Categories: Educação

Mestrado Profissional: O que é, Para que serve e Duração

5/5 - (1 vote)

Se você é uma pessoa sedenta por conhecimento, mas também pela possibilidade de experimentar na prática o que aprendeu, o mestrado profissional pode lhe proporcionar o melhor dos dois mundos.

Esse tipo de curso parte de duas premissas muito interessantes:

  1. Toda a sociedade tem muito a ganhar se parte do conhecimento acadêmico não ficar limitado aos muros da universidade
  2. A pesquisa científica conduzida na universidade é capaz de melhorar os processos de instituições e promover a evolução profissional.

Essas premissas têm em comum uma ideia bastante difundida no Brasil: da desconexão entre o ensino acadêmico e o que acontece no mercado.

Por um lado, existe o preconceito dos profissionais dos setores produtivos, que creem que o que se aprende em cursos de mestrado e doutorado não tem relevância e que falta vivência prática nos pesquisadores, professores e intelectuais em geral.

Por outro lado, muitos programas de pós-graduação, até mesmo das mais respeitadas universidades, por vezes são, de fato, muito fechados, isolam e evitam influências externas.

É nesse contexto que cresce o mestrado profissional, modalidade que surgiu declarando de forma clara sua motivação, para que não haja esse conflito entre academia e mercado.

Para entender mais sobre o assunto, confira os tópicos que vamos abordar ao longo deste artigo:

  • O que é Mestrado Profissional?
  • Para que serve o Mestrado Profissional?
  • Por que fazer um Mestrado Profissional?
  • Quanto tempo dura o Mestrado Profissional?
  • Quanto custa um curso de Mestrado em média?
  • Diferenças entre Mestrado Profissional e Mestrado Acadêmico
  • Diferenças entre Mestrado Profissional e MBA
  • Tipos de Mestrado Profissional em Administração e áreas relacionadas
    • Mestrado Profissional em Administração
    • Mestrado Profissional em Economia
    • Mestrado Profissional em Políticas Públicas
  • Como funciona o processo seletivo do Mestrado Profissional?
  • Programa de Mestrado da FIA.

Boa leitura!

Há alguma confusão em torno do mestrado profissional e seu objetivo

O que é Mestrado Profissional?

Mestrado profissional é um tipo de mestrado no qual o objetivo principal é a transferência do conhecimento técnico-científico da universidade para o mercado.

Ou, na definição da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), mestrado profissional é “a designação do Mestrado que enfatiza estudos e técnicas diretamente voltadas ao desempenho de um alto nível de qualificação profissional”.

Por conta dessa característica, a matriz curricular, condução das aulas e os eixos de pesquisa costumam estar mais alinhados com as demandas de organizações privadas ou públicas.

Pois o aluno do mestrado profissional é formado para atuar profissionalmente nessas instituições, e não para seguir uma carreira na pesquisa acadêmica ou docência.

Nesse ponto, percebemos que é difícil conceituar o mestrado profissional sem relacioná-lo com o mestrado tradicional, o acadêmico.

Mais adiante, detalharemos as diferenças entre ambos. Antes disso, porém, é importante ressaltar que ambos os tipos estão no mesmo nível de ensino.

O mestrado é, assim como o doutorado, um curso de pós-graduação stricto sensu, palavra latina que significa “sentido específico”.

O termo faz oposição à expressão lato sensu, ou “sentido amplo”, e é usada para caracterizar um grau de especialização maior sobre o assunto estudado.

A característica mais significativa dos cursos stricto sensu é o foco na pesquisa, um processo sistemático para a produção de conhecimento.

O aluno define um problema, que é seu objeto de pesquisa, e conduz uma investigação científica, com determinada metodologia e a orientação de um professor.

Dessa investigação resultam artigos científicos e um trabalho final, exigido para a aprovação no curso.

Isso tudo vale tanto para o mestrado acadêmico quanto para o profissional.

A diferença é que o primeiro é voltado para a formação de pesquisadores e docentes, e o segundo para a qualificação de profissionais do mercado.

O mestrado profissional tem um papel importante até para a sociedade

Para que serve o Mestrado Profissional?

O objetivo principal e básico do mestrado profissional é, como falamos, fortalecer a ponte entre o ensino acadêmico e o mercado.

Essa motivação pode ser melhor compreendida se estudarmos os demais objetivos vinculados a esse.

Esses objetivos estão listados no artigo 4º da Portaria nº 17/2009 do Ministério da Educação (MEC):

“Art. 4º São objetivos do mestrado profissional:

I – capacitar profissionais qualificados para o exercício da prática profissional avançada e transformadora de procedimentos, visando atender demandas sociais, organizacionais ou profissionais e do mercado de trabalho;

II – transferir conhecimento para a sociedade, atendendo demandas específicas e de arranjos produtivos com vistas ao desenvolvimento nacional, regional ou local;

III – promover a articulação integrada da formação profissional com entidades demandantes de naturezas diversas, visando melhorar a eficácia e a eficiência das organizações públicas e privadas por meio da solução de problemas e geração e aplicação de processos de inovação apropriados;

IV – contribuir para agregar competitividade e aumentar a produtividade em empresas, organizações públicas e privadas.”

E por que a regulamentação dessa categoria de mestrado é uma preocupação do governo federal?

Porque, como podemos notar na lista de objetivos, esse tipo de curso cumpre um papel importante na sociedade.

Não apenas porque o conhecimento produzido por ser aplicado em organizações privadas e porque um dos objetivos é “transferir conhecimento para sociedade”.

Mas também porque a maior competitividade das empresas brasileiras pode resultar em mais emprego, renda e em uma situação econômica mais favorável para o país.

Podemos citar, ainda, um trecho da Portaria Nº 80/1998 da Capes, que reconheceu os mestrados profissionais no Brasil.

Segundo o documento, uma das motivações para o reconhecimento da categoria foi:

“a necessidade da formação de profissionais pós graduados aptos a elaborar novas técnicas e processos, com desempenho diferenciado de egressos dos cursos de mestrado que visem preferencialmente um aprofundamento de conhecimentos ou técnicas de pesquisa científica, tecnológica ou artística;”

A exigência do mestrado profissional é alta e o aluno será desafiado

Por que fazer um Mestrado Profissional?

O mestrado profissional é recomendado para quem deseja aprofundar conhecimentos teóricos e práticos da sua área de atuação.

É uma formação que permite ao aluno alcançar o mais alto nível profissional.

Ela proporciona uma sólida formação intelectual e a possibilidade de testar teorias, desenvolver ferramentas, experimentar o intercâmbio de ideias e muito mais.

Se você está interessado, é importante que entenda que, em um curso de mestrado profissional, assim como o acadêmico, a exigência sobre o aluno é alta.

Portanto, é preciso se dedicar, o que faz com que o curso não seja recomendado para quem quer apenas um diploma a mais para qualificar seu currículo.

É possível cursar um mestrado profissional ao mesmo tempo que se mantém um emprego em turno integral.

Para quem não possui muito tempo livre para estudar, porém, talvez a melhor opção seja um curso de pós-graduação lato sensu, como as especializações e cursos de MBA, que possuem menor carga horária.

Aliás, outra dica é não ingressar no mercado profissional logo após a graduação, e sim após já ter adquirido alguma maturidade com a experiência profissional.

Se você acabou de se formar na graduação e não deseja parar de estudar, a recomendação é, novamente, experimentar uma especialização ou MBA, além dos cursos de extensão.

Vale ressaltar novamente que, para quem deseja seguir a vida docente ou carreira acadêmica, o mais indicado é um mestrado tradicional, não o profissional.

O mestrado profissional não tem uma carga horária elevada, mas cobra atividades fora da sala

Quanto tempo dura o Mestrado Profissional?

Tanto no mestrado profissional quanto no mestrado acadêmico, o comum é que o aluno se forme em quatro semestres, ou dois anos de curso.

A carga horária não costuma ser grande, podendo variar de 400 a 500 horas/aula.

Se fizermos a conta, mesmo desconsiderando os dias das férias no verão e inverno, o número de horas de aula por semana não é alto.

Isso não quer dizer que o que falamos antes, sobre o mestrado exigir bastante tempo e dedicação, seja mentira.

O que acontece é que, fora da sala de aula, há bastante trabalho a ser feito: muita leitura, pesquisa e redação de artigos e da dissertação (ou outro tipo de trabalho de conclusão, que é permitido no mestrado profissional).

Além disso, é comum que alunos do mestrado participem de congressos e outros eventos acadêmicos, para compartilhar seus estudos e entrar em contato com as pesquisas de outros mestrandos.

No caso de quem deseja seguir a carreira acadêmica, a participação nos eventos, redação ou colaboração em artigos científicos e publicações em revistas é importante para se destacar na área.

Já no mestrado profissional, como o foco do aluno é o mercado de trabalho tradicional, outros critérios são mais importantes para seu currículo.

Isso não quer dizer que ter uma prolífica produção científica não seja relevante – pelo contrário, colabora para seu posicionamento como uma referência em sua área.

Quanto custa um curso de Mestrado em média?

A opção mais barata é, evidentemente, cursar o mestrado profissional em uma universidade pública.

Nesse caso, o processo seletivo pode ser mais rigoroso, mas não é necessário pagar mensalidade.

No Brasil, as universidades públicas costumam ter mais destaques em áreas como ciências humanas, ciências da saúde e alguns ramos das ciências exatas.

No caso de cursos da área da administração, porém, as melhores graduações e pós-graduações são de universidades privadas.

O investimento para cursar um mestrado profissional em uma instituição de ensino particular pode variar de acordo com a qualidade da estrutura, do corpo docente e do ensino.

Em uma boa universidade, o custo total costuma ficar entre R$ 80 mil e R$ 100 mil, valores que podem ser parcelados em 24 vezes – algumas instituições permitem financiamentos mais longos.

Desse modo, a mensalidade de um bom mestrado profissional pode variar entre R$ 2,5 mil e R$ 4 mil.

Vale lembrar que existe a possibilidade de concorrer a bolsas de estudo, ofertadas pela própria universidade ou pelo governo federal.

Há diferenças claras entre o mestrado profissional e o acadêmico

Diferenças entre Mestrado Profissional e Mestrado Acadêmico

Como já explicamos no início do texto, a grande diferença do mestrado profissional, na comparação com o acadêmico, é o foco na aplicação do conhecimento no mercado de trabalho.

Enquanto o mestrado acadêmico tem o objetivo de formar professores e pesquisadores que seguirão carreira em instituições de ensino.

Nos dois tipos de mestrado o aluno recebe o título de mestre.

É importante deixar claro novamente que as duas modalidades estão no mesmo nível de ensino. Nenhuma, portanto, é melhor, mais difícil ou mais digna que a outra.

A própria Capes deixa claro isso. Segundo o órgão, o mestrado profissional não “se constitui em uma alternativa para a formação de mestres segundo padrões de exigência mais simples ou mais rigorosos do que aqueles tradicionalmente adotados pela pós-graduação”.

As avaliações anuais e trienais que a Capes faz dos cursos de pós-graduação stricto sensu são reconhecidamente rigorosas.

O mesmo rigor se aplica ao mestrado profissional, com a única diferença que as equipes de avaliação costumam conter também profissionais técnicos da área avaliada.

Outros diferenciais do mestrado profissional na comparação com o acadêmico:

  • Maior flexibilidade quanto ao corpo docente, podendo ser composto também por profissionais de reconhecida atuação profissional e técnica na área
  • Pode ser exigido um trabalho final para a aprovação em outros formatos que não a tradicional dissertação do mestrado acadêmico.

Diferenças entre Mestrado Profissional e MBA

MBA é a sigla para Master Business Administration, uma pós-graduação lato sensu direcionada ao mundo dos negócios.

Os cursos de MBA mais comuns são nas áreas de administração, finanças e marketing.

A princípio, o formato aparenta não ser tão diferente, pois a carga horária e duração do MBA pode ser bem parecida com a de um mestrado profissional.

As duas modalidades, porém, funcionam de maneiras distintas. O MBA tem uma maior aplicação prática, pois os alunos são mais estimulados a tomar decisões e criar projetos de gestão realistas.

No mestrado profissional, por outro lado, os temas são mais aprofundados, por meio de pesquisas estatísticas, empíricas, com muita leitura, problematização e levantamento de hipóteses.

O mestrado profissional em administração é o mais comum, mas a oferta está se diversificando

Tipos de Mestrado Profissional em Administração e áreas relacionadas

O mestrado profissional é uma modalidade que tem se tornado cada vez mais comum nas universidades brasileiras.

Afinal, esse tipo de curso atende a um nicho que não é atendido pelas pós-graduações lato sensu e tampouco pelo mestrado acadêmico tradicional.

De certa forma, fica no meio termo entre os dois: é mais aprofundado que um MBA ou especialização e tem uma aplicação mais prática que o mestrado acadêmico.

Tem sido comum encontrar mestrados profissionais nas mais diversas áreas, mas a modalidade ainda é mais popular nos segmentos abaixo descritos.

Mestrado Profissional em Administração

A procura pelo mestrado profissional em administração cresce em um momento em que o mercado está muito complexo, principalmente devido ao avanço da tecnologia e da globalização.

Esse cenário demanda novas abordagens para as empresas.

Desse modo, gestores capazes de se aprofundar no estudo dos desafios enfrentados ganham destaque.

Mestrado Profissional em Economia

O mestrado profissional em economia confere ao gestor uma maior capacidade para analisar o ambiente econômico no qual a empresa está inserida, um conhecimento fundamental para qualificar sua tomada de decisão.

Mestrado Profissional em Políticas Públicas

A ineficiência da gestão pública é um problema enfrentado na maioria das países do globo, e o Brasil é um grande case nesse sentido.

O mestrado profissional em políticas públicas existe justamente para formar servidores que levem organização e eficiência à gestão do Estado.

O processo seletivo para o mestrado profissional pode contar com uma entrevista

Como funciona o processo seletivo do Mestrado Profissional?

Para ser admitido como aluno do mestrado profissional, o aluno deve passar por um processo seletivo.

A instituição de ensino tem certa liberdade para definir como será essa seleção, mas geralmente ela ocorre com as seguintes etapas:

  • Análise da documentação apresentada pelo candidato, composta por documentos de identidade, curriculum vitae, diploma e histórico escolar do curso de graduação e proposta de projeto de dissertação (no formato estabelecido pela instituição)
  • Prova escrita, que pode envolver redação e questões dissertativas e objetivas, para avaliar o raciocínio lógico e o conhecimento sobre a área
  • Conhecimento de língua estrangeira, geralmente inglesa
  • Entrevista de representantes do corpo docente com o candidato.

Programa de Mestrado da FIA

Se você ficou interessado em cursar um mestrado profissional na área da administração, a melhor escolha é a Fundação Instituto de Administração (FIA), uma das instituições mais bem avaliadas em rankings nacionais e internacionais de educação.

Seu mestrado profissional integra teoria, aplicabilidade prática, conhecimento e excelência.

As disciplinas da grade curricular formam três grupos funcionais:

  • Instrumentais: relativas à capacitação metodológica para a pesquisa
  • Competências centrais: que envolvem o aprofundamento na especialidade do curso
  • Complementares: que expandem a área de competência central.

A área de concentração é gestão de negócio, e o aluno poderá escolher entre duas linhas de pesquisa:

  • Gestão estratégica
  • Mercados e geração de valor.

Todos os professores são doutores, com experiência profissional prática e acadêmica, e integram o quadro permanente da FIA.

Acesse a página do Mestrado Profissional da FIA para saber mais.

O Mestrado Profissional é uma excelente escolha para quem quiser continuar sua formação e valorizar seu currículo

Conclusão

Todo mundo sabe que ter um diploma superior é uma necessidade para quem deseja ter um bom emprego no mercado de trabalho atual.

Há muito tempo, porém, esse deixou de ser um diferencial. Para se destacar, o profissional precisa continuar estudando.

Não apenas para acumular diplomas e fazer peso no currículo, mas principalmente para aumentar seu conhecimento e suas capacidades intelectuais e técnicas.

Pessoas que desejam construir uma carreira no mercado de trabalho tradicional muitas vezes olham torto para os cursos de mestrado, preferindo especializações e MBAs.

Faz algum sentido, pois os mestrados são direcionados para formar docentes e pesquisadores acadêmicos.

Pelo menos era assim até surgir a modalidade de mestrado profissional, mais voltada para a aplicação do conhecimento universitário no mercado.

Portanto, se a sua intenção é se aprofundar na sua área de atuação sem perder de vista o lado prático de seu ofício, vale a pena se matricular em um curso desse tipo.

Quer saber mais sobre o mestrado profissional ou cursos de outros níveis de ensino da FIA?

Então, deixe um comentário abaixo ou entre em contato conosco. Ficaremos felizes em ajudar.

FIA

Com um olhar sempre no futuro, desenvolvemos e disseminamos conhecimentos de teorias e métodos de Administração de Empresas, aperfeiçoando o desempenho das instituições brasileiras através de três linhas básicas de atividade: Educação Executiva, Pesquisa e Consultoria.

Recent Posts

Cibersegurança: o que é, importância, tipos e carreira na área

A cibersegurança é uma das áreas mais promissoras para quem trabalha ou pretende trabalhar com…

2 dias ago

ESG: o que é e por que as empresas estão cada vez mais adotando a prática?

Já ouviu falar em ESG (Environmental, Social and Governance)? Populares no mercado internacional, esses critérios…

4 dias ago

Gestão da Qualidade: entenda o conceito, os pilares e as vantagens

Se a gestão da qualidade ainda não foi implementada na sua empresa, é bom começar.…

6 dias ago

Net Promoter Score (NPS): o que é, como aplicar e estudos de caso

NPS é uma das métricas mais simples e úteis para avaliar a satisfação do cliente.…

1 semana ago

Gestão de marketing: o que é, como planejar e pôr em prática nas empresas?

A gestão de marketing orienta empresas a se tornarem efetivamente orientadas por dados e pelo…

2 semanas ago

Consultoria em gestão de projetos: entenda como funciona e quando contratar

Empresas que dispõem de consultoria em gestão de projetos tendem a performar acima da média,…

2 semanas ago