Share

Auditor Digital: O que faz, mercado e desafios da profissão

04 de março 2021, 21:00

5/5 - (1 vote)

Você conhece o trabalho do auditor digital?

Esse profissional representa parte do futuro da contabilidade, unindo conhecimentos contábeis e fiscais a inovações digitais como softwares de auditoria.

A área vem despontando no Brasil nos últimos anos, impulsionada por atualizações em procedimentos de fiscalização do governo, como o SPED Fiscal.

Se você se interessa pela carreira em auditoria ou quer saber mais sobre as vantagens de contar com um auditor digital, continue lendo este artigo.

Também vamos falar sobre os desafios e como funciona uma auditoria digital.

Confira a lista com tópicos comentados no conteúdo:

  • O que é um auditor digital?
  • O que faz um auditor digital?
  • Como funciona uma auditoria digital?
  • Como é o mercado de trabalho em auditoria digital?
  • Auditor digital X auditor convencional
  • Auditor digital: em quais tipos de empresas o profissional faz auditorias?
  • De quais formas o trabalho do auditor digital auxilia as empresas?
  • Quais são os principais desafios da profissão de auditor digital?
  • Como se tornar um auditor digital?
  • Onde estudar auditoria digital?

Boa leitura!

O que é um auditor digital?

Auditor digital é um profissional que utiliza técnicas e ferramentas digitais para zelar pela conformidade com a legislação e prevenção de riscos nas organizações.

Geralmente, ele tem formação inicial em Contabilidade ou Administração, combinados a conhecimentos aprofundados sobre a área fiscal e flexibilidade para aprender sobre novas tecnologias.

O uso de sistemas digitais é tão comum nessa profissão que os próprios softwares disponíveis para lhes dar suporte também ficaram conhecidos como auditores digitais.

Essas soluções empregam inteligência artificial (IA), machine learning e outros recursos para analisar e corrigir informações, identificar inconsistências e auxiliar no preenchimento de documentos obrigatórios pelas empresas.

Vale deixar claro que, neste texto, usamos o termo auditor fiscal para falar dos profissionais, e não das plataformas que eles utilizam.

O que faz um auditor digital?

Podemos dizer que o auditor digital é uma versão moderna do auditor convencional dentro das organizações, o que significa que ambas as carreiras têm responsabilidades semelhantes.

A principal diferença é que o auditor digital lida com os arquivos em formato virtual, ou seja, não se espera que ele passe horas conferindo documentos impressos.

Se o formato dos arquivos mudou, a dinâmica de trabalho também se tornou mais ágil e precisa, uma vez que o auditor digital dispõe do suporte da tecnologia para conferir rapidez e qualidade ao seu trabalho.

Um exemplo é a verificação da conformidade dos dados enviados para a Receita Federal por meio do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital).

Enviar informações equivocadas pode custar caro para a empresa, pois, como o sistema é digital, o Fisco consegue fazer o cruzamento de informações para levantar irregularidades.

Nesse contexto, o auditor pode utilizar um software de auditoria que o ajude a levantar as informações e corrigir erros que poderiam gerar problemas junto ao órgão governamental.

Outras tarefas do auditor digital incluem:

  • Reconhecimento do mercado e ambiente de trabalho da organização
  • Planejamento e escolha de métodos de auditoria
  • Avaliação dos processos e controles contábeis e tributários internos da empresa
  • Elaboração de relatórios com diretivas para corrigir falhas
  • Análise de riscos contábeis e tributários
  • Regularização de documentos.

Como funciona uma auditoria digital?

Auditor Digital: O que faz, mercado e desafios da profissão
Como funciona uma auditoria digital?

A auditoria digital funciona como um processo interno que procura por inconsistências nas informações geradas e compartilhadas com o Ministério da Economia e Receita Federal.

Pagamentos, balancetes, valores em notas fiscais e outros são cruzados para confirmar sua validade, impedindo que a empresa compartilhe discrepâncias ou dados incorretos.

Caso seja percebida alguma falha ou indício de irregularidade, o auditor digital irá propor as correções necessárias, mudanças ou sugerir que as informações sejam investigadas.

Assim, a companhia pode agir antes de sofrer alguma sanção junto aos órgãos do governo, além de preservar sua credibilidade, evitar prejuízos financeiros e à imagem.

A digitalização dessas operações no Brasil se deu, em grande parte, devido à adoção do SPED Fiscal, que modernizou o compartilhamento e armazenamento de informações utilizadas pela Receita e a Fazenda.

Desde então, diversos prestadores de serviços contábeis buscaram acompanhar essa evolução do Fisco, trabalhando para oferecer auditoria digital com responsabilidade.

Para tanto, é feita uma análise minuciosa sobre a forma de apuração de contribuições e impostos, combinadas à verificação de incentivos fiscais e possíveis maneiras para diminuir a carga tributária da empresa.

SPED Fiscal

O SPED foi instaurado por meio do Decreto nº 6.022/2007, com o propósito de informatizar as relações entre fiscalização e contribuintes.

O sistema é capaz de evidenciar fraudes, valores incompatíveis e pendências, simplificando comparações com a ajuda da tecnologia.

De acordo com a página oficial da ferramenta, suas principais características são:

  • Ter sido iniciada com três grandes projetos: Escrituração Contábil Digital, Escrituração Fiscal Digital e a NF-e – Ambiente Nacional
  • Representa uma iniciativa integrada das administrações tributárias nas três esferas governamentais: federal, estadual e municipal
  • Mantém parceria com 20 instituições, entre órgãos públicos, conselhos de classe, associações e entidades civis, na construção conjunta do projeto
  • Firma protocolos de cooperação com 27 empresas do setor privado, participantes do projeto-piloto, objetivando o desenvolvimento e o disciplinamento dos trabalhos conjuntos
  • Possibilita, com as parcerias fisco-empresas, planejamento e identificação de soluções antecipadas no cumprimento das obrigações acessórias, em face às exigências a serem requeridas pelas administrações tributárias
  • Faz com que a efetiva participação dos contribuintes na definição dos meios de atendimento às obrigações tributárias acessórias exigidas pela legislação tributária contribua para aprimorar esses mecanismos e confira a esses instrumentos maior grau de legitimidade social
  • Estabelece um novo tipo de relacionamento, baseado na transparência mútua, com reflexos positivos para toda a sociedade.

Como é o mercado de trabalho em auditoria digital?

O mercado de trabalho para o auditor digital é amplo, uma vez que ele está apto a atuar em empresas especializadas em auditoria ou em organizações de todos os segmentos e portes, que podem requerer esse serviço de forma voluntária.

Já em situações especiais, como a das empresas de capital aberto, a legislação brasileira exige que passem por auditorias externas (independentes) regularmente, a fim de preservar investidores ao confirmar informações.

A auditoria interna serve para melhorar os processos dentro da companhia, de forma contínua e que dê suporte para gestores tomarem decisões assertivas.

Quanto à auditoria externa, a dinâmica serve para garantir a confiabilidade das informações e processos de governança da empresa, o que aumenta a transparência e atrai investidores.

Afinal, esse processo de análise contábil verifica e atesta dados sobre receitas, despesas, acordos e recursos, demonstrando o real cenário financeiro, patrimonial e econômico das companhias.

O trecho abaixo, publicado neste artigo assinado pelo advogado tributarista Frederico Amaral, ressalta a carência por profissionais qualificados para auditar no país, que devem incluir, entre suas habilidades, o manuseio de ferramentas digitais como o SPED Fiscal.

“Diante deste contexto, a procura por auditores vem aumentando consideravelmente nos últimos anos, seja para fins legais, para fins gerenciais ou para passar maior transparência para o mercado.”

Auditor digital X auditor convencional

Auditor Digital: O que faz, mercado e desafios da profissão
Auditor digital X auditor convencional

Como explicamos nos tópicos acima, o auditor digital conserva alguns atributos do auditor convencional, adicionando destreza para empregar mecanismos de otimização no trabalho.

Em outras palavras, o profissional deve ser capaz de priorizar as tarefas que realmente entregam valor ao cliente e/ou empregador, delegando as demais de modo inteligente, considerando as limitações da empresa ou projeto.

Nem sempre há um assistente que possa ajudar com as atividades de rotina, contudo, é comum que o auditor digital tenha um ou mais softwares à disposição para automatizar parte do trabalho.

E essa é uma das diferenças entre o profissional convencional e o que se atualizou e entrou para o mundo online: o digital sabe como ganhar tempo e eficiência.

Executadas por algoritmos, as tarefas delegadas pelo auditor digital dificilmente têm erros ou falhas de digitação.

Também são realizadas automaticamente, às vezes até em tempo real, corrigindo problemas, sinalizando soluções e consumindo um período muito menor da jornada de trabalho.

Outro aspecto importante é a equiparação, em eficiência, com o sistema governamental, colocando a auditoria digital em um patamar de excelência.

Além de tudo isso, não há perda de horas, dias ou semanas para analisar um conjunto de documentos de maneira manual.

E o mesmo acontece com relação ao acúmulo de pilhas e pilhas de papel ou à necessidade de manter móveis e salas inteiras dedicadas a arquivar pastas com registros contábeis e tributários.

Auditor digital: em quais tipos de empresas o profissional faz auditorias?

O auditor digital pode realizar auditorias na empresa onde trabalha (formato interno).

Também pode fazer parte de uma companhia que entregue soluções de auditoria externa.

Ou, ainda, atuar de modo totalmente independente, fornecendo serviço direto às organizações de qualquer setor.

O auditor interno faz parte do quadro de funcionários da companhia, trabalhando diretamente com gestores, lideranças, contadores, administradores e outros empregados que auxiliam no gerenciamento de tributos, impostos e documentos correlatos.

Já o auditor externo ou independente pode atender a um mercado que tem a obrigação legal de auditar suas informações para garantir a credibilidade.

Conforme a Lei nº 11.638/2007, tanto as sociedades por ações (que estão na bolsa de valores) quanto as empresas de grande porte têm o dever de submeter suas demonstrações financeiras à validação de um auditor independente registrado na Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Claro que esses especialistas podem ser requisitados por empresas de modo não compulsório, a fim de otimizar o trabalho, evitar desperdícios e o pagamento de impostos indevidos.

Mas essa tem sido a maior demanda para o auditor digital na atualidade, reforçada pela exigência de que seu nome e número de registro na CVM sejam inseridos no SPED Fiscal, permitindo que o governo verifique a veracidade da auditoria.

Nesse sentido, vale prestar atenção em um trecho desta reportagem publicada no Jornal do Comércio:

“Tanto no aspecto legal quanto no contábil, o “cerco” vem se formando mediante essa prestação de informações das operações realizadas, cada vez mais detalhadas, independentemente do seu porte, seja em virtude do nosso complexo sistema tributário ou pela presença das consecutivas fraudes contábeis e financeiras.

“Assim, o próprio Fisco pressiona o empresário e o contador para que essas demonstrações não somente sejam elaboradas nos padrões internacionais, mas que tenham vistas de auditores independentes, vislumbrando se adaptar à lei.”

De quais formas o trabalho do auditor digital auxilia as empresas?

Auditor Digital: O que faz, mercado e desafios da profissão
De quais formas o trabalho do auditor digital auxilia as empresas?

Contar com o trabalho de um auditor digital pode fazer toda a diferença para as empresas, tanto no formato interno quanto no externo.

No caso da auditoria externa, o principal benefício é a adequação à legislação vigente e o apoio para a atração de investimentos, dada a confiabilidade das informações.

A seguir, veja outras vantagens que servem para a auditoria digital interna e para a externa.

Regularidade fiscal

Discrepâncias e prováveis irregularidades nas informações prestadas ao Fisco são identificadas com antecedência pela auditoria digital, preservando a empresa de sanções e cobranças por parte da Receita Federal.

A gestão fiscal também é capaz de proporcionar redução no pagamento de tributos, caso identifique erros no enquadramento, por exemplo.

Otimização de tarefas

O arcabouço legal brasileiro é extenso e complexo, o que eleva o risco de erros de enquadramento, interpretação e entendimento sobre as obrigações tributárias e contábeis das organizações.

Por isso, contadores, administradores e outros profissionais passam horas a fio buscando por leis, decretos e outros atos, conferindo dados e preenchendo documentos.

Sem falar no tempo perdido com retrabalho de forma manual.

Usando mecanismos modernos, o auditor digital zela pela regularidade com maior eficiência, dedicando mais tempo ao esclarecimento de dúvidas, sugestões de melhoria e apoio à gerência.

Troca de informações a distância

Como todas as etapas da análise são digitais, assim como os documentos necessários, não é preciso que o auditor faça várias visitas à companhia para conferir esses registros.

O processo pode ser realizado a distância, dispensando gastos com deslocamento, estadias e refeições.

Informações confiáveis

Há tarefas que requerem um olhar humano e analítico.

Mas esse não é o caso do preenchimento de módulos no SPED ou da conferência de dados.

Monótonas e repetitivas, essas atividades podem ser feitas de maneira automática por um software especializado, após serem conferidas pelo auditor digital.

É assim que a possibilidade de erros é reduzida.

Agilidade da análise

Ao longo deste texto, mencionamos o fator agilidade diversas vezes, mas vale destacar especialmente essa contribuição do auditor digital para as empresas.

A dinâmica digital é muito mais rápida, assertiva e eficiente, o que significa que irregularidades serão vistas com antecedência e poderão ser corrigidas antes que causem algum estrago.

Melhora da imagem institucional

A imagem institucional pode ser definida como a visão do mercado sobre uma organização, o que interfere diretamente sobre a reputação.

Outro impacto incide sobre os consumidores, fornecedores e parceiros, que devem ter uma impressão positiva para negociar e comprar dessa instituição.

O trabalho do auditor digital fortalece a reputação e a imagem da empresa, mostrando que ela preza por transparência e credibilidade.

Quais são os principais desafios da profissão de auditor digital?

Auditor Digital: O que faz, mercado e desafios da profissão
Quais são os principais desafios da profissão de auditor digital?

Educação continuada, ceticismo profissional e a própria aplicação da tecnologia em um cenário repleto de mudanças são alguns dos desafios que se apresentam para a profissão.

Afinal, é imprescindível que o auditor digital se mantenha atualizado quanto à legislação e aos sistemas utilizados por órgãos públicos para que execute suas atividades com excelência.

Em evento com profissionais do setor, o presidente do Instituto Brasileiro dos Auditores Independentes (IBRACON), Francisco Antonio Maldonado Sant’Anna, listou 10 desafios para quem segue essa carreira. Veja quais são:

  1. Avanço da tecnologia
  2. Uso de especialistas nos serviços de auditoria
  3. Procedimentos para detecção de erros e fraudes
  4. Aumento dos riscos, em especial no ambiente digital
  5. Complexidade do trabalho e necessidade de mais investimentos
  6. Elaboração das normas para os novos profissionais
  7. Exigência de reguladores
  8. Questões tributárias referente à reforma aguardada pelo setor
  9. Imputação de responsabilidade, que diz respeito aos controles internos necessários para evitar fraudes através de processos de independência e revisão
  10. Protagonismo da profissão, em especial frente a crises como a pandemia pelo coronavírus, que gerou várias mudanças de caráter temporário e permanente no campo tributário.

Como se tornar um auditor digital?

Não existe um curso específico para se tornar auditor digital.

O primeiro passo na trajetória desse profissional é a graduação em Ciências Contábeis que, após concluída, permite o registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC).

Também é recomendado o registro no CVM pois, sem ele, o auditor não pode trabalhar para setores exigentes como as empresas de capital aberto, planos de saúde, seguradoras ou pertencentes ao mercado financeiro.

Onde estudar auditoria digital?

Como explicamos acima, não existe um curso que forme esse profissional.

Mas, para se destacar e adquirir uma formação sólida, é interessante cursar uma pós-graduação na área digital e de compliance.

Se você planeja fazer carreira como auditor digital, temos uma ótima dica.

Vale a pena conhecer dois cursos ofertados pela Fundação Instituto de Administração (FIA), reconhecida pela qualidade:

Conclusão

Neste artigo, falamos sobre as funções, importância e como o auditor digital pode auxiliar empresas de diversos setores.

Produto da evolução da auditoria convencional, essa profissão ainda é desconhecida por muitas organizações, mas já existem oportunidades de carreira promissoras.

Em breve, lidar com as ferramentas digitais será essencial para se manter no mercado, a fim de acompanhar o progresso nos setores contábil, fiscal e tributário.

Este texto foi útil para você? Então, compartilhe com seus contatos.

Acesse o blog da FIA para saber mais sobre administração, contabilidade, gestão empresarial e empreendedorismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEM TEMPO PARA LER AGORA?
Sobre a FIA Business School:

Com um olhar sempre no futuro, desenvolvemos e disseminamos conhecimentos de teorias e métodos de Administração de Empresas, aperfeiçoando o desempenho das instituições brasileiras através de três linhas básicas de atividade: Educação Executiva, Pesquisa e Consultoria.

CATEGORIAS
POSTS EM DESTAQUE
FIQUE POR DENTRO!

Condições de parcelamento

Valor do curso

Valor do curso para empresa parceira

à vista

R$ 42.900,00

R$ 30.030,00

12 x

R$ 3.694,00

R$ 2.585,65

18 x

R$ 2.507,00

R$ 1.754,51

24 x

R$ 1.914,00

R$ 1.339,21

30 x

R$ 1.558,00

R$ 1.090,24

Condições de parcelamento

Valor do curso

Valor do curso para empresa parceira

à vista

R$ 45.400,00

R$ 31.780,00

12 x

R$ 3.910,00

R$ 2.736,33

18 x

R$ 2.653,00

R$ 1.856,76

24 x

R$ 2.025,00

R$ 1.417,25

30 x

R$ 1.649,00

R$ 1.153,78