07 ago 19
Por que é importante usar o LinkedIn ainda na universidade?
Com cerca de 550 milhões de usuários, o LinkedIn é, atualmente, a maior rede social voltada ao universo profissional. Ter uma conta na plataforma significa estar por dentro das tendências do mercado, contar com mais possibilidades de networking e, é claro, ser visto pelas principais empresas no Brasil e no mundo. Mas, não se deixe enganar: não é preciso já estar empregado ou ter concluído uma formação para usufruir desses benefícios.
Na verdade, usar o LinkedIn ainda na universidade é uma forma estratégica de dar seus primeiros passos rumo a uma carreira de sucesso. Quer entender melhor sobre o que estamos falando? Então, continue a leitura do artigo!
LinkedIn e suas funcionalidades
Conectar profissionais de todo o mundo: essa é a missão do LinkedIn, rede social que abriga usuários de mais de 200 países. Um dado interessante é que o Brasil ocupa o terceiro lugar em maior número de perfis cadastrados, atrás apenas dos Estados Unidos e da Índia. Dessa forma, podemos afirmar que a plataforma é um ambiente altamente promissor para colaboradores brasileiros dos mais diferentes setores.
Na rede, o usuário consegue seguir e se comunicar com perfis empresariais e de outros profissionais, por isso, trata-se de uma forma muito prática de fazer networking. Outra funcionalidade da plataforma é a possibilidade de publicar e compartilhar conteúdos valiosos — principalmente sobre carreira, negócios, comportamento, economia, etc. Sendo assim, ter um perfil na rede é garantia de se manter atualizado com informações que agregam à vida profissional.
Não poderíamos deixar de falar, também, dos grupos voltados à troca de experiências e informações e da biblioteca online de cursos da plataforma. Isso mesmo: pelo LinkedIn, você pode ampliar os seus conhecimentos, obter novos certificados e, com isso, dar um up em seu currículo. Interessante, não?
Importância de usar o LinkedIn ainda na universidade
Acima, comentamos sobre as funcionalidades do LinkedIn e sua difusão no mundo dos negócios. É fato que a plataforma corresponde a um mundo de oportunidades — e não é disso que quem está ainda na universidade mais precisa? Em outras palavras, aqueles que ainda não iniciaram sua trajetória no mercado para a área desejada podem utilizar a rede social justamente para dar os seus primeiros passos!
Separamos em tópicos os principais motivos pelos quais você deve usar o LinkedIn mesmo durante a graduação. Acompanhe!
Networking
Talvez seja esse o principal propósito do LinkedIn. Ao criar e preencher corretamente o seu perfil, você automaticamente já está apto a seguir seus colegas, pessoas influentes em seu campo de estudos, páginas empresariais, recrutadores etc. Aproveite essa oportunidade para praticar o networking e criar conexões profissionais que possam impulsionar a sua carreira.
Estágios
Não é segredo algum que o LinkedIn é um dos principais meios utilizados pelos recrutadores para captar talentos, e isso também vale para vagas de estágio — experiência fundamental a qualquer universitário. Colocando em seu perfil o seu objetivo profissional, bem como as suas principais habilidades e competências, as chances de ser encontrado e chamado para participar de um processo seletivo são potencializadas.
Recomendações
Todo mundo gosta de ter o seu trabalho reconhecido pelos outros, não concorda? Principalmente quando você é bom no que faz, as pessoas vão comentar, e essas informações chegarão a terceiros, aumentando as suas chances de conquistar boas oportunidades.
Mesmo quando ainda se está na universidade, certamente há algo em que você se destaca — seja em relação ao seu comportamento, seja algo referente às suas habilidades etc. É aqui que usar o LinkedIn surge mais uma vez como ferramenta importante para o futuro profissional.
Isso porque, meio dela, as suas conexões (como colegas, professores, entre outros) podem avaliar suas habilidades e deixar depoimentos por escrito sobre os seus pontos positivos ou sobre como foi desenvolver algum projeto com a sua participação, por exemplo. Assim, quando alguém entra em seu perfil, verá que existem outras pessoas que o recomendam como profissional.
Imagem
O universitário que opta por usar o LinkedIn certamente tem um diferencial competitivo interessante em relação àqueles que não compreendem a força e a importância da plataforma no mercado de trabalho. Aqui, estamos falando da possibilidade de criar uma imagem profissional positiva e atraente aos contratantes.
Isso porque, na rede social, o seu perfil pode ser uma verdadeira vitrine daquilo que você quer mostrar para o mercado. Muito mais do que preencher o seu currículo, a plataforma também permite a criação de infográficos e upload de demais conteúdos que o usuário considerar relevantes — como apresentações de slide, projetos, portfólios.
Sabe aquela apresentação que você montou na faculdade com seus colegas e se orgulha bastante do resultado? Que tal anexá-la ao seu perfil no LinkedIn para que os outros vejam? Essa pode ser a chance perfeita de que você seja descoberto por algum recrutador ou perfil empresarial que busca candidatos com as suas habilidades.
LinkedIn Alumni
Outra vantagem do LinkedIn para os universitários é que a plataforma conta com uma ferramenta completamente dedicada a eles: o LinkedIn Alumni. Utilizando essa funcionalidade, é possível fazer networking com alunos e acadêmicos de diferentes instituições de ensino e fazer com que essas conexões se tornem relevantes em sua rede de contatos.
Além do mais, a ferramenta Alumni é repleta de conteúdos escritos e audiovisuais úteis ao universitário, como dicas para encontrar um estágio, se dar bem em entrevistas, criar um currículo atrativo, montar a sua imagem profissional, se comunicar com outros profissionais na própria plataforma, entre outros.
Viu só como é extremamente vantajoso usar o LinkedIn ainda na universidade? Sendo ativo na plataforma, você não só aumenta as chances de ter suas habilidades e experiências vistas pelos recrutadores, como também pode criar conexões profissionais que certamente se lembrarão de você ao verem oportunidades alinhadas ao seu perfil e objetivos. Sendo assim, não perca tempo: faça já a sua conta e usufrua desses benefícios!
E então, gostou do conteúdo do post? Para fazer com que mais pessoas tenham acesso às nossas dicas, compartilhe agora mesmo o artigo com seus amigos nas redes sociais!