Carreira

Habilidades profissionais: o que você precisa saber para avançar na carreira

3.3/5 - (3 votes)

Suas habilidades profissionais estão de acordo com o que o mercado de trabalho espera e precisa?

Pois saiba que, no Brasil, quem se qualifica tende a se destacar muito mais rápido, considerando que a falta de mão de obra qualificada atingiu o elevadíssimo índice de 81%, segundo uma pesquisa da Manpower.

Os exemplos de habilidades que você vai conhecer neste conteúdo são apenas algumas das que podem ajudar seu currículo a se destacar e a apresentar uma performance excepcional.

Veja o que vamos abordar nos próximos tópicos:

  • O que são habilidades profissionais?
  • Habilidades profissionais mais valorizadas no mercado
  • Como identificar suas habilidades fortes e fracas
  • Como desenvolver habilidades profissionais
  • Como as habilidades profissionais influenciam a carreira.

Continue lendo e saiba como desenvolver suas habilidades profissionais!

O que são habilidades profissionais?

Habilidades profissionais são atributos e qualidades nos níveis técnico e comportamental que podem facilitar ou são indispensáveis para o exercício de uma profissão ou especialidade.

Saber trabalhar com um software do tipo ERP é um dos exemplos de habilidades técnicas, enquanto a facilidade para se comunicar pode ser considerada uma habilidade comportamental.

As competências profissionais são bastante variadas e seu grau de exigência varia conforme o ramo em que se atua.

Um contador, nesse caso, precisará ter muito mais habilidade para trabalhar com dados do que um músico, por exemplo,

Dito isso, vamos ver então o que o mercado está mais buscando entre os candidatos em seus processos seletivos.

Habilidades profissionais mais valorizadas no mercado

São muitos tipos de habilidades e nem sempre fica claro quais são as mais valorizadas no segmento em que estamos ou as mais buscadas pelo mercado em geral.

Para que você não erre nessa definição, observamos o que dizem os especialistas em recrutamento e seleção sobre o que está mais em alta.

Veja a seguir quais são essas habilidades, com a ajuda da Catho e da consultoria em RH Robert Half.

Comunicação

O sucesso profissional depende em todos os níveis da capacidade de se comunicar e expressar-se com clareza.

Comunicar-se é um fator essencial para conduzir projetos e no dia a dia, como mostra a pesquisa Communication barriers in the modern workplace (em inglês), na qual 44% dos entrevistados disse que a falta de comunicação já causou problemas no trabalho.

Outros 18% relatam que, por causa da falta de comunicação, a empresa sofreu com falhas, além de ter tido suas vendas reduzidas.

Conhecimentos sobre IA

A inteligência artificial (IA) veio para ficar.

Tecnologias como a IA generativa, com destaque para os geradores de conteúdo como o Chat GPT e Gemini, vieram para transformar a realização de tarefas.

Embora haja um certo temor de que a IA possa tirar o emprego de certas pessoas, por outro lado, ela também abre muitas oportunidades.

O mercado está atento a isso, e quem se qualificar para tirar o melhor proveito dessa tecnologia certamente concorrerá aos melhores empregos e oportunidades.

Ser data driven

A pesquisa Data-powered enterprises: The path to data mastery, da Capgemini (em inglês) mostra que empresas orientadas por dados são 22% mais lucrativas e geram 70% mais receita por colaborador.

Essa é mais uma das habilidades profissionais em alta em um mercado em que os dados valem ouro, literalmente.

Mas como se preparar para ser um profissional data driven e desenvolver habilidades profissionais nessa área?

Aí vai então uma dica: o curso Análise de Dados para Tomada de Decisão, do pioneiro LABDATA da FIA, é a maneira mais rápida de se qualificar, com uma carga horária de apenas 40 horas em 2 dias de curso.

Relacionamento com o cliente

Já que a comunicação é uma das habilidades profissionais mais valorizadas, não é de se estranhar que o bom relacionamento com o cliente esteja também entre as competências de destaque.

Afinal, ele impacta diretamente na satisfação, fidelização e recomendação dos clientes.

Um bom relacionamento constrói confiança, facilita a compreensão das necessidades do cliente e permite oferecer soluções personalizadas.

Além disso, clientes satisfeitos tendem a retornar e a promover a empresa, gerando crescimento sustentável e vantagem competitiva no mercado.

Gestão de conflitos

Seria muito fácil gerir pessoas se a possibilidade de haver conflitos não existisse.

A verdade é que, onde existem seres humanos trabalhando, sempre haverá algum tipo de divergência de opiniões.

Conflitos são em certa medida saudáveis, porque mostram que as pessoas estão realmente empenhadas em dar o seu melhor.

O problema começa quando eles passam a acontecer por motivos fúteis ou são tão frequentes que passam a comprometer o rendimento e os resultados.

Por isso, as empresas estão sempre atentas e dispostas a contratar profissionais com perfil conciliador.

Planejamento

Uma pesquisa publicada no portal G1 revela que a falta de planejamento é uma das principais causas do fechamento de negócios.

Não surpreende, portanto, que essa seja uma das habilidades profissionais mais buscadas pelos recrutadores, principalmente em áreas como vendas, marketing, gestão e financeira.

Cabe ressaltar que o planejamento se divide em pelo menos três vertentes: estratégico, tático e operacional, todos de fundamental importância no contexto dos negócios.

Adaptabilidade

As empresas mais longevas são aquelas que conseguem manter a sua essência, sem deixar de se adaptar às mudanças que se façam necessárias.

O mercado é dinâmico e o que faz sucesso hoje pode se tornar obsoleto mais rápido do que se imagina.

Por isso, a capacidade de se adaptar é uma das habilidades profissionais mais buscadas pelas empresas, especialmente para compor seus quadros diretivos.

Proatividade

Um dos tipos de habilidades quase onipresente nas listas de qualificações e soft skills desejadas nos processos seletivos é a proatividade.

Essa é a capacidade que uma pessoa tem de tomar a iniciativa, sem depender de ordens ou da aprovação de terceiros e superiores hierárquicos.

Claro que isso não quer dizer que se pode agir imprudentemente, tendo mais a ver com a tomada de decisão em contextos nos quais não restam dúvidas sobre o que fazer, sempre calculando os riscos.

Gestão de projetos

As empresas não querem apenas pessoas que executem tarefas de forma automática.

Mais do que isso, elas buscam profissionais capazes de agregar valor, dando sua contribuição na forma de projetos.

Não por acaso, uma das perguntas mais comuns que se fazem em entrevistas de emprego é se a pessoa já liderou projetos e que resultados foram obtidos.

Essa é também uma competência indispensável nas empresas em que se pratica a gestão de projetos.

Criatividade

A economia criativa é uma das mais aquecidas no mercado brasileiro, empregando 7,4 milhões de pessoas, de acordo com a última PNAD.

Por isso, quem pretende trabalhar em áreas nas quais a criatividade seja uma habilidade fundamental precisa desenvolvê-la desde sempre.

Ainda assim, essa é uma das habilidades profissionais “polivalentes”, ou seja, que pode servir tanto para profissionais criativos quanto para os de áreas mais ligadas às exatas.

Autoconfiança

A autoconfiança é fundamental no ambiente profissional porque permite que os indivíduos tomem iniciativas, comuniquem-se de forma eficaz e enfrentem desafios com resiliência.

Profissionais autoconfiantes são mais propensos a assumir responsabilidades, liderar equipes e inspirar confiança em colegas e clientes.

Como mostra uma pesquisa divulgada pela Forbes, a falta de confiança é um dos fatores que estão levando os mais jovens a fugir das funções e cargos de liderança.

Por isso, quem desenvolver habilidades profissionais que qualifiquem para liderar ganhará uma enorme vantagem nesse cenário.

Desperte o líder que tem dentro de você, no curso EAD de extensão Desenvolvimento de Habilidades Comportamentais de Liderança, da FIA Business School.

Fit cultural

Desenvolva suas habilidades profissionais para se destacar no mercado de trabalho brasileiro.

As entrevistas nos processos seletivos e questionários que as empresas eventualmente mandam para os candidatos servem também para verificar se eles se encaixam com a cultura empresarial.

Isso ajuda a evitar que se contrate pessoas que não estejam alinhadas à missão, visão e valores que a empresa define como seus pilares de atuação.

Na maioria dos casos, profissionais altamente qualificados mostram-se pouco úteis quando não compartilham dos mesmos valores da empresa de que fazem parte.

Por isso, a avaliação do fit cultural ganha cada vez mais relevância nos processos seletivos.

Inteligência emocional

Um dos tipos de habilidades profissionais mais valorizadas pelos recrutadores é a inteligência emocional, que é a capacidade de gerir os próprios sentimentos.

Essa é uma soft skill cada vez mais difícil de ser encontrada, e quem se mostra hábil nesse quesito sobe no conceito da maioria dos headhunters.

Trata-se de uma habilidade de grande valia, principalmente quando se exerce cargos de liderança, em que muitas das vezes as decisões acontecem em meio a grandes pressões.

Pensamento analitico

Como vimos, a capacidade de trabalhar e de decidir orientado por dados está em voga.

Aliada a essa competência, está o necessário pensamento analítico, com o qual uma pessoa não só decide, mas se coloca na maior parte do tempo em uma posição de análise de cenários e de pessoas.

Para os negócios, essa é uma das habilidades profissionais mais desejadas, sendo particularmente útil para mitigar e evitar riscos.

Capacidade para negociar

Se na esfera pessoal somos forçados quase o tempo todo a negociar, no meio empresarial e corporativo, isso é quase como respirar.

Quanto mais hábil um profissional se mostra ao negociar, maiores as chances de sucesso, com ênfase em áreas como vendas, advocacia e de gestão de recursos humanos, entre outras.

Negociar, no caso, se refere à habilidade de costurar acordos que, se não satisfazem a todos, deixa as partes envolvidas pacificadas em relação aos seus anseios e expectativas.

Pensamento de dono

Você já deve ter visto em descrições de habilidades desejadas em anúncios de vagas o tal do “pensamento de dono”. Mas o que isso significa, exatamente?

Poderíamos dizer que quem pensa como dono quer o melhor para a empresa da qual faz parte, como se fosse seu CEO ou fundador.

O oposto disso é o pensamento que leva as pessoas a aderir ao quiet quitting, que consiste em fazer apenas o mínimo necessário.

Resiliência

Diz o provérbio que “o vento não quebra o galho que se dobra”.

Esse é o princípio da resiliência, uma das habilidades profissionais pessoais que as empresas também buscam nos candidatos em seus processos seletivos.

Ela tem a ver com a capacidade de resistir às dificuldades, cedendo às pressões quando necessário, mas sempre mantendo o foco nos objetivos.

A pessoa resiliente, portanto, é aquela que, a despeito dos obstáculos, segue sempre em frente, não importa o que aconteça.

Como identificar suas habilidades fortes e fracas

Para identificar suas habilidades profissionais fortes e fracas, siga estas dicas:

  • Comece com uma autoavaliação honesta de suas competências e desempenho em diferentes tarefas
  • Liste suas atividades e responsabilidades atuais, e avalie em quais áreas você se destaca ou enfrenta desafios
  • Solicite feedback de colegas, supervisores e subordinados para obter perspectivas externas
  • Utilize ferramentas como avaliações de desempenho, testes de personalidade e inventários de habilidades para uma análise mais estruturada
  • Observe padrões em seus sucessos e dificuldades passadas
  • Participar de workshops ou treinamentos pode ajudar a revelar áreas que necessitam de aprimoramento
  • Finalmente, estabeleça metas de desenvolvimento pessoal para trabalhar em suas fraquezas e fortalecer ainda mais suas habilidades fortes, o que nos leva ao próximo tópico.

Como desenvolver habilidades profissionais

Habilidades profissionais são essenciais para atender às demandas e expectativas do mercado atual.

Desenvolver habilidades profissionais envolve dedicação contínua ao aprendizado e aperfeiçoamento.

Isso pode ser alcançado por meio da busca por conhecimento, seja através de educação formal ou informal, e pela aplicação prática desse conhecimento no ambiente de trabalho.

Além disso, manter-se atualizado sobre as tendências da indústria e adaptar-se a novas tecnologias e metodologias contribui para o crescimento profissional.

Veja algumas formas de fazer isso:

  • Faça cursos e invista em formação direcionada para aquilo que você mais precisa ou quer desenvolver
  • Leia, converse, se informe e busque experiência com pessoas mais qualificadas
  • Esteja sempre alerta em relação ao que o mercado pede
  • Desenvolva o autoconhecimento
  • Crie e gerencie seus próprios projetos.

Como as habilidades profissionais influenciam a carreira

As habilidades profissionais têm um impacto direto na carreira, pois determinam a eficácia com que um indivíduo desempenha suas funções.

Habilidades fortes aumentam a empregabilidade, abrem oportunidades de promoção e podem levar a salários mais altos.

Além disso, profissionais habilidosos são mais capazes de se adaptar a mudanças no mercado e assumir posições de liderança.

Por outro lado, as habilidades profissionais mais requeridas hoje podem não ser as mesmas no futuro.

Por isso, é preciso se preparar para atuar em um mercado em constante mudança e evolução.

O curso A Disrupção na Cadeia de Negócios e o Marketing 5.0 prepara você para se destacar em um ambiente competitivo dos negócios cada vez mais complexo.

Com carga horária de 32 horas em regime EAD ao vivo, esse é um curso essencial para quem exerce funções de gestão e liderança em empresas de todos os portes e segmentos.

Conclusão

Conhecemos neste conteúdo as habilidades profissionais mais buscadas pelo mercado e como desenvolvê-las para se destacar na carreira.

Os exemplos de habilidades, porém, não ficam por aqui.

Existem muitas outras competências comportamentais e técnicas que você pode desenvolver, já que esse é um processo para toda a vida.

Outra maneira de se tornar um profissional melhor é acompanhar as publicações do blog da FIA, onde você encontra sempre informação atualizada e bem fundamentada para a vida, trabalho e negócios.

Referências:
https://www.cnnbrasil.com.br/economia/macroeconomia/escassez-de-mao-de-obra-qualificada-no-brasil-atingiu-81-em-2022-diz-pesquisa/
https://www.catho.com.br/carreira-sucesso/competencias-profissionais-valorizadas/
https://www.roberthalf.com/br/pt/insights/carreira/14-habilidades-mais-valorizadas-no-mercado-de-trabalho-rc
https://impact.economist.com/perspectives/sites/default/files/EIU_Lucidchart-Communication%20barriers%20in%20the%20modern%20workplace.pdf
https://www.capgemini.com/wp-content/uploads/2024/08/CRI_Data-powered-enterprises_03092024.pdf
https://g1.globo.com/to/tocantins/noticia/2022/08/27/falta-de-planejamento-e-uma-das-principais-causas-para-o-fechamento-dos-pequenos-negocios-diz-especialista.ghtml
https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2023-09/economia-criativa-vai-gerar-mais-1-milhao-de-empregos-ate-2030
https://forbes.com.br/carreira/2024/06/por-que-profissionais-da-geracao-z-nao-querem-ser-chefes/

FIA

Com um olhar sempre no futuro, desenvolvemos e disseminamos conhecimentos de teorias e métodos de Administração de Empresas, aperfeiçoando o desempenho das instituições brasileiras através de três linhas básicas de atividade: Educação Executiva, Pesquisa e Consultoria.

Recent Posts

Plano de continuidade de negócios: o que é e qual a sua função para os negócios

Um plano de continuidade de negócios (PCN) é uma estratégia essencial para minimizar impactos e…

4 dias ago

O que é flexibilidade no trabalho e como ela está transformando as empresas

Descubra o que é flexibilidade no trabalho e como essa tendência está transformando empresas, atraindo…

2 semanas ago

O futuro do trabalho em 2025: o que esperar de tendências e desafios?

O futuro do trabalho em 2025 apresenta mudanças importantes para empresas e profissionais. Descubra as…

2 semanas ago

Ética na inteligência artificial: relação e como construir um futuro responsável?

A ética na IA envolve princípios e práticas que orientam o uso responsável dessa tecnologia…

3 semanas ago

Auditoria externa: o que é, como realizar e impactos esperados nas empresas

A auditoria externa é uma análise detalhada das finanças empresariais, garantindo precisão e conformidade com…

4 semanas ago

Matriz de materialidade: o que é, como construir e relação com o ESG

A matriz de materialidade é um método de grande utilidade para as empresas que têm…

4 semanas ago