Share

Eco Friendly: O que significa e como se tornar amigo do meio ambiente?

06 de setembro 2022, 16:00

Uma mão amigável ao meio ambiente segurando um globo terreste
5/5 - (1 vote)

Você se considera eco friendly? Esse é mais um desses conceitos importados que, quando menos se percebe, já está incorporado ao nosso vocabulário.

Mas o que ele, de fato, quer dizer?

A verdade é que a expressão pode ser usada em diferentes contextos para designar pessoas, cidades, empresas, produtos e por aí vai.

Cada vez mais, acompanhamos nos noticiários e nas redes sociais que o planeta está passando por mudanças climáticas severas, que ocasionam desastres humanitários e ambientais.

Adotar uma postura mais eco friendly é uma saída para tentar diminuir os impactos nocivos e propiciar às gerações futuras a mesma biodiversidade que temos à disposição.

É sobre isso e mais um pouco que tratamos neste artigo.

Confira os tópicos que serão abordados a seguir:

  • O que é eco friendly?
  • Por que é importante ser eco friendly?
  • Como tornar-se eco friendly?
    • Alimentação
    • Lixo
    • Produtos
    • Casa
    • Trabalho
    • Cosméticos
    • Saúde
    • Transporte
    • Consumo
  • E o que faz uma empresa ser eco friendly?
    • Reciclagem
    • Reaproveitamento
    • Cuidado com o lixo
    • Seleção de materiais
  • Exemplos práticos de empresas eco friendly
  • Perguntas frequentes sobre eco friendly
    • O que é produto eco friendly?
    • O que é empresa eco friendly?
    • Por que uma empresa deve buscar ser eco friendly?

Se o tema é do seu interesse, acompanhe até o final.

Leia também:

O que é eco friendly?

Eco friendly pode ser traduzido do inglês como “amigável ao meio ambiente”. Em outras palavras, podemos dizer que o termo pode remeter a pessoas, produtos e empresas que se preocupam com a consequência ambiental na hora de realizar as suas ações.

É o caso, por exemplo, de uma pessoa que investe em uma energia renovável em sua residência, um produto feito a partir da reciclagem de seus compostos ou de uma empresa que diminui a sua emissão de gases do efeito estufa.

No Brasil, o termo é sinônimo de outros termos como consumo consciente, consumo verde, desenvolvimento sustentável e crescimento ecológico.

Por que é importante ser eco friendly?

Aquecimento global pode colocar em risco 728 espécies no Brasil.”

“Mudança Climática: Risco de inundação já afeta 1,81 bilhão de pessoas.”

“Níveis de emissões de gases de efeito estufa no Brasil em 2021 são os maiores desde 2006.”

“Queimadas atingem quase 20% do território brasileiro (1,6 milhão de quilômetros quadrados) em três décadas”.

Esses são exemplos de manchetes que têm o meio ambiente como pauta e como a falta de cuidado com ele está levando o Brasil e o resto do mundo para um lugar muito perigoso e quase irreversível.

Por isso, adotar uma postura eco friendly, individual e coletivamente, é tão importante.

Significa cuidar não apenas do meio ambiente em si, mas também do nosso futuro e do das gerações futuras que estão por vir.

Como tornar-se eco friendly?

Uma mão eco friendly segurando uma muda de planta
Existem algumas iniciativas que você pode seguir para ser amigo do meio ambiente

Agora que você já sabe a importância de ser eco friendly, o que acha de se tornar mais amigável ao meio ambiente?

Separamos algumas iniciativas que você pode seguir para ter um estilo de vida mais sustentável e ajudar a natureza.

Confira os meios para isso:

Alimentação

Comer frutas da estação e verduras orgânicas, de preferência de produtores locais, são algumas dicas de alimentação para quem deseja ser mais amigo do meio ambiente.

Mas não pode parar por aí.

Diminuir o consumo de carne e outros produtos de origem animal, adotar uma alimentação mais sustentável, cuidando da validade dos produtos e diminuindo o desperdício através de um consumo sustentável também são atitudes eco friendlies.

Vale lembrar que todo o alimento, antes de ir para a sua mesa, percorreu um caminho longo e, portanto, prestar atenção na sua origem e nos impactos socioambientais causados são igualmente medidas importantes.

Lixo

O que você faz com os seus dejetos?  Existe uma separação entre lixo orgânico e reciclável?

Você tem uma composteira em casa? Você se preocupa em reciclar o seu lixo e dar o destino adequado para produtos eletrônicos, pilhas e outros tipos de resíduos desse tipo?

Caso tenha respondido “não” para a maioria dessas perguntas, você está bem longe de ser alguém eco friendly.

Produtos

Pesquise e conheça a história por trás das marcas que você consome.

Isso vale para todos os tipos de produtos, do carro que você dirige, a roupa que você usa, dos alimentos que você ingere aos artistas e opções de entretenimento que consome.

Prefira sempre iniciativas que também sejam eco friendly e desenvolvam ações sustentáveis.

Casa

A sua casa é uma extensão de você. Portanto, ela também precisa ter exemplos de eco friendlies.

Prefira um abastecimento de energia renovável, como os painéis solares. Combata todo e qualquer tipo de desperdício, principalmente o de água.

Banhos mais curtos e fechar a torneira enquanto se lava a louça podem parecer iniciativas simples, mas fazem toda a diferença.

Trabalho

Se a casa é uma extensão de você, o trabalho é como a sua segunda morada. Sendo assim, todas as atitudes de um amigo do meio ambiente devem ser estendidas ao seu ambiente profissional.

Os cuidados com o desperdício devem ser ainda maiores, o reaproveitamento de materiais precisa ser uma regra e o uso consciente de matérias prima também.

Ecoeficiênciaé o que deve mover a sua empresa.

Cosméticos

Muitas empresas de cosméticos, em um passado não distante, faziam testes cruéis em animais para aprovarem os seus produtos.

Não compactue com esse tipo de abordagem e priorize sempre receitas que tenham ingredientes naturais entre os seus principais componentes.

Saúde

O mesmo cuidado com os cosméticos valem também para os produtos de saúde, como medicamentos, por exemplo.

Conheça a história por trás dos laboratórios das grandes empresas farmacêuticas.  Pesquise se elas não possuem histórico de poluição ambiental ou mesmo testes irregulares em animais.

Outro cuidado que é preciso ter é com a maneira com que você descarta os medicamentos. Afinal, dependendo dos compostos presentes, pode haver prejuízo ao meio ambiente.

Transporte

Substituir o uso de carro a combustão por veículos híbridos ou 100% elétricos representa um impacto positivo inestimável ao meio ambiente.

No entanto, como o valor desses modelos ainda estão elevados, optar por meios de transporte alternativos, como bicicleta, por exemplo.

Para distâncias mais longas, optar por transportes coletivos como trem, ônibus e metrôs é ambientalmente mais sustentável.

Consumo

Tudo se resume a ter um consumo mais consciente como um todo.

Não importa se estamos falando de alimentação, transporte, cosméticos ou qualquer outro item da lista acima.

O importante é sempre buscar atitudes mais sustentáveis, que tenham a saúde do meio ambiente como uma prioridade.

E o que faz uma empresa ser eco friendly?

Um celular com símbolo reciclável em cima de uma sacola que também é eco friendly
O que é preciso para uma empresa ser eco friendly

Sabemos que ser eco friendly impacta em ser “amigo do meio ambiente”. Porém, para uma organização, o que isso significa?

Quais atitudes fazem uma empresa ser eco friendly?

Abaixo, listamos para você:

Reciclagem

Reciclagem é um termo bastante usado quando falamos de sustentabilidade, mas é preciso ir um pouco além da simples conversão de desperdício em materiais ou produtos de potencial utilidade.

É aqui que entram outros dois conceitos muito importantes: reciclabilidade e reciclagem pós-consumo.

O primeiro se refere ao potencial de um material ser reciclado considerando a realidade da infraestrutura local de reciclagem.

Já o segundo diz respeito à transformação a partir de um resíduo gerado após o consumo e coletado em domicílios ou instalações comerciais.

Ou seja, não basta apenas pensar na reciclagem de maneira restrita.

Se faz necessário avaliar o contexto específico e a capacidade de “re-reciclagem” da mercadoria, ajudando a economia circular.

Reaproveitamento

O reaproveitamento pode se dar de diversas formas, seja em um novo uso para uma matéria-prima, como para a transformação de algo que já foi beneficiado em outro.

Esse princípio tem tudo a ver com o conceito de ecoefetividade, que nada mais é do que a reutilização de todos os tipos de materiais consumidos na produção da mercadoria em seu próprio processo produtivo e consumo.

Aqui, não estamos falando somente das questões ambientais em si, mas englobando também aspectos econômicos e sociais que fazem parte da cadeia de valor.

Cuidado com o lixo

O tratamento dado aos resíduos produzidos pela empresa, talvez, seja o aspecto mais preponderante na hora de definir se ela é ou não eco friendly.

Afinal, um destino mal dado ao lixo pode poluir nascentes e solos, comprometendo a biodiversidade local, trazendo doenças para a população e muito mais.

Existem legislações aplicáveis aos resíduos, que determinam como deve ser o processo desde a produção até a destinação final.

Esse tipo de cuidado pode se dar com vários tipos de ações, como, por exemplo, o tratamento intermediário do lixo, fazendo com que diminua a periculosidade e possibilitando a reutilização ou reciclagem.

Seleção de materiais

Preferir sempre materiais sustentáveis, ecológicos, de fontes de energia renováveis e que podem ser reaproveitados em outras circunstâncias e processos.

A ideia é buscar a ecoeficiência sempre.

Ou seja, desenvolver produtos e serviços de qualidade, que atendam às necessidades da população, melhorando a qualidade de vida dela e, ao mesmo tempo, reduzam os impactos ambientais nocivos e diminuam o uso de recursos durante todo o ciclo de vida.

Exemplos práticos de empresas eco friendly

Uma mão eco friendly segurando uma planta e alguns ícones de sustentabilidade ao redor da planta
O top 10 marcas sustentaveis no mundo

Tem curiosidade para saber quais empresas adotam uma postura eco friendly?

Anualmente, o periódico Corporate Knights divulga um ranking (em inglês) com as 100 empresas mais sustentáveis do mundo.

Em 2022, o top 10 das empresas eco friendly ficou assim:

  1. Vestas Wind Systems A/S (Dinamarca)
  2. Chr Hansen Holding A/S (Dinamarca)
  3. Autodesk Inc (Estados Unidos)
  4. Schneider Electric SE (França)
  5. City Developments Ltd (Singapura)
  6. American Water Works Company Inc (Estados Unidos)
  7. Orsted S/A (Dinamarca)
  8. Atlantica Sustainable Infrastructure PLC (Reino Unido)
  9. Dassault Systemes SE (França)
  10. Brambles Ltd (Austrália)

O Brasil também esteve presente no ranking com três organizações: Banco do Brasil SA (21°), Engie Brasil Energia SA (23°) e Natura & Co Holding SA (88°).

Veja, agora, exemplos práticos de iniciativas eco friendlies das empresas nacionais que estão entre as mais sustentáveis do mundo:

Banco do Brasil

O Banco do Brasil é considerado o banco mais sustentável do planeta.

Para atingir esse patamar, a instituição financeira desenvolveu um plano com dez compromissos sustentáveis.

Eles vão desde aumentar a matriz energética limpa, diminuir as emissões de gases do efeito estufa (GEE), até incentivar a agricultura familiar e contribuir com a sociedade através da sua fundação, financiando projetos ambientais.

Segundo o Relatório Anual de 2021, a entidade reforçou o compromisso de, até 2024, ter um suprimento de energia 90% renovável.

Até o ano passado, foram adquiridos 523,9 mil certificados de energia renovável.

Além disso, as unidades da instituição já consomem energia gerada por duas usinas solares, outras estão em fase de construção, contratação ou licitação.

A ideia é que, até 2024, sejam 29 no total em plena operação para atender mais de 1.400 agências e gerando uma economia de mais de R$ 500 milhões.

Engie

Outra empresa que tem investido pesado em iniciativas eco friendlies é a Engie, a maior empresa privada de energia do Brasil.

No seu Relatório Anual de 2021, a instituição destaca que investiu R$ 35 milhões em projetos ambientais no ano passado.

Além disso, foram 90 licenças ambientais geradas, 27 unidades de conservação apoiadas e mais de 6.800 quilômetros de área fiscalizada e conservada.

Ao todo, 400 mil mudas foram plantadas ou doadas para a comunidade pela Companhia e outros projetos importantes também foram implementados, como a recuperação de mais de 2.1 mil nascentes desde 2010.

Das 77 metas ambientais estabelecidas para 2021, 89,6% foram alcançadas e ainda teve uma ação pontual imprevista que foi fundamental: o combate ao incêndio florestal na Bahia, próximo ao Conjunto Eólico Umburanas.

A rápida ação impediu maiores danos à fauna e à flora local, além de evitar que as queimadas afetassem as operações do conjunto eólico.

Natura

Uma lampada sendo utilizada de forma amigável ao meio ambiente com uma planta e terra dentro
A Natura é um exemplo de empresa eco friendly

Quando falamos em empresas eco friendlies e sustentáveis, é impossível não pensar na Natura.

Afinal, a instituição é vanguarda no país quando o assunto é preocupação com o meio ambiente e a biodiversidade em geral.

Desde 2006, a Natura deixou de fazer testes em animais para desenvolver os seus cosméticos e, além disso, mais de 90% da sua linha de produtos é feita com produtos naturais e renováveis.

Com uma forte parceria com produtores rurais locais, a empresa também demonstra uma preocupação com a economia regional.

Embalagens ecológicas, compromisso com o clima (100% carbono neutro) e certificações que atestam os seus benefícios socioambientais são alguns dos diferenciais da marca.

Entre as prioridades da Natura, segundo a Visão de Sustentabilidade 2050, estão:

  • Garantir que 30% do total de insumos consumidos pela empresa, em valor, sejam provenientes da região Pan Amazônica
  • Utilizar, no mínimo, 74% de material reciclável na massa total das embalagens de seus produtos
  • Reduzir em 33% a emissão relativa de gases de efeito estufa
  • Coletar e destinar para reciclagem 50% da quantidade de resíduos gerados pelas embalagens de seus produtos
  • Implementar estratégia de diversificação de fontes de energia renovável para as suas operações
  • Institucionalizar um modelo de governança com engajamento externo para evolução de nossa gestão e estratégia de sustentabilidade.

Uma mostra de como a Natura é uma empresa eco friendly de verdade é que, segundo levantamento da sua ferramenta de gestão integrada, para cada US$ 1 de receita da marca, houve um retorno líquido de US$ 1,5 em benefícios para a sociedade.

Perguntas frequentes:

Está com o conceito de eco friendly mais claro na sua cabeça ou ainda não?

Aproveite para tirar as suas últimas dúvidas sobre o tema com estas três perguntas frequentes a respeito do assunto que trouxemos para você.

Quem sabe estes questionamentos não são os mesmos que os seus?

O que é produto eco friendly?

Um produto eco friendly é aquela mercadoria que é “amigável ao meio ambiente”.

Ou seja, que durante toda a sua fase de criação, desenvolvimento e lançamento se preocupa em diminuir ao máximo os impactos nocivos causados à natureza.

O que é empresa eco friendly?

Uma empresa eco friendly é aquela organização que tem em sua cultura organizacional uma preocupação com o meio ambiente.

Ou seja, em seus processos, iniciativas e ações colocam a sustentabilidade como uma de suas prioridades principais.

Por que uma empresa deve buscar ser eco friendly?

Uma empresa deve buscar ser eco friendly porque o empreendedorismo social é uma tendência cada vez maior.

Mais do que buscar o lucro pelo lucro, o negócio deve se preocupar em trazer melhorias para a sociedade, com propostas mais sustentáveis.

Conclusão

O conceito de eco friendly é algo que precisa, cada vez mais, fazer parte do nosso dia a dia, seja no contexto pessoal ou no empresarial.

Essa é uma das alternativas para tentar diminuir os impactos nocivos causados ao meio ambiente.

Você pode seguir algumas das medidas trazidas aqui e acompanhar os cases de sucesso das empresas para se inspirar a ser mais amigável com a natureza.

O que você não pode fazer é seguir ignorando a necessidade de um consumo mais consciente, preocupado com a situação atual e, principalmente, com o legado que será deixado para as gerações futuras.

Para ler mais conteúdos sobre administração, empreendedorismo e performance empresarial, continue no blog da FIA.

Aproveite também para deixar o seu comentário, com críticas e sugestões, logo abaixo e até a próxima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEM TEMPO PARA LER AGORA?
Sobre a FIA Business School:

Com um olhar sempre no futuro, desenvolvemos e disseminamos conhecimentos de teorias e métodos de Administração de Empresas, aperfeiçoando o desempenho das instituições brasileiras através de três linhas básicas de atividade: Educação Executiva, Pesquisa e Consultoria.

CATEGORIAS
POSTS EM DESTAQUE
FIQUE POR DENTRO!

Condições de parcelamento

Valor do curso

Valor do curso para empresa parceira

à vista

R$ 42.900,00

R$ 30.030,00

12 x

R$ 3.694,00

R$ 2.585,65

18 x

R$ 2.507,00

R$ 1.754,51

24 x

R$ 1.914,00

R$ 1.339,21

30 x

R$ 1.558,00

R$ 1.090,24

Condições de parcelamento

Valor do curso

Valor do curso para empresa parceira

à vista

R$ 45.400,00

R$ 31.780,00

12 x

R$ 3.910,00

R$ 2.736,33

18 x

R$ 2.653,00

R$ 1.856,76

24 x

R$ 2.025,00

R$ 1.417,25

30 x

R$ 1.649,00

R$ 1.153,78