caso você já tenha um ou mais produtos registrados, siga estas etapas:
- Toque no ícone “+” para adicionar um novo item
- Na tela seguinte, selecione a opção “Inserir Imagens”
- Em seguida, clique em “Nome do Produto ou Serviço” e defina um nome para o item
- Toque em “Preço R$” para estabelecer o valor
- Se desejar, vá em “Mais campos” para incluir informações adicionais, como detalhes, código de barras, links e outros dados relevantes
- Por fim, pressione “Salvar” para concluir o registro do produto ou serviço
- Repita essas etapas para cada item que desejar adicionar ao seu catálogo.
Use listas de transmissão
Como abordar um cliente pelo WhatsApp, considerando que, em certos casos, seu catálogo de contatos pode ter milhares de nomes?
Nesse caso, as listas de transmissão podem ser a melhor escolha, pois permitem enviar mensagens em massa sem criar grupos.
Veja como fazer:
- Vá até a tela principal do aplicativo
- Toque no ícone dos três pontos no canto superior direito e selecione “Nova transmissão”
- Escolha os contatos que deseja incluir na lista e toque em “Criar”.
Assim, ao enviar uma mensagem para essa lista, ela será entregue a todos os contatos selecionados sem revelar os demais destinatários.
Prepare ofertas especiais
Seus resultados nas vendas pelo WhatsApp serão ainda melhores se investir no marketing de relacionamento.
Você pode, por exemplo, segmentar seus clientes conforme suas preferências pessoais e, com base nelas, definir datas para enviar promoções exclusivas.
Datas comemorativas, como aniversários, Dia das Mães, dos Namorados e dos Pais são ótimas oportunidades para isso.
Tendo isso em mente, aprenda como anunciar no WhatsApp para divulgar ofertas e atrair ainda mais clientes.
Produza um calendário de conteúdos
Outra vantagem do WhatsApp Business é que você não precisa publicar conteúdos o tempo todo.
Basta programá-los e deixar que o app faça o resto.
Para programar, vá à conversa ou lista de transmissão, toque no ícone de clipe e selecione “Documento”.
Escolha “Calendário” e compartilhe o arquivo com o conteúdo programado.
Utilize o status do WhatsApp
O status é um recurso a mais, que permite anunciar no WhatsApp seus produtos, serviços, promoções e novidades.
Funciona como os stories do Instagram, no qual vídeos, textos e imagens são publicados em uma janela exclusiva, permanecendo online por 24 horas.
É uma ótima escolha para fazer promoções de curta duração e, ao mesmo tempo, medir o quanto da sua audiência se mostra engajada com suas publicações.
Integre o seu CRM ao WhatsApp
Como vimos, as vendas pelo WhatsApp podem ser melhor monitoradas e geridas quando se tem um sistema de CRM agregado.
Eles permitem gerir a sua carteira de clientes, mantendo um registro de todos os seus contatos e conversas.
Crie comunidades
Uma ferramenta que nem sempre é bem utilizada é a que permite criar comunidades.
Funciona como uma rede social dentro do WhatsApp, na qual você pode criar grupos de diferentes perfis.
É bom para lojas e empresas que trabalham com grandes catálogos de produtos e serviços e precisam segmentar ainda mais seus clientes.
Digamos, por exemplo, que você esteja à frente de um mercado que entrega na Grande São Paulo.
Para facilitar a gestão das entregas, você pode criar uma comunidade com grupos de clientes de diferentes bairros ou zonas.
Métricas para vendas pelo WhatsApp
O WhatsApp Business dispõe de uma ferramenta de analytics própria que ajuda a medir o alcance e o engajamento dos seus contatos com os conteúdos e mensagens.
Algumas da principais métricas são:
- Conversões em ações propostas: mede quantas vezes os destinatários realizaram a ação desejada, como clicar em um link
- Taxa de resposta: indica a proporção de mensagens enviadas que obtiveram uma resposta dos destinatários
- Taxa de recebimento: representa a porcentagem de mensagens enviadas que foram efetivamente entregues aos destinatários
- Taxa de abertura ou leitura: mostra quantas mensagens enviadas foram realmente abertas e lidas pelos destinatários.
Exemplos de abordagem para vendas pelo WhatsApp
As vendas pelo WhatsApp não diferem em termos de processo comercial em relação a outros canais, inclusive offline.
Significa que, no momento em que uma pessoa faz contato, mostrando interesse em suas soluções, você deverá estar pronto para dar uma resposta que não deixe margem para dúvidas.
Nesse momento, vale contar com uma abordagem padrão, que já direcione o potencial cliente para o que ele quer.
Quer saber como abordar um cliente pelo WhatsApp?
Você pode utilizar algo como o exemplo abaixo:
Olá, tudo bem?
Eu sou o [NOME DO PROFISSIONAL] e trabalho na [NOME DA EMPRESA].
Obrigado pelo seu contato e pelo interesse em [PRODUTO/SERVIÇO]. [DESCRIÇÃO DO PRODUTO/SERVIÇO E UMA DESCRIÇÃO CURTA DA EMPRESA]
Tenho certeza de que o [PRODUTO/SERVIÇO] vai ajudar você a conseguir [VANTAGENS DA SOLUÇÃO].
Se preferir, pode também me chamar pelo email [SEU EMAIL] ou ligando para [OUTRO NÚMERO DE CONTATO, SE HOUVER].
Em que mais posso ajudar?
Conclusão
As vendas pelo WhatsApp, como vimos ao longo do texto, podem ser alavancadas com essa ferramenta poderosa.
Mas, para isso, é necessário fazer uso correto de suas funcionalidades e recursos.
Agora, você está mais bem preparado para isso.
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