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Marketing pessoal: entenda o que é, importância e 10 dicas para usar

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Marketing pessoal é uma competência que pode ser desenvolvida para promover habilidades e qualificação profissional por meio da autopromoção, ou seja, a partir da forma como o profissional “vende” a sua imagem.

Tanto é que existem cursos dedicados a ensinar as melhores técnicas de autopromoção.

Afinal, uma pessoa pode se tornar conhecida por vários motivos.

No marketing pessoal, o que se busca é a popularidade, mas pelas razões certas.

É algo que se faz no nível das empresas, quando a marca tem o objetivo de se posicionar no mercado, como uma resposta à questão “como você quer ser visto?”.

Tenha certeza de que, com um marketing pessoal bem planejado e executado, os resultados tendem a ser muito melhores em suas atividades profissionais.

É isso que vamos mostrar neste texto, que começa explicando o que é marketing pessoal e vai muito além.

Este é um guia para você conhecer as principais técnicas de promoção da imagem, com foco na internet.

Leia também:

Veja os tópicos abordados:

  • O que é marketing pessoal?
  • A importância do marketing pessoal
  • As funções do marketing pessoal
    • Atrair atenção
    • Conquistar confiança
  • 10 técnicas para desenvolver seu marketing pessoal
  • Exemplos de marketing pessoal
  • Livros sobre marketing pessoal.

Acompanhe até o final, entenda a importância do marketing pessoal e como colocar em prática!

O que é marketing pessoal?

Jeff Bezos disse certa vez que “sua marca é o que as pessoas dizem de você quando você não está”.

Agora, pense por um instante: como você quer ser lembrado pelas pessoas enquanto estiver ausente?

Essa é a essência do marketing pessoal, ou personal branding, um processo consciente de construção da imagem para consolidação de uma marca ou imagem ao longo do tempo.

Isso sem contar que, nos negócios, é muito importante trabalhar a retenção de clientes, que é a capacidade de uma marca conservar sua fatia de mercado por meio de estratégias de fidelização – o oposto disso é o churn (cancelamento).

É algo que também pode ser feito na esfera individual, por meio de uma estratégia focada na marca pessoal.

Ainda neste texto, vamos explorar o que ela pode fazer por você e possíveis objetivos do marketing pessoal.

A importância do marketing pessoal

O marketing pessoal não apenas promove uma imagem, mas também destaca quem tem talento

Você já ouviu falar do termo “low profile”?

Essa é a expressão em inglês para designar aquela pessoa discreta, que fala pouco, mas que geralmente mostra bons resultados naquilo que faz.

Ainda que seja considerada uma qualidade para alguns, essa aversão à promoção pode ser prejudicial para a carreira por um simples motivo: um mau profissional que sabe se promover pode tirar a vaga de um bom profissional que não sabe.

Eis a importância do marketing pessoal, uma forma de não apenas promover uma imagem, mas também fazer justiça a quem tem talento e merece se destacar.

As funções do marketing pessoal

Os objetivos do marketing pessoal podem ser bem mais nobres.

Vamos considerar por outro ângulo: as pessoas estão sempre atarefadas ou distraídas demais para estudar as marcas que escolhem para se relacionar.

No meio de tanta correria, a maioria acaba decidindo por aquelas que aparecem primeiro, desde que apresentem um preço satisfatório e um produto/serviço de qualidade.

Ou, como acontece com frequência, elas compram somente por indicação.

Uma prova disso é uma pesquisa publicada no site Econsultancy (em inglês), segundo a qual, 82% das pessoas na internet clicam primeiro em marcas que lhes são familiares.

Ou seja, embora seja importante aparecer nos primeiros resultados das buscas na internet, o que vale mesmo é ser reconhecido.

Vale para empresas e também para pessoas.

Nada melhor para isso do que investir no marketing pessoal, cujas funções principais destacamos logo abaixo.

Atrair atenção

A melhor forma de se tornar familiar para as pessoas é atraindo a sua atenção constantemente.

Claro que essa atenção deve ser despertada pelos motivos certos, do contrário, o marketing pessoal pode até ter o efeito contrário.

Essa é uma forma de se posicionar perante o público, apresentando-se como uma pessoa capaz de resolver certo problema.

Com o tempo, o público vai se habituando à sua mensagem, até chegar ao ponto de você ser lembrado sempre que o contexto favorável surgir.

Mas não esqueça: para isso, é necessário investir em uma imagem que seja esteticamente agradável ou coerente com a mensagem que você pretende passar.

Conquistar confiança

Um dos objetivos do marketing pessoal que mais justificam a sua aplicação é a conquista gradual da confiança.

Veja, por exemplo, o que diz uma pesquisa publicada no site da revista Exame.

Para 91% dos brasileiros, um dos fatores decisivos para escolherem uma marca é a confiança.

Em contrapartida, apenas 36% das pessoas dizem confiar nas empresas de quem compram.

Essa lógica vale ainda mais quando compramos diretamente de pessoas, afinal, confiança não é algo que se ganha à primeira vista, pelo menos não em relações de consumo.

Pelo marketing pessoal, você pode se tornar um rosto conhecido e, a partir disso, construir a boa reputação necessária para que as pessoas não apenas comprem, mas confiem em suas soluções.

10 técnicas para desenvolver seu marketing pessoal

O que é marketing pessoal e como desenvolver

Depois de entender o que é marketing pessoal na teoria, resta saber como colocá-lo em prática, certo?

Essa é a parte em que boa parte das pessoas falham, ao escolher estratégias equivocadas – isso quando têm uma.

Nas redes sociais, por exemplo, vemos o tempo todo pessoas se vendendo como gurus de determinado tema, apelando para técnicas rasteiras de autopromoção e prometendo resultados impraticáveis.

Em um primeiro momento, elas conseguem atrair certa audiência, mas não tarda para serem desmascaradas se forem falsas.

Elas esquecem que, muito mais do que uma mensagem impactante, é preciso mostrar consistência naquilo que faz.

Se você concorda com isso, então avance na leitura e conheça 10 dicas que vão ajudar a fazer o seu marketing pessoal do jeito certo.

1. Deixe claro sua missão, sua visão e seus valores

Marketing pessoal e profissional são duas faces da mesma moeda.

As pessoas não investem tempo e dinheiro para fazer os outros acreditarem que são legais e bacanas, mas que são confiáveis o bastante para resolver problemas, tal como as empresas.

Nesse sentido, pessoas e marcas se equivalem, devendo por isso se posicionar a partir de princípios.

Então, tão importante quanto “mostrar a cara” é deixar claro para as pessoas a sua missão, visão e valores.

Você pode fazer isso enunciado o seu propósito e o que motiva você a fazer o que faz.

A partir disso, mostre como faz, o que de certa forma já diz muito sobre a sua ética profissional e, em consequência, sobre os valores que procura preservar.

2. Saiba qual é o seu diferencial

Disse sabiamente Oscar Wilde: “Seja você mesmo; todos os outros já existem”.

Não é por acaso que, em um plano de negócios, um dos pontos que devem ser abordados é o diferencial da solução a ser ofertada no mercado.

Seria uma perda de tempo trabalhar para vender algo que não acrescenta em nada, ainda mais quando lidamos com o exigente consumidor omnichannel.

Cabe a você descobrir o que o diferencia dos outros, e isso nem sempre é uma tarefa fácil.

É preciso analisar a fundo uma série de questões pessoais, formação e o próprio mercado para se chegar a uma característica distintiva.

3. Tenha perfis ativos nas redes sociais

Um dos tipos de marketing pessoal mais utilizados é o que se faz nas redes sociais, como é o caso dos influenciadores.

Afinal, o Brasil é o terceiro país mais conectado do mundo: as pessoas passam uma média de 3 horas e 42 minutos por dia online em redes como Facebook, WhatsApp e Instagram.

A propósito, o Instagram vem se destacando como uma das redes sociais mais eficazes para a autopromoção, sendo hoje a preferida pelos influencers, segundo pesquisa em inglês.

4. Invista em produção de conteúdo relevante

Ninguém se torna influencer do dia para a noite.

Para conquistar uma audiência relevante e qualificada, é preciso investir tempo e recursos.

Independentemente do tipo de conteúdo que você venha a desenvolver, uma coisa é certa: para que chame a atenção, é necessário publicar com regularidade.

Procure manter uma frequência que garanta uma audiência constante, mas não a ponto de saturar o público.

Lembre que, no marketing pessoal, existe uma linha tênue que separa as marcas de presença daquelas que são consideradas “chatas”.

Uma maneira de evitar que o público crie resistência é procurar publicar sempre conteúdos de qualidade e que sejam realmente do interesse das pessoas.

5. Faça networking

Um dos tipos de marketing pessoal mais efetivos (embora indireto) é aquele que parte não da própria pessoa, mas de seus amigos e colegas de trabalho.

O networking é uma das maneiras mais seguras de conquistar a confiança, quando passamos a ser indicados pelos outros em razão de um trabalho bem feito ou da nossa postura profissional.

Para isso, é necessário construir uma boa reputação, por meio de uma rede de contatos de valor.

Ou seja, não basta apenas conhecer muitas pessoas, é preciso transmitir confiança a ponto de ser indicado pelas pessoas certas.

Uma maneira de expandir o networking é fazer cursos de extensão ou de pós-graduação.

Neles, você estará em contato com pessoas do mercado e colegas interessados em seguir a mesma carreira que você.

Aproveitando essa oportunidade de aparecer para quem faz a diferença, aumentam suas chances de sucesso e de construir uma reputação sólida.

6. Mantenha contato constante com os clientes

Uma alternativa para alimentar o marketing pessoal e profissional é fazer contato direto com os clientes sempre que possível, desde que seja conveniente.

Assim fazem, por exemplo, as marcas que enviam e-mails parabenizando pelo aniversário ou lembrando do início da relação com o cliente.

O marketing de relacionamento é uma forma de manter a “chama acesa” e de ganhar não apenas a confiança, mas também a simpatia das pessoas.

Afinal, todos gostam de ser lembrados em uma data especial.

Você também pode fazer isso sem um motivo específico. Por que não mandar uma oferta ou desconto especial surpresa, por exemplo?

7. Utilize elementos da matriz SWOT

Assim como em outras formas de fazer marketing, no nível pessoal, os bons resultados e a ascensão profissional dependem diretamente da eficácia da estratégia.

Nesse sentido, a matriz SWOT pode ser aplicada para conhecimento de quatro elementos fundamentais:

  • Seus pontos fortes (Strengths), aquilo em que você é bom e se destaca
  • Suas fraquezas (Weaknesses), ou seja , o que você precisa melhorar ou aprimorar
  • As oportunidades (Opportunities) que você tem no curto, médio e longo prazo
  • As ameaças (Threats) que vêm de fora e que podem retardar ou impedir o seu crescimento.

A partir dessa análise, você terá um verdadeiro mapa mental para se orientar em relação às suas próximas ações.

8. Argumente sempre a seu favor

Se nem em conversas informais entre amigos temos o hábito de contar derrotas, não vai ser no âmbito profissional que vamos fazer isso.

Por mais adversa que seja uma situação, sempre somos capazes de revertê-la quando conseguimos mudar a perspectiva.

Um exemplo disso é quando se diz que uma pessoa não é capaz de ter um bom desempenho por causa da idade.

Em compensação, ter mais anos de vida pode ser uma segurança a mais, pois quanto mais velhos ficamos, maior tende a ser a experiência acumulada.

Assim, busque sempre olhar um argumento negativo a seu respeito não como um ataque, mas como uma oportunidade para mostrar que existe o outro lado da moeda.

9. Promova seu trabalho e conquistas

A maneira mais básica de fazer marketing pessoal e profissional é mostrar os resultados daquilo que faz.

Grandes marcas fazem uso dessa estratégia o tempo todo, reservando um espaço em seus sites para expor as opiniões dos clientes satisfeitos, a famosa “prova social”.

Essa é uma forma de promover o seu trabalho, usando não só o seu relato, mas o do melhor promotor que você pode ter, o consumidor.

Também pode usar suas redes sociais como plataforma de divulgação de suas conquistas, publicando fotos, vídeos e testemunhos.

Falando em rede social, uma delas é quase indispensável quando se trata de promover conquistas profissionais: o Linkedin, que vamos ver como utilizar a seguir.

LinkedIn

Como vimos, o Brasil é um dos líderes mundiais em tempo investido na navegação em redes sociais.

O LinkedIn, voltado a negócios, não é exceção.

Com mais de 50 milhões de usuários registrados, nosso país é o quarto maior mercado dessa rede social que, por sinal, é a mais longeva da atualidade, já que foi fundada em 2003.

A proposta do LinkedIn é ser uma rede de contatos, na qual profissionais, headhunters, líderes de empresas e gestores de RH se conectam para fazer negócios e divulgar postos de trabalho.

Essa é certamente a rede mais indicada para fazer marketing pessoal, em razão do foco profissional e menos voltado ao entretenimento.

Faça isso seguindo essas dicas:

  • Publique regularmente conteúdos relacionados ao seu trabalho. Pode ser uma foto do dia a dia ou mostrando como ele é feito
  • Não deixe também de publicar a conquista de um novo diploma ou certificado
  • Escreva artigos para mostrar a sua opinião a respeito de um tema relevante e conectado com a sua área de atuação
  • Adicione pessoas que possam agregar em seu networking, desde líderes de empresas a potenciais colegas de trabalho ou sócios em um futuro negócio.

Blog ou site pessoal

As redes sociais são importantes, mas elas não são muito eficazes para trabalhar a otimização para motores de busca (SEO).

Basicamente, o que você faz por meio dessa estratégia é utilizar palavras-chave que as pessoas usam quando pesquisam para tirar dúvidas ou encontrar alguma solução na internet.

Digamos, por exemplo, que você tem um negócio no ramo da exportação para a Europa.

Se você tiver um site ou blog otimizado para o termo “exportar para a Europa”, são boas as chances de ter seu site encontrado nas primeiras posições do Google, sempre que alguém digitar essas palavras-chave.

10. Cuide da sua imagem

Diz o velho e sábio ditado que uma imagem vale mais que mil palavras.

Lembra do que dissemos a respeito das pessoas “low profile”?

Isso vale também para a aparência, um elemento dos mais importantes quando se trata de marketing pessoal.

É até uma questão lógica, afinal, temos a tendência de confiar mais em quem se apresenta bem vestido e bem cuidado do que em quem não se preocupa com o próprio aspecto.

Exemplos de marketing pessoal

Confira agora alguns exemplos de marketing pessoal e profissional

Saber vender bem o próprio peixe é também uma arte, na qual alguns são verdadeiros mestres e dão bons exemplos para seguir.

O professor e palestrante Clóvis de Barros Filho se destaca nesse quesito, não só pela sua eloquência ao falar, mas pela paixão que transmite em cada uma de suas mensagens.

Outra forma de fazer marketing pessoal é mostrar-se engajado em causas que não digam respeito necessariamente à sua área de atuação.

Nesse sentido, nomes notórios em razão de sua postura altruísta e militante são os atores Denzel Washington, Keanu Reeves e a atriz Angelina Jolie.

Você nem precisa ser um astro de Hollywood para fazer ativismo nas redes sociais (e fora delas).

No instagram, por exemplo, são bons exemplos a serem seguidos o atleta e bodybuilder Renato Cariani e o fisiculturista e médico Paulo Muzy.

Livros sobre marketing pessoal para você se inspirar

Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre o assunto?

Então anote aí alguns livros sobre marketing pessoal imperdíveis:

Conclusão

Estamos certos de que o seu marketing pessoal tem tudo para decolar com as dicas que você aprendeu neste texto.

O sucesso depende fundamentalmente do preparo, e estar sempre bem-informado é essencial.

Para isso, continue lendo os artigos do blog da FIA, atualizado com diversos assuntos relevantes para quem se interessa por negócios e empreendedorismo.

Acompanhe nossas publicações e esteja sempre à frente!

FIA

Com um olhar sempre no futuro, desenvolvemos e disseminamos conhecimentos de teorias e métodos de Administração de Empresas, aperfeiçoando o desempenho das instituições brasileiras através de três linhas básicas de atividade: Educação Executiva, Pesquisa e Consultoria.

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