habilidades profissionais mais buscadas

19 ago 19

Descubra agora quais são as 6 habilidades profissionais mais buscadas

Saber quais são as habilidades profissionais mais buscadas e cotadas pelas empresas é peça-chave para alcançar a posição desejada em meio a um cenário desafiador. O que queremos dizer é que o mercado de trabalho, além de exigente, é extremamente dinâmico: ou seja, as demandas de alguns anos atrás não são as mesmas de hoje — e aquele que não acompanhar essas transformações, sabendo aplicá-las em seu cotidiano de trabalho, corre o risco de se tornar pouco visado.

Ainda que cada área tenha as suas especificidades, existem habilidades essenciais aos mais diferentes perfis de colaborador. O melhor de tudo é que, caso você não conte com alguma delas, é perfeitamente possível desenvolvê-las, trabalhando para ser um profissional cada vez mais alinhado às demandas atuais.

Quer entender melhor sobre o que estamos falando? Então, continue conosco na leitura do post e veja, abaixo, as 6 habilidades profissionais mais buscadas atualmente!

1. Proatividade

Um profissional proativo é aquele que não espera receber ordens de terceiros para cumprir com seus afazeres ou até mesmo ir além do que é proposto, trazendo novidade e inovação. Contudo, não se engane: isso não quer dizer que ele simplesmente sai fazendo o que bem entender. Pelo contrário: o colaborador que conta com essa habilidade compreende que deve pensar bem antes de agir e sabe identificar oportunidades.

Outra vantagem do profissional com essa característica — que, inclusive, o torna ainda mais apreciado pelas empresas — é que ele consegue se antecipar aos problemas que podem surgir no trabalho e agir prontamente a eles, buscando sempre a solução e não ressaltando o contratempo em si. Por esses motivos, tem tudo para seguir uma carreira promissora.

2. Resiliência

Essa é uma habilidade que, nos últimos anos, vem ganhado cada vez mais força e significado no mundo corporativo. Acima, comentamos como o profissional proativo é consegue agir prontamente às adversidades. Na verdade, isso também tem muito a ver com a resiliência: capacidade de superar mudanças (nem sempre positivas) sem perder a motivação e sempre aprender com as fases difíceis.

É fácil perceber por que a resiliência é muito apreciada pelos contratantes: o dia a dia corporativo não é algo estático, incapaz de ser afetado por contratempos. Nesses momentos complicados, é sempre bom contar com um colaborador que sabe controlar a pressão da situação sem deixar que isso afete a sua produtividade e estado emocional. Com o fim da turbulência, ele permanecerá executando um bom trabalho e, ainda por cima, conseguirá tirar boas lições que o auxiliarão a ser um profissional ainda melhor.

3. Criatividade

Para que uma empresa se destaque perante a concorrência, é preciso que ela desenvolva uma solução ou produto diferenciado, não concorda? Acontece que isso só é possível quando ela tem em seu time profissionais criativos, capazes de inovar e trazer novidade. Justamente por isso a criatividade é e sempre uma habilidade tão importante no universo corporativo.

Mas, não pense que a criatividade é útil apenas no sentido de ter ideias que agregam à proposta da organização. Um profissional criativo também usa essa habilidade para ser mais produtivo em seu dia a dia de trabalho, contornar problemas de formas diferentes e até mesmo identificar oportunidades de melhorias.

4. Trabalho em equipe

Embora cada profissional tenha suas próprias tarefas dentro de uma organização, é preciso lembrar que todas essas atividades têm um propósito em comum: cumprir os objetivos e metas empresariais. Sendo assim, aquele indivíduo que não está disposto a trabalhar em equipe dificilmente conseguirá conquistar boas posições no mercado.

É claro que trabalhar em grupo é um exercício que requer paciência. Afinal de contas, nem todas as pessoas pensam igual ou vão concordar em tudo em qualquer ocasião. No entanto, o profissional que conta com essa habilidade reconhece a importância de agir em sinergia com os colegas para realizar entregas de qualidade. Por isso, na maioria das vezes, ele é também um indivíduo com bom relacionamento interpessoal — outra competência bônus que também é bastante visada pelos recrutadores!

5. Inteligência emocional

Conceito vindo da psicologia, a inteligência emocional corresponde à capacidade de controlar as suas próprias emoções de forma estratégica, ou seja, sabendo usá-las a seu favor. Quem apresenta essa habilidade dificilmente terá problemas no cotidiano organizacional, pois saberá se controlar em momentos de estresse e dificuldade sem perder a postura, causar conflitos ou deixar que as circunstâncias afetem sua produtividade.

É importante frisar que a inteligência emocional não necessariamente está ligada à experiência ou à maturidade. Trata-se de uma competência que é desenvolvida por meio de um exercício de autoconhecimento. Somente entendendo as suas emoções e quando elas se afloram é possível gerenciá-las da melhor forma.

6. Espírito de liderança

Várias pessoas acreditam que os grandes líderes já nascem com essa habilidade — e você provavelmente já conheceu uma pessoa (que pode até mesmo ser você!) que merece o título de líder nato. No entanto, o espírito de liderança, outra característica amplamente visada pelo mercado, pode ser desenvolvido gradualmente por meio de ferramentas como as que falaremos no fim deste artigo.

O fato é que os colaboradores com essa característica sempre acabam se destacando em suas atuações, mesmo “sem querer”, já que têm um imenso desejo de fazer com que as coisas deem certo. Além disso, sabem inspirar e motivar as pessoas que os rodeiam a realizar um bom trabalho. O espírito de liderança, muitas vezes, também está ligado a pessoas de perfil visionário — ou seja, que conseguem antecipar tendências e inovar.

Essas foram as 6 habilidades profissionais mais buscadas pelos recrutadores. Acha que ainda é preciso trabalhar uma ou várias delas para que façam parte de seu perfil? Felizmente, não é preciso se preocupar. Existem diversas ferramentas eficazes de desenvolvimento, como o coaching e os cursos de especialização — pós-graduações, MBAs, mestrados etc. Basta escolher aquela que mais se alinha aos seus objetivos!

E então, quais dessas habilidades você acha mais importante para atuar no mercado? Conhece alguma que também deveria fazer parte da lista? Deixe agora mesmo o seu comentário abaixo e participe da discussão!


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