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Equipe multidisciplinar: entenda o que é, como formar e gerenciar uma

20 de outubro 2023, 16:00

Equipe multidisciplinar juntando as mãos no centro de um círculo
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Uma equipe multidisciplinar é um grupo composto por profissionais de diversas áreas do conhecimento que trabalham juntos para alcançar um objetivo comum, combinando suas habilidades e especialidades para obter soluções mais eficazes.

Um bom exemplo disso são os setores de Finanças e Contabilidade.

Embora tenham funções diferentes, os profissionais das duas áreas precisam estar sempre “trocando figurinhas”.

Trabalhar com uma equipe multidisciplinar traz vantagens competitivas consideráveis, já que a empresa investe no ativo mais valioso de todos: o capital humano.

Ao longo deste texto, vamos avançar no conceito para explicar o que é uma equipe multidisciplinar, como selecionar profissionais multidisciplinares e as vantagens desse modelo.

Confira os tópicos abordados a partir de agora:

  • O que é uma equipe multidisciplinar?
    • Qual a diferença entre equipe multiprofissional e multidisciplinar
  • Qual é o papel da equipe multidisciplinar?
  • Quais são os benefícios de uma equipe multidisciplinar?
  • Como formar e gerir um time multidisciplinar?

Acompanhe até o final para conhecer detalhes sobre o trabalho multidisciplinar e como colocá-lo em prática.

O que é uma equipe multidisciplinar?

Equipe multidisciplinar é toda aquela formada por profissionais que atuam em áreas distintas, mas interdependentes.

Dessa forma, cada um dentro da sua expertise, contribui para alcançar um objetivo comum.

A estratégia também se mostra como solução usada por empresas e projetos que precisam articular competências nas mais variadas condições para alcançar metas específicas.

Seria o caso de uma fintech que, para prestar seus serviços com excelência, precisa formar uma equipe composta por contadores, analistas de TI e especialistas em SEO, por exemplo.

Ou uma escola que reúne profissionais das áreas de psicologia e coaching para auxiliar os professores a identificar possíveis déficits pedagógicos em alunos.

Veja, portanto, que as possibilidades do trabalho multidisciplinar são muito variadas.

Qual a diferença entre equipe multiprofissional e multidisciplinar?

É relativamente comum entre profissionais de RH o uso dos termos multidisciplinar e multiprofissional como sinônimos.

Semanticamente, de fato, os termos se equivalem.

Eles podem ser utilizados para definir o mesmo objeto: uma equipe, projeto ou empresa formado por profissionais de diferentes especialidades.

No fim das contas, profissionais multidisciplinares são também multiprofissionais.

Não existe uma diferença em termos práticos, limitando-se apenas, nesse caso, a uma questão de preferência linguística e verbal.

Qual é o papel da equipe multidisciplinar?

Uma equipe multidisciplinar trabalhando em conjunto
Uma equipe multidisciplinar bem estruturada faz a diferença nas organizações

A equipe multidisciplinar desempenha um papel fundamental ao identificar necessidades e estabelecer objetivos de negócio.

Ela também se encarrega de selecionar membros de diversas áreas, além de facilitar a comunicação, enquanto seus líderes gerenciam eventuais conflitos.

No dia a dia, trabalha de maneira coordenada, integrando conhecimentos diversos para alcançar objetivos comuns ou demandas pontuais.

Quais são os benefícios de uma equipe multidisciplinar?

Como mostra um estudo conduzido pela Embry-Riddle Aeronautical University (em inglês), o trabalho com equipes multidisciplinares traz desafios que acabam sendo compensados pelas vantagens.

Uma delas é a maior capacidade de solucionar problemas complexos que, de outra forma, travariam o avanço de um projeto.

Uma equipe multidisciplinar bem estruturada faz muita diferença, considerando as potencialidades desse modelo, como mostram os benefícios que vamos destacar a partir de agora.

Autonomia

O trabalho multidisciplinar bem coordenado permite que os membros tenham mais autonomia em suas áreas de especialização.

Cada profissional tem a liberdade de tomar decisões relacionadas ao seu campo de conhecimento, desde que tenham know-how reconhecido e comprovado.

Dessa forma, a equipe passa a confiar nas habilidades individuais de cada membro para realizar tarefas específicas sem a necessidade de supervisão constante.

Essa autonomia leva a uma distribuição mais equilibrada das responsabilidades e da carga de trabalho, tornando o processo mais dinâmico.

Engajamento

A colaboração entre membros de diferentes disciplinas cria um ambiente de trabalho mais envolvente, em que a realização dos objetivos depende do empenho de cada um.

Isso faz com que os profissionais se sintam valorizados por suas contribuições únicas, ficando mais motivados e comprometidos com o atingimento das metas.

O senso de propósito conjunto impulsiona o engajamento, pois todos reconhecem a importância dos seus papéis.

O resultado disso é um ambiente com mais positividade, onde os membros estão dispostos a investir tempo e esforço em busca de soluções sem precisar serem cobrados por isso.

Criatividade

A diversidade de conhecimentos e perspectivas em uma equipe multidisciplinar é um terreno fértil para a criatividade florescer.

A combinação de diferentes pontos de vista e abordagens permite a geração de ideias inovadoras.

Quem defende essa ideia é o autor de um artigo sobre como as empresas podem promover a criatividade (em inglês), no site da universidade de Harvard, Michael Blanding, para o site da Universidade de Harvard.

Otimização de processos

Uma equipe multidisciplinar é capaz de otimizar processos em razão da variedade de competências envolvidas.

Cada membro contribui com sua experiência para aprimorar os procedimentos existentes, identificar áreas de melhoria e implementar mudanças.

A colaboração entre disciplinas também ajuda a identificar gargalos e a encontrar soluções, tornando a operação mais fluida.

Isso é resultado do compartilhamento de conhecimento e da aplicação de abordagens interdisciplinares, que por sua vez agilizam rotinas e otimizam o uso do tempo e recursos.

Diversidade

A diversidade em uma equipe multidisciplinar é uma vantagem amplamente reconhecida, como sugere uma pesquisa publicada pela Universidade de Toronto (em inglês).

O estudo demonstra que equipes mais diversas têm um potencial maior para a inovação devido à ampla variedade de perspectivas e abordagens que cada membro traz.

A diversidade estimulada pela multidisciplinaridade aumenta a criatividade e, com isso, o leque de soluções possíveis, tornando-se um impulsionador para o sucesso.

Além disso, a diversidade promove a inclusão, contribuindo para a representatividade e a compreensão das necessidades em um time multidisciplinar.

Colaboração

A colaboração é uma característica intrínseca das equipes multidisciplinares, como evidencia um artigo publicado na revista da American Psychological Association (em inglês).

A autora Susan H. McDaniel enfatiza que a colaboração entre membros com diferentes habilidades e conhecimentos leva a resultados melhores do que a média.

Também destaca a necessidade de trabalhar em conjunto para alcançar metas comuns, estimulando a comunicação e a cooperação, gerando sinergia e melhores resultados em áreas nas quais a equipe multidisciplinar é mais presente, como na saúde, por exemplo.

Ampla perspectiva

A multidisciplinaridade profissional é também um caminho que leva à ampliação da visão das pessoas sobre um determinado desafio.

Sobre isso, um estudo publicado pela MIT Sloan Management Review (em inglês) destaca que a presença de membros de diferentes disciplinas dá uma perspectiva mais ampla sobre os desafios a serem enfrentados, no modelo batizado pelos autores de “X-Team”.

Essa ampla perspectiva acaba sendo uma vantagem a mais para a análise de problemas, já que considera as diversas variáveis e fatores que podem passar despercebidos em abordagens mais restritas.

Inovação

Quanto mais diversos forem os pontos de vista, visões e experiências, maiores as chances de sucesso em projetos voltados à inovação.

Isso porque a exposição a diferentes perspectivas e abordagens abre portas para soluções inovadoras, já que cada membro traz uma visão única para os desafios, fugindo ao senso comum das abordagens convencionais.

Essa é uma ideia também sustentada cientificamente, como exposto em uma pesquisa divulgada na Revista de Psicologia Aplicada (em inglês).

Soluções abrangentes

A busca por soluções abrangentes é quase um modus operandi das equipes multidisciplinares.

Ou seja, quando um time é formado por pessoas com diferentes backgrounds, as respostas tendem a ser mais completas.

Nesse caso, a variedade de habilidades e conhecimentos permite que a equipe aborde problemas de maneira holística, considerando diversos aspectos.

A colaboração permite a combinação de diferentes perspectivas, levando a respostas menos enviesadas.

Complementaridade

Gestora explicando sobre a importância da equipe multidisciplinar para empresas
Equipes multidisciplinares promovem maior aprendizado para todos

Em uma equipe multidisciplinar, vale o lema “um por todos e todos por um”.

Cada membro contribui com suas forças, compensando as fraquezas dos outros, criando assim uma sinergia que empodera a equipe na resolução de problemas complexos.

A diversidade de competências faz com que eventuais deficiências sejam mitigadas, potencializando habilidades que, isoladas, não poderiam ser aproveitadas.

Seria como um especialista em Business Intelligence que, junto a um neuropsicólogo, conseguisse resultados superiores em um estudo sobre o comportamento de compra, por exemplo.

Aprendizado mútuo

Equipes multidisciplinares promovem o aprendizado mútuo graças à interação entre membros com diferentes formações.

A troca constante de conhecimento e experiência enriquece as competências individuais, como vimos no exemplo citado no tópico anterior.

Esse aprendizado mútuo cria um ambiente de desenvolvimento contínuo, no qual a equipe se beneficia constantemente das perspectivas uns dos outros, melhorando sua capacidade de resposta ao longo do tempo.

É uma maneira indicada para implementar, por exemplo, uma cultura de melhoria contínua, com base nos princípios Kaizen.

Como formar e gerir um time multidisciplinar?

A formação de uma equipe multidisciplinar é por si só um desafio.

Não basta apenas juntar pessoas de diferentes especialidades achando que elas vão trabalhar em equipe.

É preciso que haja um propósito e um projeto bem estruturado que justifique o emprego dos melhores talentos, que não permanecerão em uma empresa de outra forma.

Veja a seguir como começar a estruturar um projeto multidisciplinar para atrair e reter os bons profissionais.

Identifique necessidades

O primeiro passo para formar e gerir um time multidisciplinar é identificar as necessidades específicas do projeto ou da situação em questão.

Isso requer uma análise cuidadosa dos desafios a serem enfrentados e das habilidades necessárias para superá-los.

Ao compreender claramente as necessidades, a gestão do negócio ou projeto pode identificar de quais tipos de profissionais e habilidades precisa e, assim, contratar as pessoas certas.

Defina objetivos claros

Uma equipe multidisciplinar sem um objetivo perde sua razão de ser.

Esses objetivos devem ser específicos, mensuráveis e alcançáveis, como proposto pelo modelo SMART.

Se bem definidos, eles vão servir como um ponto de referência para o progresso da equipe e ajudar a manter o foco nas metas a serem atingidas.

Dessa forma, a equipe terá um senso claro de direção e propósito, essencial para manter os membros alinhados em todas as etapas e desafios que venham a surgir.

Selecione membros de áreas variadas

A multidisciplinaridade profissional é uma condição “sine qua non” para o sucesso de uma equipe com essa pegada.

Afinal, a diversidade de perspectivas e competências enriquece a equipe, abrindo abordagens variadas para os desafios.

A seleção deve ser baseada nas habilidades e conhecimentos específicos necessários para alcançar os objetivos, garantindo que cada membro contribua dentro de suas capacidades.

Por exemplo, em um projeto de redução de desperdício, é indicado contar com especialistas em Lean Six Sigma de todas as graduações, desde o Yellow Belt ao Master Black Belt.

É também indicado que cada um desses profissionais seja especialista em um tipo de ferramenta ou processo.

Estabeleça canais de comunicação

A comunicação é a base de todo negócio de sucesso e um dos principais setores no back office de uma empresa.

No contexto de uma equipe multidisciplinar, é preciso criar canais de comunicação abertos desde o início, a fim de viabilizar os fluxos de trabalho, a troca de informações e a tomada de decisão.

Por se tratar de uma comunicação interna, demanda também reuniões regulares e o uso de ferramentas de colaboração online e comunicação presencial sempre que necessário.

Promova a colaboração

Como vimos, não basta apenas juntar pessoas com habilidades complementares achando que isso por si só vai estimulá-las a cooperar entre si.

É preciso que o senso de coletividade seja estimulado, o que deve partir sempre da direção da empresa ou do projeto.

As lideranças devem deixar claro que posturas egocêntricas, vaidades e interesses pessoais não terão vez e que as respostas devem ser encontradas sempre com base na colaboração.

Gerencie eventuais conflitos

Seria ingenuidade acreditar que uma equipe multidisciplinar terá uma convivência pacífica o tempo todo.

Na verdade, as divergências são até desejadas, já que estimulam o debate e a busca por respostas melhores.

O que não pode é deixar as divergências evoluírem para conflito aberto, a ponto de minar relacionamentos e a unidade da equipe.

Para evitar que isso aconteça, as lideranças devem ter pulso para agir e autoridade para colocar a casa em ordem, sempre na base do diálogo e do bom senso.

Valorize e reconheça as contribuições

Equipe multidisciplinar trabalhando em um caso até tarde no escrtório
Uma equipe multidisciplinar também está sujeita a cometer erros

Criar um ambiente onde os membros se sintam apreciados por suas realizações e esforços é parte do esforço de gestão de equipes multidisciplinares.

Reconhecer publicamente as conquistas e expressar gratidão pelas contribuições individuais fortalece o senso de pertencimento e incentiva a continuar colaborando ativamente.

Esse reconhecimento nem precisa ser dado materialmente, embora bônus e recompensas sejam bem-vindos.

Em muitos casos, basta apenas um elogio sincero para que um colaborador se sinta motivado por um bom tempo.

Avalie constantemente

Realizar avaliações regulares permite identificar áreas de melhoria e ajustar estratégias de acordo com as necessidades, que também mudam conforme o tempo passa.

Afinal, mesmo uma equipe multidisciplinar está sujeita a erros que, se corrigidos, tornam-se ferramentas valiosas para o aperfeiçoamento.

Nesse caso, a alta gestão precisa deixar claro que errar não é motivo para punição, já que só erra quem faz.

A partir disso, as avaliações tendem a ser menos enviesadas e punitivas, de modo a valorizar o crescimento profissional por meio de críticas edificantes.

Promova o aprendizado

A multidisciplinaridade profissional depende de treinamento e formação sólida.

Adicionalmente, a gestão pode investir em modalidades alternativas, como workshops, cursos ou estimulando o simples compartilhamento de conhecimento entre os membros.

Essa troca não apenas enriquece a equipe, mas também a capacita a lidar com desafios em constante mudança, em um mundo definido como Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo (VUCA).

Isso sem contar que o aprendizado contínuo permite que a equipe identifique tendências emergentes, novas tecnologias e mudanças nas preferências dos clientes.

Essa consciência é fundamental para manter a capacidade da organização de ajustar suas estratégias de acordo com as demandas do mercado e para permanecer competitiva.

Além disso, como vimos, o aprendizado contínuo incentiva a criatividade e a inovação.

Quando os colaboradores são encorajados a buscar conhecimento e a experimentar novas abordagens, estão mais propensos a gerar ideias inovadoras para resolver problemas e melhorar processos.

Essa cultura de aprendizado também aumenta a motivação e o engajamento da equipe, já que os membros se sentem valorizados e capacitados a contribuir.

Ajuste as estratégias

A fase final de ajuste das estratégias é um momento crítico em qualquer empreendimento, no qual a filosofia Kaizen desempenha um papel fundamental e merece um destaque ainda maior.

Isso porque a filosofia Kaizen de melhoria contínua preconiza a ideia de que pequenas melhorias incrementais ao longo do tempo podem resultar em avanços significativos.

Assim, ela destaca a importância de uma abordagem constante e sistemática para ajustar e aprimorar as estratégias existentes.

Os profissionais de Recursos Humanos (RH) têm um papel fundamental nesse processo.

Eles desempenham um papel de liderança ao promover uma cultura organizacional que valoriza a melhoria contínua.

Para isso, é necessário estabelecer um ambiente onde os colaboradores são encorajados a identificar oportunidades de aprimoramento, compartilhar ideias e participar ativamente da implementação de mudanças.

Os profissionais de RH também desempenham um papel importante na identificação de necessidades de treinamento e desenvolvimento para capacitar os membros da equipe a contribuir efetivamente para o processo de ajuste de estratégias.

Além disso, podem ajudar na avaliação dos resultados das estratégias ajustadas, monitorando o progresso e coletando feedbacks.

Isso contribui para a identificação contínua de áreas de melhoria e para a adaptação ágil às mudanças nas condições de mercado e nas necessidades da organização.

Conclusão

Neste conteúdo, vimos o que é uma equipe multidisciplinar e seus benefícios.

Fica claro que uma empresa que valoriza os profissionais multidisciplinares tem muito mais chances de permanecer competitiva no mercado.

Ter um time multidisciplinar é como uma célula que, junto a outras, forma um corpo coeso, resiliente e em permanente processo de evolução e crescimento.

É claro que a FIA Business School ajuda você a atuar em um mercado onde a multidisciplinaridade é um requisito e a capacidade de liderança é um bônus desejável.

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Referências:

https://commons.erau.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1116&context=publication

https://hbswk.hbs.edu/item/getting-to-eureka-how-companies-can-promote-creativity

https://www.researchgate.net/publication/279649945_Diversity_management_practices_Comparing_Cox_and_Blakes_recommendations_to_current_research_and_practice

https://www.apa.org/news/press/releases/2014/05/primary-health-care

https://sloanreview.mit.edu/article/the-comparative-advantage-of-xteams/

https://www.researchgate.net/publication/26762638_Team-Level_Predictors_of_Innovation_at_Work_A_Comprehensive_Meta-Analysis_Spanning_Three_Decades_of_Research

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