Share, , Google Plus, Pinterest,

Posted in:

LMS (Learning Management System): Guia Completo

LMS learning management system guia completo
5 (100%) 1 vote

O LMS é uma importante ferramenta para ajudar estudantes e profissionais de todas as áreas e idades a se desenvolverem com grande eficiência.

O objetivo desse sistema é possibilitar a evolução dos alunos a partir da transmissão de conhecimento no ambiente digital.

Afinal, como já escrevemos em outros posts do blog, estamos na Era da Informação.

É uma época em que, graças à tecnologia, o acesso à informação atingiu níveis sem comparação com o passado.

Basta ter uma conexão com a internet que, no próprio bolso, temos um dispositivo que permite descobrir ou aprender sobre quase qualquer coisa.

Além disso, estamos mais conectados do que nunca. Com muita facilidade e em tempo real, podemos conversar com pessoas de qualquer lugar do planeta.

É claro que essa nova realidade vem transformando a maneira como aprendemos e ensinamos.

A grande questão, e é isso que o LMS ajuda a resolver, é que, para otimizar o processo de aprendizagem, é preciso de um método ou sistema.Ou seja, de organização.

Consultas aleatórias ao Google, por exemplo, são ferramentas de apoio, e não método.

Para aprender algo de verdade, a melhor maneira ainda é seguir um roteiro bem pensado por educadores, com interação e em uma ferramenta que agregue tudo o que for preciso.

Se você quiser saber o que é LMS e qual o seu papel no ensino online, siga a leitura.

Preparamos para este guia sobre o assunto os seguintes tópicos:

  • O que é LMS (Learning Management System)?
  • O que é uma plataforma LMS?
  • O que é plataforma e-learning?
  • Qual a melhor plataforma LMS?
  • O que é ensino a distância ou EaD?
  • O que é AVA?
  • Funcionalidades de um LMS
  • Vantagens e benefícios de um LMS
  • Hospedagem ou uso nas nuvens?
  • O que acontecerá no futuro?

Se o assunto interessa, não deixe de conferir até o final.

LMS o que é learning management system

O que é LMS (Learning Management System)?

LMS é um sistema de gestão de aprendizagem.

Essa é uma definição precisa e também a tradução literal do desmembramento da sigla: Learning Management System.

Trata-se de um software que, mais do que dar suporte ao processo de aprendizagem, hospeda um curso online.

O programa, geralmente acessado pela nuvem, suporta vários formatos de conteúdo: texto, imagem, áudio, vídeo, testes, entre outros.

Com o LMS, um usuário pode fazer um curso (seja dele de capacitação, extensão, técnico, de graduação ou pós-graduação) sem sair de casa.

Ou saindo, mas estando no lugar que quiser, desde que tenha acesso a internet e um dispositivo que permita acessar o sistema.

Os sistemas de gestão de aprendizagem são utilizados principalmente por instituições de ensino para oferecer aos alunos a possibilidade de realizar cursos a distância, cada vez mais comuns no mundo todo.

Mas também por profissionais que querem obter uma renda extra criando um curso online no qual ensinam seus conhecimentos a usuários.

Nos últimos anos, tem sido mais frequente a utilização do LMS por grandes empresas que buscam maneiras mais econômicas e eficientes de treinar seus colaboradores.

LMS o que é plataforma

O que é uma plataforma LMS?

LMS é, portanto, uma categoria de software que hospeda cursos online. Já a plataforma LMS é o software em si, desenvolvido por determinada empresa.

Por exemplo, se falarmos em sistema operacional, trata-se de um programa que gerencia todos os recursos de um computador ou outro dispositivo eletrônico.

Dentro dessa categoria, existem vários sistemas operacionais, como Windows, macOS e Linux.

Com as plataformas LMS é a mesma coisa: existem vários softwares, produzidos por diferentes empresas de tecnologia, disputando a preferência dos consumidores.

Normalmente, a plataforma permite configurar vários níveis de acesso entre os usuários habilitados a um curso.

Esses níveis se dividem basicamente em dois grandes grupos:

  • Educadores e gestores: preparam os cursos, hospedam os conteúdos, gerenciam a lista de alunos e as permissões, avaliam as atividades realizadas, respondem dúvidas, etc.
  • Alunos: têm acesso ao conteúdo, avançam conforme o consomem e realizam as atividades práticas para obter a aprovação.

Também é comum que a plataforma possibilite a interação entre os alunos entre si e com os professores, por meio de chat, fórum, conferências, gravação de vídeos e aúdio.

Há plataformas de LMS que suportam vídeos ao vivo, o que aproxima as aulas do ensino tradicional realizado na sala de aula.

Na maioria das vezes, porém, o conteúdo é gravado e escrito previamente, para que o aluno possa consultá-lo no dia e na hora que quiser.

Além dessa flexibilidade quanto aos horários, a modalidade de ensino a distância com o LMS permite grande mobilidade.

Isso porque muitas plataformas têm aplicativos para tablets e smartphones, de modo que não é preciso estar no computador para estudar.

LMS plataforma e-learning

O que é plataforma e-learning?

A palavra e-learning vem de eletronic learning, ou aprendizado eletrônico.

Em um primeiro momento, leva a entender que se trata de um termo mais amplo que LMS, por poder caracterizar qualquer método de ensino 100% a distância.

No entanto, entende-se que, quando falamos em e-learning, não estamos nos referindo a uma aula de inglês pelo Skype, por exemplo.

E sim a um aprendizado a distância que obedece a uma metodologia.

Desse modo, não há muita diferença, sobretudo porque as plataformas utilizadas no e-learning são, geralmente, consideradas LMS.

Resumindo: plataforma de e-learning e plataforma de LMS são praticamente sinônimos.

Qual a melhor plataforma LMS?

A opinião sobre a melhor plataforma LMS ou e-learning pode variar.

Na busca pela ferramenta ideal, o número de funcionalidades é importante, é claro, mas é mais importante ainda que ela seja intuitiva.

Esse é um dos motivos que fez a Fundação Instituto de Administração (FIA) optar pelo Canvas em um projeto de transformação digital da instituição para 2019, uma preferência cada vez maior entre as instituições de ensino no mundo todo.

Pat James, diretora executiva da Online Education Initiative, organização colaborativa criada por universidades da Califórnia, explicou qual o principal benefício que as instituições que utilizam o Canvas perceberam.

Segundo ela, em vídeo publicado no site da plataforma, representantes da Pasadena City College e Sierra College afirmaram que, com o Canvas, puderam mudar o foco.

Sem precisar concentrar tantos esforços no treinamento dos profissionais para a utilização da ferramenta, puderam focar em como ensinar melhor online.

Ou seja, graças à fácil usabilidade do Canvas, a principal preocupação das universidades passou a ser mais conceitual, para que a experiência de aprendizagem seja cada vez melhor – justamente o objetivo da Online Education Initiative.

O número de instituições no mundo todo que utilizam a plataforma Canvas pulou de 3 para 4 mil em todo o mundo e se tornou líder em implementações nos Estados Unidos pela primeira vez em 2018.

O sucesso do Canvas não se restringe às universidades californianas e americanas. A plataforma LMS está presente nas 5 das TOP 5 Business Schools do mundo (Stanford, Insead, Wharton, London BS e Harvard).

LMS ensino a distancia ead

O que é ensino a distância ou EaD?

Você já deve ter visto em algum lugar a oferta de um curso na modalidade EaD, não?

Essa sigla significa simplesmente ensino a distância, que é o mesmo que temos falado até aqui: a possibilidade de estudar sem precisar sair da sua casa.

É uma modalidade de ensino que vem crescendo gradualmente, junto com a popularização do acesso à internet e dos dispositivos móveis, somados ao aumento na velocidade de conexão.

Os primeiros softwares utilizados no ensino a distância eram bastante simples.

Os professores apenas compartilhavam materiais para a leitura, colocavam-se à disposição para tirar dúvidas e aplicavam tarefas.

Para suprir o dinamismo de uma aula tradicional, era comum que houvesse, uma vez por mês, uma aula presencial.

Esse modelo misto entre ensino a distância e presencial é chamado por alguns de blended learning.

Por ter um universo limitado de possibilidades, esse tipo de ensino a distância era mais aplicado em disciplinas de cursos do que em um curso inteiro.

Conforme a tecnologia de streaming evoluía e se tornava mais fácil produzir e compartilhar vídeos, esse cenário foi mudando.

Foi observando esse movimento que empresas de tecnologia desenvolveram os sistemas LMS, fundamentais para a oferta de um curso na modalidade de ensino a distância.

Por serem plataformas completas e graças ao fato de que as novas gerações de alunos já nascem aculturadas ao digital, as universidades têm ampliado a oferta de cursos EaD.

O que é AVA?

No universo das plataformas utilizadas no ensino a distância, você pode se deparar com o acrônimo AVA.

Ele significa Ambiente Virtual de Aprendizagem, e também é utilizado na língua espanhola – Ambiente Virtual de Aprendizaje.

Há quem diga que se trata apenas do termo equivalente em português para LMS, mas a verdade é que também existe o termo Virtual Learning Environment (VLE), que é, na tradução literal, a mesma coisa que AVA.

Como não há um conjunto de regras oficiais que definem o que é um LMS e o que é um AVA, fica muito difícil estabelecer as diferenças, pois os dois sistemas podem ser, de fato, muito semelhantes.

Richard Pinner, professor da Sophia University de Tóquio, compartilhou no blog Uniliterate e no site eLearning Industry sua opinião.

Segundo ele, tanto o LMS quanto o AVA têm as mesmas funcionalidades.

A diferença, na leitura de Pinner, está no uso que costuma ser feito das plataformas.

Ele argumenta que, geralmente, os sistemas LMS são utilizados para o treinamento de funcionários em empresas, enquanto o AVA serve para propósitos educacionais.

Se as funcionalidades são as mesmas, no entanto, essa discussão não faz sentido, porque uma plataforma que se diz AVA também pode ser utilizada em um treinamento, assim como um LMS (como o Canvas) na educação.

LMS funcionalidades

Funcionalidades de um LMS

Além do suporte a texto, imagem, áudio, vídeo, testes, chat e fórum como mencionamos anteriormente, um sistema LMS tem outras particularidades.

Algumas delas, que podemos encontrar em várias plataformas, são:

  • Para os administradores, o controle dos registros de alunos e a criação de listas de espera
  • Upload e download de arquivos
  • Calendário de atividades e cursos
  • Divisão dos conteúdos e tarefas em módulos de aprendizagem, que vão sendo abertos conforme o aluno avança
  • Para os avaliadores, ambiente com o histórico de atividades realizadas pelo aluno
  • Gerenciamento de notificações sobre cursos, discussões e conteúdos novos, feedback de atividades e mensagens recebidas.

Quem está procurando um sistema para uso corporativo pode ter necessidades diferentes, que algumas plataformas focadas nesse nicho atendem melhor.

Por exemplo, integrar o software com o sistema de gestão de recursos humanos é uma funcionalidade bastante útil para os profissionais de RH.

O fundamental é saber qual a sua necessidade em termos de funcionalidades na hora de escolher a plataforma e, se possível, testar as opções antes de tomar a decisão.

Vantagens e benefícios de um LMS

Um dos aspectos mais interessantes sobre o sistema de gestão de aprendizagem é que suas vantagens são as mesmas para as organizações que o adotam e para os alunos: praticidade e economia em tempo e dinheiro.

Quem pensa que investir na criação de um curso online demanda muito esforço e dinheiro tem uma visão estreita.

Pois os educadores vão focar na criação de um conteúdo de qualidade, disponibilização de cases para estudos, produção de vídeos no próprio LMS e um árduo trabalho em metodologias ativas de aprendizagem para  atrair a atenção dos alunos. Assim, uma vez que o curso está pronto, a maior parte do trabalho já acabou.

Em relação aos conteúdos, é claro que é importante revisar e atualizar o conteúdo periodicamente, além, é claro, de estar à disposição para tirar dúvidas e avaliar as tarefas realizadas.

A organização, seja uma empresa ou universidade, também não vai precisar se preocupar com a disponibilidade de estrutura física para as aulas.

Por parte dos alunos, eles não precisarão se deslocar até o local e poderão estudar na hora em que acharem melhor e se sentirem mais motivados.

LMS o que é plataforma hospedagem uso nas nuvens

Hospedagem ou uso nas nuvens?

Para o usuário que utilizará o LMS como aluno, o acesso será sempre pela nuvem ou via aplicativo em dispositivo móvel.

A necessidade de instalar um software em seu computador pessoal é obsoleta – ninguém mais desenvolve soluções dessa maneira.

Para a instituição de ensino ou empresa que adquire a ferramenta, porém, há uma dúvida em relação à hospedagem.

Algumas organizações têm uma necessidade maior de controle e customização da plataforma, por isso, optam por hospedá-la em seus próprios servidores.

Nesse caso, precisam de equipes robustas de TI para gerir as configurações do servidor e realizar as manutenções necessárias.

Por conta dessa maior complexidade, a maioria das organizações preferem a hospedagem na nuvem.

Desse modo, o fornecedor é que se preocupa com as questões técnicas referentes ao servidor, permitindo ao contratante focar no que importa mais: o conteúdo do curso e a qualidade do ensino.

O que acontecerá no futuro?

Não há motivos para duvidar que o ensino a distância continuará crescendo no Brasil e no mundo.

Como destacamos anteriormente, as novas gerações já chegam nas universidades totalmente imersas no mundo de hiperconectividade.

O mesmo vale para o mercado de trabalho – uma tendência que podemos observar com o crescimento no número de profissionais que trabalham no modelo home office.

É importante destacar que essa mudança no perfil do aluno não é apenas quanto à forma, isto é, onde ele estuda, em que horário, com quais dispositivos.

O ensino a distância também implica em maior autonomia para o estudante.

Isso significa que ele precisa ter uma mentalidade diferente, com mais disciplina e autogestão do que se exige no modelo tradicional.

O modelo de aulas presenciais, aliás, não deve morrer, apesar da ascensão inegável do EaD.

O contato pessoal dos alunos entre si e com o professor nunca perderá importância – e sempre haverá quem não abre mão dele.

O que muda é a maior diversidade de opções.

Estudantes terão mais possibilidades de escolher entre um curso de excelência presencial ou online. A decisão será de acordo com sua preferência.

Isso vale sobretudo para o ensino técnico, universitário, treinamento de empresas e cursos diversos de qualificação profissional.

Quanto aos ensinos básico e fundamental, eles ocorrem em uma fase de formação integral da pessoa, na qual a interação social com colegas e professores é essencial.

LMS conclusão

Conclusão

O LMS, ou sistema de gestão de aprendizagem, é um tipo de software que torna o ensino a distância muito mais prático e eficiente.

As ferramentas de LMS trazem soluções para uma experiência completa, tanto para o educador quanto para o aluno.

São uma grande oportunidade para quem mora longe de um grande centro urbano, deseja uma formação de excelência, mas não tem condições de se matricular em um curso presencial.

Para as instituições de ensino, contar com uma boa solução de LMS permite concentrar mais esforços no desenvolvimento de conteúdo de qualidade.

Resumindo, é o típico caso de uma relação ganha-ganha, pois traz vantagens para os dois lados.

Um LMS intuitivo e um plano instrucional bem estruturado pode fazer com que o ensino a distância seja tão bom ou até mesmo melhor que o presencial.

Quer aproveitar essa possibilidade? Conheça o curso de Como Fazer o Desenvolvimento de Pessoas através da Andragogia e Metodologias Ativas e também os cursos de EAD da FIA.

Caso tenha dúvidas sobre as plataformas LMS ou o ensino a distância, deixe um comentário abaixo ou entre em contato conosco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *