A especialização em Administração está em seus planos?
Ela pode ser a porta de entrada para melhores posições em uma empresa ou novos desafios profissionais.
Cedo ou tarde, chega um ponto na carreira em que só avançamos quando nos especializamos em algo.
Para quem possui esse bacharelado, não é diferente.
Nesse caso, quem busca uma especialização está no caminho certo para ganhar salários até 66% mais altos do que os profissionais não especializados.
Para ficar ainda melhor, o que não faltam são opções de cursos para áreas administrativas que qualificam o administrador graduado para atuar nos mais variados segmentos.
Existe ainda outro forte motivo para você buscar a especialização: o grande número de pessoas que estudam ADM, a graduação com mais alunos matriculados no Ensino Superior.
Com tanta concorrência, os que não se especializam acabam ficando para trás, sem um diferencial que os qualifique aos postos de trabalho mais desafiadores.
É sobre isso que vamos falar neste texto.
Veja os tópicos abordados:
Prossiga na leitura e saiba como fazer para brilhar na carreira em Administração, capacitando-se nas áreas que estão em alta.
Leia também:
Os cursos para administradores são a melhor alternativa para quem procura por uma especialização em Administração.
Um dos principais motivos para isso, como acabamos de ver, é a quantidade massiva de pessoas matriculadas nos cursos de ADM Brasil afora.
É verdade que nem todas elas se formam, ainda que estatisticamente falando a proporção seja sempre alta.
Por isso, a especialização em Administração é indicada para fazer o currículo se destacar na multidão.
Conheça na sequência 15 opções de áreas e cursos que vão aumentar bastante suas chances de ser notado pelos recrutadores.
Atividade comum no back office de todas as empresas, a gestão de pessoas é sempre uma área da especialização em Administração com alta absorção de profissionais.
Pode ser considerado um dos cursos para áreas administrativas na linha da “aposta segura”, tendo em vista o vasto campo em que se pode atuar.
Ademais, o setor de RH é considerado cada vez mais estratégico, não só por ser de onde a empresa recruta colaboradores, mas por gerar dados de interesse mercadológico.
Isso porque um profissional que mostra interesse por uma vaga também evidencia, de certa forma, que tem alguma identificação com a empresa, podendo até vir a ser um cliente.
Uma empresa sem uma estratégia é uma empresa exposta.
Sem um norte, seus líderes atuam na base do feeling, tomando decisões muitas das vezes instintivas ou apenas baseadas na experiência.
Isso não é por si só ruim, mas não é nem de longe a melhor maneira de conduzir um negócio.
A especialização em Administração na área de gestão estratégica forma profissionais qualificados para tomar decisões e orientar as empresas em seus processos.
É também o curso indicado para quem pretende se inserir na era do Big Data e desenvolver um perfil data driven na carreira e nos negócios.
Uma especialização para Administração é particularmente indicada para quem atua no setor público ou faz negócios com empresas estatais.
Nela, o administrador profissional se lapida, aprendendo a dominar competências como licitações, editais, Parcerias Público-Privadas (PPP) e outras áreas de interesse.
Para quem já trabalha no funcionalismo público, é um curso fundamental para qualificar o processo decisório e lidar com os aspectos políticos da gestão.
Se tem uma especialização em Administração que nunca sai de moda é o curso voltado para o segmento de logística.
Na verdade, esse é um dos cursos para áreas administrativas que, embora não sejam exatamente para profissionais de ADM, acabam atraindo quem trabalha nesse segmento.
Faz muito sentido, se considerarmos que as operações logísticas demandam todo um back office próprio para gerir suas estratégias e atividades.
Além disso, administradores e profissionais de logística atuam em sinergia, via de regra coordenando juntos as operações de transporte, transbordo, estoque e armazenamento.
O recorde de exportações batido no ano passado pelo Brasil é um forte motivo para pensar em uma especialização em Administração para comércio exterior.
Trata-se de uma área movimentada, até porque nosso país sempre teve uma forte vocação para negociar e vender para o estrangeiro.
Por outro lado, atuar no comércio exterior exige preparo, tendo em conta a relativa complexidade das operações, impostos, incoterms e outras características.
Isso sem contar a necessidade de dominar pelo menos o inglês, sendo ainda altamente recomendado falar uma terceira língua.
Muitos dos cursos para administradores derivam de disciplinas que são ensinadas na graduação, em virtude da sua estreita ligação com a gestão de empresas.
Um deles é a gestão em marketing e comunicação empresarial, na qual o administrador se aprofunda nos conceitos, técnicas e estratégias voltadas para essas duas áreas.
Lembrando que marketing e comunicação são duas áreas que se complementam, integrando os esforços que antecedem as vendas.
É também onde o profissional de ADM se especializa nas estratégias que levam uma empresa a ampliar seus mercados, por meio da propaganda e do visual merchandising.
O compliance está em alta e, nesse contexto, uma especialização em Administração das mais concorridas é a de controladoria e finanças corporativas.
Como o nome já diz, é nela que o administrador aprende a lidar com os aspectos financeiros de um negócio.
Em linhas gerais, o papel do controlador é orientar a gestão da empresa em relação ao uso que se faz do dinheiro.
Junto aos profissionais de finanças, é ele também quem orienta nas decisões sobre investimentos e cortes de gastos.
Uma especialização em Administração leva quase invariavelmente a desenvolver algum tipo de Business Intelligence.
Ainda assim, nenhuma outra é tão completa nesse aspecto quanto a especialização em inteligência de mercado.
Trata-se de um dos cursos complementares para Administração voltados para quem atua na área estratégica das empresas.
O profissional ainda aprende nessa especialização como utilizar os dados, começando pela sua coleta, armazenamento, tratamento e estruturação para gerar insights de negócio.
Embora tenha uma relação com a especialização em controladoria, em finanças o foco é menos o controle do uso do dinheiro da empresa e mais os aspectos fiscais.
Por isso, o administrador que vier a fazer um curso nessa área precisa conhecer muito bem as leis tributárias, regimes fiscais e alíquotas.
Também deve acompanhar as políticas governamentais e decisões do Banco Central que afetam o câmbio e a taxa de juros.
Em certos segmentos, a regulamentação é tão estrita que é necessário manter profissionais de auditoria em regime permanente.
Órgãos como o Inmetro e o Ipem, além de agências como a Anvisa e a Aneel, estão sempre realizando ações fiscalizatórias nas empresas para verificar se seus processos estão em conformidade.
A especialização em Administração focada em auditoria é onde se formam os profissionais que vão ajudar as empresas a se “enquadrarem”.
Quem seguir nessa área estará apto a orientar as empresas no sentido de se adequar às normas legais aplicáveis, como a atender aos padrões de qualidade do seu mercado.
A especialização em planejamento estratégico forma gestores qualificados para traçar objetivos e definir que ações serão tomadas para atingi-los.
É uma especialização para Administração voltada para o desenvolvimento da estratégia de negócios e sua articulação com a parte operacional.
Portanto, o gestor que trabalhar nessa área precisa ser capaz de montar um plano que seja estrategicamente adequado e exequível.
Não por acaso, essa é uma especialização recomendada para profissionais com mais experiência ou que tenham o objetivo de comandar sua própria empresa.
Environmental, Social and Governance é a tríade de aspectos que cercam um negócio e que dá nome a um dos cursos para administradores mais em voga no mercado.
Afinal, cada vez mais as empresas devem se mostrar comprometidas com o meio ambiente e as sociedades em que estão inseridas.
Para isso, elas precisam desenvolver-se na parte da governança corporativa, que diz respeito a todos os processos de gestão da empresa pelo ponto de vista ético e do cumprimento das normas.
Todo administrador lida com projetos na carreira.
Dos mais simples aos mais complexos, ele pode estar envolvido em decisões que demandam alto preparo.
E se não estiver à frente das equipes, ele provavelmente fará parte de uma, tendo que colocar suas habilidades à prova.
Uma pós-graduação em Gestão de Projetos qualifica para planejar, executar e medir o sucesso em todas as etapas.
Isso faz da versatilidade uma característica desse curso, indicado para quem pretende trabalhar no segmento privado ou público.
Os cursos em Lean Six Sigma e Lean Manufacturing não são exatamente uma especialização em Administração, mas ainda assim bastante valorizados no mercado de trabalho, principalmente nas empresas que atuam no segmento industrial.
Administrador especializado em uma dessas metodologias leva vantagem, já que, para muitos cargos de gestão, essas são competências fundamentais.
Ambas têm como objetivo a redução de desperdícios e melhoria da qualidade a partir da produção puxada pela demanda.
A diferença é que, no Lean Six Sigma, utilizam-se os métodos DMAIC e DMADV como ferramentas de controle estatístico.
Como destaca um artigo no site do Conselho Federal de Administração (CFA), em um futuro não muito distante, faltarão lideranças no mercado.
Isso porque, como revela o conteúdo, cada vez menos as pessoas estão interessadas em assumir a responsabilidade de liderar.
A partir dessa perspectiva pouco animadora, um dos cursos complementares para Administração que devem ganhar força é o de formação de líderes.
Como enfatizamos aqui, em um conteúdo sobre liderança organizacional, essa é uma valência de grande importância porque alinha os interesses das pessoas com os da empresa.
Toda especialização é uma pós-graduação, mas nem toda pós é especialização.
A diferença principal está na estrutura curricular desses cursos, um pouco mais extensa na pós e mais enxuta nos cursos de especialização.
Existem ainda os cursos de mestrado, que habilitam a seguir na carreira acadêmica, e de Master Business Administration (MBA), cuja finalidade é formar executivos para o mercado.
Isso para não falar dos cursos de doutorado, que preparam para exercer a livre docência na área acadêmica.
No geral, uma pós-graduação na área de Administração pode ser feita em um período de um ano ou menos.
O aluno estuda as disciplinas relativas à área que escolheu, faz exames e, se aprovado com média suficiente, recebe no final do curso um diploma.
A principal característica, no entanto, é a diversidade de opções.
Como vimos até aqui, há uma série de especializações em Administração que estão em alta hoje.
Há oportunidades para todos, das finanças ao marketing, passando pela gestão de pessoas.
Um bom motivo para fazer uma especialização para Administração, como vimos, são os salários mais altos.
Porém, tão importante quanto um contracheque gordo é ter a certeza de que está trabalhando com algo que faça sentido.
Especializar-se é uma maneira de agregar valor às próprias competências, somando às empresas onde se venha a trabalhar.
Sem contar que, quanto mais especializado um administrador é, maiores as chances de conquistar os melhores postos de trabalho.
É também a porta de entrada para os estágios mais avançados de uma carreira, de modo que se possa não só trabalhar e ganhar bem, como ter qualidade de vida.
Veja na sequência outros bons motivos para você considerar desde já uma especialização em Administração.
Soa repetitivo, mas é sempre bom destacar que, quanto mais especializado um profissional é, mais alto tende a ser o seu salário.
Segundo a Pesquisa Salarial Catho, os ganhos para quem tem pós-graduação são em média 53,7% mais altos.
Assim sendo, quem pensa em ganhar mais e já tem uma graduação em ADM, talvez seja a hora de dar um passo à frente.
Lembre-se que o curso de Administração é sempre muito procurado, e o mercado nem sempre consegue absorver todos os que se formam.
Por isso, quem pretende se destacar precisará, cedo ou tarde, escolher um caminho para seguir na carreira, por meio de uma especialização.
Ainda que não seja garantia de emprego, um diploma de especialização em Administração abre portas que só com a graduação provavelmente continuariam fechadas.
O mercado sabe que quem é pós-graduado ou especializado tem acesso a técnicas, ferramentas e competências que outros não dominam.
Portanto, especializar-se é uma forma de incrementar o currículo, fazendo com que ele seja notado pelos recrutadores sem precisar concorrer em processos seletivos.
A exemplo de outros cursos, a especialização em Administração é indicada para todo profissional que deseja se aprofundar na sua área de atuação.
Digamos, por exemplo, que você tem a graduação em ADM e trabalha em um banco.
Especializar-se em áreas como controladoria ou finanças, nesse caso, pode abrir portas para futuras promoções.
Além disso, os cursos complementares para Administração são sempre uma boa escolha quando sentimos que estamos estagnados ou precisamos avançar, principalmente quando a exigência por uma especialidade passa a ser uma condição para isso.
Profissionais “genéricos” tem muitos, ainda mais em Administração, curso que, como vimos, tem sempre uma alta procura.
A especialização em Administração, nesse caso, é o caminho para os que almejam se diferenciar no mercado ou disputar cargos C-level.
Outro bom motivo para fazer uma especialização em Administração é que, nos cursos, você estará em contato com pessoas que atuam ou têm relações na sua área de interesse.
É uma ótima maneira de começar a fazer networking, expandindo seus relacionamentos ou criando novas conexões com gente que tem os mesmos interesses ou cujos interesses sejam complementares aos seus.
Em uma área bastante heterogênea em suas funções como a de Administração, a frustração com a carreira é um risco sempre presente.
Optar por uma especialização é, portanto, uma solução para quem tem o sonho de seguir em uma área específica, sem ter que cursar uma nova faculdade.
A vantagem é que, sendo um administrador, você tem uma espécie de diploma “coringa” que permite seguir por muito mais áreas do que outros cursos de humanas.
Não menos importante, uma especialização em Administração nos tira da zona de conforto, o que nos leva a crescer como profissionais e como pessoas.
Por mais experiente que um profissional seja, pode chegar um momento em que é necessária uma atualização.
Especializar-se é uma forma de se manter sempre up-to-date, evitando que o currículo fique defasado.
Antes de decidir qual curso fazer, vale atentar para certos requisitos que uma especialização ou pós deve preencher.
O mais importante deles é o reconhecimento pelo MEC, sem o qual o diploma não terá qualquer validade no mercado.
Veja ainda se a grade de horários coincide com a sua disponibilidade, principalmente se você vai conciliar estudos e trabalho.
Vale também verificar se é melhor optar por um curso presencial ou EAD.
O primeiro tem a vantagem do contato direto com colegas e professores, o que ajuda a fortalecer o networking, enquanto o ensino a distância é mais prático e tem mensalidades mais em conta.
A escolha de uma carreira é sempre uma grande responsabilidade.
Nesse caso, é preciso considerar o impacto das decisões que você tomar hoje no longo prazo, ou seja, a maneira como elas vão influenciar no seu futuro.
Por essa perspectiva, existem quatro fatores fundamentais que não podem deixar de ser analisados.
A maior parte dos cursos de especialização em Administração não dura mais do que um ano, em sua maioria com aulas nos dias úteis e, em alguns casos, nos finais de semana.
Sendo assim, considere a sua disponibilidade de tempo para frequentá-las e a sua própria expectativa de conseguir trabalho dentro do período do curso.
Se não houver nenhuma oportunidade em vista, então, não haverá problema em fazer um curso em um período mais longo.
Você sabe como está a empregabilidade para a área que pretende cursar?
Uma maneira de avaliar esse importante quesito é fazer uma pesquisa nos sites de anúncios de vagas de emprego.
Veja quais são os cargos que oferecem mais oportunidades e, se a sua área de preferência não estiver recrutando muito, talvez você possa reconsiderar a sua escolha.
Independentemente do mercado de trabalho, há casos em que a vocação e as metas definidas para a própria carreira falam mais alto.
Se você se identifica com isso, então, é bastante provável que a sua decisão já esteja tomada.
Então, só procure conhecer antes o que fazem os especialistas que já estão no mercado, a média salarial e expectativas de carreira, a fim de evitar as desilusões típicas das escolhas no impulso.
Ninguém quer trabalhar em uma especialidade onde não se encontra trabalho.
Assim, não deixe de averiguar se o mercado está abrindo oportunidades, tanto no setor privado quanto nos órgãos públicos.
Outro fator essencial para o sucesso na sua carreira é a excelência pedagógica e o reconhecimento da instituição de ensino.
Você encontra ambos na FIA Business School, eleita pelo Financial Times como a 25ª melhor escola de negócios da América Latina.
Também fomos agraciadas com o Global Business Education Awards, concedido pela European CEO à escola sul-americana mais inovadora.
Sua jornada de sucesso nos negócios começa pela especialização em Administração.
Conte com a FIA Business School para se destacar na carreira, trabalhando para grandes empresas ou conduzindo o seu próprio negócio.
Há mais de 40 anos, formamos gestores e líderes prontos para superar os desafios mais complexos, com o suporte de um dos corpos docentes mais qualificados das Américas.
Se o seu objetivo é cursar uma especialização em Administração, então o seu lugar é aqui.
Temos cursos de especialização que vão levar você mais longe na carreira e nos negócios, em áreas como marketing, cadeia de suprimentos e até para desenvolver sua inteligência emocional.
Se tiver alguma dúvida ou queira deixar a sua opinião, use o espaço abaixo para fazer seus comentários e teremos prazer em responder.
Referências:
Descubra o que é flexibilidade no trabalho e como essa tendência está transformando empresas, atraindo…
O futuro do trabalho em 2025 apresenta mudanças importantes para empresas e profissionais. Descubra as…
A ética na IA envolve princípios e práticas que orientam o uso responsável dessa tecnologia…
A auditoria externa é uma análise detalhada das finanças empresariais, garantindo precisão e conformidade com…
A matriz de materialidade é um método de grande utilidade para as empresas que têm…
Responsabilidade social corporativa: empresas indo além dos negócios tradicionais para um mundo melhor. Saiba mais!