Share

Como criar uma inteligência artificial do zero e principais desafios

08 de março 2024, 16:00

Homem após aprender a criar uma inteligência artificial do zero com um robô ao seu lado

O primeiro passo para saber como criar uma inteligência artificial é estudar sobre as tecnologias em IA, conceitos de inovação e linguagens de programação.

Mas não para por aí.

Não há como criar uma inteligência artificial sem desenvolver também um olhar sobre o ser humano, afinal, essa é uma tecnologia feita para dar respostas muito específicas.

Como disse o CEO da Alphabet, Sundar Pichai (vídeo em inglês), a Inteligência Artificial terá no futuro um impacto maior do que a descoberta do fogo, da eletricidade e até da internet.

Faça parte desse futuro: leia este artigo até o fim e veja como trilhar um caminho no campo da tecnologia, desenvolvendo sua própria IA.

  • Entenda o conceito de inteligência artificial
  • Como criar uma inteligência artificial do zero?
  • Tipos de inteligência artificial
  • Como implementar a IA em uma empresa?
  • Principais ferramentas e recursos para criar uma IA própria
  • Componentes necessários para criar uma IA
  • Desafios e considerações éticas na hora de criar uma IA
  • Como aprender sobre analytics e inteligência artificial?

Continue lendo para saber o que é preciso para criar inteligência artificial e fazer uso de suas inovações.

Leia também:

Entenda o conceito de Inteligência Artificial (IA)

Ninguém pode saber como criar uma inteligência artificial sem antes se aprofundar nos seus conceitos básicos.

O mais elementar deles diz que Inteligência Artificial é toda máquina, geralmente informatizada, capaz de simular o raciocínio humano.

A diferença é que os seres humanos aprendem pela experiência, pela leitura e pela escuta.

Já as máquinas dependem que alguém insira nelas um programa que as torne capazes de aprender e desenvolver a inteligência artificial.

Como criar uma inteligência artificial do zero?

A ideia de aprender como criar uma IA própria é bastante sedutora e, em um primeiro momento, esse parece ser um tremendo desafio.

Porém, ao tomar conhecimento do que é preciso para desenvolver a inteligência artificial, vemos que a missão pode ser um pouco menos complexa do que se imaginava.

Vamos conferir na sequência quais os passos iniciais dessa jornada.

1. Entenda os fundamentos teóricos

Seria inviável até mesmo pensar em como criar uma inteligência artificial sem antes ter uma visão clara dos fundamentos por trás dessa tecnologia.

Como diz o capítulo 4 do livro Inteligência Artificial, Fundamentos, Conceitos, Aplicações e Tendências, “a Inteligência Artificial (IA) é uma área da ciência da computação que se concentra em criar sistemas que podem realizar tarefas que, normalmente, exigem inteligência humana para serem realizadas”.

Por isso, é importante ler bastante e adquirir esse conhecimento teórico antes de mais nada.

2. Identifique o problema que IA vai resolver

A popularização de ferramentas como o ChatGPT talvez tenha criado a percepção de que a IA se presta apenas para ser uma espécie de enciclopédia.

Na verdade, essa é somente uma de suas possíveis funções, já que quase todo tipo de tarefa ou atividade pode ser facilitada com essa tecnologia.

Portanto, é preciso definir o que você quer solucionar com a IA a ser desenvolvida.

Um bom exemplo vem do CEO da Agenzia Mkt, David Mendes, que criou uma IA capaz de elaborar publicações em redes sociais personalizadas para pequenos negócios locais.

3. Estabeleça objetivos claros

A partir da identificação do problema a ser solucionado, haverá como criar uma inteligência artificial conforme um ou mais objetivos.

Em um primeiro momento, esse objetivo deverá ser mensurável e ambicioso o bastante, considerando a realidade em que vai se inserir.

A matriz SMART é um bom ponto de partida, e ela pode ser adaptada de acordo com os dados disponíveis e eventuais limitações de um projeto.

4. Faça a coleta e processamento de dados

Mulher estudando sobre como criar uma inteligência artificial do zero
É importante levar em consideração as questões éticas e morais

Uma vez que estejam claros o problema que a IA deverá ajudar a solucionar e as metas a serem atingidas ao longo da sua criação, é hora de reunir os dados que vão nortear o plano de ação.

Isso sem deixar de lado as questões éticas e legais, especialmente em áreas sensíveis como Direito, Medicina e Contábil-Fiscal.

5. Escolha o modelo mais adequado

Sem dados, ninguém desenvolve programa algum, assim como criar uma inteligência artificial seria impossível sem a definição do modelo mais apropriado.

Considere então os três modelos mais conhecidos:

  • Inteligência artificial geral (AGI): IA dotada da capacidade de aprender por si só
  • Artificial Limita (ANI): máquinas desenvolvidas para tarefas mais restritas e específicas
  • Superinteligência (ASI): forma mais avançada de IA, considerada até superior à inteligência humana.

6. Treine o modelo

IAs de verdade não nascem do dia para a noite.

Para dar conta dos desafios para os quais são desenvolvidas, elas precisam ser treinadas.

Basicamente, esse treinamento depende de testes, assim como de uma base de dados robusta o bastante para dar à IA a versatilidade esperada em suas respostas.

O Canaltech tem um artigo bastante esclarecedor nesse sentido e que vale a pena ser lido por quem está nessa etapa do desenvolvimento de uma IA.

7. Avalie o desempenho das funcionalidades

A fase final da criação da IA é aquela na qual desenvolvedores e clientes avaliam a IA que, a essa altura, já deverá estar muito perto da sua versão final.

Essa avaliação implica a realização de testes, a fim de detectar se as funcionalidades estão de acordo com as expectativas.

Vale aqui recorrer a um protótipo ou, se for o caso, a um Mínimo Produto Viável (MVP) a ser testado entre um grupo seleto de pessoas.

8. Implemente o modelo na empresa

Uma vez que a IA tenha passado por todas as baterias de testes possíveis, chega finalmente o esperado momento de lançá-la.

Esse lançamento, por sua vez, pode ser feito por meio de campanhas de divulgação internas, nas quais a nova tecnologia será apresentada.

Tipos de inteligência artificial

Homem interagindo com uma tela holográfica controlada por inteligência artificial
É necessário conhecer sobre algoritmos para criar uma inteligência artificial

Agora que você sabe o que é preciso para desenvolver a inteligência artificial, deve ainda estar se questionando como criar uma inteligência artificial que realmente funcione.

Existem, como vimos, diferentes modelos de IA, cada um mais ou menos indicado para um contexto e uma função.

Há ainda as inteligências consideradas “fortes” ou “fracas”, embora, nesse caso, as denominações não sejam um juízo de valor.

Conheça a seguir suas características.

IA fraca

É chamada de IA fraca toda tecnologia em Inteligência Artificial que seja capaz de dar respostas, mas a partir de um conjunto limitado de comandos e condições.

Ou seja, é uma IA que, embora possa até fazer cálculos complexos e gerar textos, faz isso sem uma estrutura de raciocínio por trás.

IA forte

Já uma IA forte é aquela que não só gera respostas, mas é capaz de simular a complexa estrutura de raciocínio do ser humano.

É como se a máquina tivesse consciência de por que faz certas coisas e fosse capaz de até de discernir entre o certo e o errado.

Como implementar a IA em uma empresa?

Homem entendendo sobre como criar uma inteligência artificial do zero
Como criar uma inteligência artificial do zero

Ainda que seja bastante desafiador, é possível saber como criar uma inteligência artificial do zero e implementá-la em uma empresa em relativamente poucas etapas.

Veja na sequência como fazer isso, considerando que você já tenha um projeto em andamento ou meios para dar continuidade em um.

Mapeie os setores que podem tirar vantagem da IA

Segundo a McKinsey, os principais setores em que a IA vem sendo aplicada são no atendimento, criação de produtos, análise e segmentação de clientes.

Não deixe de avaliar, antes de entender como criar uma inteligência artificial, quais áreas, atividades ou processos da empresa podem se beneficiar dessa tecnologia.

Afinal, trata-se de um investimento de tempo e recursos que não pode ser desperdiçado.

Habitue-se a utilizá-la

Seria no mínimo insensatez cogitar a possibilidade de criar uma IA quando as pessoas na empresa sequer estão habituadas a utilizar essa solução em suas rotinas.

Nesse aspecto, é preciso que o uso de IA esteja incorporado ao dia a dia do negócio, abrindo caminho para que a tecnologia passe a integrar a própria cultura organizacional.

Estabeleça objetivos

Como vimos, uma IA deve ser criada para responder a desafios reais.

Assim, o processo de desenvolvimento também precisa ser pautado por metas e objetivos, assim como prazos e um orçamento específicos.

Monte um time de especialistas

Não há como criar uma inteligência artificial sem o apoio de profissionais experientes e capazes de gerar soluções em condições muitas das vezes imprevistas.

Por isso, quanto mais gabaritado for o seu time de desenvolvedores, maiores as chances de sucesso em seu projeto de IA.

Selecione as tecnologias

Tendo em conta que existem diferentes tipos de modelos de IA, é preciso alinhar muito bem com a equipe de desenvolvimento quais tecnologias serão utilizadas.

Até por uma questão de custos e de complexidade em termos de projeto.

Principais ferramentas e recursos para criar uma IA própria

Mulher segurando um tablet com o termo "IA" escrito em cima
O que é preciso para desenvolver uma inteligência artificial?

Se você leu atentamente até aqui, então está muito perto de aprender como criar uma IA própria.

Daqui para frente, o desafio é saber como criar uma inteligência artificial a partir de conhecimentos bem mais específicos.

Entenda o que isso significa, e quais saberes você precisará dominar para ter uma Inteligência Artificial para chamar de sua.

Linguagens de programação recomendadas

O mundo da programação tem diferentes linguagens usadas para criar soluções digitalizadas específicas.

Em IA, destacam-se quatro delas:

  • Python: a mais amplamente utilizada no campo da IA, em razão principalmente da sua simplicidade, flexibilidade e maior variedade de recursos.
  • C++ (ReSharper e CLion): contam com recursos avançados e integração com outras bibliotecas de IA
  • R (DataSpell): também realiza com maestria a integração com as bibliotecas de IA, além de ter suporte para análise de dados
  • Java (IntelliJ IDEA Ultimate): seus principais recursos são a análise de código, suporte à depuração e refatoração, além da integração com as ferramentas de IA mais populares.

Frameworks e bibliotecas essenciais

Você também precisará conhecer o básico de frameworks e bibliotecas de dados para saber como criar uma inteligência artificial.

No Python, por exemplo, as mais usadas são as bibliotecas NumPy, scikit-learn e Pandas.

Comunidades e cursos online para aprendizado contínuo

As linguagens de programação evoluem para acompanhar a própria evolução das inteligências artificiais que, a exemplo dos seres humanos, não param de aprender.

Por isso, é fundamental estar sempre a par do que acontece no segmento de tecnologia, bem como dos últimos lançamentos, recursos e conceitos.

Cursos online são uma boa solução para isso, tanto com aulas ao vivo quanto nos que trabalham a partir de conteúdos assíncronos.

Componentes necessários para criar uma IA

Uma IA não é diferente de um ERP ou de um CRM no que diz respeito aos requisitos básicos para funcionar.

Ou seja, você não poderia nem especular como criar uma inteligência artificial sem um conjunto mínimo de requisitos, tanto em termos de infraestrutura quanto no nível do software.

Confira os principais deles na sequência.

Hardware e software: requisitos básicos

Veja na tabela abaixo, extraída do site UIPAth, os requisitos mínimos de hardware para desenvolver uma IA:

CPURAM (GB)Disco do SO/de inicialização (GB)Disco de dados externo (GB)Modelos servidosModelos simultâneos treinados
85220050031-2
126420010003-42

Note que há muitos outros requisitos, por isso, é recomendável uma lida atenta ao conteúdo acima.

Dados: a importância da qualidade e quantidade

Para saber como criar uma inteligência artificial e treiná-la, é necessário um volume de dados compatível.

Não há uma regra nesse sentido, já que tudo depende da aplicação da IA e das funcionalidades a serem desenvolvidas.

Para treinar um chatbot, por exemplo, um volume mínimo para isso seria uma amostra de mais de 250 mil perguntas com mais de 2,5 milhões de respostas.

Algoritmos: visão geral dos mais utilizados

Finalmente, só há como criar uma inteligência artificial quando se conhece os algoritmos mais utilizados com essa finalidade.

Os mais conhecidos são:

  • Clustering
  • ICA (Análise de Componentes Independentes)
  • PCA (Análise de Componentes Principais)
  • Classificação Naive Bayes
  • Árvore de Decisão
  • Regressão Logística.

Desafios e considerações éticas na hora de criar uma IA

Quem busca como criar uma inteligência artificial do zero precisa considerar também as implicações éticas e morais do uso dessa tecnologia.

As IAs que recriam vozes, por exemplo, têm sido alvo de debates no mercado audiovisual, por estarem supostamente ameaçando o trabalho dos dubladores.

Pense nisso ao desenvolver a sua IA e quais implicações ela pode gerar para as pessoas para que ela seja uma solução e não um problema.

Como aprender sobre analytics e inteligência artificial?

A FIA está ao seu lado: mostramos como criar uma inteligência artificial em um curso feito para quem quer se destacar no mercado de trabalho.

Conheça o Advanced MBA Analytics e Inteligência Artificial – Data Science e dê o passo decisivo para trilhar uma carreira de sucesso!

Conclusão

Como criar uma inteligência artificial, tendo em conta que o mercado é dinâmico e o que vende hoje amanhã pode não fazer mais diferença?

Não há uma única resposta, mas o que podemos garantir é que, sem conhecimento, ninguém sai do lugar.

Este artigo pode ser o seu ponto de partida para criar inteligência artificial e focar em soluções inovadoras.

Para continuar adquirindo esse conhecimento, leia mais textos no blog da FIA.

Referências:

https://www.atenaeditora.com.br/index.php/catalogo/dowload-post/75570
https://exame.com/inteligencia-artificial/como-criar-a-inteligencia-artificial-feita-por-brasileiros-para-brasileiros/
https://canaltech.com.br/inteligencia-artificial/como-treinar-uma-inteligencia-artificial/
https://www.mckinsey.com/featured-insights/destaques/o-estado-da-ia-em-2022-e-meia-decada-passada-em-revista/pt
https://docs.uipath.com/pt-BR/ai-center/standalone/2020.10/user-guide/hardware-and-software-requirements

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEM TEMPO PARA LER AGORA?
Sobre a FIA Business School:

Com um olhar sempre no futuro, desenvolvemos e disseminamos conhecimentos de teorias e métodos de Administração de Empresas, aperfeiçoando o desempenho das instituições brasileiras através de três linhas básicas de atividade: Educação Executiva, Pesquisa e Consultoria.

CATEGORIAS
POSTS EM DESTAQUE
FIQUE POR DENTRO!

Condições de parcelamento

Valor do curso

Valor do curso para empresa parceira

à vista

R$ 42.900,00

R$ 30.030,00

12 x

R$ 3.694,00

R$ 2.585,65

18 x

R$ 2.507,00

R$ 1.754,51

24 x

R$ 1.914,00

R$ 1.339,21

30 x

R$ 1.558,00

R$ 1.090,24

Condições de parcelamento

Valor do curso

Valor do curso para empresa parceira

à vista

R$ 45.400,00

R$ 31.780,00

12 x

R$ 3.910,00

R$ 2.736,33

18 x

R$ 2.653,00

R$ 1.856,76

24 x

R$ 2.025,00

R$ 1.417,25

30 x

R$ 1.649,00

R$ 1.153,78