A cultura organizacional é um conjunto de valores, crenças, normas e práticas que orientam o comportamento e as decisões dentro de uma empresa.
Como não poderia deixar de ser, ela influencia o clima, a identidade e a forma como os colaboradores interagem e desempenham suas funções.
Mais do que isso: a cultura organizacional, ou mesmo a falta dela, pode ser decisiva quanto ao destino de uma empresa.
Se ela for alinhada ao espírito do seu tempo e às boas práticas, em constante movimento e aperfeiçoamento, então, o negócio caminha no rumo certo.
Já uma cultura tóxica ou inexistente é um indicador de risco, podendo no longo prazo gerar problemas diversos, que não raro levam até ao encerramento das atividades.
Mas o que significa em termos de negócio preservar a cultura organizacional? O que isso implica em termos mais práticos?
Como veremos neste texto, a cultura é um pilar de sustentação, sem o qual uma marca não pode gerar engajamento, tampouco conquistar clientes fiéis.
Siga na leitura dos tópicos a seguir para entender melhor:
- O que é cultura organizacional?
- Quais são os elementos da cultura organizacional?
- Qual a importância da cultura organizacional?
- Tipos de cultura organizacional
- Qual é a diferença entre clima e cultura organizacional?
- Como construir a cultura organizacional de uma empresa?
- Exemplos de cultura organizacional de grandes empresas
- Qual é a função da liderança na cultura organizacional?
Entenda o que a cultura organizacional representa e como desenvolvê-la em uma empresa.
O que é cultura organizacional?
A cultura organizacional consiste na soma de hábitos, costumes, crenças e práticas que se perpetuam ou permanecem por longos períodos em uma empresa.
Seja ela privada ou pública, quase sempre se pode identificar pelo menos um ou dois padrões que possam ser enquadrados como culturais.
Os esportes coletivos são um bom exemplo disso.
Enquanto há equipes com uma cultura de jogo mais ofensivo, em outras, essa relação se inverte, prevalecendo a postura defensiva.
Da mesma forma, uma empresa pode se posicionar de forma mais ou menos agressiva no mercado, dependendo dos valores que ela cultue e das práticas que mantém ao longo do tempo.
Agora que sabemos o que é cultura organizacional, vamos conhecer os seus principais elementos e como eles se articulam.
Quais são os elementos da cultura organizacional?
Os elementos da cultura organizacional foram sendo identificados ao longo do tempo, graças à obra de autores como Edgar Schein, Geert Hofstede e Charles Handy, entre outros.
Agregando uma teoria aqui e outra ali, criou-se um consenso de que a cultura organizacional é composta pelos elementos:
- Valores
- Crenças
- Normas
- Rituais e cerimônias
- Histórias e mitos
- Símbolos
- Linguagem e comunicação
- Clima organizacional
Cabe frisar que essa não é uma definição única ou incontestável. Para Schein, por exemplo, a cultura de uma empresa tem três níveis:
- Artefatos visíveis, como símbolos e práticas
- Valores e crenças compartilhadas ou ideais que guiam comportamentos
- Pressupostos básicos ou crenças inconscientes que moldam a cultura.
Qual a importância da cultura organizacional?
De acordo com o dicionário Priberam, cultura é a totalidade dos costumes que distinguem uma sociedade.
Tomando essa descrição como referência, a cultura organizacional de uma empresa é um fator imprescindível de diferenciação no mercado.
Uma cultura com muitos vícios pode, nesse sentido, arranhar a imagem de uma marca.
Em contrapartida, quando a empresa cultua valores e práticas saudáveis e positivas, a tendência é para que ela cative seus públicos interno e externo.
Como destaca o site Great Place to Work, é preciso criar uma cultura organizacional para definir como a empresa irá apresentar os seus ideais e valores perante a sociedade.
Por isso, boa parte das empresas se dedica a estudar e conhecer a fundo os tipos de cultura nas organizações.
Tipos de cultura organizacional
Saber qual é o conceito de cultura organizacional é de fundamental importância para adotar práticas que potencializam o sucesso.
Uma cultura só se desenvolve quando as pessoas identificam claramente como a empresa lida com seus recursos humanos, suas rotinas e de que forma ela mantém intactos os seus valores.
Isso só é possível quando se entende com mais profundidade quais os tipos de cultura organizacional típicas das empresas.
Como vimos, Charles Handy é um dos principais autores sobre o assunto.
Ele identificou quatro tipos de cultura organizacional, os quais vamos conhecer melhor na sequência.
Acompanhe.
Cultura de papéis
A cultura de papéis é predominantemente burocrática, na qual as pessoas executam basicamente tarefas operacionais.
Sua principal característica é a ênfase na lógica e racionalidade, com foco nas funções desempenhadas por cada indivíduo e incentivos estruturados por sistemas de recompensa.
Trata-se de um modelo mais rígido, fortemente guiado por regras.
Sua vantagem está na clareza e padronização dos processos, permitindo que as equipes tenham pleno domínio sobre suas funções.
No entanto, essa estrutura reduz a flexibilidade no dia a dia e limita as oportunidades de inovação.
Muitas das grandes empresas consolidadas no cenário multinacional costumam adotar esse tipo de cultura, aplicando-a em processos seletivos nos quais o desempenho dos candidatos é avaliado com critérios rigorosos.
Cultura de poder
Existem as empresas estruturadas pela gestão vertical, com forte concentração de poderes em poucos líderes.
Nelas, prevalece a cultura de poder, em que as decisões são centralizadas na liderança e a hierarquia tem um papel de destaque no ambiente de trabalho.
A figura dos fundadores detém grande influência estratégica, o que muitas vezes limita a autonomia das equipes em seu desenvolvimento.
Esse tipo de cultura é mais frequente em empresas de menor porte, onde o foco principal está na geração de resultados.
Como consequência, o ambiente tende a ser mais competitivo entre os colaboradores.
Por isso, essa abordagem é frequentemente associada à ideia de um “clube”, no qual estar dentro da rede de influência da liderança é altamente valorizado.
Cultura de pessoas
Quase em oposição aos modelos de poder e de papéis temos a cultura de pessoas, que coloca as equipes e seus interesses no centro das decisões.
Sua principal vantagem competitiva está na capacidade de atrair e reter talentos, considerando que existe uma valorização das ações que vão além das funções de trabalho.
Segundo pesquisa realizada pela TOTVS em parceria com a H2R Insights & Trends, o aspecto mais valorizado por profissionais na escolha de uma empresa para trabalhar é justamente o alinhamento do propósito com suas crenças e valores.
Por isso, para as pessoas que valorizam qualidade de vida e equilíbrio entre vida pessoal e profissional, por exemplo, essa cultura representa um atrativo a mais.
Assim como a cultura de tarefas, ela é relativamente frequente em startups e empresas de crescimento acelerado.
Cultura de tarefas
Finalmente, temos a cultura de tarefas, essencialmente voltada para projetos, enfatizando o trabalho em equipe e em dar mais flexibilidade para o desempenho individual.
As entregas assumem o papel principal e os processos tendem a ser mais fluidos em empresas guiadas por essa cultura.
Nessa abordagem, o potencial de cada colaborador é aproveitado na distribuição de tarefas, proporcionando liberdade para a expressão de ideias e ações.
Como resultado, há um grande espaço para inovação, sempre um fator positivo para o desenvolvimento de carreiras internas.
Como vimos, esse também é um modelo comum em startups e empresas de rápido crescimento, já que a cultura de tarefas valoriza a autonomia das equipes e a solução criativa de problemas.
Qual é a diferença entre clima e cultura organizacional?
Segundo Schein, em seu livro Organizational Organizational Culture and Leadership, a cultura organizacional funciona em níveis profundos e estruturais, enquanto o clima organizacional reflete a experiência imediata dos funcionários.
Portanto, a diferença entre clima organizacional e cultura organizacional está na profundidade e estabilidade desses conceitos dentro da empresa.
A cultura organizacional refere-se ao conjunto de valores, crenças e normas que definem a identidade da organização e orientam o comportamento das pessoas.
Para quem busca entender qual é o conceito de cultura organizacional, ele pode ser descrito como o “modo como as coisas são feitas”.
O clima organizacional, por outro lado, diz respeito à percepção das pessoas sobre o ambiente de trabalho em um determinado momento.
Fatores como liderança, políticas internas e relações interpessoais impactam diretamente essa percepção, tornando o clima mais variável e passível de mudanças rápidas.
Como construir a cultura organizacional de uma empresa?
A cultura organizacional de uma empresa é como um projeto em permanente aperfeiçoamento.
O mercado muda, os consumidores mudam, assim como as leis e, em alguns casos, a regulamentação que ordena todo um segmento produtivo.
A partir desse dinamismo, a cultura organizacional também pode ser impactada, sendo positiva ou negativamente afetada por agentes internos e externos.
Uma cultura fortalecida e pautada em práticas saudáveis pode até servir como uma blindagem para a empresa, protegendo sua missão, visão e valores.
Por outro lado, quando a cultura da empresa não tem uma base firme ou é muito suscetível às oscilações do mercado, a empresa acaba pagando o preço, prejudicando sua reputação.
Veja a seguir como ela pode ser construída, de modo a refletir a identidade de uma marca e causar a melhor impressão.
Clareza na missão, visão e valores
Definir missão, visão e valores com clareza é o primeiro passo para construir uma cultura organizacional forte.
A missão orienta o propósito da empresa, a visão estabelece seus objetivos futuros e os valores determinam o comportamento esperado dentro da organização.
Quando bem definidos e assimilados, esses elementos criam um senso de identidade e direcionamento para todos os colaboradores, alinhando esforços e promovendo um ambiente coeso.
É como se esses três elementos fossem a semente, a partir da qual germinará a cultura da empresa.
Se em seus projetos e rotinas os líderes e colaboradores se mantiveram fiéis a eles, com o tempo a tendência é que se crie uma cultura forte e consolidada.
Comunicação transparente
Uma cultura organizacional saudável depende de uma comunicação aberta e acessível entre setores, pessoas e lideranças em todos os níveis.
Quando as informações circulam de forma clara e honesta, as equipes se sentem mais seguras, motivadas e engajadas.
A transparência reduz rumores, melhora a colaboração e fortalece a confiança entre as pessoas.
Para isso, é fundamental que a empresa mantenha abertos canais de comunicação bem estruturados, com espaços para feedback contínuo e diálogo.
Recrutamento dos colaboradores certos
A seleção de talentos alinhados à cultura organizacional é um fator dos mais importantes para garantir que os valores da empresa sejam vivenciados no dia a dia.
Mais do que habilidades técnicas, é preciso avaliar se as pessoas candidatas compartilham dos mesmos princípios e comportamentos esperados.
Sem contar que um processo de recrutamento bem estruturado aumenta a retenção de talentos e contribui para a harmonia no ambiente de trabalho, fortalecendo a cultura ao longo do tempo.
Práticas do dia a dia
A cultura organizacional se manifesta nas ações diárias e nas interações entre as pessoas.
Pequenos hábitos, como a forma de conduzir reuniões, o reconhecimento de conquistas e a maneira como desafios são enfrentados moldam a experiência no ambiente de trabalho.
É por meio dessas práticas que os valores da empresa saem do papel e se tornam parte da realidade cotidiana, consolidando a cultura organizacional.
Como destaca um artigo da Robert Half, o segredo está nos detalhes, que, embora aparentemente insignificantes, influenciam diretamente na formação de uma cultura vencedora.
Exemplos de cultura organizacional de grandes empresas
Tão importante quanto saber qual é o conceito de cultura organizacional é mirar-se na experiência de grandes empresas que moldam o mercado com suas culturas.
Veja abaixo alguns bons exemplos:
- Google: com foco na criatividade e inovação, prevalece uma cultura de liberdade para funcionários trabalharem em projetos pessoais em um ambiente colaborativo
- Netflix: a empresa de streaming valoriza a autonomia e a alta performance, com uma cultura baseada em pessoas e metas arrojadas, externada no seu site
- Amazon: na gigante do e-commerce, a cultura é orientada a resultados, com princípios como obsessão pelo cliente e princípios de liderança
- Apple: desde os tempos de Steve Jobs, a Apple mantém uma cultura de sigilo e excelência, focando no design e na inovação.
Qual é a função da liderança na cultura organizacional?
A liderança desempenha um papel central na cultura organizacional, pois é seguindo o seu exemplo que os valores, comportamentos e a forma como as pessoas se relacionam no ambiente de trabalho são moldados.
Bons líderes definem o tom da cultura ao exemplificar os princípios da empresa em suas decisões e interações diárias.
Eles são responsáveis por comunicar a visão organizacional, motivar equipes e garantir que práticas e políticas reflitam os valores da empresa.
Portanto, um líder alinhado à cultura organizacional fortalece o engajamento e motiva, inspirando as pessoas a darem o seu melhor dia a dia.
Conclusão
Quando a gestão entende o que é cultura organizacional, dá recursos para que as pessoas se sintam acolhidas e parte de um sistema que funciona.
A partir do que vimos neste conteúdo, a cultura organizacional só floresce quando certas condições são atendidas.
E na sua empresa, que tipo de cultura vem sendo estimulada?
No blog da FIA, você fica sempre a par de tópicos que fazem sentido no universo dos negócios.
Referências:
https://www.greatplacetowork.pt/conteudos/a-importancia-da-cultura-organizacional-nas-pequenas-e-medias-empresas
http://ndl.ethernet.edu.et/bitstream/123456789/46439/1/311.pdf
https://www.roberthalf.com/br/pt/insights/gestao-talentos/cultura-organizacional-tudo-que-voce-precisa-saber-sobre-o-assunto-rc
https://www.terra.com.br/noticias/proposito-e-decisivo-na-escolha-de-empresa-para-trabalhar,5aa451138146f3e3b40ab25871fc80c139mn621j.html