Share

Sociedade 5.0: O que é, Objetivos e Como Funciona

26 de julho 2019, 14:01

5/5 - (3 votes)

Se algumas pessoas ficam assustadas com a velocidade do desenvolvimento tecnológico no mundo atual, o conceito de sociedade 5.0 vem para trazer algum tipo de alívio.

Esqueça aquele medo de distopias, em que a inteligência artificial evolui de tal modo que as máquinas tomam o controle do planeta.

Na sociedade 5.0, o foco do desenvolvimento de soluções tecnológicas é o bem-estar humano , a qualidade de vida e a resolução de problemas sociais.

Pode parecer ficção científica, mas a verdade é que, em termos de complexidade tecnológica, essa é uma realidade bastante palpável.

O maior desafio não é técnico, e sim a mobilização entre autoridades, desenvolvedores da tecnologia e cidadãos em torno do objetivo comum de tornar a sociedade 5.0 real.

Neste texto, vamos abordar os seguintes tópicos:

  • O que é Sociedade 5.0?
  • O que é Smart City?
  • Como surgiu o conceito de Sociedade 5.0?
  • Qual o objetivo da Sociedade 5.0?
  • Como funciona a Sociedade 5.0?
  • Principais desafios da Sociedade 5.0
  • Os três valores principais da Sociedade 5.0
    ○ Qualidade de vida
    ○ Inclusão
    ○ Sustentabilidade
  • Principais tecnologias relacionadas à Sociedade 5.0
  • O Japão sai na frente na Sociedade 5.0

Quer entender o que é essa tal de sociedade 5.0 e qual a disrupção que ela promete causar no planeta? Siga a leitura!

O que é Sociedade 5.0?

Alcançar uma conexão harmônica entre ciberespaço e mundo físico pode solucionar muitos problemas

Sociedade 5.0 é uma proposta de modelo de organização social em que tecnologias como big data, inteligência artificial e internet das coisas (IoT) são usadas para criar soluções com foco nas necessidades humanas.

Esse modelo busca prover os serviços necessários para o bem-estar a qualquer hora, em qualquer lugar e para qualquer pessoa.

Isso acontece graças ao planejamento de cidades totalmente conectadas , nas quais o ciberespaço se integra de maneira harmônica com o mundo físico.

Trata-se de um projeto do governo japonês, que busca equilibrar o avanço econômico com a resolução de problemas sociais.

Mais à frente, no tópico “Qual o objetivo da Sociedade 5.0?” explicamos melhor que tipo de problemas e desafios os japoneses pretendem resolver com a sociedade 5.0.

Mas já podemos adiantar um exemplo para que você entenda melhor o conceito.

A substituição dos veículos atuais (públicos e privados) por autônomos integra diversas tecnologias e traz benefícios evidentes.

Entre eles, a redução no número de acidentes e a liberação dos motoristas da necessidade de dirigir (o que resulta em menos estresse).

A sociedade 5.0 é possível graças às tecnologias avançadas que já são usadas hoje na indústria 4.0 leia este artigo para saber mais.

O que é Smart City?

O planejamento e a interatividade eficientes são alicerces das ditas smart cities

Smart City significa literalmente cidade inteligente , em inglês.

O termo é utilizado para denominar as cidades conectadas, cujos espaços públicos e rotinas se tornam mais eficientes graças ao uso criativo e inteligente das tecnologias da informação.

O objetivo é o mesmo que temos falado aqui: fazer com que a tecnologia traga benefícios aos cidadãos – e sem agredir o meio ambiente para que isso aconteça.

Uma smart city, por exemplo, pode ter redes hidráulicas controladas por centrais remotas, transporte público integrado, sistemas elétricos autônomos e informações de big data para embasar a tomada de decisões do poder público.

Existem vários exemplos de smart cities pelo mundo, ou pelo menos de iniciativas pontuais que colocam esses conceitos em práticas.

Um case brasileiro é Águas de São Pedro, pequeno município no interior do estado de São Paulo que serviu como cobaia para algumas ações da iniciativa privada.

Entre os benefícios trazidos pela hiperconexão no município, estava o sistema que permitia aos motoristas encontrarem vagas de estacionamento por um aplicativo no celular.

Resumindo, a ideia de smart city é praticamente a mesma do conceito de sociedade 5.0 .

A diferença é que o segundo termo foi criado pelo governo japonês para distinguir o momento atual dos anteriores na história da humanidade, como veremos a seguir.

Como surgiu o conceito de Sociedade 5.0?

Os japoneses olharam para a Humanidade em perspectiva para formular o conceito de Sociedade 5.0

Em janeiro de 2016, o governo japonês lançou o 5º Plano Básico de Ciência e Tecnologia , documento que define políticas de inovação a serem estimuladas pelo país entre 2016 e 2021.

Dentro do plano, constava o conceito de sociedade 5.0, descrito como uma sociedade que o Japão deveria aspirar no futuro .

Por que 5.0? Você deve estar se perguntando.

Porque sucede outros quatro momentos da sociedade humana, que foram os seguintes:

  • Sociedade da caça (1.0): quando a espécie surgiu, os seres humanos eram caçadores-coletores. Viviam um estilo de vida nômade, migrando quando a oferta de alimentos do meio em que estavam se tornava escassa.
  • Sociedade da agricultura (2.0): o desenvolvimento de técnicas de cultivo de alimentos foi uma revolução na humanidade, pois marcou a transição do modo de vida nômade para o sedentário e possibilitou uma explosão populacional no planeta.
  • Sociedade industrial (3.0): o surgimento dos motores a vapor resultou na revolução industrial, no aumento na produção de bens de consumo e no Antropoceno (o impacto da atividade humana no clima, devido à emissão de gases do efeito estufa das máquinas).
  • Sociedade da informação (4.0): com a aparição dos computadores, o mundo ficou digital. Na Era da Informação, passou a ser possível processar uma grande quantidade de dados e se comunicar em tempo real com pessoas de qualquer canto do planeta.

Já a sociedade 5.0 é a evolução da 4.0, com os computadores e a hiperconexão resultando em um modo de vida mais inteligente, eficiente e sustentável .

Já estamos nessa fase? Podemos dizer que estamos no momento de transição, pois nenhuma revolução desse tamanho acontece de um dia para o outro.

A sociedade 2.0, da agricultura, por exemplo, não surgiu quando o primeiro humano aprendeu a plantar e colher um alimento, mas sim quando essa prática passou a ser a principal fonte de alimentação de toda a humanidade.

Qual o objetivo da Sociedade 5.0?

Atingir uma Sociedade 5.0 implica em aplicar soluções para desafios que a tecnologia já traz

Em um vídeo produzido pelo governo japonês para promover a ideia da sociedade 5.0, são citados alguns problemas e desafios que a implementação de tecnologia sofisticada e avançada promete resolver ou reduzir os danos das consequências que eles causam:

  • Declínio da taxa de natalidade e envelhecimento da população
  • Desafios ambientais
  • Concentração urbana
  • Falta de mão de obra
  • Desastres e terrorismo
  • Revitalização regional.

O site do Cabinet Office, agência comandada pelo primeiro-ministro japonês, lista outros problemas combatidos pela tecnologia na sociedade 5.0 e apresenta as soluções a serem adotadas:

Como funciona a Sociedade 5.0?

O esforço institucional e político é um desafio muito superior à evolução da técnica rumo à Sociedade 5.0

Segundo informações do Cabinet Office, a sociedade 5.0 alcança um alto grau de convergência entre o espaço virtual (ciberespaço) e real (espaço físico).

Fica mais fácil entender se compararmos com a sociedade 4.0, na qual nós acessamos bancos de dados na nuvem (que fica no ciberespaço), via internet, para encontrar e analisar informações.

Na sociedade 5.0, esses dados acumulados no ciberespaço são analisados pela inteligência artificial , o que resulta em diversas formas de interação com os humanos no espaço físico.

Pessoas, objetos e sistemas são conectados para otimizar os resultados e produzir valores que, antes, não era possível obter.

Ainda está tudo muito abstrato? Então, vamos esclarecer com exemplos.

Abaixo, vamos apresentar ideias de funcionalidades que a sociedade 5.0 deve trazer à rotina humana.

  • Drones: os veículos aéreos não tripulados devem ser cada vez mais usados na entrega de mercadorias e no atendimento a desastres.
  • Smart home: é o mesmo conceito das smart cities, mas aplicado nas casas, com a internet das coisas e inteligência artificial tornando os lares mais conectados, eficientes e confortáveis.
  • Medicina robotizada: na medicina e enfermagem, robôs erram menos e não cansam, Por isso, serão fundamentais para encarar o desafio do envelhecimento da população.
  • Trabalho pesado: os robôs também assumirão trabalhos pesados (na agricultura, construção e limpeza), eliminando a necessidade de humanos ocupando essas posições desgastantes e degradantes.
  • Gestão inteligente na nuvem: soluções da computação em nuvem vão beneficiar pequenas e médias empresas, assim como empreendedores individuais, que terão gestão mais profissional e eficiente.
  • Veículos autônomos: antes de carros autônomos privados, é provável que vejamos essa tendência sendo colocada em prática no transporte coletivo e no transporte de cargas.

Principais desafios da Sociedade 5.0

Startups com propósito social miram em problemas historicamente abordados pela administração pública

Além dos desafios sociais que a sociedade 5.0 promete ajudar a resolver, quais são os principais obstáculos para a implementação desse modelo proposto pelos japoneses?

Como mencionamos antes, as maiores dificuldades não serão técnicas, o que pode surpreender muita gente.

Várias das tecnologias da sociedade 5.0 já foram desenvolvidas (algumas até são utilizadas por nós no dia a dia) ou estão em estágio avançado de desenvolvimento.

A que será mais importante é a evolução da mentalidade individualista que prepondera na sociedade atual para um pensamento de colaboração, cocriação e busca do bem comum.

Atualmente, boa parte das empresas de tecnologia ainda colocam o lucro em primeiro lugar na lista de prioridades.

É uma realidade que, aos poucos, está mudando.

No Vale do Silício, têm conquistado mais espaço as startups com forte propósito social, de construir uma sociedade melhor e preservar o meio ambiente.

Esses empreendedores sabem, afinal, que o bem-estar geral da população é um indicador positivo também para os negócios.

Mas não devem ser somente as empresas a se preocuparem com o desenvolvimento da sociedade 5.0.

É necessário o envolvimento e a liderança do Estado , melhorando suas práticas de gestão pública, planejando a integração das tecnologias e criando novas legislações para uma transição segura à era da sociedade super inteligente.

Por último, mas não menos importante, os cidadãos que não são nem empreendedores, nem representantes da administração pública também devem se engajar no projeto, compreendendo e apoiando a nova mentalidade.

Os três valores principais da Sociedade 5.0

Avanços em qualidade de vida, inclusão e sustentabilidade condicionam a implantação da Sociedade 5.0

A sociedade 5.0 será sustentada por vários pilares conceituais que agregam as ideias de que temos falado neste artigo.

A seguir, vamos expor três dos principais valores-chave desse novo modo de vida, para que fique mais claro qual é a intenção de seus idealizadores.

Qualidade de vida

A meta é que nossas vidas se tornem mais confortáveis, independentemente de nossa idade ou gênero.

Nosso dia a dia deve se tornar mais divertido e feliz.

O trabalho pesado deve ser praticamente eliminado graças à automação, permitindo que utilizemos nosso tempo para realizar tarefas mais agradáveis e cheias de significado.

A saúde avançará com o big data, robôs, biogenética e outras tecnologias, permitindo viver com maior qualidade de vida até uma idade avançada.

As cidades também serão mais seguras e convenientes, muito menos estressantes, perigosas e nocivas à saúde do que são atualmente.

Inclusão

Uma pessoa que tem bastante dinheiro possivelmente não se identifica com os principais problemas sociais e econômicos de que temos falado aqui.

Essa é uma característica da sociedade atual: é preciso ter um bom poder aquisitivo para ter qualidade de vida, conforto, saúde, segurança, etc.

O objetivo da sociedade 5.0 é construir um mundo menos excludente , em que todos têm acesso igual aos benefícios que a tecnologia trará.

A inclusão é um valor-chave pois, caso não fosse, a desigualdade provavelmente seria acentuada na sociedade 5.0.

Afinal, nesse cenário, o domínio da tecnologia seria cada vez mais uma ferramenta para subjugar a população das camadas mais pobres.

Sustentabilidade

A sociedade do consumo foi o pano de fundo de muitos avanços.

A competição entre empresas resultou em invenções sem as quais não conseguimos nos imaginar hoje em dia.

Só que essa lógica trouxe outro efeito: a exploração sem controle dos recursos do planeta para que a produção e consumo continuassem eternamente em crescimento.

O resultado foi a degradação de ecossistemas, extinção de espécies, escassez de recursos e mudanças climáticas.

Na sociedade 5.0, a sustentabilidade é uma premissa para a evolução e adoção das tecnologias.

A principal faceta desse valor é a expansão das energias renováveis e o abandono de combustíveis fósseis – a ascensão dos carros elétricos, por exemplo, já começou.

Principais tecnologias relacionadas à Sociedade 5.0

Já existe a perspectiva de superação técnica dos obstáculos de eficiência e de distância

Quer saber mais sobre as tecnologias da sociedade 5.0 que mencionamos aqui?

Entenda agora!

  • Inteligência artificial: é a capacidade de máquinas e sistemas tomarem decisões sem a interferência humana. Outra tecnologia, o machine learning, permite às máquinas aprenderem com a experiência adquirida.
  • Internet das coisas: também conhecida pela sigla IoT ( internet of things ), é a tecnologia que permite que objetos (como eletrodomésticos) estejam conectados à rede e funcionem de maneira mais eficiente por meio da coleta e interpretação de dados.
  • Computação em nuvem: com essa tecnologia e graças ao aumento na velocidade de conexão, sistemas complexos podem ser executados em hardwares cada vez menores.
  • Energias renováveis: para que as máquinas e robôs funcionem, é preciso da geração de energia. A diferença é que, na sociedade 5.0, não serão utilizados recursos energéticos finitos, como petróleo e carvão, mas sim renováveis, como o sol e o vento.
  • Robótica: robôs com inteligência artificial e machine learning tomarão conta dos serviços pesados na agricultura, limpeza e outros ramos, diminuindo os acidentes de trabalho envolvendo seres humanos.
  • Telemedicina: cada vez menos será necessária a presença física de médicos e outros profissionais da saúde. Atendimentos e até mesmo cirurgias complexas poderão ser conduzidas remotamente.
  • Veículos autônomos: para que os veículos (de transporte de pessoas e cargas) funcionem sem piloto, eles utilizam várias tecnologias de que falamos aqui: inteligência artificial, internet das coisas, computação em nuvem e energias renováveis.

O Japão sai na frente na Sociedade 5.0

O Japão apresenta grande esforço institucional para alcançar a Sociedade 5.0

Se analisarmos as características demográficas e geográficas do Japão, fica fácil de entender por que é o lugar ideal para o começo dessa experiência.

É um país que enfrenta há muito tempo a queda na taxa de natalidade e o envelhecimento da população.

É também um país insular – isto é, tem seu território distribuído em ilhas – de pouca área territorial e alta densidade demográfica.

Além disso, seus recursos naturais são escassos, o que demanda uma grande eficiência na produção de alimentos.

Para completar, tem uma indústria de tecnologia extremamente desenvolvida e um povo acostumado a lidar com esse tipo de novidade.

O Japão possui, portanto, vários dos desafios e das vantagens necessários para a sociedade 5.0 dar certo.

Conclusão

Você nunca parou para pensar como que o ser humano conseguiu evoluir tanto em termos de desenvolvimento tecnológico e ao mesmo tempo o mundo ainda está repleto de mazelas sociais?

Pois o desenvolvimento da sociedade 5.0 vem justamente para corrigir essa contradição.

A proposta é construir uma sociedade mais igualitária e inclusiva, que garanta o bem-estar de todos, a partir do uso inteligente da tecnologia.

Inteligência artificial, computação em nuvem e big data são algumas das tecnologias em ascensão que terão papel fundamental nesse novo modelo de organização social .

Já abordamos vários desses assuntos em outros artigos.

Então, se você tem interesse em saber mais sobre o impacto do desenvolvimento tecnológico nas nossas vidas, navegue pelo nosso blog e amplie seu conhecimento.

Aproveite para deixar seu comentário e compartilhar este conteúdo em suas redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEM TEMPO PARA LER AGORA?
Sobre a FIA Business School:

Com um olhar sempre no futuro, desenvolvemos e disseminamos conhecimentos de teorias e métodos de Administração de Empresas, aperfeiçoando o desempenho das instituições brasileiras através de três linhas básicas de atividade: Educação Executiva, Pesquisa e Consultoria.

CATEGORIAS
POSTS EM DESTAQUE
FIQUE POR DENTRO!

Condições de parcelamento

Valor do curso

Valor do curso para empresa parceira

à vista

R$ 42.900,00

R$ 30.030,00

12 x

R$ 3.694,00

R$ 2.585,65

18 x

R$ 2.507,00

R$ 1.754,51

24 x

R$ 1.914,00

R$ 1.339,21

30 x

R$ 1.558,00

R$ 1.090,24

Condições de parcelamento

Valor do curso

Valor do curso para empresa parceira

à vista

R$ 45.400,00

R$ 31.780,00

12 x

R$ 3.910,00

R$ 2.736,33

18 x

R$ 2.653,00

R$ 1.856,76

24 x

R$ 2.025,00

R$ 1.417,25

30 x

R$ 1.649,00

R$ 1.153,78