03 abr 19

Administração e Economia: quais as diferenças entre as graduações?

Tem momentos na vida que nos deparamos com várias escolhas difíceis e sempre nos perguntamos se aquela foi realmente a certa, não é mesmo? Por exemplo, entre as graduações de Administração e Economia, qual você escolheria?

Essa dúvida paira na cabeça de muitos estudantes que acabam de sair do ensino médio e têm ambições de conquistar bens, adquirir estabilidade financeira e construir um excelente plano de carreira.

Sendo assim, trouxemos um miniguia sobre essas duas áreas e como elas se relacionam entre si em diversos pontos. Continue a leitura e confira!

Quais são as características dos cursos de Administração e de Economia?

Entre as graduações voltadas para as áreas gerenciais, o que podemos dizer de Administração é que você aprenderá muito a respeito do mundo dos negócios e notará o senso de empreendedorismo cada vez mais forte. Um bom administrador necessita ter como princípio três grandes grupos de habilidades: as técnicas, as humanas e as conceituais.

É interessante dizer que a Administração vai muito além dos conceitos de planejar, organizar, dirigir e controlar. Ela engloba a reunião de ferramentas primordiais para se dar bem em qualquer empresa que você venha a trabalhar. Todavia, muitas das características presentes na área administrativa você também percebe em Economia, pois ambas dispõem de conhecimentos que “conversam” entre si.

Na área de Economia, você verá um emaranhado de assuntos que são peça-chave para entender a utilização de recursos produtivos, escassos em grande parte, para produzir diversos serviços ou produtos. Outra característica importante para essa área é a de analisar os possíveis fenômenos políticos e sociais, além de decifrar indicadores financeiros com a precisão de um relógio suíço.

Como é a grade curricular dessas graduações?

No que se refere à grade curricular dessas graduações, é bem provável que você tenha vários insights criativos e pense: “por que eu não vi isso antes?”. Tanto Administração quanto Economia contam com disciplinas que fazem raciocinar bastante acerca de determinados assuntos, que vão desde as linhas de raciocínio teóricas até questões práticas de como lidar no ambiente corporativo.

Caso você se de bem com números, a área de Economia será um prato cheio para aprender não apenas a matemática financeira, mas todos os fundamentos ligados à história econômica, à política e situações da micro e da macroeconomia. Além disso, você terá noções de estatísticas, desenvolvimento socioeconômico e terá que lidar com metodologias de pesquisa e gerenciamento de projetos no âmbito financeiro.

Em contrapartida, embora a Administração também tenha uma parte voltada para as contas e uso da famosa calculadora HP, você verá que o curso se desenvolve por muitos outros aspectos, como a sustentabilidade, a gestão de pessoas etc. As teorias administrativas nortearão bastante as ações ao decorrer da graduação e as ferramentas de análise gerencial serão o seu alicerce para a tomada de decisão.

Quais são as possíveis áreas de atuação?

Ao escolher uma graduação é preciso identificar todos os pormenores existentes, até para não se arrepender quando estiver no curso. Uma dessas questões é a possível área de atuação, ou seja, o que você pretende trabalhar durante ou após o término da graduação, objetivando o seu aprimoramento profissional.

As duas áreas apresentam uma gama de alternativas para trabalhar nos mais diversos locais, o que é uma boa notícia, tendo em vista o alto índice de desemprego que assola o país. Em Administração você pode atuar na parte de recursos humanos, em logística, no marketing, com vendas e até como gestor hospitalar.

Já em relação à Economia, muitas pessoas já associam o profissional da área ao mercado financeiro e à bolsa de valores, não é verdade? Pois saiba que não é só isso que um economista pode fazer, pois há opções para analisar a viabilidade econômica de projetos, consultoria financeira, assessoria para o agronegócio, orientação em comércio exterior e assim por diante.

Como está o mercado de trabalho para as duas graduações?

Muito além de saber em quais áreas o seu currículo e experiência universitária podem se encaixar, é preciso analisar como está o mercado de trabalho antes de ingressar em uma ou em outra carreira. A transformação digital fez com que milhares de oportunidades surgissem e muitos profissionais pudessem ter novas perspectivas de ganhos.

O mercado para Administração é sempre muito movimentado, principalmente em relação a gerir pessoas, umas das habilidades mais requisitadas nas empresas hoje em dia. Os salários variam bastante dependendo do cargo e do setor, sendo que a opção pelo empreendedorismo acaba seduzindo, e muito, os formandos em Administração.

Para a graduação de Economia, por ser uma formação que sabe lidar não só com aspectos quantitativos, mas também com questões qualitativas, abre-se muito espaço para atuar na própria área acadêmica, setores governamentais, bancos e o setor financeiro de modo geral.

Afinal, qual curso vale mais a pena?

Talvez essa seja a maior pergunta que ronde a sua cabeça nesse momento, pois as duas graduações contam com muitas vantagens. O que vai determinar a área escolhida é o seu objetivo profissional, ou seja, onde deseja ir na carreira, quais são suas aptidões, seus interesses, competências e perspectivas de vida a curto, médio e longo prazo.

Entenda que definir qual das duas áreas de conhecimento é mais importante se torna uma tremenda balela, pois ambas contam com um nível de importância elementar para qualquer organização, seja no Brasil, seja no exterior. Podemos dizer que o administrador tem o propósito de colocar os negócios no eixo, sendo que o economista vai mantê-los nos trilhos certos e, se possível, arrumá-los.

Portanto, ao considerar Administração ou Economia, lembre-se de que isso dependerá de vários fatores sobre os quais só você pode decidir, considerando suas ambições, o tempo disponível, a dedicação e as finanças. O ideal é que você pesquise bastante e trabalhe o autoconhecimento para escolher com propriedade.

Agora que você já sabe um pouco mais a respeito das duas áreas, aproveite a oportunidade e entre em contato com a gente para ver as condições de valores que temos para o curso de Administração!

Powered by Rock Convert

Voltar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *