Para quem não é do ramo, delimitar qual é o objetivo da contabilidade pode parecer algo simples, já que se trata de uma especialidade ligada a números, contas e impostos.
Mas basta um olhar um pouco mais atento para perceber que a definição vai muito além disso.
Tanto é que a profissão de contador vem se reinventando ao longo dos anos, com diversos profissionais assumindo funções estratégicas nas empresas.
É a contabilidade ajudando negócios não só a lidar com impostos e encargos, mas a crescer a partir de um conhecimento que só quem trabalha na área tem.
Ainda assim, pode-se sempre questionar qual é o objetivo de estudo da contabilidade, uma área de back office indispensável e obrigatória na maioria das empresas.
Esse questionamento é até saudável para que a especialidade continue relevante e seu mercado aquecido.
Vamos responder nos tópicos a seguir qual é o objetivo da contabilidade e mergulhar fundo nas atribuições de seus profissionais:
Se o tema é do seu interesse, continue lendo até o final!
A contabilidade é a ciência que estuda, registra e analisa as movimentações financeiras e patrimoniais de uma entidade, seja ela uma empresa, organização ou pessoa física.
Seu principal objetivo é fornecer informações precisas para tomada de decisões, controlando receitas, despesas, ativos e passivos.
Através de relatórios como balanços e demonstrações de resultados, a contabilidade permite avaliar a situação econômica e financeira da entidade, além de cumprir obrigações legais e fiscais.
Ela é fundamental para garantir a transparência e a eficiência na gestão dos recursos.
O objetivo da contabilidade é manter tudo em ordem no que diz respeito ao dinheiro e patrimônio de uma empresa ou pessoa.
Ela ajuda a controlar as entradas e saídas, mostrando se o negócio está no azul ou no vermelho.
Além disso, oferece informações valiosas para tomar decisões mais certeiras e estratégicas.
É como ter uma bússola financeira que garante que tudo esteja funcionando direitinho, e ainda ajuda a cumprir as obrigações fiscais sem dor de cabeça.
Aliás, costuma-se dizer no meio corporativo que o contador é o médico de um negócio.
Não deixa de ser verdade, mas essa função vai muito além, ao analisarmos mais a fundo qual é o objetivo da contabilidade.
Enquanto “médico” em uma empresa, cabe ao contador diagnosticar ou antecipar possíveis problemas de saúde financeira pela análise de suas receitas e despesas.
Poderíamos, ainda, dizer qual é o objetivo de estudo da contabilidade ao considerarmos o seu foco nas questões fiscais.
Em um sentido mais estrito, é possível apontar o seu foco na apuração dos tributos a serem pagos.
Ampliando esse olhar, acabamos por perceber que o conhecimento aprofundado sobre as finanças faz do contador um aliado estratégico incomparável.
Ele tem, como poucos, uma visão precisa sobre as possibilidades de investimento por parte de uma empresa, suas limitações financeiras e patrimoniais.
Não é de se admirar que os profissionais de Ciências Contábeis sejam consultados antes de qualquer movimento em que seja necessário realizar algum aporte financeiro.
Então, o objetivo da contabilidade é também prover a gestão com dados financeiros, primeiramente para lidar com os impostos, podendo ser também com objetivos estratégicos.
Vamos ver a seguir outras metas associadas à atividade contábil e como elas impactam na performance empresarial.
O que faz a contabilidade é, basicamente, lidar com os balanços de uma empresa, cuidando para que suas contas estejam sempre em equilíbrio.
Para isso, uma das funções da contabilidade é monitorar as operações, tanto do negócio principal quanto as de back office.
Pode-se dizer a partir disso qual é o objetivo da contabilidade, uma área que cuida dos assuntos relacionados ao uso do dinheiro em uma organização.
Mas também podemos observar pelo viés de longo prazo.
Como vimos, essa é uma área que, com os anos, tornou-se estratégica e um ponto de apoio para orientar os processos decisórios.
O motivo para isso é simples: está nas mãos da contabilidade monitorar a performance de uma empresa pela sua capacidade de gerar receitas.
Quanto mais lucrativo for um negócio, mais liquidez ele terá, assim como tende a aumentar a sua capacidade de investir para continuar expandindo.
De qualquer forma, a contabilidade não trabalha sozinha.
Por mais superavitária que uma empresa seja, dinheiro em caixa não é sinônimo de acerto nas decisões.
Sendo assim, o monitoramento do desempenho financeiro deve ser sempre acompanhado de dados e de outros tipos de análises sobre o mercado e sobre a própria empresa.
O conceito de contabilidade está estritamente ligado às questões tributárias e fiscais.
Essa é certamente a mais importante das responsabilidades de um contador, o guardião da saúde financeira de um negócio e um garantidor do cumprimento de suas obrigações.
Entender qual é o objetivo da contabilidade é, nesse caso, compreender também o que ela faz para assegurar que as empresas estejam em dia com o fisco.
Ainda mais no Brasil, que, como mostra o próprio Tribunal de Contas da União, tem um dos sistemas tributários mais complexos do mundo.
De acordo com a entidade, desde 1988, têm sido editadas 37 novas normas tributárias diariamente.
Nesse contexto, qual é o objetivo da contabilidade, se não atuar como uma “tradutora” das incontáveis e quase incompreensíveis leis e regras contábeis e fiscais brasileiras?
Em meio a tanta complexidade, o risco de uma empresa incorrer em irregularidades é muito alto.
Um bom exemplo disso é o que acontece com as que optam ou são obrigadas ao aderir ao regime fiscal de Lucro Real.
Apesar de ter a vantagem de tributar apenas o que a empresa registrar de lucro, a apuração por suas regras é muito mais complicada.
Cabe então à contabilidade agir proativamente, cuidando para que nenhuma obrigação seja negligenciada, não importa o quão complexo seja o nosso sistema tributário.
Também fazem parte das funções da contabilidade o controle das contas para que uma empresa seja capaz de honrar os compromissos assumidos com seus credores.
Estar sempre com as contas no azul é um sinal de boa gestão financeira, sinalizando para o mercado que vale a pena investir no negócio.
Questionar qual é o objetivo da contabilidade também passa por entender como uma empresa se mostra viável no mercado.
Essa é, inclusive, uma medida indispensável para as que pretendem abrir o capital, por meio de ações negociadas na bolsa de valores.
Nesse caso, serão necessárias uma série de medidas nas esferas financeira e contábil envolvendo a prestação de contas.
Entender qual é o objetivo da contabilidade ajuda a posicionar um negócio em um mercado para que ele seja atrativo para futuros parceiros e stakeholders.
Com isso, a empresa pode dar continuidade a suas atividades, tendo a segurança de que suas contas estão equilibradas e que o negócio continuará gerando lucros e dividendos.
Importância da contabilidade para a gestão financeira
Gestão que entende qual é o objetivo de estudo da contabilidade sabe também que ela caminha lado a lado com um outro setor fundamental, o financeiro.
A gestão financeira não pode abrir mão das análises contábeis, bem como dos balanços e demonstrativos por ela gerados.
Será a partir desses documentos que os profissionais que cuidam do financeiro poderão tomar decisões sobre investimentos, manutenção ou corte de gastos.
Além disso, certas decisões podem requerer a opinião ou o aval de um contador em razão de um eventual impacto tributário.
Uma empresa pode, por exemplo, decidir expandir suas operações para outro estado, no qual as alíquotas do ICMS são diferentes.
Por essa perspectiva, entender qual é o objetivo da contabilidade implica desenvolver também um olhar sobre a parte financeira.
A partir do olhar contábil, é possível compreender o impacto de fatores como taxas de juros, custo de capital e depreciação, entre outros.
Não seria exagero, então, apontar que o objetivo da contabilidade é também ser o braço direito da gestão financeira, dando suporte às suas decisões e municiando seus gestores com dados.
Vimos o que faz a contabilidade pelo ponto de vista operacional, mas também a partir de um importante papel estratégico.
Gestão que quer entender qual é o objetivo da contabilidade precisa saber como ela se conecta com outras áreas e atividades em um negócio, com a micro e a macroeconomia.
As informações contábeis são quase sempre as primeiras a serem consultadas quando é preciso tomar decisões a respeito de investimentos, cortes de gastos ou expansões.
Faz todo sentido, já que é ela quem controla os resultados do fluxo de caixa, no qual são apuradas todas as entradas e saídas de recursos.
Esse é o motivo pelo qual a contabilidade é o setor a ser consultado quando está em jogo um objetivo estratégico.
Lembrando que estratégica é toda ação que leva à realização de uma meta global da empresa como um todo.
O conceito de contabilidade tem relação com o de governança porque ambos lidam com a gestão, cumprimento de obrigações e conformidade com leis, normas e regulamentos.
Por essa perspectiva, pode-se dizer qual é o objetivo da contabilidade: prestar contas sobre as questões financeiras de um negócio, dando conta do que ele faz para se manter em dia com os órgãos governamentais e fiscalizatórios.
A governança corporativa é a área que trata das práticas, processos e normas que orientam e controlam a gestão de uma empresa.
Seu objetivo é garantir transparência, equidade, responsabilidade e prestação de contas entre os diversos stakeholders, como acionistas, executivos, funcionários e a sociedade.
Como se pode perceber, ambas as áreas têm objetivos em comum, atuando em sinergia em prol de um único objetivo, o sucesso de um negócio.
Veja abaixo o que faz a contabilidade e entenda como essas atividades são fundamentais para garantir o sucesso da empresa nos níveis operacional, tático e estratégico:
Portanto, o conceito de contabilidade vai muito além das questões tributárias, já que ela cuida de uma série de fatores que contribuem diretamente para o desempenho da empresa.
Assim, não seria equivocado apontar qual é o objetivo da contabilidade: um setor que é muito mais do que uma atividade secundária, mas um ponto de apoio imprescindível para a tomada de decisão nos negócios.
Agora que você entendeu qual é o objetivo da contabilidade, pode estar se perguntando como fazer para se tornar um profissional da área.
Se essa for a sua escolha, então aí vai uma informação do seu interesse.
De acordo com o site Glassdoor, a média salarial para a função de contador, no Brasil, é de R$ 5.813,00.
O caminho para ingressar nesse mercado passa pela graduação em Ciências Contábeis, cujo curso é normalmente dividido em 8 períodos.
Outro curso que leva a mesma quantidade de tempo para ser concluído é o de Ciências Econômicas, que tem na FIA Business School uma das instituições de ensino de referência.
É mais uma opção para quem tem aptidão para lidar com números e pretende se inserir no sempre aquecido mercado de trabalho financeiro.
Sua chance de brilhar na carreira e nos negócios está aqui. Aproveite, o vestibular 2025 está com as inscrições abertas!
As funções da contabilidade, como exposto neste conteúdo, excedem as questões tributárias e fiscais, compondo um dos pilares estratégicos nas empresas.
Entendendo qual é o objetivo da contabilidade, você está mais preparado para atuar de forma estratégica, tendo neste setor um aliado para suas decisões.
Sempre lembrando que, nos negócios, o time do “eu sozinho” nunca vence.
Para ir mais longe, é preciso contar com aliados que ajudem a impulsionar seus resultados e a contabilidade é uma das áreas onde você poderá encontrá-los.
Leia os artigos publicados no blog da FIA e tenha informação de qualidade que faz a diferença nos negócios e na carreira.
Referências:
https://sites.tcu.gov.br/desenvolvimento-nacional/sistema_tributario.html
https://cfc.org.br/noticias/entenda-o-papel-do-cfc-no-ambito-contabil/
Um plano de continuidade de negócios (PCN) é uma estratégia essencial para minimizar impactos e…
Descubra o que é flexibilidade no trabalho e como essa tendência está transformando empresas, atraindo…
O futuro do trabalho em 2025 apresenta mudanças importantes para empresas e profissionais. Descubra as…
A ética na IA envolve princípios e práticas que orientam o uso responsável dessa tecnologia…
A auditoria externa é uma análise detalhada das finanças empresariais, garantindo precisão e conformidade com…
A matriz de materialidade é um método de grande utilidade para as empresas que têm…