faculdade de administração

03 jul 19

Tire suas principais dúvidas sobre a faculdade de administração

Depois de pesquisar sobre carreiras e mercado de trabalho, você decidiu que a faculdade de administração é a opção mais alinhada aos seus objetivos pessoais e profissionais.

No entanto, ainda assim, algumas dúvidas persistem — afinal, qual é o papel de um administrador? Quais funções ele está apto a assumir? Caso esses e outros questionamentos afins soem familiar a você, não se preocupe. A escolha de um curso é mesmo algo delicado, portanto, todas as informações úteis são extremamente importantes aqui.

Foi pensando nisso que, neste post, esclareceremos as principais dúvidas sobre a faculdade de administração, mostrando ao futuro profissional da área o leque de oportunidades que ele terá após ou até mesmo durante a graduação.

No final, falaremos também sobre a importância de escolher uma instituição de ensino que seja referência, de modo a obter uma formação de qualidade e coerente com as demandas do mercado. Vamos lá?

Qual é o papel do administrador?

A primeira coisa que você precisa saber sobre a atuação do administrador é que ela é fundamental para empreendimentos de qualquer segmento ou tamanho.

Pequenas e Médias Empresas (PMEs) e até as gigantes multinacionais necessitam de um profissional da área para fazer o devido gerenciamento de seus recursos. Justamente por isso. a demanda para quem opta pela faculdade de administração é sempre promissora.

Cabe ao administrador desempenhar funções estratégicas dentro de um negócio — aqui, estamos falando da atuação em segmentos diversos, que vão desde financeiro até marketing, como veremos adiante.

Entre as suas principais missões está manter a estabilidade e a saúde da organização, gerenciando de forma eficaz seu capital financeiro, humano e material. Ele também está apto a estruturar processos, liderar pessoas, trabalhar no planejamento de táticas para o cumprimento de metas e desenvolver soluções para eventuais problemas.

Como é o perfil ideal de um profissional da administração?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o papel do administrador, é também interessante compreender que existem certas habilidades em comum que compõem o perfil ideal desse profissional.

O melhor de tudo é que, caso você perceba que ainda não conta com alguma das que listaremos logo em seguida, não é necessário se desanimar e nem pensar em desistir. Pelo contrário!

Saiba que a faculdade de administração também tem como foco o desenvolvimento dessas habilidades nos futuros profissionais, sempre de olho no futuro.

Em função da carga prática durante a graduação, o aluno entrará em contato com situações nas quais precisará agir de determinada maneira para cumprir com o objetivo de suas ações da melhor forma possível. Sem falar nas experiências de estágio e optativas. Dessa forma, a evolução de determinadas competências se torna algo inevitável.

Mas, afinal, de qual habilidades estamos falando? Confira abaixo:

Comunicação eficaz

Apresentar uma boa comunicação é imprescindível quando se lida com pessoas. Saber se expressar e passar a mensagem desejada, explicando ideias e conceitos quando necessário, é, portanto, parte do perfil do administrador.

Lembre-se de que, muitas vezes, você terá em mãos informações (como dados, estatísticas etc) que podem não significar nada para a pessoa que precisa passar uma informação. Dessa forma, se não souber se comunicar de forma clara, pode colocar em risco até mesmo as operações da empresa.

Visão sistêmica

Contar com uma visão sistêmica que abranja a empresa na totalidade é uma habilidade importante para o administrador. Mesmo que ele trabalhe em determinado setor, ter noções sobre como andam as operações dos demais segmentos faz toda a diferença na gestão de recursos e no planejamento de ações. Nesse sentido, é possível afirmar que esse profissional é a “ponte” que interliga os departamentos de uma organização.

Facilidade para trabalhar em equipe

Sabemos que lidar com pessoas que pensam diferente e que apresentam ideias que, muitas vezes, não vão ao encontro das nossas, nem sempre é algo tão simples. No entanto, o bom desenvolvimento de qualquer negócio só acontece quando os times estão unidos a um só propósito.

Cabe ao administrador, nesse sentido, saber manter um bom relacionamento interpessoal e trabalhar em equipe. Mesmo quando ocupa cargos de liderança, ele deve engajar as equipes, guiando os fluxos de trabalho mediando situações e oferecendo feedbacks com frequência.

Proatividade

Agir com proatividade é indispensável para suprir as demandas do mercado atual. Para o administrador, isso não poderia ser diferente. Trata-se de uma habilidade que, junto à visão sistêmica, é essencial para o funcionamento de um negócio.

O profissional proativo sabe agir estrategicamente sem precisar esperar uma ordem para tal, entendendo quais são os objetivos e riscos de suas ações e buscando sempre soluções que agreguem valor ao cotidiano empresarial.

Quais são as áreas de atuação?

Para aqueles interessados em ingressar em uma faculdade de administração, temos excelentes notícias: o mercado é promissor e garante oportunidades amplas.

Como administrador, você poderá trabalhar nos mais diversos segmentos — além de atuar de forma autônoma como consultor (o que é, inclusive, tendência) ou até mesmo abrir seu próprio negócio tendo como base as noções e conhecimentos técnicos e práticos em empreendedorismo adquiridos durante a formação.

Sendo assim, aqueles que, por ventura, imaginavam que ao administrador cabia apenas a possibilidade de se tornar gestor, estão cometendo um grande equívoco. Concluindo a graduação, o profissional tem grandes chances de empregabilidade e poderá exercer funções, além das já mencionadas, nos seguintes ramos:

  • financeiro: este talvez seja um dos principais segmentos escolhidos pelos administradores. Trabalhando no financeiro, o profissional lidará com tarefas como pagamentos e recebimentos, acertos trabalhistas, gerenciamento da agenda de impostos, cobrança de clientes, entre outras atividades;
  • vendas: neste setor, entre as principais funções do administrador estão trabalhar com negociações de preços e gestão do cumprimento de prazos perante os clientes e fornecedores;
  • recursos humanos: talvez algumas pessoas ainda não saibam, mas o papel do administrador é bastante necessário para a eficácia dos procedimentos de RH. Ele pode atuar gerenciando processos de contratações e desligamentos, planos de carreira, programas de benefícios e reconhecimento, análise de dados, entre outros;
  • marketing: sim, a grade curricular do curso de administração também inclui disciplinas como o marketing. Trata-se, inclusive, de uma área na qual a presença de um administrador é muito importante. É ele o responsável por gerir aspectos como o relacionamento com o público-alvo, fornecendo insights valiosos para que as campanhas e ações do setor atinjam a eficácia;
  • logística: neste segmento, cabe ao administrador cuidar de toda a cadeia produtiva da organização. É ele quem guiará a compra dos insumos, gerindo a distribuição e até mesmo da armazenagem da mercadoria. Geralmente, o profissional que opta pelo campo também atua com comércio exterior, gerenciando negociações de compras e vendas e trabalhando na internacionalização da marca.

O que avaliar no momento de ingressar na faculdade de administração?

Não poderíamos deixar de fora deste artigo um dos aspectos de maior peso ao iniciar uma formação de nível superior: a escolha da faculdade. Embora existam diversas instituições de ensino que oferecem o curso de administração — afinal, se trata de um dos mais procurados no Brasil —, é fundamental ser criterioso no momento de se ingressar em uma, afinal, o que está em jogo é o seu sucesso.

Sendo assim, faça buscas na internet e consulte os conceitos do Ministério da Educação (MEC). Bom desempenho em rankings e avaliações como Enade, por exemplo, é um bom indício de que a instituição fornece aos alunos uma graduação de qualidade.

Com as informações do post, você certamente conseguiu tirar as suas dúvidas sobre a faculdade de administração e está por dentro de tudo o que um administrador precisa saber para iniciar uma trajetória de sucesso.

Lembre-se de que um dos passos mais importantes para isso é optar por uma graduação que foque realmente nas necessidades e objetivos do aluno, bem como no seu desenvolvimento pessoal e profissional, oferecendo a ele uma formação completa e de qualidade. Dessa forma, as boas oportunidades aparecerão como consequência natural.

E então, gostou de saber mais sobre a faculdade de administração? Caso tenham restado quaisquer dúvidas, entre em contato agora mesmo conosco. Vamos adorar conversar com você e apresentar os nossos cursos!


Voltar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *