Share

8 dicas práticas para empreender na faculdade

05 de agosto 2019, 11:00

empreender na faculdade

É preciso terminar a graduação para entrar no mundo do empreendedorismo? Felizmente, a resposta é não. Você já pode empreender na faculdade para desenvolver o talento de se adaptar a diferentes cenários, o que é fundamental para conquistar o sucesso no mundo dos negócios.

Muitos empreendedores de sucesso (Bill Gates, Mark Zuckerberg, Steve Jobs etc.) começaram a sua carreira durante o ensino superior. Esses exemplos você pode usar como inspiração para montar o seu próprio negócio ao longo da graduação.

Se considera complicado apostar no empreendedorismo antes de receber o diploma, é melhor mudar de ideia, porque mostraremos 8 dicas de como isso é viável, desde que haja força de vontade e foco. Confira!

1. Conhecer as ações de uma incubadora de projetos

Um passo interessante para empreender na faculdade é ficar atento às atividades de uma incubadora de projetos. Nela, é possível montar um plano de negócios de maneira completa. Com esse suporte, o estudante enfrenta dois problemas que atrapalham bastante os empreendedores: a dificuldade de administrar o tempo e a inexperiência.

Outro ponto positivo é contar com consultorias de professores e de membros de outras empresas estudantis. Isso permite colocar em práticas ideias voltadas para abrir o próprio negócio. É comum ver startups que iniciam os trabalhos com o apoio de uma incubadora de projetos.

2. Fazer parte da empresa júnior

Um bom caminho para empreender na faculdade é integrar uma empresa júnior. Ela oferece a oportunidade de interagir com colegas que têm um objetivo igual ao seu: apostar no empreendedorismo para chegar ao sucesso.

Criar uma rede de contatos, o famoso networking, é muito relevante para ficar informado sobre as tendências do mercado e conhecer experiências interessantes que podem ajudá-lo a abrir uma empresa com mais tranquilidade.

Aproveite a chance de extrair o máximo possível de conhecimento dos outros participantes da empresa júnior. Isso pode fazer uma grande diferença na sua carreira e colaborar bastante com o seu desenvolvimento pessoal e profissional.

3. Prestar serviços de freelancer

Uma maneira muito simples de empreender na faculdade é trabalhar como freelancer. Há diversas alternativas para exercer essa atividade. Uma delas é trabalhar com o marketing de conteúdo, segmento que está crescendo bastante nos últimos anos.

Se você é estudante de Direito, pode aproveitar os conhecimentos obtidos para escrever artigos na área para ganhar um dinheiro extra.

Você também pode montar um blog, em que apresenta textos relacionados com o segmento de atuação. Essa medida vai ajudá-lo a ser considerado um especialista no assunto, o que chama bastante a atenção das empresas.

4. Investir em vendas

Mostrar o seu lado vendedor pode contribuir muito com o seu crescimento durante o ensino superior. Não tenha medo de expor para os colegas produtos e serviços que possam despertar o interesse deles.

Se tem algum parente que faz pizzas, por exemplo, aproveite a oportunidade de vendê-las na faculdade por um preço mais em conta. Mesmo que não ganhe muito dinheiro com isso, a experiência é uma forma de assimilar como o bom relacionamento com o público-alvo é vital para um empreendedor atingir bons resultados.

Por isso, vale a pena empreender na faculdade porque você já começa a visualizar como o consumidor se comporta. Essa experiência pode ajudá-lo bastante no futuro. Por isso, procure aproveitá-la ao máximo.

5. Atuar como professor particular

Você já percebeu que há muitas opções para empreender na faculdade. Mais uma delas é dar aulas particulares. Afinal, você não chegou à graduação por acaso. Pelo contrário, essa conquista foi possível pois adquiriu bastante conhecimento ao longo da sua trajetória estudantil.

Esse aspecto pode ser aproveitado para oferecer aulas particulares a alunos que enfrentam dificuldades em algumas matérias, como português, matemática, química, física etc. À medida que contribui para um estudante assimilar novos conteúdos, você desenvolve a capacidade de comunicação. Isso porque é necessário explicar, com clareza, os tópicos de cada disciplina.

6. Fazer estágios e monitorias

Conhecer como funciona uma empresa é importante para o desenvolvimento pessoal e profissional de um universitário. Por isso, tenha como meta conseguir um estágio. Essa é uma ótima chance de conhecer profissionais experientes e aprender bastante com eles.

Em uma companhia, você não estará apenas adquirindo conhecimento técnico, mas também experiência de vida. Aprender bom bons e maus exemplos é algo que pode fazer muita diferença na sua carreira no futuro.

Também é válido participar de monitorias de projetos na faculdade. É uma forma de conhecer outros colegas e de adquirir mais conhecimento sobre a área de atuação. Outro aspecto positivo é mostrar para o mercado de trabalho que tem capacidade de iniciativa e espírito colaborativo, características essenciais para ser um bom profissional.

7. Investir em marketing pessoal

Empreender na faculdade vai além de fazer parte de uma empresa júnior ou de apostar em serviços de freelancer, sabia? É preciso também priorizar o famoso marketing pessoal. De que maneira você pode fazer isso?

O primeiro passo é investir nas redes sociais, como o Facebook e o LinkedIn. Procure participar de grupos que tenham relação com a sua carreira. Neles, é importante apresentar o seu ponto de vista com clareza e respeito às opiniões contrárias.

Mostrar uma boa conduta nas mídias sociais faz com que crie uma boa reputação. Esse aspecto é levado em consideração por muitas empresas durante os processos seletivos para contratação de estagiários e funcionários.

8. Organizar eventos

Você não precisa organizar um evento de grande porte para mostrar o seu lado empreendedor. Na faculdade, procure promover ações (palestras, seminários e feiras de curta duração) que ajudem a enriquecer o seu currículo e de seus colegas.

Essa iniciativa também é recomendada para interagir com professores e profissionais com destaque no mercado de trabalho. Além disso, cria uma rede de contatos mais ampla, o que é bastante positivo para aumentar a empregabilidade.

É nítido que empreender na faculdade contribuir para iniciar a carreira com o pé direito. Para atingir resultados mais expressivos, invista em uma instituição de nível superior com uma boa infraestrutura e docentes qualificados, como a FIA Business School.

Se está querendo mais informações sobre os nossos cursos, entre em contato conosco agora mesmo, estamos à disposição para tirar todas as suas dúvidas! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a FIA Business School:

Com um olhar sempre no futuro, desenvolvemos e disseminamos conhecimentos de teorias e métodos de Administração de Empresas, aperfeiçoando o desempenho das instituições brasileiras através de três linhas básicas de atividade: Educação Executiva, Pesquisa e Consultoria.

CATEGORIAS

POSTS EM DESTAQUE