Share

O que é ENADE e para que serve? (Guia 2024)

11 de outubro 2022, 16:00

3/5 - (2 votes)

O Enade é um importante instrumento de avaliação da qualidade do ensino superior do Brasil.

O exame parte do princípio de que nenhum país se torna desenvolvido sem difundir uma formação superior de qualidade à sua população.

Veja bem: para uma instituição, não basta se registrar como tal e passar a oferecer cursos, seja qual for o nível de ensino.

É preciso cumprir diversos pré-requisitos e se enquadrar em um nível mínimo de qualidade no ensino.

Não fosse assim, a formação de muitas das centenas de milhares de pessoas que, a cada ano, concluem cursos superiores no Brasil, poderia ser em vão.

Sem um controle de qualidade, não haveria como atestar se determinado curso realmente cumpre com seu propósito de proporcionar conhecimento de excelência em determinada área.

Ou se é apenas uma maneira de qualificar o currículo com uma diferenciação enganosa no mercado de trabalho.

As consequências desse cenário hipotético você pode imaginar: empresas comprando gato por lebre e a manutenção do velho problema de falta de mão de obra qualificada no país.

Ao longo deste artigo, você vai entender melhor como o Enade ajuda a evitar que isso aconteça e contribui para a melhoria do ensino superior brasileiro.

Confira os tópicos que vamos abordar a partir de agora:

  • O que é o Enade – Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes?
  • Qual o motivo da obrigatoriedade do Enade?
  • Qual é o conceito da avaliação do Enade?
  • Para que serve o Enade?
  • Qual a importância do Enade para as instituições?
  • Qual a importância do Enade para a qualidade do ensino?
  • Quem deve fazer o Enade?
    • Áreas relativas ao grau de bacharel
    • Áreas relativas ao grau de tecnólogo
  • Como funcionam as avaliações?
  • O que acontece se faltar nas avaliações?
  • Quando é necessário fazer Enade duas vezes?
  • É preciso se inscrever no Enade?
  • Dá para se formar sem fazer Enade?
  • A nota do Enade influencia na carreira?
  • Como funciona o Enade para cursos EAD?
  • Do que é composta a prova do Enade?
    • Prova
    • Questionário do Estudante
    • Questionário de Percepção de Prova
    • Questionário do Coordenador de Curso
  • Comparativo 2021 e 2020
  • FIA no Enade
  • Perguntas frequentes sobre Enade.

Boa leitura!

Leia também:

O que é o Enade – Exame Nacional De Desempenho Dos Estudantes?

Pessoa realizando a prova do Enade em sala de aula
A sigla Enade significa Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes

Enade é o exame que “avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação”.

Essa é a definição que encontramos no portal do Inep, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC) responsável por realizar o exame.

O nome Enade deriva das sílabas iniciais de Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes.

Trata-se de um exame obrigatório – os estudantes de cursos de graduação devem ter em seu histórico escolar a comprovação da realização do teste.

Sua prova é composta por 40 perguntas, que o aluno tem quatro horas para responder.

Dessas, 10 questões são de formação geral, sendo oito de múltipla escolha e duas discursivas.

As questões de múltipla escolha são aquelas em que há uma pergunta e várias opções de resposta, cabendo ao aluno escolher uma delas.

Já nas discursivas, o estudante precisa desenvolver uma resposta escrita, em linguagem dissertativa, em vez de apenas assinalar uma opção.

O restante da prova é composto por 30 perguntas referentes à área na qual o estudante está sendo formado.

Dessas, são 27 questões de múltipla escolha e três discursivas.

Isso significa que 75% da nota do Enade é referente ao desempenho nos assuntos específicos.

Por exemplo, se o aluno cursa Arquitetura e Urbanismo, as 30 questões específicas serão sobre temas que devem ser ensinados nos cursos superiores dessa área.

Já os demais 25% da composição da nota vêm das 10 perguntas de formação geral, sobre temas diversos (em áreas como saúde, diversidade, geopolítica, direitos humanos, meio ambiente e outras), a respeito dos quais uma pessoa com ensino superior deve ter algum conhecimento básico.

Qual o motivo da obrigatoriedade do Enade?

Mulher empolgada com estudos para o Enade com ilustrações de giz no quadro escolar atrás dela
O Enade contempla apenas os alunos de graduação

O objetivo principal do Enade é avaliar a qualidade do ensino superior.

Para isso, é imprescindível a colaboração dos alunos selecionados para o exame, cuja participação é decisiva para consolidar a reputação das suas respectivas faculdades.

De certa forma, trata-se de um dever cívico, mais ou menos como participar das eleições e fazer o alistamento militar obrigatório.

Por isso, quem faltar à prova não pode colar grau.

Ao realizar o exame, o graduado presta um importante serviço ao país, contribuindo ativamente para melhorar o nível da educação superior.

Não deixa de ser também uma forma de avaliar a si mesmo e se de fato os conhecimentos adquiridos na faculdade foram assimilados, o que é bom para a carreira.

Qual é o conceito da avaliação do Enade?

A partir do desempenho dos alunos escolhidos, são atribuídas notas de 1 a 5.

Nesse caso, conceitos 1 e 2 significam que a instituição de ensino não está correspondendo às expectativas, 3 é um conceito médio, enquanto 4 e 5 atestam a qualidade do curso.

Dessa forma, é possível traçar um quadro comparativo entre as instituições públicas e privadas brasileiras, de maneira a saber quais são as melhores em áreas específicas.

Isso ajuda futuros alunos a decidirem qual universidade cursar e a tomar conhecimento sobre quais cursos preparam melhor.

Para que serve o Enade?

Como ressaltamos na abertura deste texto, uma instituição de ensino não pode criar um curso da noite para o dia e sair colhendo matrículas.

Um curso de graduação precisa ser aprovado pelo Ministério da Educação, contendo diretrizes curriculares que, por sua vez, preveem conteúdos programáticos.

Segundo o Inep, o Enade serve para avaliar o desempenho dos estudantes com relação a esses conteúdos previstos.

Além disso, verifica se os alunos desenvolveram as competências e habilidades necessárias para aprofundar a sua formação geral e profissional.

Por fim, o exame também busca verificar o nível de atualização dos estudantes das instituições de ensino brasileiras quanto à realidade do país e do mundo.

Vale destacar que ele é aplicado somente aos estudantes de cursos de graduação, que é considerada a primeira fase do ensino superior.

Esse nível acadêmico contempla as categorias de bacharelado, licenciatura e graduação tecnológica (uma modalidade que costuma ser mais curta e prática que as outras).

Qual a importância do Enade para as instituições?

Professor entregando provas do Enade para turma em sala de aula
Um bom resultado no Enade é uma prova que a instituição de ensino está no caminho certo

Toda instituição de ensino superior deve ter como propósito oferecer uma educação de excelência.

Ou seja, deve trabalhar sempre no sentido de tornar seus cursos cada vez melhores, de modo a entregar ao mercado profissionais de qualidade – e éticos.

Isso implica em formar alunos íntegros, com bons conhecimentos em sua futura área de atuação e também em questões gerais – que, como já explicamos, também caem no exame.

Desse modo, os resultados do Enade são importantes para dar um feedback a essas instituições sobre quão bem sucedidas elas estão sendo em seu propósito.

Claro que, quando uma universidade obtém bons resultados na avaliação, isso impacta positivamente na sua imagem no mercado, tornando-a mais atrativa aos futuros estudantes.

Porém, não se deve encarar o exame ou a qualificação do ensino como ferramentas de marketing.

O fortalecimento da marca da instituição deve ser sempre considerado uma consequência do trabalho bem-feito, e não um fim em si mesmo.

Qual a importância do Enade para a qualidade do ensino?

Estudantes que realizaram prova do enade se formando em universidade
O Enade é uma parte do tripé avaliativo do Inep

O Enade compõe, junto com os processos de Avaliação de Cursos de Graduação e Avaliação Institucional, o que o Inep chama de tripé avaliativo.

Esse tripé é o principal instrumento do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) para conhecer a qualidade dos cursos de instituições de ensino superior do Brasil.

Juntamente com o Questionário do Estudante, os resultados do Enade servem como base para que sejam calculados os indicadores de qualidade da educação superior.

Mais especificamente, são três indicadores:

  • Conceito Enade: uma nota dada ao curso, cujo valor máximo é 5, estabelecida a partir do desempenho dos estudantes
  • Conceito Preliminar de Curso (CPC): um indicador que é atribuído no ano seguinte ao Enade, levando em conta também o valor agregado pelo processo formativo e condições de oferta
  • Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC): diferentemente dos outros dois índices, o IGC avalia a instituição em geral, e não os cursos separadamente.

Como você pode ver, o Ministério da Educação possui vários mecanismos de avaliação, e o Enade é parte fundamental deles.

Os indicadores dos quais falamos ajudam a mensurar a qualidade dos cursos e das universidades brasileiras.

Eles servem para embasar o desenvolvimento de políticas públicas para a educação superior, sempre no sentido de torná-la melhor para os brasileiros.

Quando os indicadores estão baixos, o MEC envia avaliadores à instituição e cogita aplicar medidas administrativas, que podem culminar até mesmo na suspensão da abertura de novas vagas.

Quem deve fazer o Enade?

Uma sala de aula prestando atenção em aula sobre Enade
São várias as áreas de avaliação que estão aptas a participar do Enade

De acordo com o edital do Enade 2022, devem ser inscritos no exame “os estudantes ingressantes e os concluintes habilitados de cursos de bacharelado e superiores de tecnologia vinculados às áreas de avaliação previstas no item 4.1 deste Edital”.

Estudantes ingressantes são aqueles que começaram o curso nesse ano e que, até o último dia do período de retificação de inscrições, tenham completado de 0% a 25% da carga horária mínima do currículo.

Estudantes concluintes de bacharelado são aqueles que, até o último dia do período de retificação de inscrições, não tenham concluído o curso, mas tenham expectativa de concluí-lo até julho de 2023, ou que tenham cumprido 80% ou mais da carga horária mínima do currículo.

Por fim, os concluintes de cursos superiores de tecnologia são aqueles que também não se formaram até o último dia do período de retificação de inscrições, mas esperam se formar até dezembro de 2022 ou cursaram 75% ou mais da carga horária mínima do currículo.

As áreas de avaliação previstas no item 4.1 do edital são as seguintes:

Áreas relativas ao grau de bacharel

  • Administração
  • Administração Pública
  • Ciências Contábeis
  • Ciências Econômicas
  • Comunicação Social (Jornalismo)
  • Comunicação Social (Publicidade e Propaganda)
  • Direito
  • Psicologia
  • Relações Internacionais
  • Secretariado Executivo
  • Serviço Social
  • Teologia
  • Turismo.

Áreas relativas ao grau de tecnólogo

  • Tecnologia em Comércio Exterior
  • Tecnologia em Design de Interiores
  • Tecnologia em Design Gráfico
  • Tecnologia em Design de Moda
  • Tecnologia em Gastronomia
  • Tecnologia em Gestão Comercial
  • Tecnologia em Gestão da Qualidade
  • Tecnologia em Gestão Pública
  • Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
  • Tecnologia em Gestão Financeira
  • Tecnologia em Logística
  • Tecnologia em Marketing
  • Tecnologia em Processos Gerenciais.

Como funcionam as avaliações?

Três amigas estudantes conversando sobre prova do Enade
Estudantes começando e terminando os cursos de graduação prestam o Enade

Embora seja realizado a cada ano, nem todos os cursos superiores são avaliados no Enade.

Na verdade, o exame é feito por ciclos, nos quais o curso passa por uma avaliação a cada três anos.

Como vimos, o teste se divide entre duas áreas principais, a de bacharel e a de tecnólogo.

Ou seja, os cursos avaliados em 2022 – como, por exemplo, tecnólogo em Comércio Exterior – só serão submetidos a uma nova avaliação em 2025.

Em 2023, outros programas serão incluídos no teste.

O que acontece se faltar nas avaliações?

Assim como o não alistamento militar gera multa para quem deixa de fazê-lo no período obrigatório, são previstas sanções para quem deixa de prestar o Enade.

Vale destacar novamente que apenas os alunos selecionados para realizar o exame são obrigados, ainda que ele possa ser feito de forma voluntária.

A punição prevista para quem é escolhido e deixa de fazer a prova é ficar impedido de colar grau e receber o diploma.

Ainda que, em certos casos, alunos consigam na Justiça o direito de colar grau sem ter feito o Enade, nem sempre as decisões são favoráveis.

Portanto, deixar de prestar o exame é um risco desnecessário, já que a instituição de ensino avisa com antecedência quem deverá realizar a prova.

Quando é necessário fazer Enade duas vezes?

O Enade pode ser realizado por alunos que tenham concluído 80% da carga horária dos cursos de bacharelado e 75% dos de nível tecnólogo.

Podem também ser selecionados alunos no início do curso que tenham cumprido com 25% da carga horária.

Isso abre a possibilidade de um aluno fazer o exame duas vezes, caso seja selecionado no início e no final do curso – isso só vai acontecer, é claro, se o mesmo curso voltar a ser avaliado justamente naquele período.

Caso aconteça esta coincidência, o aluno será obrigado a fazer o exame duas vezes e estará sujeito às mesmas sanções em ambos os momentos.

É preciso se inscrever no Enade?

O processo de inscrição dos alunos no Enade cabe exclusivamente à secretaria do curso.

De qualquer forma, é sempre recomendável acessar o portal do exame para verificação ou atualização de dados.

Estudantes que necessitem de atendimento especial no dia do exame também devem informar pelo portal.

Lembrando que dados incorretos podem fazer com que a instituição de ensino e o próprio MEC entendam que o aluno não realizou a prova e, assim, impeçam a colação de grau e a emissão do diploma.

Portanto, o melhor a fazer é sempre conferir os dados cadastrais.

Dá para se formar sem fazer Enade?

Estudante com postura confiante para prova do Enade
Veja os estudantes que precisam fazer a prova do enade

A Lei nº10.861/04 obriga os estudantes selecionados pelas universidades a fazer o Enade.

As exceções a essa regra são os casos de doença comprovada por atestado médico, viagem ou curso realizado no exterior.

Da mesma forma, se a universidade errar no processo de inscrição, o aluno não poderá ser penalizado.

Em casos excepcionais, a Justiça concede liminarmente o direito de se formar sem fazer o exame, embora isso não seja um direito garantido.

Evidentemente, os alunos que não forem selecionados nenhuma vez para fazer o Enade ao longo do curso estão livres dessa obrigação.

A nota do Enade influencia na carreira?

Sim, se considerarmos que o conceito no Enade é usado como parâmetro pelo mercado para avaliar a qualidade de ensino das universidades.

Portanto, quanto mais alto ele for, mais chances de conseguir as melhores vagas de trabalho no menor tempo possível.

O conceito é usado até mesmo como critério de desempate em processos seletivos, já que garante uma forma de avaliação objetiva e isenta.

Portanto, quem é escolhido para fazer o exame tem pela frente uma grande responsabilidade, não só com a instituição de ensino como com a própria carreira.

Como funciona o Enade para cursos EAD?

O ensino a distância também é alvo das avaliações do Inep.

Assim, os alunos dos cursos EAD também deverão realizar o exame, da mesma forma que aqueles matriculados nos cursos presenciais.

Cabe ressaltar que a prova do Enade é sempre presencial, portanto, mesmo os alunos que estudam de forma remota devem comparecer ao local da prova no dia e horário designados.

Lembrando que só são avaliados os cursos EAD devidamente reconhecidos pelo MEC.

Quando vai acontecer o Enade 2022

Em 2022, a data marcada para a realização do Enade é 27 de novembro.

De acordo com o governo federal, o exame avaliará concluintes de 26 cursos de bacharelado e tecnólogos.

O processo de inscrição deve ser feito até 31 de agosto, por meio do Sistema Enade.

Do que é composta a prova do Enade?

Mulher estudando para prova do enade em mesa da biblioteca
Saiba mais sobre a estrutura da prova do enade

O aluno faz a prova, mas quem está sendo avaliado na verdade é a instituição de ensino.

Por essa razão, cada universidade escolhe “a dedo” os alunos que farão o exame, conforme os critérios definidos pelos respectivos conselhos acadêmicos de cada curso.

Porém, isso não significa que o exame não possa ser usado como uma avaliação individual.

Essa é uma boa oportunidade para o aluno consolidar aquilo que aprendeu e, ao mesmo tempo, dar a sua contribuição para melhorar o ensino superior.

Isso sem contar a questão da reputação da sua universidade, que, como vimos, pode ser importante para o currículo.

Por essas e outras razões, é fundamental conhecer a estrutura da prova do Enade para ter uma boa performance.

Confira a seguir as diferentes partes do exame.

Prova

A prova de conhecimentos deve ser realizada em 4 horas, nas quais o aluno terá que responder a um total de 40 questões, como mencionamos anteriormente.

Destas, 10 são relativas a assuntos do Componente Geral, sendo que oito são de múltipla escolha e duas discursivas.

O objetivo é avaliar a capacidade crítica do aluno, bem como suas competências no nível argumentativo e discursivo.

As 30 questões restantes são reservadas para avaliar as competências do curso dentro da área avaliada, dentro do chamado Componente Específico.

Nesta área, serão aplicadas 27 questões de múltipla escolha e três questões discursivas.

Questionário do Estudante

A avaliação do Enade não seria completa sem a coleta de dados dos alunos que realizam as provas.

Para isso, é aplicado o Questionário do Estudante que, segundo o Inep, “tem por objetivo levantar informações que permitam caracterizar o perfil dos estudantes e o contexto de seus processos formativos”.

Composto por 54 questões, ele deve ser preenchido totalmente, servindo para formalizar a participação do estudante no exame, bem como para a regularização de sua situação.

Questionário de Percepção de Prova

Bem mais simples e rápido é o Questionário de Percepção da Prova, usado para que os alunos avaliem o próprio processo de avaliação.

São apenas nove questões, nas quais cada participante responde conforme suas impressões sobre o que achou do exame.

Essa é uma oportunidade dada a todos para colaborar no sentido de aperfeiçoar os métodos de avaliação, além de sugerir melhorias e soluções.

Até porque educação é sempre uma via de mão dupla, em que alunos aprendem e ensinam ao mesmo tempo.

Questionário do Coordenador de curso

Mulher fazendo questionario da prova do Enade
Os profissionais e docentes também são avaliados pelo Enade

A partir do que vimos, o Enade avalia os cursos indiretamente, por meio das respostas dadas pelos alunos no exame e nos questionários.

Por outro lado, essa avaliação também abrange os profissionais e docentes que estão à frente dos cursos.

Assim, cada coordenador recebe um questionário de avaliação, de modo que possa caracterizar o seu perfil e o nível da formação oferecida pelo curso que lidera.

Esse questionário pode ser respondido e enviado online, também pelo site do Enade.

Os coordenadores respondem a 74 questões, das quais 19 são de caráter socioeconômico e relacionadas à prática de coordenação.

As outras 55 servem para avaliar a infraestrutura da instituição, bem como a qualidade dos processos pedagógicos.

Comparativo 2021 e 2020

Em razão da pandemia de Covid-19, o Enade 2020 foi realizado somente em 2021.

Dessa forma, o último resultado disponível é do exame de 2019, no qual foram avaliados 29 cursos de bacharelado e tecnólogo.

Foram apuradas as seguintes notas:

Área de avaliaçãoMédia da formação geralMédia do componente específicoMédia da nota geral
AGRONOMIA39,1954,6250,76
ARQUITETURA E URBANISMO41,7357,153,26
BIOMEDICINA41,5344,0343,41
EDUCAÇÃO FÍSICA (BACHARELADO)33,9452,8248,1
ENFERMAGEM35,9740,5639,41
ENGENHARIA AMBIENTAL45,0743,5543,93
ENGENHARIA CIVIL39,9740,2240,16
ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO45,0935,537,9
ENGENHARIA DE ALIMENTOS47,648,5248,29
ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO43,6435,2337,33
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO3940,6640,25
ENGENHARIA ELÉTRICA40,8429,8732,61
ENGENHARIA FLORESTAL46,2442,7643,63
ENGENHARIA MECÂNICA41,6633,8635,81
ENGENHARIA QUÍMICA47,3336,238,98
FARMÁCIA38,1247,7545,34
FISIOTERAPIA37,838,9138,63
FONOAUDIOLOGIA42,7755,2952,16
MEDICINA53,0861,6459,5
MEDICINA VETERINÁRIA40,5753,0749,95
NUTRIÇÃO39,4350,7847,94
ODONTOLOGIA40,2756,6352,54
ZOOTECNIA39,8141,5541,12
TECNOLOGIA EM AGRONEGÓCIOS33,6148,2844,61
TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA31,8551,1846,35
TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL37,0241,3540,27
TECNOLOGIA EM GESTÃO HOSPITALAR3352,9247,94
TECNOLOGIA EM RADIOLOGIA3448,6144,96
TECNOLOGIA EM SEGURANÇA NO TRABALHO29,0235,0233,52

FIA no Enade

Sala de aula com dúvidas sobre prova do Enade
Levar em conta o resultado do Enade é bastante pertinente ao escolher sua instituição de ensino

A partir de tudo que abordamos aqui, fica claro que, ao escolher uma instituição de ensino superior, você deve levar em conta a nota do Enade.

Caso o seu interesse seja na área da Administração, não é preciso ter dúvidas.

A Fundação Instituto de Administração (FIA) é a única faculdade no país a conquistar nota máxima em todos os indicadores do tripé avaliativo do Sinaes.

Além disso, um levantamento realizado pelo MEC também colocou o curso de Graduação em Administração da FIA em um seleto grupo das melhores do país, no qual estão menos de 2% das faculdades brasileiras.

E tem mais: a FIA se orgulha de ter recebido a melhor nota do Enade na cidade de São Paulo.

É o resultado do esforço de alunos, professores, coordenadores e gestores que trabalham sempre em busca da excelência.

Perguntas frequentes sobre Enade

Com mais de 435 mil estudantes inscritos e mais de 1,2 mil instituições de ensino superior participantes, o Enade é um dos mais importantes eventos do calendário acadêmico brasileiro.

Tamanha abrangência explica as muitas dúvidas sobre o exame, tanto em redes sociais quanto em fóruns sobre educação.

Por isso, fomos em busca das perguntas mais frequentes para que você tenha as respostas em um mesmo lugar.

Confira:

Como se inscrever no Enade?

Não há necessidade de qualquer esforço por parte do aluno para se inscrever no Enade, já que o processo é todo realizado pela instituição de ensino.

Contudo, o aluno pode atualizar seus dados ou solicitar apoio para necessidades especiais no dia do exame.

A nota do Enade sai no diploma?

O conceito Enade só se aplica à universidade/faculdade em nome da qual o aluno faz o exame.

Portanto, a nota não aparece no diploma, tampouco é usada para calcular a média final do curso.

Como funciona a pontuação do Enade?

A prova do Enade é dividida em dois componentes: um de formação geral (FG) e outro de conhecimentos específicos (CE).

A nota final é obtida pela média ponderada em FG, que corresponde a 25%, sendo os 75% restantes da nota reservados para CE.

O Enade é obrigatório?

Sim, o exame é obrigatório para todos os estudantes que forem selecionados.

Os que não comparecerem sem comprovar o motivo ficam impedidos de colar grau e receber o diploma.

O Enade é de quanto em quanto tempo?

O exame é realizado anualmente e, a cada ano, o Inep alterna os cursos, de modo que cada um seja avaliado obrigatoriamente a cada três anos.

Conclusão

Como vimos ao longo deste artigo, o Enade é um exame muito importante para avaliar a qualidade dos cursos de graduação no país.

Ele ajuda o poder público a traçar um panorama sobre o ensino das instituições de educação superior.

Também é uma ótima maneira de os futuros alunos embasarem melhor a sua decisão no momento de escolher em qual instituição estudar.

Quando a área desejada é Administração, você já sabe: o curso de graduação da FIA tem a nota máxima e é considerado o melhor do Brasil no ramo.

É um sinal inequívoco de que os alunos que cursam Administração na FIA têm ótimos conhecimentos específicos e gerais.

Faça agora mesmo sua inscrição para o próximo vestibular ou, para saber mais, deixe um comentário abaixo ou entre em contato conosco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEM TEMPO PARA LER AGORA?
Sobre a FIA Business School:

Com um olhar sempre no futuro, desenvolvemos e disseminamos conhecimentos de teorias e métodos de Administração de Empresas, aperfeiçoando o desempenho das instituições brasileiras através de três linhas básicas de atividade: Educação Executiva, Pesquisa e Consultoria.

CATEGORIAS
POSTS EM DESTAQUE
FIQUE POR DENTRO!

Condições de parcelamento

Valor do curso

Valor do curso para empresa parceira

à vista

R$ 42.900,00

R$ 30.030,00

12 x

R$ 3.694,00

R$ 2.585,65

18 x

R$ 2.507,00

R$ 1.754,51

24 x

R$ 1.914,00

R$ 1.339,21

30 x

R$ 1.558,00

R$ 1.090,24

Condições de parcelamento

Valor do curso

Valor do curso para empresa parceira

à vista

R$ 45.400,00

R$ 31.780,00

12 x

R$ 3.910,00

R$ 2.736,33

18 x

R$ 2.653,00

R$ 1.856,76

24 x

R$ 2.025,00

R$ 1.417,25

30 x

R$ 1.649,00

R$ 1.153,78