Share

Robô investidor: o que é, como funciona e quando vale a pena usar?

10 de novembro 2023, 16:00

Robô de investimento operando na bolsa de valores

Robô investidor, também chamado de robô de investimento, é uma ferramenta usada por traders que negociam ativos de risco para comprar e vender diversos tipos de aplicação no mercado financeiro.

Em razão das facilidades que apresenta, ele já é responsável por aproximadamente 20% de todo o volume de negociação institucional de câmbio (dados em inglês) e metade do volume em ações.

É claro que a tecnologia não é uma garantia de sucesso nas negociações, estando sujeita a falhar e gerar prejuízos.

Para minimizar os riscos, é preciso saber como funciona o robô de investimento e de que forma ele pode ajudar ou não a negociar.

É sobre isso que vamos falar a partir de agora.

Veja os tópicos abordados:

  • O que é o robô investidor?
  • Como funciona o robozinho?
    • Quando vale a pena usar?
  • Tipos de robôs de investimento
  • Quais as diferenças entre robô investidor e robô trader?
  • O robô pode ser utilizado para qualquer perfil de investidor?
  • Vantagens ao usar o robozinho de investimento
  • O robô de investimento é confiável?
  • O robô investidor é pago?
  • Afinal, é possível usar o robozinho para ganhar dinheiro?

Avance na leitura e saiba tudo sobre o robô para operar na bolsa de valores.

O que é o robô investidor?

O robô investidor é um software, normalmente hospedado na nuvem.

Para entender como funciona o robô de investimento, temos que ter sempre em mente que não se trata de um robô físico, tal como vemos nos filmes, mas um programa, cuja existência é apenas virtual.

Estamos falando de um software automatizado que toma decisões de investimento com base em algoritmos e dados financeiros.

Ele é projetado para gerenciar carteiras de investimento, comprar e vender ativos financeiros, além de executar estratégias predefinidas.

Também pode automatizar tarefas complexas, como análise de mercado e diversificação de portfólio, trazendo com isso uma série de vantagens.

No próximo tópico, vamos detalhar como funciona o robô de investimento e falar mais sobre as suas funcionalidades.

Como funciona o robozinho?

O robô investidor opera com base em algoritmos programados que definem estratégias de investimento.

Primeiro, ele coleta dados financeiros em tempo real, como preços de ativos e indicadores de mercado.

Em seguida, analisa os dados para tomar decisões, como comprar, vender ou manter ativos, de acordo com as regras preestabelecidas.

Há robôs que utilizam machine learning para aprimorar suas estratégias ao longo do tempo.

De qualquer forma, os investidores geralmente podem personalizar as configurações de acordo com suas preferências de risco e metas financeiras.

Quando vale a pena usar?

Agora que entende como funciona o robozinho, já sabe quando vale a pena usá-lo?

Operar no mercado financeiro com ativos de risco requer uma boa dose de autocontrole, disciplina e conhecimento, capacidades que não se adquire de um dia para o outro.

O robô investidor pode, de certa forma, encurtar esse caminho, ajudando investidores a realizar aplicações financeiras de alta volatilidade, mesmo que não sejam tão experientes.

Veja em quais situações ele pode ser usado:

  • Diversificação e gestão passiva: o robô é indicado para investidores que desejam diversificar seu portfólio e seguir uma estratégia de gestão de investimentos passiva
  • Disciplina e eliminação de emoções: eles ajudam a manter a disciplina ao seguir estritamente regras e eliminar o viés emocional da tomada de decisões
  • Automatização de tarefas: são úteis para investidores que desejam automatizar tarefas como rebalanceamento de portfólio
  • Redução de custos: robôs geralmente têm taxas mais baixas do que gestores de fundos tradicionais, tornando-os atraentes para quem procura reduzir despesas
  • Investimentos em longo prazo: são adequados para investidores com horizontes de investimento mais longos
  • Acesso a mercados internacionais: alguns robôs podem facilitar o investimento em mercados globais.

Tipos de robôs de investimento

Robô de investimento utilizando um notebook
Para cada estratégia, existe um robô investidor

Assim como existem variados tipos de investimento, há um tipo de robô investidor adequado para cada estratégia de negociação.

Conheça na sequência alguns deles.

Robô investidor trader

O robô investidor trader é um software projetado para executar operações de compra e venda em curtos períodos de tempo, buscando lucros com a volatilidade do mercado de capitais.

Ele utiliza algoritmos avançados e análises técnicas para identificar oportunidades de negociação em tempo real e executar transações de alta frequência.

Esse tipo de robô é comumente utilizado em mercados como o de ações, Forex e criptomoedas, onde as mudanças de preços podem ocorrer rapidamente.

Sua principal vantagem é a capacidade de reagir instantaneamente a movimentos de mercado e executar estratégias complexas, como arbitragem e scalping.

Robô advisor

Já o robô advisor, ou robô consultor, é uma ferramenta que automatiza a gestão de carteiras de investimento de longo prazo.

Ele utiliza algoritmos para selecionar ativos com base no perfil de risco e objetivos do investidor, em uma abordagem mais passiva.

Esses robôs são adequados para investidores que desejam uma estratégia de investimento diversificada e de baixa intervenção, com foco no acúmulo de riqueza ao longo do tempo.

Suas principais vantagens são a redução de custos, a disciplina na execução de estratégias e a eliminação do viés emocional do processo decisório.

Robô gestor

Como se diz em finanças, “jamais guarde seus ovos em uma única cesta”. Ou seja, sempre varie os tipos de investimento.

É fácil na teoria, mas na prática, gerir ativos variados é um grande desafio, e é para isso que serve o robô gestor.

Ele é utilizado por gestores de fundos de investimento e instituições financeiras para facilitar as decisões, automatizando a alocação de ativos e a gestão de portfólios com base em critérios específicos.

Esses robôs podem ser programados para seguir determinadas estratégias, como a maximização do retorno ou a minimização do risco.

Robô black box

Também chamado de sistema de “caixa-preta”, o robô black box é um tipo de robozinho de investimento que opera com algoritmos altamente complexos e estratégias obscuras.

Os investidores têm acesso limitado ou nenhum à lógica subjacente das decisões de negociação.

Esse nível de sigilo é muitas vezes usado por hedge funds e instituições financeiras com a intenção de proteger seus dados e estratégias.

O robô black box é conhecido por sua altíssima capacidade de automação e de se adaptar a diferentes cenários de mercado, mas sua falta de transparência pode ser desafiadora para investidores que desejam entender e controlar as estratégias implementadas.

Robô white box

Em contraste com o black box, o robô white box opera com total transparência em relação à lógica e às estratégias de negociação.

É um tipo de robô investidor que não recebe qualquer programação prévia, é configurado conforme as preferências do investidor.

Os investidores têm acesso completo à programação e aos algoritmos utilizados, o que o torna indicado para investidores que desejam entender como o robô toma as decisões, ou que queiram ajustar ou personalizar as estratégias conforme necessário.

Os robôs white box são mais adequados para investidores que desejam um alto nível de controle sobre suas operações e desejam aprender com as estratégias implementadas.

Robô Grey Box

Como o nome sugere, o robô grey box é um meio termo entre o black box e o white box em termos de transparência.

Ele dá uma visão parcial das estratégias, permitindo que os investidores acessem certas partes da lógica, enquanto outras partes permanecem fechadas, equilibrando a relação entre a automação e controle.

Com isso, os investidores podem ajustar certos aspectos das estratégias enquanto mantêm outros protegidos.

Isso faz dos robôs grey box uma opção para aqueles que desejam uma combinação de sigilo, automação e proteção de dados em suas operações de investimento.

Quais as diferenças entre robô investidor e robô trader?

As principais diferenças entre um robô investidor e um robô trader estão nas estratégias e no horizonte de tempo.

Um robô investidor foca em estratégias de investimento a longo prazo, como diversificação de portfólio e acumulação de riqueza, enquanto um robô trader se concentra em negociações de curto prazo, como day trading e scalping.

O robozinho de investimento visa a estabilidade e o crescimento gradual, enquanto o robô trader busca lucros rápidos explorando a volatilidade do mercado.

Em resumo, a principal distinção está na abordagem de investimento: o investidor é mais passivo, enquanto o trader é ativo e busca lucros imediatos.

O robô pode ser utilizado para qualquer perfil de investidor?

O uso de um robô investidor não é necessariamente adequado para todos os perfis de investidores.

Logo, a escolha de usar um robô depende dos objetivos e da tolerância ao risco de cada indivíduo.

De qualquer maneira, um robô investidor é mais apropriado para investidores que desejam uma abordagem passiva, diversificação de portfólio e acumulação de riqueza a longo prazo.

No entanto, pode não ser adequado para investidores que preferem estratégias ativas, tenham objetivos financeiros específicos ou desejam um alto nível de controle sobre seus investimentos.

Portanto, a decisão de usar um robozinho para ganhar dinheiro deve ser baseada nas necessidades e preferências individuais, que podem ser definidas com a ajuda de um consultor ou uma análise de perfil.

Vantagens ao usar o robozinho de investimento

Colaborador pesquisando se vale a pena um robô de investimento
Existem vantagens importantes a serem consideradas com o uso robô investidor

A automação por meio de robôs é amplamente difundida em diversos setores, com destaque para a indústria, onde são usados em linhas de montagem, e no comércio eletrônico, que usa chatbots para o atendimento.

No mercado financeiro, os robôs investidores representam a aplicação da automação em rotinas que demandariam um acompanhamento constante e em decisões de risco.

Isso traz vantagens importantes, como listamos a partir de agora.

Automatização

A automatização é uma das principais vantagens do robô investidor, que pode executar operações de investimento de forma contínua e sem intervenção humana.

Além de economizar tempo, a operação automática elimina a necessidade de acompanhar o mercado constantemente.

O robô segue estritamente as estratégias programadas, o que é particularmente valioso em mercados que operam 24/7.

Assim, o investidor pode manter uma rotina diária normal, sem perder o sono por ter uma posição aberta.

Disciplina

A disciplina é outra vantagem a ser considerada nos robôs investidores.

Eles têm a capacidade de aderir estritamente às regras e estratégias predefinidas, eliminando completamente a influência emocional no processo de tomada de decisões.

Conseguem manter consistência nas estratégias de investimento, evitando o impacto das emoções, como ganância em tempos de ganhos excepcionais ou medo durante quedas temporárias do mercado.

Diversificação

A diversificação é uma das bases de uma estratégia de investimento bem-sucedida, e os robôs investidores são particularmente eficazes nesse aspecto.

Eles são capazes de distribuir os recursos em diferentes ativos e classes de ativos, minimizando a exposição a riscos e aumentando a estabilidade geral do portfólio.

Como vimos, diversificar ajuda a proteger o investimento contra flutuações em ativos individuais e reduz a probabilidade de perdas no curto e no longo prazo.

Acesso a dados em tempo real

Outra vantagem que os robôs investidores têm é o acesso contínuo a dados em tempo real.

Eles são capazes de coletar e analisar informações de mercado atualizadas a qualquer momento.

Isso proporciona uma visão precisa das condições encontradas, permitindo que o robô tome decisões com maior precisão.

O acesso a dados em tempo real é essencial para o funcionamento de estratégias de investimento baseadas em eventos e mudanças rápidas no mercado, o que torna os robôs particularmente adequados para ativos financeiros com alta volatilidade.

Backtesting

O robô investidor também abre a possibilidade do backtesting.

Essa funcionalidade permite que eles testem estratégias em dados históricos para avaliar seu desempenho potencial.

Por se tratar de uma análise retrospectiva, ela é de grande utilidade para ajustar e aprimorar as estratégias antes de aplicá-las ao mercado real.

Nesse aspecto, o backtesting ajuda a identificar quais abordagens funcionaram bem no passado e quais precisam de ajustes, contribuindo para a tomada de decisão.

Redução de custos

Boa parte dos robôs têm taxas operacionais mais baixas em comparação com gestores de fundos tradicionais.

Ao automatizar o processo analítico, o investidor pode poupar dinheiro que seria investido em honorários de gestão e comissões de corretagem.

Isso sem contar que a execução de transações é mais eficiente e econômica, uma vez que os robôs podem identificar oportunidades de negociação com rapidez e precisão, minimizando custos de execução.

Monitoramento contínuo

Como vimos, o monitoramento contínuo é uma das especialidades de um robô investidor.

Ele pode acompanhar os mercados de forma ininterrupta, 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem a necessidade de parar para almoçar ou descansar.

Essa capacidade é especialmente útil em mercados globais que operam em fusos horários diferentes.

O robô permanece ativo em todos os momentos, mapeando oportunidades e gerenciando o portfólio de investimentos em tempo real.

Objetividade

Robôs investidores não têm sentimentos. Eles apenas executam aquilo para o que foram programados.

Eles tomam decisões estritamente com base em algoritmos e critérios predefinidos, sem a influência humana.

Isso ajuda a evitar o viés emocional que muitas vezes leva a decisões impulsivas ou irracionais.

A objetividade garante que as decisões sejam tomadas de forma lógica e consistente, alinhadas com os objetivos de investimento.

Acesso a mercados globais

Alguns robôs de investimento têm a capacidade de investir em uma variedade de mercados internacionais.

Isso abre aos investidores um leque mais amplo de ativos financeiros em diferentes regiões do mundo, permitindo diversificar o portfólio e aproveitar oportunidades globais.

O acesso a mercados internacionais é particularmente valioso para investidores que desejam diversificar além de suas fronteiras domésticas ou que pretendem escapar de certos tipos de taxas.

Transparência

Robôs white box, como vimos, deixam claro para o investidor como estão investindo seu dinheiro – ao contrário dos black box.

Os grey box também o fazem, embora parcialmente.

Então, os investidores têm acesso a dados sobre ativos em seus portfólios, alocações e estratégias, ajudando a construir confiança e compreensão.

O robô de investimento é confiável?

A confiabilidade de um robô para operar na bolsa de valores ou em outros mercados depende da qualidade da programação e da plataforma em que ele opera.

Embora os robôs garantam a execução contínua das estratégias, sua confiabilidade é tão boa quanto a tecnologia e a manutenção.

Por outro lado, robôs black box podem representar algum risco, já que o investidor não sabe quais tipo de linhas de programação utiliza.

Além disso, como alerta um artigo no site Investopedia (em inglês), robôs podem performar mal em certos casos, além de demandar monitoramento sobre suas operações.

Isso seria um contrassenso, já que a função deles é justamente fazer o trabalho de monitoramento do mercado.

O robô investidor é pago?

Sim, muitos robôs investidores são pagos, ainda que existam alguns poucos gratuitos, com funções restritas.

A maioria, contudo, cobra uma taxa de gerenciamento ou uma porcentagem dos ativos sob gestão.

As taxas variam de um serviço para outro e dependem do tipo de robô, do provedor e do conjunto de recursos oferecidos.

Afinal, é possível usar o robozinho para ganhar dinheiro?

É possível usar um robô investidor como uma ferramenta para ganhar dinheiro nos mercados financeiros.

No entanto, o sucesso depende de vários fatores, incluindo a qualidade do robô, a estratégia de investimento, as condições de mercado e a gestão de risco.

Tenha sempre em vista que nenhum robô pode garantir lucro 100%, e todos os investimentos estão sujeitos a riscos.

Investir com um robô pode ser bastante conveniente, mas isso não dispensa o desenvolvimento de uma compreensão sólida dos mercados e conhecimento sobre as estratégias empregadas.

Conclusão

Até mesmo traders experientes usam um robô investidor, nem que seja em parte das suas negociações, para obter lucros com mais segurança e menos esforço.

Ainda assim, essa solução não garante retorno.

Você entendeu neste texto como funciona o robozinho e se vale a pena usar um robô para operar na bolsa de valores.

Mas não pare por aqui e siga aprendendo sobre a tecnologia na gestão do seu dinheiro.

Além disso, desconfie de plataformas que oferecem robôs capazes de ter sucesso em todas as negociações.

Quer entender melhor os segredos do mercado financeiro nas suas negociações?

Faça o curso de extensão Introdução às Operações de Mercado Financeiro e Tesouraria e tenha acesso ao conhecimento que os traders usam para operar com sucesso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEM TEMPO PARA LER AGORA?
Sobre a FIA Business School:

Com um olhar sempre no futuro, desenvolvemos e disseminamos conhecimentos de teorias e métodos de Administração de Empresas, aperfeiçoando o desempenho das instituições brasileiras através de três linhas básicas de atividade: Educação Executiva, Pesquisa e Consultoria.

CATEGORIAS
POSTS EM DESTAQUE
FIQUE POR DENTRO!

Condições de parcelamento

Valor do curso

Valor do curso para empresa parceira

à vista

R$ 42.900,00

R$ 30.030,00

12 x

R$ 3.694,00

R$ 2.585,65

18 x

R$ 2.507,00

R$ 1.754,51

24 x

R$ 1.914,00

R$ 1.339,21

30 x

R$ 1.558,00

R$ 1.090,24

Condições de parcelamento

Valor do curso

Valor do curso para empresa parceira

à vista

R$ 45.400,00

R$ 31.780,00

12 x

R$ 3.910,00

R$ 2.736,33

18 x

R$ 2.653,00

R$ 1.856,76

24 x

R$ 2.025,00

R$ 1.417,25

30 x

R$ 1.649,00

R$ 1.153,78