como escolher uma carreira

22 jul 19

Em dúvida sobre como escolher uma carreira? Confira nossas dicas!

Powered by Rock Convert

Quando criança, você provavelmente já tinha na ponta da língua algumas respostas para quem perguntasse qual seria a sua futura profissão. O que não passava em sua mente, até então, é que essa mesma pergunta seria refeita em uma fase muito importante na vida de qualquer um: o período que corresponde ao fim do Ensino Médio e o ingresso em uma faculdade.

Descobrir uma vocação não é algo simples, que pode ser feito do dia para a noite. Mesmo que seja perfeitamente possível alterar essa decisão no futuro, para chegar à opção mais acertada possível, é preciso considerar uma série de aspectos.

Foi pensando nisso que, neste post, listamos 4 dicas infalíveis para ajudar você a saber como escolher uma carreira. Vamos conferir?

As dificuldades na escolha da profissão

Poucos passos em nossa trajetória são tão decisivos como a escolha de uma profissão. Isso é algo que gera questionamentos tanto para os jovens que acabaram de sair do Ensino Médio quanto para pessoas mais experientes que buscam uma recolocação no mercado. Independentemente da situação, é preciso ter em mente que esse passo definirá como serão os próximos anos de sua vida, portanto, deve ser analisado com cuidado redobrado.

Afinal de contas, existem algumas dificuldades que rodeiam a escolha da carreira: é possível conciliar os meus gostos com algo que me renderá dinheiro? Devo escolher aquilo que realmente me interessa ou o que está em alta no mercado? O que mais importa: realização pessoal e profissional ou um salário acima da média? Esses são apenas alguns exemplos de pensamentos que passam na mente de quem se encontra nessa situação.

Há também alguns casos muito comuns, como aqueles em que o futuro profissional se vê obrigado a tomar uma decisão séria em uma idade em que ainda lhe falta um pouco de maturidade. Também quando há a pressão dos familiares para seguir determinada área.

De qualquer forma, as dificuldades de escolher uma profissão existem para todos, mas a boa notícia é que driblá-las é totalmente possível, especialmente quando se segue as dicas que listaremos no próximo tópico!

Como escolher uma carreira

Considere seus gostos e aptidões

Será que os meus gostos podem me ajudar a escolher uma carreira? Saiba que a resposta aqui é: sim! Na verdade, é até mesmo indicado que suas aptidões sejam colocadas na balança para chegar a uma decisão acertada.

Lembre-se de que aquilo que hoje é um hobby, amanhã, pode ser a sua fonte de renda. Dessa forma, as atividades que você sente prazer em realizar trarão tanto realização profissional — o que é fundamental — quanto um retorno financeiro.

Powered by Rock Convert

Pesquise bem sobre a área de atuação

Os seus gostos e aptidões têm grande peso na escolha da profissão, mas é fato que eles não devem ser analisados de forma isolada. Quando isso acontece, as chances de frustração se tornam maiores, já que o indivíduo pode entrar na faculdade esperando algo que, na verdade, não tem nada a ver com o que ele imaginava. Sendo assim, pesquise bastante sobre a carreira de interesse.

Isso fará com que você tenha uma noção melhor de como é o dia a dia da profissão em questão. Quais atividades terá que realizar? Qual é o perfil desejado para atuar na área? Como será a grade curricular da formação? Ter todas essas informações em mãos faz toda a diferença na hora de saber como escolher uma carreira.

Vamos tomar como exemplo alguém que, por gostar muito de bichos de estimação, optou em um primeiro momento por cursar veterinária. Sem pesquisar muito sobre a carreira, essa pessoa, logo no início da faculdade, percebeu que teria que lidar com questões bem mais delicadas do que o simples trato com pets, como procedimentos cirúrgicos frequentes.

Se ela tivesse uma ideia prévia de qual atividades teria que performar durante a profissão ou até mesmo ao longo da graduação, evitaria entrar em um curso que, na verdade, não vai ao encontro do que ela procura. Muitas vezes, uma formação em Administração, por exemplo, seria ideal para que ela abrisse seu próprio Pet Shop ou hotel para animais.

Faça um teste vocacional

Como já falamos, escolher uma carreira não é uma tarefa simples, portanto, toda ajuda é bem-vinda. Em meio a um momento conturbado, o teste vocacional, aliado a uma orientação especializada, pode ajudar o futuro profissional a se conhecer melhor — bem como suas habilidades e competências — e, assim, descobrir aquilo que tem mais a ver com o que ele busca para a sua vida profissionalmente falando.

É importante destacar, mais uma vez, que o teste vocacional é uma ferramenta que, para não gerar conclusões precipitadas, deve ser utilizada em conjunto com uma orientação adequada. Os achados tendem a ser mais acertados quando o processo é acompanhado de técnicas, como dinâmicas, entrevistas, entre outras.

Analise a situação do mercado

Por fim, não poderíamos deixar de fora da lista um aspecto tão importante quanto este: a análise da situação do mercado. Faça uma pesquisa e veja como anda a situação para a área de interesse. Tenha em mente que algumas profissões que já estiveram em seu auge antigamente, hoje se tornaram praticamente extintas.

Por outro lado, com o surgimento da Indústria 4.0, marcada pelo advento da tecnologia, as chamadas “profissões do futuro” estão com tudo — e uma delas pode estar alinhada aos seus objetivos, afinal, nem sempre a carreira ideal e que tem tudo a ver com você é tão conhecida assim.

Com as informações que trouxemos acima, saber como escolher uma carreira certamente se tornará mais fácil. Trata-se de uma missão que envolve informação e uma grande dose de autoconhecimento, aliando gostos, habilidades, sonhos, atividades… Enfim, é também bom frisar que não somos seres estáticos, ou seja, é possível que, daqui a alguns anos, você queira seguir outros rumos. No entanto, ao tomar uma decisão acertada, as chances de que isso aconteça por motivo de falta de satisfação são bem menores. Pense nisso!

Gostou das dicas sobre como escolher uma carreira? Então, compartilhe agora mesmo este post com seus amigos nas redes sociais e ajude mais pessoas a encontrar a profissão ideal!


Voltar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *