O orçamento empresarial é, como disse o mestre Peter Drucker, um tipo de planejamento que não lida com decisões futuras, mas com o futuro de decisões do presente.
Até mesmo nas finanças pessoais há um preço alto a se pagar quando falta controle sobre o quanto se ganha e quanto se gasta.
Nos negócios, essa é uma questão vital, considerando que existe sempre um custo para manter uma atividade produtiva.
Esses custos, por sua vez, precisam ser antecipados de modo que as decisões possam ser tomadas em tempo hábil e para que se saiba o que esperar.
É por essas e outras razões que, neste conteúdo, vamos mostrar o que é orçamento empresarial, o que considerar na elaboração de um orçamento e muito mais.
Veja os tópicos abordados:
- O que é o orçamento empresarial?
- Por que o orçamento empresarial é importante?
- Quais são os objetivos do orçamento empresarial?
- Quais são os tipos de orçamento empresarial?
- O que considerar quando fazer um orçamento empresarial?
Siga em frente na leitura e saiba como fazer um orçamento para empresa.
O que é o orçamento empresarial?
O orçamento empresarial é uma ferramenta de planejamento financeiro que estima as receitas e despesas do negócio em um determinado período. Ele orienta a gestão de recursos, ajudando a empresa a tomar decisões estratégicas, controlar custos e alcançar metas financeiras.
O que se busca com esse registro é saber quanto um negócio pode gerar de lucro, considerando os custos operacionais.
Se as receitas são maiores que esses custos, então o balanço será positivo e a empresa poderá seguir em frente.
Caso contrário, será preciso tomar decisões no sentido de cortar gastos, aumentar a lucratividade ou ambos.
Como veremos mais à frente, não basta apenas saber o que é orçamento empresarial.
É preciso também conhecer a fundo seus tipos e como cada um pode ser aplicado no contexto de um negócio.
O orçamento da empresa, portanto, deve ser feito de forma criteriosa, tendo em conta a sua própria realidade e necessidades.
Por que o orçamento empresarial é importante?
Um negócio é sempre uma soma de esforços, tanto no sentido operacional quanto no estratégico.
Sem ferramentas de controle, esse esforço conjunto tende a se dissipar ou se perder, por não saber o que se faz, como se faz e para que se faz.
O orçamento na empresa é de fundamental importância para isso porque serve como um instrumento para orientar nas decisões e em atividades de rotina.
É também uma forma de acompanhar o progresso de um negócio, por meio da evolução dos seus custos e receitas.
Sem um orçamento empresarial, não poderia haver gestão, porque não se saberia a viabilidade de uma atividade.
Além disso, uma empresa não é formada apenas pelo seu core business, isto é, o seu negócio principal.
Existe todo um back office de atividades secundárias não lucrativas que demanda uma atenção especial em relação às suas despesas.
Quais são os objetivos do orçamento empresarial?
Seja qual for o tipo de orçamento da empresa, ele terá funções que vão além do simples registro do fluxo de caixa.
Na verdade, o orçamento empresarial tem usos ainda mais nobres, considerando sua relevância para que uma empresa alcance objetivos estratégicos.
O orçamento empresarial é por isso um meio de se atingir metas, não importa o quão ousadas elas sejam.
Se houver lastro financeiro para isso, então, a empresa pode assumir alguns riscos para crescer o negócio.
Tendo isso em conta, veja na sequência quais são os dois tipos de objetivos fundamentais que podem ser vinculados a um orçamento empresarial.
Objetivo estratégico
A elaboração de um orçamento não se faz visando o curto prazo ou apenas o dia a dia.
Na verdade, ele tem mais a ver com o longo prazo, sendo por isso essencial para concretizar a visão, missão e valores de uma empresa.
Imagine, por exemplo, uma empresa no segmento de varejo digital que tenha como objetivo estratégico expandir em 15% a sua participação no mercado latino americano.
Certamente, ela precisará de todo um investimento em infraestrutura para garantir que suas entregas sejam feitas com a mesma eficiência no exterior.
O orçamento empresarial serve, nesse caso, como um instrumento para antecipar os custos no curto, médio e principalmente no longo prazo, em condições ainda desconhecidas.
Objetivo operacional
Por mais que atenda aos objetivos estratégicos, o orçamento na empresa não pode deixar de contemplar a realidade tal como se apresenta no cotidiano.
Até porque existe um fluxo de caixa diário que precisa ser monitorado e que exerce impacto direto sobre o orçamento empresarial ao longo do tempo.
O que seria, então, um exemplo de objetivo operacional?
No caso da nossa empresa de e-commerce, um objetivo nesse sentido seria diminuir em 10% o tempo de entrega em um período de 3 meses.
Note que, seja qual for o objetivo ligado ao orçamento, ele será sempre estipulado conforme a matriz SMART, sobre a qual já falamos por aqui no blog da FIA.
Quais são os tipos de orçamento empresarial?
O orçamento empresarial serve também para dar mais liberdade de ação para a empresa, embora muitos o enxerguem de forma contrária.
Gestão que entende o que é orçamento empresarial se coloca em condições de obter conquistas que, sem um planejamento, jamais seriam possíveis.
Por outro lado, isso não significa que o orçamento na empresa seja uma peça rígida, à qual todos devem submeter-se sem questionar.
Pelo contrário, ele deve ser elaborado conforme a realidade de cada negócio e, principalmente, levando em conta os seus objetivos, prazos e eventuais contingências.
Existem diferentes maneiras de montar um orçamento, cada uma adequada a uma necessidade de gestão.
Conheça quatro delas a seguir e veja de que forma elas contribuem para que uma empresa alcance suas metas.
Orçamento Estático
Em certos casos, a empresa dispõe de fontes de receitas previsíveis e gastos relativamente estáveis, que pouco se modificam no longo prazo.
Para essas, o orçamento estático pode ser uma boa opção para a gestão financeira, já que ele trabalha com prazos mais rígidos e previsões menos sujeitas a mudanças.
Sua principal característica é a imutabilidade, ou seja, depois de montado e aprovado, não podem mais ser feitas modificações.
É indicado também para empresas nas quais se faz necessário um controle mais rigoroso, como acontece nas que não têm uma cultura de gestão e controle consolidada.
Seria o caso, por exemplo, de uma empresa familiar em que o dono mistura despesas pessoais com as da empresa.
Orçamento Flexível
Diferentemente do orçamento estático, o do tipo flexível se ajusta de acordo com as mudanças nas atividades operacionais da empresa, como variações no volume de produção, vendas ou outros fatores externos e internos.
O orçamento da empresa, nesse caso, pode ser modificado ao longo do percurso, se necessário, dependendo de alterações que venham de dentro ou de fora.
Para empresas sujeitas a variações constantes no volume de produção ou de vendas, esse é um tipo de orçamento mais adequado.
Nele, as projeções são recalculadas ao longo do período com base nas condições reais, como modificações de volume, custos ou receitas.
Outro aspecto positivo é que se trata de um orçamento focado na realidade, permitindo assim que se dê respostas mais rápidas conforme o momento exigir.
Orçamento Incremental
De certa forma, o orçamento incremental é uma mistura de orçamento estático e flexível.
Ele é montado replicando o orçamento praticado em um período anterior, com modificações incrementais que espelham eventuais mudanças externas e internas com impactos no orçamento.
Digamos, por exemplo, que uma empresa decidiu utilizar em 2024 o mesmo orçamento que usou em 2023.
A diferença é que, em 2024, houve uma mudança na alíquota de ICMS que, como tal, deverá levar a um aumento nos gastos com esse imposto estadual.
Nesse caso, o orçamento para empresa deverá contemplar essa mudança, por meio de ajustes incrementais em sua matriz de custos tributários e operacionais.
Orçamento Contínuo
Para certos nichos de negócio, a necessidade de ajustes no orçamento é ainda maior, em razão de sazonalidades, mudanças na economia ou nos índices financeiros e de mercado.
São casos em que o orçamento contínuo pode dar respostas mais adequadas ao contexto, por meio de ajustes mensais ou trimestrais.
É um modelo indicado para empresas que atuam em mercados sujeito a volatilidades, tais como financeiro, de tecnologia ou de commodities.
Como são segmentos mais diretamente impactados por fatores que mudam constantemente, como variações nos preços e a inovação tecnológica, seus orçamentos precisam acompanhar o ritmo dessas mudanças.
Também é um tipo de orçamento indicado para empresas em fase de expansão acelerada, como as startups, e aquelas que precisam de mecanismos de controle que as permitam avançar sem perder o controle.
O que considerar quando fazer um orçamento empresarial?
A montagem de um orçamento para empresa é um processo cuidadoso, no qual devem ser ponderados uma série de fatores.
É preciso considerar também não só a realidade, ou seja, o momento da empresa, como as suas aspirações para o futuro, sem perder de vista a performance no passado.
O e-commerce citado como exemplo antes pode ter como objetivo estratégico expandir para o exterior, mas será que ele tem capacidade financeira para isso?
Será que a gestão dessa empresa dispõe de informação suficiente para bancar essa iniciativa arrojada e cheia de riscos?
Parte das respostas para essas questões poderão ser encontradas no orçamento empresarial, cuja montagem segue, em geral, os passos descritos a seguir.
Diagnóstico financeiro
A elaboração de um orçamento começa sempre pela apuração do status da empresa no momento.
Para isso, deverão ser levantados e analisados fatores como:
- Despesas administrativas e operacionais
- Custos fixos e variáveis
- Fontes de receita
- Capital de giro
- Lucro líquido
- Endividamento.
A partir da análise e leitura desses dados, será possível dimensionar em que situação a empresa se encontra na parte financeira, permitindo assim que se decida sobre aspectos estratégicos e operacionais.
Imagine, então, que o e-commerce do exemplo descobriu, analisando seus registros, que o capital de giro está baixo.
Nesse caso, a gestão deverá primeiro solucionar esse problema antes de pensar em um projeto de expansão.
Objetivos da empresa
A leitura dos dados e das informações financeiras vai revelar um quadro, que pode ser mais ou menos agradável de se ver.
Se a imagem mostrada revelar um horizonte amplo, então, a gestão poderá traçar objetivos que levem a empresa ao crescimento.
Mas, se o quadro não for tão bonito assim, o mais indicado a fazer é apertar os cintos e tomar medidas de controle para que o negócio se estabeleça antes de dar um passo à frente.
Independentemente do que vier a ser revelado, a montagem do orçamento deverá ser pautada em objetivos estratégicos.
Como tais, esses objetivos deverão ser realistas o bastante para que se ajustem à realidade do negócio, sem deixar de contemplar a necessidade de crescimento e aumento dos lucros.
Projeção de dados
Tendo um objetivo bem definido, é hora de fazer contas e projetar o orçamento para o período que está por vir.
Geralmente, essas projeções abrangem um ano, mas podem cobrir períodos maiores ou menores, dependendo das metas traçadas.
Seja como for, será preciso utilizar dados para se planejar os próximos passos, considerando fatores como:
- Sazonalidades e possíveis variações na demanda
- Riscos e as oportunidades (análise SWOT)
- Contexto político e econômico
- Tendências do mercado e da concorrência
- Histórico contábil e financeiro da empresa.
A partir disso, será possível fazer projeções tomando em consideração os dados que sejam factíveis, mas que também estabeleçam algum grau de desafio.
Estimativa de receita
As projeções realizadas deverão apontar para um potencial maior ou menor de captação de receitas.
Não deixe de fazer projeções também nesse aspecto, de modo que se possa antecipar quanto lucro a empresa deverá registrar.
Para que a gestão não seja surpreendida, vale trabalhar com os três cenários possíveis: pessimista, realista e otimista.
Possíveis despesas
O mesmo processo se aplica para a estimativa das despesas e custos que advêm das projeções e objetivos estipulados.
Nesse caso, é fundamental que a gestão mapeie os custos em fixos e variáveis.
Os fixos são aqueles que não se modificam com o tempo ou variam muito pouco no curto prazo, enquanto os custos variáveis são os que apresentam oscilações mais frequentes.
Conclusão
Ficou claro o que é orçamento empresarial e como fazer?
Enquanto instrumento de controle, é fundamental dominar seus conceitos e técnicas, o que é especialmente importante para quem pretende empreender ou assumir cargos de gestão de negócios.
Se esse é o seu objetivo, então, o seu lugar é a graduação em Ciências Econômicas da FIA.
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Referências:
https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/sebraeaz/como-fazer-um-orcamento-adequado-para-a-sua-empresa,4a7003f0079c9610VgnVCM1000004c00210aRCRD
https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/como-fazer-o-planejamento-anual-do-orcamento-do-seu-negocio,038aa0b77d29e410VgnVCM1000003b74010aRCRD
https://www.google.com.br/books/edition/Planejamento_e_or%C3%A7amento_empresarial/32y4EAAAQBAJ
https://www.google.com.br/books/edition/Or%C3%A7amento_empresarial/fiSHCgAAQBAJ