profissional de administração

08 abr 19

Quais as áreas de atuação de um profissional de administração?

No momento de escolher uma graduação ou até mesmo durante o curso, sempre bate aquela dúvida de qual carreira seguir, não é mesmo? Afinal, quais as áreas disponíveis para um profissional de administração?

Talvez você não tenha se dado conta ainda, mas existem várias opções para os administradores, seja no setor público, seja no privado. Para tanto, basta ter um objetivo profissional bem resolvido, buscar especializações, renovar o que aprendeu, entre outros pontos.

Sendo assim, visando facilitar a sua vida, preparamos neste post um miniguia com algumas das áreas de atuação mais buscadas em administração. Confira!

Gestão de pessoas

Lidar com pessoas é uma tarefa difícil realmente, porém, para o profissional de administração que tem o domínio dessa habilidade, a tendência é se dar muito bem em qualquer empresa que for. A área de gestão de pessoas tem uma infinidade de caminhos os quais você pode percorrer e exercer inúmeras funções, tais como o mapeamento de competências, o recrutamento de novos funcionários, a elaboração de planos de desenvolvimento profissional, o treinamento, a resolução de conflitos, entre outros assuntos.

Os administradores que enveredam por essa área podem ser bem-sucedidos no que diz respeito a cuidar de registros empregatícios, relações trabalhistas, remuneração de pessoal, recrutamento de candidatos, treinamento e assim por diante.

Marketing

Sendo uma das disciplinas mais interessantes da grade curricular do curso de Administração, o marketing abre portas que jamais você poderia imaginar. Essa é uma área de suma importância para qualquer pequena, média ou grande empresa, pois permite criar soluções plausíveis para as marcas se destacarem no mercado e os produtos ou serviços alcançarem o potencial de vendas esperado.

Atuar com marketing traz inúmeras opções em diversos setores, como trabalhar com pesquisas mercadológicas, técnicas comerciais, estudos de mercado, marketing digital etc.

Finanças

Todavia, se os seus conhecimentos em matemática financeira estão afiados e você tem gosto de atuar em setores que mexam com muitos números rotineiramente, então a área de finanças foi feita para você. Durante o próprio curso, é absolutamente comum ver vários colegas atuando em bancos, por conta da expertise que a administração proporciona na questão de diagnósticos financeiros.

Lidar com a parte contábil pode ser um caminho desafiador, no entanto, permite que você aprenda diversos pormenores da gestão de um negócio  — e isso será muito benéfico para a sua carreira, acredite!

Logística

Outra parte fundamental para o bom funcionamento de uma empresa e que dá apoio direto aos demais setores, sem sombra de dúvidas é a logística. A área em si permite gerenciar as vendas executadas, lidar com a estocagem dos materiais e, consequentemente, verificar o andamento da distribuição pelos modais de transporte mais favoráveis.

Lidar com a logística é pensar de forma holística e ter como base o sistema de supply chain, a fim de oferecer uma boa gestão da cadeia de suprimentos de uma ponta a outra no fluxo de mercadorias.

Gestão ambiental

Devido ao aquecimento global e a várias outras pautas que envolvem questões de sustentabilidade, um profissional de administração decidido a focar na parte ambiental tem muitas chances de conseguir um bom emprego. Todavia, tenha sempre como base para a melhoria de processos na empresa o tripé de desenvolvimento sustentável, que engloba o lado social, o econômico e o ambiental ao mesmo tempo.

Basicamente, ser um gestor ambiental é se tornar responsável pela execução de projetos direcionados à preservação do meio ambiente, à conscientização da sociedade e à economia de recursos.

Comércio Exterior

Se você tem uma visão de negócios que vai além das fronteiras nacionais, então a melhor escolha será a de investir na carreira de comércio exterior. Nessa área você administrará as negociações de venda e compra entre companhias internacionais, lidando com questões de fusões, aquisições, holdings e assim por diante.

Além disso, ganhará uma expertise enorme no âmbito mercadológico ao realizar as negociações financeiras entre dois ou mais países, o que requer o domínio da língua inglesa e ótimas noções de Business Intelligence.

Carreira acadêmica

Se durante o curso você tinha o prazer de ajudar os colegas e mostrava uma boa desenvoltura nos projetos para falar em público, por que não tentar dar aulas e formar outros administradores? A carreira acadêmica também é uma opção muito válida para qualquer profissional de administração, visto que a experiência adquirida em sala de aula só reforçará o seu know-how para falar com propriedade do assunto.

Diversas instituições de ensino investem na contratação de administradores para lecionar, sendo que é possível atuar em disciplinas de marketing, logística, gestão estratégica etc. Inclusive, com a transformação digital e a expansão do ensino a distância, é possível atuar na curadoria do conteúdo virtual. Vale lembrar que os salários são bem atraentes!

[rock-convert-cta id=”12224″]

Empreendedorismo

Por fim, mas tão relevante quanto às demais áreas citadas, durante o curso de administração será absolutamente normal ter a vontade de cuidar da sua própria empresa. O empreendedorismo no Brasil tem crescido exponencialmente, sendo que a criação de startups, dos mais variados estilos, é a nova onda do ecossistema de negócios brasileiro.

Nesse caso, você tem que deixar a mente fluir, analisar possíveis problemas para os quais sejam possíveis estruturas de negócio e buscar as oportunidades que surgem no atual cenário em que vivemos. O valor do seu trabalho dependerá de vários fatores, tais como o número de sócios que tiver, o nicho de atuação, a região onde se estabelecerá, entre outros aspectos importantes.

Portanto, pense bem no plano de carreira que deseja seguir e não se atenha somente aos salários, pois eles podem variar bastante conforme a localidade em que você for trabalhar e o tipo de função que você for assumir. Lembre-se também de que um profissional de administração que se antecipa e se prepara adequadamente tem mais chances de vencer a corrida contra a concorrência.

Se você gostou das áreas de atuação que trouxemos neste conteúdo e quer que seus amigos fiquem por dentro do assunto também, então aproveite para compartilhar o post em suas redes sociais e deixá-los bem informados! Até a próxima!


Voltar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *