Share, , Google Plus, Pinterest,

Posted in:

Universidade Virtual: O que é, Como Funciona e Cursos

universidade virtual o que é como funciona cursos
5 (100%) 3 votes

O que acha de ser aluno de uma universidade virtual? Fazer uma graduação, extensão ou pós-graduação sem ter o compromisso de ir para a faculdade todos os dias?

Cada vez mais brasileiros têm seguido por esse caminho.

E não é por acaso que fazem essa escolha, como veremos a partir de agora.

Se você quer iniciar, incrementar sua formação universitária ou ampliar seus conhecimentos, mas não tem ainda certeza se isso vale a pena, este artigo é ideal para seus objetivos.

Está na hora de conhecer mais sobre o que é e como funciona uma universidade virtual, além de tirar suas dúvidas sobre os cursos disponíveis nesse formato de ensino.

Confira os tópicos que preparamos para a sua leitura:

  • O que é a universidade virtual
  • Qual a importância da universidade virtual
  • Como surgiu a universidade virtual
  • Como funciona os cursos de graduação à distância
  • Quais os principais cursos ofertados na graduação à distância
  • Vantagens do EAD
  • Quais as faculdades à distância reconhecidas pelo MEC
  • Por que fazer EAD na FIA
  • O que é presencial e EAD
  • O que significa EAD virtual
  • O que é a Univesp.

Se o assunto interessa, continue lendo até o final.

O que é a universidade virtual?

Universidade virtual é uma instituição que oferece cursos à distância por meio de plataformas de aprendizagem disponíveis na internet, disponibilizando para alunos e professores ferramentas digitais de comunicação.

Os cursos são realizados através de aulas, videoconferências, chats, fóruns de discussão e acesso a bibliotecas.

Tudo acontece de forma online, como é próprio do ensino à distância – EAD.

A separação física entre professores e alunos é recompensada por uma dinâmica de interação diferente, na qual o aluno é valorizado por seu esforço e protagonismo.

Na universidade virtual, o professor não somente apresenta as aulas, que podem ser acessadas pelo computador, tablet ou celular, em qualquer hora ou lugar.

Ele também direciona a pesquisa, leitura e discussão das disciplinas, incentivando a participação do aluno nos grupos virtuais dos respectivos cursos.

Dessa forma, o docente atua não apenas como um expositor de conteúdo, mas se mostra como um importante facilitador para a aprendizagem.

universidade virtual qual importância
A universidade virtual ampara-se na tecnologia para levar conhecimento

Qual a importância da universidade virtual?

A importância da universidade virtual aparece no maior acesso à educação superior, o que está ligado a dois fatores principais: praticidade e custo.

Em 2017, o número de brasileiros matriculados em um curso de graduação ou pós cresceu 3% em relação ao ano anterior, segundo o Censo da Educação Superior.

Esse crescimento só foi possível graças ao avanço de 17,6% na modalidade EAD, já que, na presencial, houve queda de 0,4%.

Os cursos online na educação regulamentar atendem a uma demanda de pessoas que não simpatizam ou não conseguem tempo livre para se deslocar até uma instituição física.

Muitas delas já estão no mercado de trabalho, com horários comprometidos, mas precisando de um upgrade em suas carreiras.

Para esse perfil, é muito mais prático estudar sem sair de casa ou mesmo no trabalho, por dispositivos variados, bastando para isso a conexão com a internet.

Também as mensalidades em uma universidade virtual tendem a ser mais baratas, o que se explica pela menor exigência de estrutura para as aulas.

Lembrando que os cursos podem atingir um maior número de alunos com um mesmo professor, se valendo, ainda, da figura dos tutores, que são treinados para tirar dúvidas.

Com isso, os valores são até 65% menores, na comparação com universidades presenciais, de acordo com o censo da Associação Brasileira de Educação à Distância (ABED).

Como surgiu a universidade virtual?

O modelo de universidade virtual deu seus primeiros passos no Brasil na segunda metade da década de 1990, já que, antes, não havia acesso à internet difundido.

Foi um período muito particular da história, com consequências da tecnologia também na educação.

As transformações decorrentes da globalização provocaram mudanças nos sistemas de ensino, que passaram a buscar a formação de pessoas criativas, versáteis e empreendedoras, além da predisposição ao aprendizado contínuo.

Em resposta, as universidades brasileiras passaram também a se dedicar à pesquisa e à oferta de cursos superiores à distância e ao uso de novas tecnologias nesse processo.

Com a expansão da internet nas universidades, em dezembro de 1996, a publicação da Lei de Diretrizes e Bases para a Educação Nacional (LDB) oficializou o EAD como modalidade válida na maioria das categorias de ensino.

A regulamentação do EAD, porém, só aconteceu em 2005, com a publicação do Decreto nº 5.622, substituído pelo Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017.

Assim, a internet acabou democratizando o acesso à informação e ao conhecimento acadêmico, atingindo os métodos de ensino.

universidade virtual como funcionam cursos graduação distância
Os cursos à distância ganham cada vez mais espaço e têm pontos muito positivos

Como funcionam os cursos de graduação à distância?

Os cursos de graduação à distância funcionam através da combinação de ferramentas tecnológicas.

Ter acesso à internet e saber o básico de informática é indispensável.

Após ser aprovado em um processo seletivo, o aluno matriculado ingressa na universidade e recebe seu login e senha para acessar o ambiente virtual de aprendizagem.

É nele que tem acesso às aulas, textos, tarefas online e biblioteca.

As aulas são expositivas, podendo ser gravadas ou ao vivo.

Já o conteúdo das disciplinas (vídeos e slides das aulas, fóruns de discussão e material didático) fica disponível na plataforma online.

As disciplinas vão sendo lançadas em um calendário programado pela instituição, conforme o planejamento pedagógico dos cursos.

Há questionários, trabalhos, avaliações e atividades a serem realizados nas respectivas disciplinas.

Para quem pensa que não vai precisar estudar, um aviso: os cursos exigem dedicação, organização e disciplina, pois sempre há prazos a cumprir.

Apesar de serem cursos à distância, na universidade virtual, podem ser obrigatórios momentos presenciais para as avaliações (provas), estágios, defesa de trabalhos de conclusão de curso e atividades relacionadas a laboratórios de ensino.

Sua realização ocorre em um local físico: são os chamados polos de apoio presencial.

universidade virtual quais principais cursos ofertados graduacão distância
A variedade de cursos no meio digital não deixa a desejar

Quais os principais cursos ofertados na graduação à distância?

Há uma grande variedade de cursos ofertados na graduação à distância nas instituições de Ensino Superior credenciadas no país, entre públicas e privadas.

Segundo a mais recente edição do Censo do Ensino Superior, o Brasil tem 1.073.497 alunos em cursos de graduação EAD, o que equivale a 33,3% do total e representa um aumento de 27% no período de um ano.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (INEP), responsável pelos dados, os cursos mais procurados na modalidade são: Pedagogia, Administração, Ciências Contábeis, Serviço Social e Gestão de Recursos Humanos.

A seguir, trazemos mais detalhes sobre cada um deles.

Pedagogia

O curso de Pedagogia habilita o profissional para a educação infantil (pré-escolar), educação fundamental I (primeiro ao quinto ano), supervisão ou direção escolar e orientação educacional.

Estão entre as disciplinas estudadas, estão: teorias pedagógicas, psicologia (educacional, desenvolvimento infantil), sociologia (papel da instituição escolar, dinâmica da sociedade e o papel da educação) e práticas educacionais voltadas para portadores de necessidades especiais.

Administração

O administrador é o profissional que vai gerenciar os recursos humanos, materiais e financeiros de uma organização, trabalhando integrado a diferentes departamentos.

As disciplinas estudadas irão prepará-lo para gerenciar organizações, lançar novos produtos, organizar a produção e liderar equipes.

Ciências Contábeis

O profissional de Ciências Contábeis – o contador – é essencial para o funcionamento de uma empresa.

É ele, por exemplo, quem realiza os diversos registros junto aos órgãos governamentais e obtém o alvará para o começo das atividades.

Também elabora demonstrações financeiras e controla toda a movimentação da empresa, podendo trabalhar em auditorias e perícias contábeis.

universidade virtual serviço social
A assistência social, especialmente com o envelhecimento da população brasileira, só tem a ganhar

Serviço Social

O curso de Serviço Social forma profissionais capazes de analisar e entender as questões sociais.

Os assistentes sociais atuam com o intuito de intervir nas dificuldades de indivíduos e comunidades, por meio de propostas e ações que promovam o exercício pleno da cidadania.

Gestão de Recursos Humanos

O gestor de recursos humanos é o profissional que atua em processos de formação de equipes e comportamento organizacional.

Tem por objetivo contribuir para indicadores de RH, satisfação dos funcionários e desenvolvimento organizacional, com atitudes orientadas para resultados no campo de gestão de pessoas.

universidade virtual vantagens EAD
O acesso a qualquer hora, em qualquer lugar, é um ponto muito positivo

Vantagens do EAD

As vantagens da modalidade de ensino EAD são diversas.

Podemos começar falando sobre o aspecto social, que resulta na possibilidade de inclusão da população em todas as formas de educação formal e informal.

Também, para quem mora em locais mais afastados ou esteja impossibilitado de se deslocar, e para os que trabalham e não podem frequentar aulas presenciais em horários tradicionais, a graduação à distância permite que se participe de todas as atividades acadêmicas, nos dias e horários mais convenientes.

Em resumo, aqui estão as suas principais vantagens:

  • Flexibilidade: o aluno ajusta seu horário conforme o cronograma do curso
  • Menor investimento: valor mais acessível que os presenciais, além da economia com gastos de transporte
  • Capilaridade: o EAD está presente em quase todas as cidades do país
  • Diploma: vale tanto quanto o presencial
  • Mercado de trabalho: novas oportunidades profissionais se abrem a partir de variadas formações.

Sobre esse último aspecto, vale uma rápida reflexão.

Com a popularização da modalidade, o antigo preconceito sobre o egresso do EAD cede lugar à valorização da formação à distância, caindo por terra a antiga distinção entre as duas formas de aprendizado.

Afinal, para conseguir um emprego, o candidato tem que ser competente e formado por uma boa instituição de ensino, não importando se esteve ou fisicamente nela durante todo o curso.

Quais as faculdades à distância reconhecidas pelo MEC?

Antes de tomar qualquer decisão, é preciso saber primeiramente quais são as faculdades à distância reconhecidas pelo MEC.

Como são muitas, este artigo não se propõe a listar todas elas, mas é muito fácil descobrir se determinada instituição tem ou não o aval do ministério.

O MEC disponibiliza em seu portal, na aba Consulta Avançada, a pesquisa sobre os cursos e instituições de educação superior, que, independentemente da modalidade, presencial ou à distância, são legalmente reconhecidas.

As notas podem variar de 1 a 5.

Se o curso tiver avaliação nota 1 ou 2, significa que não atende aos requisitos do MEC. Nota 3 indica que atende os requisitos de funcionamento, enquanto as notas 4 ou 5 são um atestado de maior qualidade para o curso.

A Fundação Instituto de Administração (FIA) é nota 5 no MEC.

Cabe lembrar que um curso reconhecido pelo MEC garante a expedição de diploma, habilitando legalmente o aluno formado para o exercício da profissão.

universidade virtual por que fazer EAD FIA
Entre as possibilidades de curso de EAD estão os de Big Data, tema em voga

Por que fazer EAD na FIA?

A FIA tem opções de cursos à distância que vão permitir que você desenvolva conhecimentos de teorias e métodos de administração de empresas.

Para quem deseja investir na qualificação profissional ou planeja uma transição de carreira, essa pode ser uma excelente oportunidade.

Veja quais são as áreas de interesse nos quais você pode encontrar a sua próxima  formação:

Para saber mais, acesse a área reservada para o EAD no site da FIA.

O que é presencial e EAD?

Muita gente ainda tem dúvida sobre o que é presencial e EAD.

A diferença básica está em aluno e professor estarem ou não, fisicamente, no mesmo local.

Na verdade, há três modalidades de ensino e não apenas duas.

Veja só:

  • Presencial: exige a presença do aluno em, no mínimo, 75% das aulas e em todas as avaliações. Ou seja, o presencial requer que professores e alunos estejam em um mesmo ambiente em dia e horário pré-definidos
  • EAD: quando a relação professor-aluno não é presencial e o processo de ensino ocorre por meio de comunicação virtual, pela internet, o aluno não precisa estar fisicamente presente em um ambiente formal de ensino-aprendizagem
  • Semipresencial: quando combina o ensino presencial com atividades que podem ser realizadas à distância.
universidade virtual significa EAD virtual
O avanço da tecnologia – realidade aumentada, inteligência artificial – levará essa forma de ensino ainda mais longe

O que significa EAD virtual?

EAD virtual é toda educação à distância que se vale de uma plataforma de aprendizagem online.

Assim, o aluno não precisa ir à escola. A escola é que vem até ele.

A relação com o professor se dá exclusivamente por meio da internet.

O estudante acessa aulas e conteúdo, realiza suas atividades, como questionários e testes para avaliação do aprendizado, e ainda participa de fóruns e chats sobre a disciplina que está estudando.

Tudo através de um computador, tablet ou celular.

Existem diferentes modelos de ensino a distância no Brasil, com objetivos diferentes, mas com algo comum: o curso é sempre online.

Alguns exemplos:

  • Cursos livres: não são regulamentados por nenhum órgão do governo e se destinam a conhecimentos gerais de aplicação prática
  • Cursos preparatórios: como o nome sugere, preparam o aluno para uma necessidade específica, como concursos públicos e vestibulares
  • Cursos técnicos: formam pessoas para entrar ou encontrar uma recolocação no mercado de trabalho. Eles possuem alguns pré-requisitos, como a aprovação do MEC
  • Cursos profissionalizantes: têm o mesmo objetivo que os curso técnicos, porém, não possuem pré-requisitos frente a órgãos governamentais
  • Cursos universitários: cursos de graduação e pós-graduação com o aval do MEC
  • Cursos de extensão: são cursos de especialização para ajudar formandos a aprofundar os seus conhecimentos em determinadas áreas
  • Cursos corporativos: cursos empresariais, como na modalidade in company, cujo objetivo é capacitar colaboradores.

O que é a Univesp?

Ao pesquisar por universidade virtual na internet, é provável que encontre a Univesp entre os resultados.

É dessa forma que é mais conhecida a Universidade Virtual de São Paulo, uma instituição de ensino com foco exclusivo na educação a distância.

Ela é mantida pelo governo do Estado de São Paulo e credenciada junto ao MEC.

Estão entre seus principais parceiros o Centro Paula Souza (CPS), a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Estadual Paulista (Unesp) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

A Univesp tem por objetivo o ensino, pesquisa e extensão e dedica-se à formação de educadores, assim como de outros profissionais comprometidos com o bem-estar social e cultural da população.

São 243 polos em 203 municípios paulistas, com cursos de engenharia de produção, de computação, licenciaturas de biologia, química, física, matemática, pedagogia e gestão pública.

Além do caráter inclusivo, a instituição também visa atender à demanda por professores nas escolas de educação básica.

Em 2018, a Univesp ofertou 42.450 vagas, em dois vestibulares.

universidade virtual conclusão
O potencial é enorme e pouco a pouco o preconceito com cursos à distância é deixado de lado

Conclusão

Os números do Censo do Ensino Superior comprovam que a educação a distância no Brasil vive um momento de crescimento e organização, nas várias metodologias existentes, acadêmicas e corporativas.

Também no mercado de trabalho a aceitação de profissionais formados em universidade virtual já é uma realidade.

Por força da lei, aliás, desde que sejam regulamentados, não há diferença entre cursos presenciais e à distância.

Tudo isso contribui para que mais alunos vejam na universidade virtual uma chance de crescer, evoluir e se qualificar.

Seja para graduação, pós-graduação ou cursos de aperfeiçoamento, estudar de onde quiser e quando puder é uma grande vantagem.

Este artigo ajudou você? Então, compartilhe o conteúdo em suas redes sociais.

Também deixe um comentário abaixo ou, se preferir, faça contato conosco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *