Share

Conheça os 10 cursos mais procurados para graduação no Brasil

06 de dezembro 2023, 16:00

Estudante pesquisando os cursos mais procurados no Brasil

Quer saber quais são os cursos mais procurados no Ensino Superior no Brasil?.

A escolha de uma carreira profissional pode começar justamente por aí, avaliando opções de graduação em alta.

Esse é um indicativo interessante considerando principalmente a questão da empregabilidade.

Afinal, os profissionais formados nos melhores cursos superiores para o mercado de trabalho acabam encontrando mais oportunidades para atuar.

É o que deseja? Então, avance na leitura.

Este guia vai trazer um raio-X dos cursos de faculdade mais procurados no Brasil de acordo com o levantamento feito pelo INEP e mostrar por que eles fazem sucesso.

Veja a lista que vamos apresentar a partir de agora:

  • Quais são os 10 cursos mais procurados nas graduações?
    • Pedagogia
    • Direito
    • Administração
    • Engenharia Civil
    • Odontologia
    • Medicina
    • Fisioterapia
    • Sistemas de informação
    • Enfermagem
    • Psicologia

Leia até o final para conhecer as graduação em alta, as faculdades mais procuradas e muito mais!

Quais são os 10 cursos mais procurados nas graduações?

O censo do Ensino Superior no Brasil cabe ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Por meio das suas pesquisas anuais é que conhecemos os cursos de graduação mais procurados e como anda o fluxo de alunos na educação superior.

O censo revela os cursos de faculdade mais desejados, os que formam mais alunos e os que apresentam as maiores taxas de evasão, entre outros dados.

A propósito, a taxa de alunos que se formam é um dos mais fortes indicativos de que um curso é aquilo que se espera.

Nesse quesito, o de Administração é um dos mais bem conceituados, estando desde 2017 no 3º lugar entre os cursos com mais matrículas e mais alunos formados.

Não por acaso, é um dos melhores cursos superiores para o mercado de trabalho.

Mas há outras graduações em alta na lista, como veremos a seguir.

Continue lendo e conheça os 10 cursos mais procurados do Brasil.

1. Pedagogia

Não surpreende que a formação em Pedagogia esteja entre as graduações mais procuradas do país.

Afinal, quem deseja ingressar na área da Educação tem duas opções: a licenciatura ou o bacharelado em Pedagogia, o que não acontece em boa parte dos cursos de graduação.

No primeiro caso, o estudante tem a possibilidade de lecionar na Educação Infantil e nos primeiros anos do Ensino Fundamental.

Já no segundo, as responsabilidades estão mais voltadas para a orientação educacional, visando auxiliar pais e filhos que enfrentam dificuldades de aprendizado.

Esses profissionais podem também desempenhar papéis como coordenadores ou diretores de instituições educacionais públicas ou privadas.

Isso sem contar a possibilidade de especialização em educação especial, destinada a atender estudantes com deficiência física, auditiva, visual e intelectual, assim como aqueles que enfrentam transtornos de desenvolvimento.

O que não faltam são oportunidades de se especializar em Pedagogia, que abrange não apenas o segmento educacional, mas também a gestão das instituições de ensino.

Não se pode esquecer da expansão do ensino a distância (EAD), no qual estão hoje dois terços dos estudantes do ensino superior.

Essa expansão também acontece no Ensino Médio e Fundamental, por meio de iniciativas como a Educação para Jovens e Adultos (EJA), programa criado pelo governo federal.

Tudo isso justifica a presença de Pedagogia na lista de cursos de faculdade mais procurados.

2. Direito

Sempre entre as graduações mais procuradas, o curso de Direito é o mais antigo do Brasil.

As primeiras escolas nessa área, nas cidades de São Paulo e Olinda, datam do século XVII.

Essa tradição perdura até hoje, já que o país se destaca globalmente pela grande quantidade de profissionais qualificados neste campo.

E por que o Direito está entre os cursos mais procurados no nível de bacharelado?

Uma das respostas é o vasto leque de opções de carreira para quem se forma nessa área.

Sim, é um dos melhores cursos superiores para o mercado de trabalho.

Em parte, isso acontece porque os especialistas em Direito têm a oportunidade de exercer diversas funções, tais como advogados, juízes, promotores, desembargadores e oficiais de Justiça, entre outras possibilidades.

As áreas de especialização são ainda mais abrangentes, incluindo Direito Civil, Penal, Tributário, Trabalhista, Ambiental e Tecnologia da Informação, para mencionar só alguns exemplos.

Além disso, formar-se em Direito abre incontáveis possibilidades no funcionalismo público, por meio dos muitos concursos abertos anualmente para quem tem esse diploma.

Tantas possibilidades fazem do Direito um dos cursos mais procurados – o problema é que a concorrência também costuma ser grande.

Para advogar, é preciso ser aprovado em uma prova e obter o registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Ou seja, ainda que se trate de uma das graduações mais procuradas, o curso de Direito por si só não garante uma carreira, tendo em vista a elevada concorrência e a obrigatoriedade do exame de ordem para a profissão de advogado.

3. Administração

Colaboradora pesquisando sobre os cursos mais procurados no Brasil
A administração é uma das graduações mais procuradas no Brasil, pois possibilita que o profissional atue em diversas áreas

Não é novidade que essa é uma das faculdades mais procuradas.

A pessoa graduada em Administração desempenha basicamente o papel de gestor de negócios em empreendimentos de variados tamanhos e setores, mas não é só isso.

Esse profissional tem a capacidade tanto de gerenciar o próprio empreendimento quanto de assumir a responsabilidade pela administração de organizações nos setores público e privado e do terceiro setor.

Os programas de formação integram fundamentos teóricos com a aplicação prática do conhecimento adquirido, em um curso que abrange tanto disciplinas de humanas quanto de exatas na grade curricular.

Assim como o curso de Direito, o de ADM está entre os cursos mais procurados em razão das muitas possibilidades de carreira que ele abre depois da formatura.

O administrador recém-formado pode, por exemplo, dedicar-se à formação do seu próprio negócio, aproveitando os conhecimentos adquiridos na graduação.

Ou, se preferir, pode se candidatar a um posto de trabalho na iniciativa privada, tendo como principal atrativo as altas médias salariais.

Segundo o site Glassdoor, por exemplo, o salário médio de um profissional de ADM está hoje em torno de R$ 14.598.

Faz sentido que esteja entre os cursos de graduação mais procurados, concorda?

4. Engenharia Civil

Outra área que se notabiliza pelas muitas possibilidades de realização profissional e de carreira é a Engenharia Civil.

A formação é reconhecida não apenas como uma das graduações mais procuradas, mas também uma das mais tradicionais.

Capacita profissionais para desenvolver, executar e supervisionar projetos e construções, desde residências e edifícios até viadutos e estradas, entre outros.

Nos últimos anos, surgiram novas especializações em Engenharia para atender à crescente demanda por profissionais em áreas que evoluíram a partir das inovações tecnológicas, incluindo Engenharia de Computação e Engenharia de Mecatrônica.

No caso da Engenharia Civil, ela está entre os cursos mais procurados por causa da demanda sempre existente por engenheiros no mercado.

Essa demanda, normalmente alta, está provocando uma procura acima do esperado, a ponto de haver hoje 2,5 vezes mais engenheiros do que o considerado necessário.

Ainda assim, é uma graduação que continua valendo a pena, também porque abre muitas portas em termos de concursos e cargos públicos.

Quem é formado em Engenharia Civil também pode ser alçado a funções de gestão.

É muito comum ver pessoas formadas nessa área ocupando cargos diretivos ou de supervisão em empresas.

5. Odontologia

O curso de Odontologia é bastante procurado no campo da Saúde em razão do reconhecimento da população, apesar da falta de cuidado dos brasileiros com a saúde bucal.

A propósito, os dentistas brasileiros estão entre os melhores do mundo, em razão da excelência técnica, como mostra uma matéria no site da BBC.

Entretanto, há uma distribuição desigual desses profissionais em nosso país, com uma considerável concentração de dentistas nos grandes centros, especialmente na região Sudeste.

A consequência disso é a escassez de profissionais nos estados do Norte e Nordeste, desafio que o governo tem enfrentado por meio de políticas públicas para facilitar o acesso da população dessas regiões aos serviços odontológicos.

Apesar da concentração em determinadas áreas, investir na profissão é uma decisão vantajosa.

Como vimos, a odontologia é bem reconhecida e um dos cursos mais procurados pelos salários atrativos e pela demanda contínua por profissionais.

Além disso, há a possibilidade de atuação em outros países, uma vez que os profissionais brasileiros são muito valorizados internacionalmente.

6. Medicina

Desde sempre um dos cursos mais procurados do Brasil, o de Medicina é um dos poucos em que, mesmo nas instituições privadas, a disputa pelas vagas é alta.

De acordo com o estudo Demografia Médica Brasileira 2023, o Brasil conta com um verdadeiro “exército” de mais de 540 mil médicos.

Proporcionalmente, o Brasil dispõe hoje de 2,38 médicos para cada 1 mil habitantes.

Ou seja, ainda está distante da recomendação da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que sugere 3,5 médicos para cada 1 mil habitantes.

Dessa forma, seria preciso formar muito mais médicos do que as escolas de Medicina estão formando.

E essa característica é suficiente para colocar o curso entre as faculdades mais procuradas no país.

Além das atividades em atendimento ambulatorial e hospitalar, os médicos têm oportunidades de carreira em empresas, consultórios particulares ou como educadores.

Não surpreende que a Medicina esteja entre os cursos mais procurados se considerarmos a remuneração.

O site Glassdoor, por exemplo, aponta para uma média de R$ 30.000, em um intervalo de R$ 3.512,00 a R$ 37.364,00.

7. Fisioterapia

Em 2022, o curso de Fisioterapia ocupou a sexta posição no ranking dos cursos mais procurados no Brasil segundo o INEP, com 164.335 novos alunos.

O mercado de trabalho para fisioterapeutas é amplo e diversificado, com muitas oportunidades em clínicas, hospitais, academias, escolas e empresas, entre outros.

Há também uma demanda crescente, considerando o envelhecimento da população brasileira.

O curso de Fisioterapia tem duração de 5 anos e é estruturado como um bacharelado.

Entre as suas disciplinas fundamentais estão Anatomia, Bioquímica, Fisiologia Humana e Fisioterapia Hospitalar, entre outras.

Depois de formado, o fisioterapeuta poderá atuar na prevenção, diagnóstico e tratamento de disfunções físicas, motoras e posturais.

Não por acaso, vem crescendo como um dos cursos de faculdade mais procurados no país.

8. Sistemas de Informação

Profissionais formados em Sistemas de Informação desempenham diversas atividades, incluindo o gerenciamento de dados em ambientes tecnológicos, organizando-os em softwares, sites e bancos de dados.

Com a implementação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no Brasil, esses especialistas vêm sendo cada vez mais requisitados para garantir a integridade e segurança dos sistemas e redes em empresas e órgãos públicos.

Também é um dos cursos mais procurados em razão das disciplinas de grande valor, como Arquitetura e Redes de Computadores, Algoritmos e Banco de Dados, além das Linguagens de Programação.

Cabe destacar que, em um cenário no qual a digitalização é crescente, a relevância dos profissionais de TI aumenta.

Assim, quem tem um diploma nessa área certamente deve encontrar um vasto mercado para atuar e para empreender.

9. Enfermagem

A graduação em Enfermagem está no primeiro lugar entre os cursos mais procurados na área de saúde, com 186.249 em 2022, segundo o INEP.

O profissional ou a profissional da área atua em diversos níveis de atendimento, desde os de menor complexidade até os de maior gravidade clínica.

Quem se forma nessa graduação têm a possibilidade de exercer atividades em diferentes contextos, como hospitais, Unidades Básicas de Saúde (UBS), empresas (especialmente na Medicina do Trabalho) e escolas.

Temos ainda o curso profissionalizante que forma o técnico em Enfermagem para trabalhar no cuidado aos pacientes sob a supervisão de um enfermeiro responsável.

Entre as disciplinas, destacam-se Anatomia, Citologia, Histologia, Nutrição, Administração da Ciência de Enfermagem e Bioquímica, entre outras.

Sem dúvida, uma excelente escolha entre os cursos de graduação mais procurados.

10. Psicologia

Como revela uma reportagem recente, o bacharelado em Psicologia está entre os cursos mais procurados do Brasil e vive um momento histórico.

Desde 2010, o número de matrículas mais do que dobrou, tornando esta a segunda carreira mais disputada na USP, atrás apenas da Medicina.

Parte desse “boom” se deve à especialização da área.

Se antes a Psicologia era restrita a consultórios, hoje está presente em áreas como esporte, escolas, empresas e apoiando a população em contextos de crise, como aconteceu na pandemia.

Esse aumento na demanda, que se reflete na procura pelos cursos, também se justifica pelas médias salariais, consideradas atrativas.

Segundo o site Glassdoor, um psicólogo ganha em média R$ 8.026,00.

Conclusão

Os cursos mais procurados não se destacam por acaso.

Bons salários, carreiras estimulantes e mercados em expansão são algumas das justificativas que podem ajudar você a decidir em qual deles ingressar.

Se a sua escolha for pelo curso de Administração, conte com uma das melhores graduações da América Latina, três vezes eleita a melhor escola de Negócios do Brasil pela VOCÊ S/A.

Referências:

https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-da-educacao-superior/resultados
https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2023/10/ensino-a-distancia-recebe-dois-tercos-dos-ingressantes-no-ensino-superior.shtml
https://www.oab.org.br/noticia/60148/a-historia-do-ensino-juridico-no-brasil
https://sites.usp.br/lgi/em-tres-anos-numero-de-engenheiros-formados-ja-supera-em-25-vezes-demanda-prevista-para-2020/
https://oglobo.globo.com/patrocinado/dino/noticia/2023/04/mais-da-metade-dos-brasileiros-nao-vai-ao-dentista-no-ano.ghtml
https://www.bbc.com/portuguese/brasil-64144717
https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2023/03/procura-por-curso-de-psicologia-nas-faculdades-explode-no-brasil.shtml

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEM TEMPO PARA LER AGORA?
Sobre a FIA Business School:

Com um olhar sempre no futuro, desenvolvemos e disseminamos conhecimentos de teorias e métodos de Administração de Empresas, aperfeiçoando o desempenho das instituições brasileiras através de três linhas básicas de atividade: Educação Executiva, Pesquisa e Consultoria.

CATEGORIAS
POSTS EM DESTAQUE
FIQUE POR DENTRO!

Condições de parcelamento

Valor do curso

Valor do curso para empresa parceira

à vista

R$ 42.900,00

R$ 30.030,00

12 x

R$ 3.694,00

R$ 2.585,65

18 x

R$ 2.507,00

R$ 1.754,51

24 x

R$ 1.914,00

R$ 1.339,21

30 x

R$ 1.558,00

R$ 1.090,24

Condições de parcelamento

Valor do curso

Valor do curso para empresa parceira

à vista

R$ 45.400,00

R$ 31.780,00

12 x

R$ 3.910,00

R$ 2.736,33

18 x

R$ 2.653,00

R$ 1.856,76

24 x

R$ 2.025,00

R$ 1.417,25

30 x

R$ 1.649,00

R$ 1.153,78