Quais práticas de consumo consciente você adota no seu dia a dia?
Pense um pouco a respeito.
Inspiradas pela tendência eco friendly, cada vez mais pessoas adotam novos hábitos de compra.
Inclusive, 9 entre 10 acreditam acreditam que o consumo consciente pode fazer a diferença, segundo pesquisa divulgada em Valor Econômico.
Essa é uma maneira muito positiva de cada um cuidar da sua parte para que tenhamos um mundo melhor no futuro.
Nesse sentido, saber o que é consumo consciente é a primeira iniciativa.
Um consumidor consciente é um elemento ativo, pois sabe do seu papel para conter a ebulição global já em curso.
Lendo este artigo, você vai saber como mudar a sua forma de lidar com os bens, adotando o consumo consciente.
Estes são os tópicos abordados:
Vá em frente e descubra como adotar o consumo responsável e fazer parte da solução.
Consumo consciente é uma postura em relação aos hábitos de compra, descarte e tratamento dos bens e dos resíduos gerados a partir da sua aquisição.
Um consumidor consciente, portanto, é aquele que sabe dos impactos que o seu comportamento gera antes, durante e depois que ele compra algo.
Nesse quesito, os brasileiros ainda precisam evoluir, considerando que reciclamos apenas 23,4% do plástico que consumimos e apenas 4% do total dos resíduos é reaproveitado.
Como veremos neste conteúdo, a reciclagem é fundamental, mas existem outras práticas de consumo consciente que precisam ser estimuladas tanto quanto essa.
Entender qual a importância do consumo consciente é a primeira atitude a ser tomada por quem realmente se preocupa com o futuro próximo e das gerações que estão por vir.
Não podemos nos enganar: se nada for feito desde já, não só os que ainda não nasceram, mas quem já está nesse mundo vai pagar um preço muito alto pela negligência.
As empresas têm obviamente sua parcela de responsabilidade, mas é o consumidor quem diz para o mercado o que realmente quer.
Embora quem vende possa estimular novos comportamentos de compra, está nas mãos do consumidor a decisão final.
Como aponta uma pesquisa publicada pela Exame, 73% dos brasileiros estão preocupados com o planeta e já estão optando por hábitos sustentáveis.
Essa é mais uma evidência de que a mudança pode e deve partir de cada um de nós, que somos, no fim das contas, quem dita para o mercado o que produzir e como produzir.
Se as pessoas se negarem a comprar algo, não restará às empresas opção que não seja retirar o produto de circulação ou adequá-lo às exigências dos seus clientes.
O discurso por trás do consumo consciente é muito bonito, mas não passará de teoria se não se refletir em ações práticas.
Como vimos, os brasileiros estão preocupados, mas os índices de reciclagem, por exemplo, ainda são muito baixos.
Para uma parcela da sociedade, é difícil mudar os hábitos de consumo e de descarte quando não se tem muita informação.
Veja então como começar, por meio de iniciativas que você pode começar a adotar hoje mesmo.
Compreender qual a importância do consumo consciente passa por questionar a própria necessidade de consumir algo.
Quando compramos, não estamos apenas movimentando a economia, mas tomando parte em um ciclo que pode terminar bem ou mal para o meio ambiente.
É uma grande responsabilidade, que, em boa parte dos casos, poderia até ser evitada, principalmente porque uma parcela da população consome produtos supérfluos.
Nesse quesito as notícias são mais animadoras, já que os brasileiros parecem estar preferindo cortar itens que não são de primeira necessidade do carrinho de compras.
De acordo com a Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (ABREMA), 1 em cada 3 brasileiros com acesso a pontos de coleta seletiva não separa seus recicláveis.
É uma proporção muito baixa, já que a mesma pesquisa revela que 54% da população afirma ter o serviço no local onde moram.
Não é possível reduzir o impacto do consumo se não houver a segregação dos materiais na hora de destinar os resíduos sólidos gerados.
Por isso, é preciso adotar o costume de separar o lixo nas categorias orgânico, papel, metal, vidro e, principalmente, plástico.
É verdade que apenas 30% das cidades brasileiras contam com serviço de coleta seletiva, como aponta o Atlas Brasileiro da Reciclagem.
Por outro lado, isso não justifica a extremamente baixa adesão da população aos serviços de reciclagem, até porque existem meios alternativos para isso.
Mesmo sem um sistema de coleta, nada impede de separar o lixo e buscar a destinação adequada, que pode ser as cooperativas.
Procure se informar para saber se na sua região existe uma ou, na falta, se há pelo menos uma ONG ou OSC que possa receber os resíduos segregados.
Consumidor consciente sabe que um dos pontos críticos para a sustentabilidade é poupar água, já que, além da crise climática e energética, existe também uma crise hídrica.
Até 2040, as principais bacias hidrográficas no Brasil deverão sofrer uma redução de 40% no volume de água disponível.
É um dado para lá de alarmante e que deveria impulsionar uma mudança de hábitos no consumo de água, buscando meios de poupar e de reaproveitar.
Você pode, por exemplo, reutilizar a água usada pela máquina de lavar roupas para lavar louça, fazendo o mesmo com a que usa para lavar o carro.
Vale, ainda, adotar medidas de economia, como fechar a água do chuveiro enquanto estiver se ensaboando e enquanto estiver esfregando a louça.
O consumismo consciente se caracteriza sobretudo pela economia.
Nesse aspecto, uma das mudanças de hábito que mais ajudam a reduzir o impacto ambiental é gastar menos energia elétrica.
Até 2026, a demanda no Brasil deve aumentar em uma média de 2,5% por ano.
Parece pouco, mas trata-se de uma grande diferença, tendo em conta uma população de mais de 200 milhões de habitantes.
O descarte correto é fundamental, mas tão importante quanto é consumir produtos fabricados com materiais de impacto ambiental reduzido.
Ao fazer compras no supermercado, observe se o fabricante oferece produtos que contenham materiais biodegradáveis no lugar do plástico em sua composição.
Assim faz, por exemplo, o McDonald’s, que aboliu o plástico de seus canudos, que passaram a ser fabricados com um tipo de papel.
É uma forma de consumo responsável que estimula outras empresas.
Lembre-se de que o plástico é o vilão número 1 da sustentabilidade.
E isso não só por fomentar a exploração de petróleo, mas por ser um dos materiais que mais demora a se decompor, podendo levar até 500 anos para ser absorvido pela natureza.
Por isso, sempre que puder, evite comprar produtos feitos desse material, preferindo os de menor impacto ambiental como papel e madeira ou com embalagens feitas com essas matérias-primas.
Outra forma de colocar em prática o consumo consciente é preferir o transporte público como trem ou metrô, em vez de tirar o carro ou a moto da garagem.
Além de ser mais econômico, você ainda contribui para o meio ambiente, ajudando a diminuir as sempre perigosas emissões de carbono.
Em algumas cidades, inclusive, a frota de ônibus é formada por veículos elétricos ou movidos a biocombustíveis, o que é mais um motivo para você optar pelo transporte público.
Um dos pilares do consumismo consciente é a economia circular, que consiste no prolongamento da vida útil de bens por meio de reparos, trocas ou doações.
Será que aquele eletrodoméstico, roupa, brinquedo ou calçado que aparentemente não serve mais não pode ser útil para outra pessoa?
Ou, quem sabe não possa, com alguns pequenos reparos, ganhar vida nova, tirando assim a necessidade de reposição com um produto novo?
Você sabia que parte dos produtos de limpeza comprados nos supermercados podem ser substituídos por agentes menos agressivos?
O vinagre e o bicarbonato de sódio, por exemplo, são dois excelentes substitutos para os desengordurantes convencionais.
É possível, por exemplo, misturar os dois produtos e fazer um poderoso detergente para lavar pisos e louças.
Outro tipo de produto que pode ser consumido de forma mais consciente é a maquiagem, algumas das quais são feitas com matérias-primas veganas ou de baixo impacto ambiental.
Reduzir o impacto ambiental é sempre positivo, mas é preciso compreender mais a fundo o que isso significa para dimensionar qual a importância do consumo consciente.
Tenha certeza de que toda ação conta, e uma mudança de hábitos e de comportamento de consumo é mais que uma contribuição individual, mas um exemplo para que outras pessoas façam o mesmo.
Entenda na sequência que tipos de impactos positivos essa mudança gera e como ela pode afetar a sua vida e até de pessoas que estão longe de você.
O consumo consciente visa em primeiro lugar a redução dos danos causados pelo consumo de bens e o seu posterior descarte.
Entre os impactos ambientais minimizados com a mudança para uma postura sustentável destacam-se:
O consumismo consciente pode ser um poderoso agente de mudança social, promovendo mais justiça nas relações de trabalho.
Além disso, essa é uma excelente via de estimular a ética entre as camadas mais vulneráveis da sociedade, sempre expostas à violência e à criminalidade.
Portanto, estimular o consumo consciente ajuda a formar uma maior consciência cidadã, por meio de ações mais responsáveis em relação ao meio ambiente e à sociedade.
A degradação do meio ambiente tem uma relação estreita com a pobreza e a desigualdade social.
Um bioma destruído, um lago poluído ou um curso d’água tomado pelo esgoto representam não apenas um problema ambiental, mas menos oportunidades de geração de renda.
As ações sustentáveis, pelo contrário, têm o poder de revitalizar comunidades, gerando receitas por meio da economia circular.
Ser sustentável é valorizar a vida, adotando hábitos que reduzem os impactos negativos das atividades humanas sobre o meio ambiente.
A base dessa mudança é o consumo consciente e orientado por uma postura mais responsável em relação à manutenção dos recursos naturais.
Embora o planeta seja rico em commodities, essa riqueza não é infinita. Não existe um “planeta Terra reserva” caso nossos recursos se esgotem.
Assim sendo, é preciso pensar e agir desde já, não só mudando a forma como consumimos, como desenvolvendo novas matrizes energéticas, mais limpas e menos agressivas ao meio ambiente.
O consumo responsável está na agenda das grandes empresas, que materializam o esforço em prol do planeta por políticas e ações de Environment, Social and Governance (ESG).
Trata-se de uma abordagem de gestão, na qual tudo que uma empresa faz deve ser analisado e medido a partir de suas consequências para o ambiente e a sociedade.
Marcas geridas dessa forma são mais valiosas, porque mostram com ações concretas o seu comprometimento com o futuro da humanidade.
Sempre lembrando que consumidores conscientes priorizam empresas que adotam medidas sustentáveis e socialmente responsáveis, influenciando positivamente a demanda por práticas de ESG.
Dessa forma, o consumo consciente incentiva as organizações a implementarem políticas que minimizem impactos ambientais, contribuam para a sociedade e mantenham transparência e ética em sua gestão.
Felizmente, existem ótimos exemplos de empresas que estimulam o consumo consciente, servindo como modelo de ação sustentável desde os seus processos de fabricação.
Veja algumas:
Neste conteúdo, você aprendeu o que é consumo consciente, seus impactos positivos e como ele pode melhorar a qualidade de vida para as pessoas e para os biomas.
Também viu como fazer a sua parte, conhecendo medidas simples que fazem muita diferença.
Outra atitude que ajuda sempre é se manter bem informado, lendo os artigos publicados aqui, no blog da FIA, sua fonte de informação útil para a vida, carreira e negócios.
Referências:
https://atlasbrasileirodareciclagem.ancat.org.br
https://www.reciclasampa.com.br/artigo/video-mostra-garrafa-de-plastico-se-decompondo-em-tempo-real
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