05 abr 19

Como escolher uma boa empresa para fazer meu primeiro estágio?

Pensando em solidificar o aprendizado de um curso universitário, nada melhor do que lutar por uma oportunidade no mercado de trabalho. No entanto, como conseguir o primeiro estágio e perceber que se trata de uma boa empresa?

Ele tem uma importância incrível para a vida de qualquer estudante, pois ajuda na formação acadêmica, dá um direcionamento quanto ao objetivo profissional e pode ser a porta de entrada para ter uma carreira exemplar e alcançar a estabilidade financeira.

Tendo isso em vista, preparamos algumas dicas primordiais para não pagar mico na entrevista e ganhar a vaga de primeira. Continue a leitura e confira!

Pesquise o histórico da empresa

Em tempos de Big Data e da utilização de dados como planejamento estratégico, você pode muito bem usar as informações da empresa ao seu favor. Antes de correr atrás de um estágio é primordial pesquisar o máximo possível a respeito da empresa, pois isso facilitará seu poder de argumentação e surpreenderá os recrutadores numa entrevista.

Veja se a companhia tem bons comentários, avalie a média de salário, converse com funcionários e identifique se ela tem o capital aberto, pois isso dará ótimas informações dos ganhos que ela obteve e pode servir como carta na manga. Outro fator interessante para observar é se a empresa tem algum certificado de qualidade ou preza pela sustentabilidade. Comentar sobre isso pode render pontos positivos.

Conheça as competências requisitadas para a vaga

Antes de qualquer coisa, não vá em busca de uma vaga sem conhecer os requisitos necessários para suprir a demanda da empresa, pois você pode se enrolar com isso depois. Leia todo o enunciado da vaga e tire todas as dúvidas que puder ao telefone ou e-mail, a fim de compreender as funções do cargo e analisar como isso pode ser relevante para sua vida.

Caso você não tenha a qualificação necessária, prepare-se antes com cursos extracurriculares, assistindo a palestras e se inteirando melhor do assunto. Imaginemos que você queira uma vaga em algum banco, por exemplo. Nesse caso, você sabe que o requisito básico é mandar bem em matemática financeira, por isso é importante ter a certeza do que quer e alinhar as suas expectativas às da empresa.

Use bem a Língua Portuguesa

Esse é um tema que deixa muita gente de cabelo em pé, mas não adianta fugir disso, tendo em vista que utilizar bem o nosso português é imprescindível. Você não precisa ser um professor Pasquale, mas saber as regrinhas básicas já ajuda e muito a conversar e escrever melhor.

Entenda que a primeira impressão é a que fica em uma entrevista de emprego, ou seja, você deve primar não só pela postura, mas também pelo jeito que fala. Para isso, assista a videoaulas, mantenha contato com seus professores de português, faça redações do ENEM de anos anteriores e leia frequentemente, pois assim você deixará o seu vocabulário afiado e as chances de conseguir o primeiro estágio serão maiores.

Tenha um currículo objetivo

Um dos maiores problemas para quem já está na faculdade e quer buscar uma oportunidade de estágio no mercado de trabalho, sem dúvida alguma é montar o currículo, afinal, como demonstrar ter experiência sem ter feito algo na vida? Mesmo assim, não há necessidade de florear o documento apenas para ocupar espaço, pois isso prejudica sua imagem perante os selecionadores.

É interessante que você tenha um foco predeterminado e monte as informações do currículo de forma clara para que compreendam o que deseja. Coloque sua formação acadêmica, um breve resumo de suas competências, os cursos que já fez e, se possível, mostre antes para alguém com mais experiência, a fim de obter um feedback construtivo a respeito dos dados e da formatação do currículo.

Estabeleça um bom networking

Esse é um dos aspectos mais importantes em qualquer plano de carreira — e você aprenderá que faz toda a diferença com o tempo. Ter um bom networking é essencial para ficar à frente de seus concorrentes e conseguir boas informações a respeito da vaga, da empresa e até dos selecionadores.

Pensando de maneira prática, estabelecer bons contatos ao longo da vida permite aproveitar as grandes oportunidades e fazer parte de excelentes empresas. Sendo assim, participe de eventos, atualize seu LinkedIn, converse com profissionais da área que almeja e foque seus esforços para buscar os objetivos que traçou.

Escolha o melhor período para estagiar

Independentemente da área de atuação que escolha, uma das habilidades principais para se dar bem no mercado de trabalho e alcançar um patamar maior na empresa é ter uma boa gestão do tempo. Existem momentos na vida que você precisa escolher qual caminho seguir e analisar se a sua decisão valerá a pena a longo prazo.

Vá em busca de estágios no período que mais tenha a ver contigo, ou seja, em que você possa dar o seu melhor e lidar com o estudo e o trabalho de maneira saudável. É interessante focar em um horário de estágio que seja ideal para conciliar com sua rotina, mas, se não for possível e você tenha que trocar o horário da faculdade por conta disso, avalie os prós e contras dessa opção e veja se é viável financeiramente.

Diversifique a sua busca por vagas

Seja qual for o cargo que queira disputar, compreenda que é fundamental pensar de forma sistêmica e alinhar suas estratégias para ficar sempre um passo à frente de todos. Assim como uma aplicação financeira, você precisa diversificar seus esforços para achar a tão sonhada empresa e marcar a entrevista que tanto quer.

Muitas vezes, torna-se uma missão bem angustiante entregar currículos todos os dias e não obter uma resposta se quer, não é verdade? Por isso, busque outras formas de chamar a atenção dessa empresa, ou seja, ache os perfis dela nas redes sociais, os enunciados de vagas em sites de emprego, mande um e-mail para a área de recrutamento e seleção e assim por diante.

Para concluirmos, avalie suas condições e faça uma graduação de respeito no mercado, pois quanto melhor for a sua formação acadêmica, maiores serão as chances de conquistar o primeiro estágio e estabelecer raízes para crescer com a empresa.

O que achou das dicas que trouxemos? Tem amigos que estão enfrentando o mesmo dilema? Então aproveite para compartilhar o post nas redes sociais e ajudá-los a conseguirem uma vaga também!

Powered by Rock Convert

Voltar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *