A administração é a prática de planejar, organizar, dirigir e controlar recursos, sejam eles humanos, financeiros ou materiais.
Envolve a tomada de decisões estratégicas, a otimização de processos e a liderança de equipes, visando alcançar metas e objetivos organizacionais de maneira eficiente e eficaz.
Uma carreira em Administração de Empresas está sempre em evidência e seu curso é um dos mais concorridos em universidades brasileiras.
Isso acontece porque se trata de uma opção bastante ampla, tanto no sentido de formação — com disciplinas que englobam os campos de humanas e exatas — quanto em relação às possibilidades de atuação.
Então, se você tem dúvida sobre o curso de Administração e onde poder trabalhar, saiba que oportunidades não vão faltar.
Mas será que tem o perfil profissional indicado para isso?
É o que vai descobrir a partir de agora, neste guia que vai muito além de explorar o conceito de administração.
Vamos explicar como é o curso e com o que se trabalha na administração de empresas.
Também falar sobre as áreas de atuação, cargos, salários, mercado de trabalho e habilidades desejadas de um bom administrador.
Avance na leitura para saber tudo sobre administração nos seguintes tópicos:
Se o tema é do seu interesse, continue lendo!
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O curso de Administração é geralmente oferecido como bacharelado, com duração média de quatro anos.
Esse período é dividido em oito semestres, com uma carga horária mínima de 3 mil horas/aula definida pelo Ministério da Educação.
Porém, também é possível encontrá-lo no formato tecnólogo ou nível médio técnico.
O que difere os tipos, além do tempo de duração, é o foco.
Enquanto o bacharelado é mais completo e forma especialistas para cargos de funções distintas, o curso com viés técnicoprepara profissionais para ocupações operacionais.
Lembrando que a Administração também pode ser cursada a distância, no formato EAD.
A graduação combina disciplinas de Ciências Humanas e Exatas, com aplicação teórica e prática.
Entre as básicas, destacam-se Teoria da Administração, Contabilidade e Economia.
É uma das formações mais procuradas pelos estudantes brasileiros, não só por aqueles que sonham em abrir a própria empresa.
Um curso de Administração fornece subsídios para que o profissional consiga gerenciar negócios de todos os tipos, possibilitando uma visão sistêmica dos processos organizacionais.
Com isso, o futuro profissional aprende a executar ações de planejamento, organização e controle.
E ainda desenvolve a capacidade de tomada de decisão, muito importante para uma empresa eficiente e produtiva, assim como socialmente responsável.
Além de adquirir conhecimentos sólidos em psicologia, gestão estratégica e processos, o aluno também absorve conceitos de matemática e finanças, entre outras matérias.
Por essa razão é que o profissional de Administração encontra muitas possibilidades de atuação.
Como se não bastasse a diversidade de ramos, ele também pode seguir carreira em departamentos diferentes, como financeiro, marketing, logística, recursos humanos, produção e tecnologia da informação, entre outros.
Para obter o diploma, normalmente, são exigidos o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) e o estágio supervisionado.
Depois de saber como é o curso de Administração, ainda resta dúvidas sobre as razões para escolher essa graduação?
Sabemos bem que o término do Ensino Médio gera muitas incertezas e que são muitas as opções nas faculdades, mas essa formação tem tudo para fazer a diferença na sua vida profissional.
Saiba por que estudar Administração em oito motivos:
A multidisciplinaridade permite que você seja mais do que um administrador, mas um gestor de negócios pronto para driblar qualquer tipo de crise e construir uma trajetória de sucesso.
Essa é uma vantagem que te diferencia de milhares de pessoas no mercado de trabalho.
Além disso, ter um perfil generalista é muito bem-vindo para as empresas, que carecem urgentemente de profissionais qualificados.
Tendo em vista a aprendizagem de várias disciplinas diferentes, o reconhecimento para o profissional de administração é enorme no mercado de trabalho.
Se você se dedicar, desenvolver uma carreira sólida, ter foco e buscar evoluir o tempo todo, tem boas chances de assegurar um bom emprego e conquistar ótimos salários, tendo em vista a valorização do administrador no cenário atual.
Outra grande vantagem encontrada no curso é o despertar da ânsia de desenvolver um negócio relevante para milhares de pessoas.
Não à toa, muitos administradores se tornam donos de grandes startups que começaram apenas com uma ideia, uma simples solução para um problema encontrado na sociedade.
O empreendedorismo é inerente ao DNA do administrador e faz com que você tenha a ambição necessária para arriscar, dar o próximo passo e revolucionar a vida das pessoas de alguma maneira.
Exercer cargos de liderança demanda uma responsabilidade que os profissionais de administração sabem tirar de letra.
O desenvolvimento dessa aptidão permite construir um ambiente estruturado, avaliar os riscos de negócio, obter capacidades críticas e primar para que os processos sejam conduzidos com disciplina.
O curso dá o know-how para agir melhor e impor respeito perante os demais, porém, lembre-se de que é essencial não confundir autoridade com arrogância, e sim mostrar uma ascensão natural para comandar e gerenciar as pessoas.
A formação em Administração dá totais condições para exercer um cargo público ou privado não só no Brasil, mas em qualquer parte do mundo.
Você terá noções a respeito do comércio exterior, de como funciona a internacionalização das empresas, de conceitos comerciais, de análises dos mais variados cenários de exportação, entre outros aspectos.
A carreira internacional só tem a abrilhantar o seu currículo e fazer com que seja uma pessoa requisitada em qualquer lugar que esteja.
Outro atrativo para cursar administração é a oportunidade de conquistar vagas em concursos, pois o conhecimento adquirido faz com que você assimile melhor as matérias pedidas nos editais.
Também o fato de ter o Ensino Superior no currículo permite que você se credencie para vagas com salários maiores.
Sempre lembrando que trabalhar no setor público garante diversos benefícios, como a estabilidade financeira e uma boa aposentadoria.
O estímulo à criatividade é um dos pontos cruciais no curso, pois será estimulado a pensar diferente dos demais, a fazer algo que traga impacto para a sua vida, dos seus familiares, do bairro em que mora, assim por diante.
De maneira geral, você terá a expertise de agir no molde do design thinking, em que os processos são vistos com o foco na qualidade e sempre buscando soluções para um problema específico.
A interdisciplinaridade do curso permite que os alunos tenham o know-how necessário para lidar com diversas contas a administrar.
É o caso de cálculos de rentabilidade, índices de estrutura de capital, valores associados à capacidade produtiva, entre outros aspectos relevantes.
Isso acaba sendo de grande importância em setores como bancos, empresas de tecnologia, na área de esportes e muitas outras.
Conforme você entende com o que se trabalha na administração de empresas, fica claro que algumas competências e habilidades são inegociáveis.
Ou seja, ser um bom administrador exige que você invista no seu desenvolvimento pessoal e desenvolva hard e soft skills que farão toda a diferença na sua atuação.
Comentamos sobre algumas delas abaixo.
Um administrador de sucesso sabe que precisa evoluir.
Mesmo que não tenha todas as principais habilidades técnicas e comportamentais, ele pode trabalhar para aprimorá-las ou mesmo desenvolvê-las.
As mais valorizadas são:
Ainda neste texto, vamos trazer mais detalhes sobre as áreas nas quais um administrador pode atuar.
Neste momento, vale destacar que estar preparado para ocupar diferentes posições é uma característica inerente aos bons profissionais.
Não apenas cargos, mas também trabalhar em áreas diversas.
Durante a sua carreira, você pode ser chamado a atuar na gestão de pessoas, de marketing, de finanças e muitas outras.
Você tem esse perfil volátil ou precisa explorar outras competências?
Isso nos leva ao próximo elemento imprescindível no perfil do administrador: a busca por se manter atualizado.
Para se enquadrar no perfil do profissional de administração, a atualização constante é mais que necessária.
Além da graduação, que é extremamente importante, a busca por especializações também amplia as possibilidades de atuação.
É como falamos antes: você pode estar atuando como gestor financeiro e receber uma proposta para migrar para a gestão hospitalar.
Vai deixar passar ou prefere buscar o que é necessário para alçar voos maiores na carreira?
Um bom curso de Administração tem uma grade curricular diversificada, sem abrir mão do conteúdo específico de qualidade.
O aluno deve estar preparado para participar de disciplinas que envolvem os números, além daquelas voltadas à área de Humanas.
Em muitas disciplinas, há trabalhos práticos que simulam tarefas que o futuro administrador irá desempenhar em seu ofício.
Ao mesmo tempo, o aluno recorre à fonte de conhecimento dos grandes teóricos da administração clássica e moderna.
Veja a seguir detalhes sobre algumas das principais áreas que o curso engloba.
O administrador precisa ter a capacidade de conduzir um projeto (com o planejamento e acompanhamento de seu andamento), mas também gerir processos do dia a dia.
É o caso de compra de insumos, controle de estoque, processo produtivo, supply chain e logística, entre outros.
O aluno do curso de Administração aprende a conduzir processos de recrutamento, seleção, retenção de talentos, desenvolvimento de pessoas, desligamento, definição de planos de carreiras e outras atividades ligadas à gestão de pessoas.
Nenhum bom administrador é negligente com as finanças da organização em que atua.
Por isso, o aluno aprende conceitos da gestão financeira (como o fluxo de caixa) e também da gestão tributária.
O marketing não é apenas publicidade e ações de comunicação.
Ele abrange todas as ações que uma empresa toma para vender mais e construir uma imagem positiva perante o mercado.
E o aluno do curso de Administração aprende sobre isso também.
Não representa uma área específica dentro da empresa, mas os administradores de destaque são aqueles que pensam estrategicamente, antecipando problemas e oportunidades.
O aluno de um curso de Administração é estimulado a desenvolver essa aptidão.
Uma das estratégias usadas por alunos para reduzir o impacto dos investimentos no curso de Administração é buscar por uma vaga em cursos que não sejam presenciais.
Entre as modalidades mais procuradas está a de Ensino a Distância (EaD), na qual o curso de Administração é o mais procurado, como revela uma pesquisa da ABMES.
O curso de ADM modalidade EaD responde por 12% do total dos estudantes em busca de um curso de graduação.
Há ainda os cursos híbridos, nos quais as aulas presenciais são intercaladas com os encontros online.
Essa é uma alternativa para quem quer aliar o menor investimento com a possibilidade de ampliar o networking durante a graduação.
Lembrando ainda, como explicamos antes, que um curso de Administração também pode ser realizado nos níveis tecnólogo e técnico — este último simultaneamente ao Ensino Médio.
É preciso desmistificar o equívoco comum de que o curso pertence ao campo das Ciências Exatas.
Na verdade, o foco do administrador é lidar com todos os recursos de uma empresa, tanto os financeiros e materiais quanto os humanos.
É também papel dele traçar estratégias e gerenciar o cotidiano empresarial — o que inclui as equipes de trabalho —, elaborando políticas internas para melhorar os resultados do negócio.
Sendo assim, como pode um administrador fazer tudo isso com eficiência sem um embasamento no comportamento humano?
O capital mais precioso de uma empresa é o colaborador, e não o financeiro.
São justamente as pessoas as responsáveis por manter a engrenagem da organização funcionando, executando suas funções e desenvolvendo os produtos e/ou serviços.
Para colaborar com o bom funcionamento de qualquer companhia, é papel do administrador buscar um entrosamento entre os times e estruturas internas — por isso, a formação inclui também um aprofundamento em áreas como política, economia e sociedade.
Um curso de bacharelado em Administração tem valores bastante variáveis, dependendo da modalidade e da instituição de ensino escolhida.
Na formação presencial, por exemplo, é possível encontrar opções cuja mensalidade varia entre R$ 500 e quase R$ 3 mil.
Já no formato EAD, o investimento costuma ser mais em conta, a partir de R$ 300, aproximadamente.
Sempre lembrando que o aspecto custo é apenas um que deve ser considerado na definição da sua carreira e na escolha da faculdade.
E no caso da profissão de administrador, com tantas portas abertas para bons empregos e salários, trata-se de um ótimo investimento no futuro.
Como administrador formado, você terá grandes chances de ter o retorno sobre o que pagou ao longo do curso dentro de um período relativamente curto.
Quem define os padrões e fiscaliza a qualidade da oferta de cursos de nível superior no Brasil é o Ministério da Educação (MEC).
Segundo a sua regulamentação, a carga horária mínima para o curso de Administração (bacharelado) é de 3 mil horas distribuídas em 4 anos — ou seja, 8 períodos.
Entre essas horas estabelecidas, estão incluídas também as atividades complementares, como a participação em workshops, seminários e palestras, bem como o estágio supervisionado e o TCC.
Quem faz Administração trabalha com o que, afinal?
Essa é uma dúvida comum entre aqueles que estão definindo os rumos de suas carreiras.
A boa notícia é que, nesta área, não faltam oportunidades de trabalho.
Já destacamos esse diferencial ao explicar como é o curso de Administração. Agora, é o momento de conhecer melhor as áreas onde o graduado pode atuar.
Acompanhe!
O administrador voltado ao RH responde pelo relacionamento entre organização e times de trabalho.
Esse profissional também poderá gerenciar admissões e demissões, lidar com a política de cargos, salários e benefícios empresariais, administrar a agenda de impostos e cobrança de clientes, definir planos de carreira para as posições existentes, entre várias outras funções.
Outra opção bastante buscada pelos graduados no curso de Administração é trabalhar no setor financeiro, cuidando, como o próprio nome já indica, das finanças de uma instituição.
É papel desse profissional gerenciar os recursos disponíveis de forma eficiente, lidando com pagamentos e recebimentos, agenda de impostos, cobranças de clientes, etc.
Na verdade, são várias as tarefas possíveis dentro desse setor.
O administrador financeiro pode também fazer análises do mercado de capitais e de câmbio, de crédito e risco, além da controladoria.
Quando pensamos em marketing, instantaneamente o associamos à comunicação, não é verdade?
Contudo, o que alguns ainda não sabem é que muito do trabalho feito nesse campo pode ser realizado por alguém que se formou em Administração.
O profissional pode atuar na definição dos objetivos a serem alcançados com cada projeto, bem como em sua avaliação e vigência.
Também cabe ao administrador entender o público-alvo da empresa, como atingi-lo e como manter um bom relacionamento com ele.
Outras atribuições do administrador que trabalha com marketing são a identificação de oportunidades para que os times de marketing possam explorar o crescimento da marca e sua contribuição com maneiras de manter positiva a imagem da empresa perante o mercado.
O objetivo da logística é se preocupar com todos os aspectos referentes à cadeia de suprimentos, desde a aquisição da matéria-prima à estocagem, armazenamento e distribuição de produtos.
Esse trabalho pode ser mais bem executado quando realizado junto aos profissionais de Administração.
O administrador dessa área deve também levar em conta fatores como transporte, canais de distribuição, administração do fluxo produtivo da empresa, entre vários outros.
Como você já deve ter percebido até aqui, contar com uma visão estratégica é um requisito importante para quem escolhe o curso de Administração.
Mas, o que será que essa habilidade significa mesmo na prática? Você já parou para pensar?
Trata-se da preparação para identificar falhas e oportunidades no momento certo — e é isso que faz o administrador que trabalha na área de gestão estratégica.
Dessa forma, o profissional deve ser capaz de compreender os principais aspectos da empresa para poder elaborar planos acertados para que as metas sejam atingidas.
Isso envolve projetos de melhorias, ética empresarial e responsabilidade social, por exemplo.
A auditoria é o processo que corresponde à revisão e à análise dos procedimentos de uma empresa.
Nela, o profissional tem como principal função verificar se o sistema financeiro, bem como as suas demais operações e projetos, estão sendo cumpridos conforme o planejado.
A auditoria é extremamente importante, pois garante a fidelidade dos registros, abrangendo todos os segmentos da organização e verificando se ela está atuando de forma correta quanto à legislação vigente.
Uma dica: trata-se de uma área que, atualmente, está bastante em alta, assim como a consultoria.
O objetivo da consultoria é propor soluções eficazes e estratégias que colaboram com o bom funcionamento de um negócio.
Com o seu conhecimento e expertise, o administrador que atua no campo permite que as empresas empreguem os seus recursos de forma adequada, possibilitando o desenvolvimento de seus projetos e maximizando resultados rentáveis.
Além dessas possibilidades detalhadas acima, podemos citar as seguintes:
Os salários de administradores variam de acordo com a função que exercem e com o cargo que ocupam.
Ou seja, quanto mais experiente e qualificado o profissional for, melhor é a sua remuneração.
De qualquer forma, listamos abaixo as áreas mais bem pagas do momento e buscamos o salário médio de nível gerencial registrado no site Glassdoor.
Importante esclarecer que a ferramenta informa valores a partir de informações repassadas pelos próprios usuários em todo o país.
Acompanhe!
Por conta do mercado cada vez mais competitivo, os profissionais que desempenham essa função têm sido muito requisitados pelas organizações.
A média do salário de um gerente financeiro no Brasil, por exemplo, segundo o Glassdoor, é de R$ 38.900.
No entanto, existem remunerações registradas no site de até R$ 71.250.
O profissional de administração que escolhe seguir pelo caminho do marketing encontra muitas oportunidades de trabalho.
No Glassdoor, a média salarial de um gerente de marketing é de R$ 40.000, podendo chegar até R$ 70.000.
Outra área que está em alta, a TI é também uma das mais promissoras.
Segundo dados do Glassdoor, um gerente de TI recebe R$ 44.500 em média, enquanto o salário mais alto informado à plataforma é de R$ 70.000.
Na carreira em Administração, também pode surgir um excelente administrador de vendas.
Afinal, além de ter conhecimento técnico sobre os processos, ele têm a visão do negócio como um todo.
No Brasil, um gerente de vendas ganha, em média, R$ 32.450.
Mas, no site Glassdoor, existem remunerações registradas no valor de R$ 60.000.
Em meio a tanta tecnologia, a área de Recursos Humanos ainda tem seu espaço – e ele segue sendo fundamental.
Segundo o Glassdoor, o gerente de Recursos Humanos recebe em torno de R$ 49.000 por mês, em média.
Já o salário mais alto informado no site é de R$ 72.500.
Mais uma área que desponta por conta da alta competitividade do mercado é a de auditoria.
A média salarial de um gerente de auditoria no Brasil, segundo o site Glassdoor, é de R$ 10.000.
Já o maior salário informado por lá foi de R$ 17.461.
De acordo com o Censo da Educação Superior 2021, do Ministério da Educação, há mais de 1 milhão de alunos matriculados em cursos de Administração e Gestão no Brasil.
Os números o colocam como a graduação mais concorrida do país.
Você pode se assustar e pensar que isso significa que, ao se graduar, vai competir com um grande número de pessoas.
É verdade, mas não se esqueça do que destacamos antes: o mercado de trabalho para o administrador é muito amplo.
Seja qual for o produto ou serviço que uma empresa faça, para que ela funcione e gere valor a seus clientes, precisa que sejam cumpridas tarefas administrativas.
No fim, a relação entre profissionais no mercado e oportunidades de trabalho ainda é muito boa para os estudantes de administração.
E conforme você avança na carreira, os salários também acompanham esse movimento.
Por isso, conhecer os detalhes de cada uma dessas etapas ajuda, inclusive, a planejar a trajetória profissional e a definir âncoras de carreira.
Embora não seja tudo, a remuneração e a empregabilidade continuam sendo norteadoras, afinal, ninguém quer fazer uma faculdade para não trabalhar na área de escolha, certo?
Confira a seguir o raio-X que fizemos do mercado de trabalho para quem é bacharel em ADM no Brasil.
Os programas de trainee são utilizados pelas empresas como meio de inserção de jovens recém-formados no mercado, tendo em vista o exercício de cargos de liderança no futuro.
Essa é uma porta de entrada para quem se forma em ADM.
Em geral, são programas de curta e média duração, podendo se estender por no máximo dois anos consecutivos.
Nesse período, o profissional com pouca experiência vai sendo moldado pela empresa para exercer funções de liderança, conforme a necessidade e a demanda dentro dos seus setores.
Por ser um estágio inicial, as médias salariais são mais baixas, mas não menos atrativas.
No site Educa Mais, são informadas também as médias considerando o porte da empresa:
Uma vez que você tenha concluído o programa de trainee, entrará em um novo estágio da carreira, no qual passa a ser conhecido como um profissional Júnior.
Nessa categoria, encontram-se os administradores com até cinco anos de experiência, independentemente da especialização.
Logo, um gestor de RH que esteja há 5 anos na função será Júnior da mesma forma que um administrador na área de logística.
Vale frisar que essa classificação não é rígida.
Dependendo do cargo que a pessoa ocupa, ela pode ser considerada como Júnior, mesmo que tenha mais de 5 anos de experiência.
Como é de se esperar, as médias salariais para essa classe de profissionais são um pouco mais altas, se comparado aos trainees.
No Educa Mais, são informadas as seguintes médias por tipo de empresa:
Se a trajetória seguir o “script” do mercado, depois de cinco anos, o profissional passa a ter um amplo domínio sobre o conceito de administração e suas práticas.
Então, começa a exercer funções de maior responsabilidade, nas quais estará à frente não só de pessoas, mas também envolvido nas decisões das empresas.
Nessa etapa, já não há espaço para erros que, enquanto parte do processo de aprendizagem, devem ser cometidos nas etapas anteriores.
Aqui, é hora de fazer valer a experiência e os conhecimentos adquiridos, a fim de gerar resultados consistentes.
Não surpreende, portanto, que as médias salariais sejam mais altas para esse tipo de profissional.
No Educa Mais, as médias apuradas, conforme o tamanho da empresa, são de:
Por sua vez, os profissionais sênior são os que cruzaram a barreira dos dez anos de experiência profissional, embora haja variações.
Nessa fase da carreira, você já estará tomando decisões sobre assuntos complexos, que demandam muito preparo e elevada performance.
A tabela do Educa Mais indica as seguintes médias por tamanho da empresa:
Finalmente, na última ponta da carreira em ADM estão os profissionais masters, aqueles que sabem tudo sobre administração.
Nessa altura do campeonato, você estará apto a liderar empresas inteiras, assim como montar negócios do zero com maestria.
Veja abaixo as faixas médias de salário de acordo com o porte da empresa:
Você já sabe que o desenvolvimento de habilidades valorizadas pelo mercado é imprescindível ao bom administrador, pois destacamos isso anteriormente.
Mas quais são as soft skills inerentes ao seu trabalho, aquelas que você precisa desenvolver obrigatoriamente no dia a dia?
É sobre elas que falamos agora!
No mundo dinâmico da administração, a capacidade de tomar decisões assertivas é fundamental.
Administradores são constantemente confrontados com situações que exigem escolhas rápidas, por vezes com informações limitadas e sob pressão.
Aprender a tomar decisões não se refere apenas à escolha em si, mas à maneira como essas decisões são informadas, avaliadas e implementadas.
Um bom administrador deve ser capaz de analisar criticamente as informações disponíveis.
Isso envolve entender quais dados são relevantes e quais podem ser descartados.
A habilidade de síntese também ganha destaque aqui.
Além disso, em muitos casos, os administradores devem agir com base em probabilidades e estimativas.
Isso requer uma combinação de confiança e humildade, sabendo quando seguir sua intuição e quando buscar conselhos.
Vale ainda destacar a capacidade de antever consequências.
Considerar os impactos a curto e longo prazo, assim como as implicações para diferentes stakeholders, faz parte do processo decisório.
E tudo isso culmina em assumir a responsabilidade pelas consequências, sejam elas positivas ou negativas.
Aprender com erros e acertos, adaptando-se e refinando o processo de tomada de decisão ao longo do tempo, é o que diferencia os grandes líderes.
Como não poderia deixar de ser, entre as mais relevantes habilidades de um administrador, promover uma boa comunicação é, talvez, a maior delas.
Seja ela manifestada na forma escrita, verbal ou gestual.
Afinal, o modo com o qual o gestor desenvolve a sua comunicação em muito reflete no entendimento da equipe, na adesão ao que é proposto e no relacionamento com os diferentes níveis da empresa.
Ou seja, exercer uma comunicação clara otimiza o tráfego de informações, contribui para um clima organizacional melhor e otimiza as ações do gestor e das equipes envolvidas.
Para ilustrar, o administrador tem papel similar ao de um equipamento GPS, já que deve definir não apenas o destino, mas principalmente a trajetória que deve ser percorrida para alcançá-lo.
E, no caso desse profissional, a principal ferramenta para esse fim é a comunicação.
Para isso, entre as habilidades de um administrador que são esperadas na área de comunicação, cabe destacar a capacidade de se expressar de forma clara e persuasiva para interagir do modo mais produtivo possível com todos os envolvidos.
Agindo assim, é capaz de convencer acionistas, acordar melhores preços com fornecedores, conquistar clientes e cativar os colaboradores.
Por isso, se você deseja exercer uma gestão melhor, a comunicação é um ótimo ponto de partida.
É impossível pensar em uma empresa, não importa o ramo em que atue ou nicho de mercado, e não pensar nos colaboradores envolvidos.
Afinal, por melhores que sejam os líderes, eles nada podem fazer sem uma equipe competente.
Isso explica a necessidade de ser capaz de desenvolver pessoas e talentos.
Com isso, os resultados do negócio são potencializados, se conquista maior engajamento dos colaboradores e se cultiva um ambiente de trabalho mais agradável.
Não importa se atualmente as organizações estão mais horizontais, fazendo com que os gestores atuem, pontualmente, em níveis mais baixos.
Ainda assim, os líderes continuam dependendo do pessoal operacional para alcançar aquilo que desejam.
Por isso, entre as habilidades de um gestor, mostrar ser capaz de desenvolver seus subordinados, ajudá-los a crescer tecnicamente e também movê-los a atuar com excelência é importantíssimo.
Afinal, mais do que um chefe, o administrador precisa agir como um verdadeiro mentor: deve ser capaz de apresentar uma ideia, projeto, meta ou objetivo; cativar os envolvidos; incentivar a autonomia, delegando tarefas e acompanhar e estimular o desempenho de cada um.
Um bom administrador é aquele que se mantém em constante atualização.
Isso porque é natural que os métodos eficientes de agora não sejam os mais adequados para atingir os objetivos de amanhã.
É possível se atualizar por meio de pesquisas na internet, consulta a fontes confiáveis e investimentos em cursos regulares para melhorar a performance profissional.
Não é à toa que as organizações priorizam a contratação de líderes que apresentam não só relevante experiência profissional, mas também uma sólida e constante atualização, evidenciada por cursos e certificações.
O ganho com um bom planejamento é muito evidente.
Ele pode ser observado, principalmente, em países como o Japão, Alemanha e Estados Unidos, onde existe uma cultura de planejamento bem solidificada.
Planejar envolve conhecer bem o contexto no qual a empresa está inserida, determinar objetivos e metas para curto, médio e longo prazo e mapear todas as variáveis que podem afetar negativamente o resultado (riscos) e aquelas que podem ser benéficas (oportunidades).
Tamanha é a importância que o planejamento exerce no sucesso de uma companhia que a ausência dele é uma das principais razões para a falência, subutilização de recursos e desperdício de capital das empresas brasileiras.
E nem é preciso estatística para se chegar a essa conclusão, afinal, um empreendimento que abre as portas e fecha em poucos anos ou que não dá lucro só pode ser resultado de falta de planejamento.
Paralelamente à capacidade de planejar, é preciso saber interpretar dados estatísticos e indicadores, realizar cálculos e estimativas de tempo e custo.
Isso porque a tomada de decisão deve se basear em dados objetivos, não em especulações ou meras opiniões.
Do contrário, a empresa ficaria totalmente vulnerável aos concorrentes e oscilações do mercado.
E quando falamos em analisar números, não se trata apenas de interpretar um balanço patrimonial ou estruturar o fluxo de caixa, mas sim enxergar além do que os números demonstram.
Por exemplo, os melhores gestores sabem bem o melhor momento de investir, a forma de fazê-lo, as iniciativas mais certeiras para a redução de gastos e as melhores estratégias para potencializar os lucros.
Tudo isso apenas ao analisar números gerados pela empresa e coletados no mercado.
Como é de se esperar, um líder não pode se acomodar a um determinado contexto, mas sim manter-se atento às oscilações de mercado, ser criativo e enxergar oportunidades de maneira visionária.
É preciso observar como se comportam os clientes, se há potenciais de melhoria nos processos internos da organização e estudar novas formas de elevar a eficiência do negócio.
Ao cultivar essa postura estratégica, a empresa alavanca seus resultados, fica menos exposta às ameaças de concorrentes e é capaz de enfrentar com vigor contextos de crise.
Como em qualquer outra área, há muitas ideias comuns sobre a administração que, na realidade, não são bem assim.
A seguir, falamos sobre 7 mitos sobre o assunto e explicamos qual é a verdade.
Não necessariamente.
Como ressaltamos ao longo do artigo, o curso de administração prepara o aluno para atuar em diferentes áreas de uma organização.
Talvez você já tenha ouvido que “quem não sabe qual curso escolher no vestibular acaba optando por administração”.
Esse é um preconceito que se deve justamente ao fato de que é um curso que permite muitas possibilidades.
E isso deveria ser considerado um ponto positivo, não negativo.
Precisa mesmo.
Se você não domina o idioma, prepare-se para correr atrás, porque esse não é mais um diferencial, e sim um pré-requisito no currículo do administrador.
Para os que desejam atuar em uma multinacional, recomendamos também investir em outro idioma, como espanhol, alemão e/ou mandarim (já que a China está prestes a se tornar a maior economia do mundo).
Não é verdade. Há muita teoria também.
E esse tipo de conhecimento é fundamental para a formação do administrador, pois as teorias se originaram de estudos sobre as práticas organizacionais.
Calma lá, o diploma de administração não garante, por si só, o sucesso financeiro.
Ele apenas dá as ferramentas necessárias para que o profissional se destaque.
Mas os resultados vão depender de seus méritos, de que uso fará dessas ferramentas.
O administrador costuma assumir muitas responsabilidades na organização em que trabalha.
Mas não tenha medo de que isso afetará sua vida pessoal.
Como as possibilidades são diversas, não é difícil encontrar uma empresa com grande preocupação com o bem-estar de seus colaboradores.
Como a formação em administração engloba o conhecimento de várias áreas, há quem pense que não precisa mais estudar.
A realidade é que todo profissional deve continuar estudando, se especializando e adquirindo novos conhecimentos, pois o mercado é dinâmico demais e sempre há o risco de ser deixado para trás.
Optar por uma boa instituição de ensino, focada sempre no futuro e na qualidade da educação deve ser uma busca prioritária na sua carreira.
Afinal, ingressar em um curso de nível superior é um passo marcante na vida de qualquer pessoa, que se tornará preparada e terá os conhecimentos necessários para traçar uma carreira de sucesso.
Justamente por esse motivo, é necessário pesquisar bem sobre a excelência da instituição, seja ela pública ou privada.
O primeiro passo é checar se ela é credenciada pelo MEC, e o futuro aluno deve ter em mente o peso desse aspecto.
Isso porque seu investimento em uma boa formação pode ser prejudicado ao optar por uma faculdade não reconhecida ou até mesmo mal avaliada pelo órgão, tanto na modalidade presencial quanto na a distância.
Outros fatores que também devem constar no momento da escolha incluem:
É por isso que quem pesquisa e compara escolhe a FIA Business School, uma das instituições no Brasil com melhor avaliação nos principais rankings nacionais e internacionais.
Com todas as razões listadas neste artigo, você não deve ter mais dúvidas sobre seguir a carreira em Administração.
Além de ampla, ela é sólida, porque acompanha as transformações do mercado, sem deixar de ser uma profissão relevante.
Se você, de fato, deseja ingressar nessa área, escolha o curso de graduação em Administração da FIA.
Ela é formatada sob a ótica da ética, da responsabilidade social e da internacionalização.
São características que conferem ainda mais reconhecimento.
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