29 jul 19

6 motivos decisivos para seguir carreira em Administração

Aqueles que desejam seguir carreira em Administração encontram um mundo de possibilidades ao longo de sua trajetória — algo que, na maioria das vezes, começa desde a época da faculdade. Acredite: aqui, não estamos exagerando quando falamos que as oportunidades para esse profissional são amplas.

Isso porque a graduação em Administração é bastante abrangente, permitindo a atuação de profissionais de perfis diversos em vários segmentos. É completamente possível se formar na área e trabalhar com gestão, vendas, comércio exterior, logística, recursos humanos, financeiro e até mesmo marketing, por exemplo.

Contudo, se esse motivo ainda não foi suficiente para que você decida de vez por seguir carreira em Administração, continue conosco. A seguir, listamos mais 6 razões que definitivamente farão com que você faça a escolha correta para a sua caminhada profissional. Vamos conferir?

1. Conhecimentos amplos

Um dos fatores mais interessantes sobre o curso de Administração é que ele é ideal para quem gosta de aprender um pouco sobre várias coisas diferentes. Até mesmo por esse motivo, várias pessoas ainda não sabem distinguir se a formação é de humanas ou exatas.

Se você é uma delas, saiba de vez que a formação está encaixada no campo das ciências humanas, contudo, engloba também diversas disciplinas voltadas para as exatas, como matemática financeira, economia, entre outras. Na verdade, todos esses conteúdos se completam perfeitamente para assegurar a boa atuação do administrador — que lidará com recursos financeiros, humanos, materiais, entre outros.

Há quem curse Administração para abrir e gerenciar o seu próprio negócio; há aqueles que optam pelo curso pois almejam conquistar cargos de liderança dentro de organizações. Independentemente da situação, o administrador é um profissional que domina de tudo um pouco, aumentando suas chances de empregabilidade. Quer motivo melhor que esse em meio ao mercado atual?

2. Mercado favorável

Logo acima citamos o mercado de trabalho atual. É fato que é impossível falar dele sem citar os dois aspectos que mais o caracterizam: competitividade e exigência. Com cada vez mais pessoas qualificadas buscando por boas colocações, é necessário ser um profissional diferenciado para enfrentar a concorrência. Esse, felizmente, é o caso do administrador.

Trata-se, inclusive, de uma vantagem que complementa a anterior. Por estar preparado para lidar com diferentes segmentos, dificilmente o profissional que segue carreira em Administração acabará sem emprego, podendo trabalhar em empresas de qualquer porte e em setores como os que já citamos — além de, por exemplo, prestar consultorias, fazer auditoria e controladoria de forma autônoma etc.

Há também a possibilidade de que o administrador, como falaremos mais adiante, aproveite a formação ampla que recebeu durante a graduação para se especializar ou até mesmo empreender. Sendo assim, não se preocupe: ao seguir uma carreira em Administração — buscando sempre se atualizar e renovar conhecimentos — você não ficará parado!

3. Opções de especialização diversificadas

Parar na graduação há tempos deixou de ser uma boa opção para quem deseja se destacar profissionalmente. Lembra-se da exigência do mercado? Pois é, não há muito como fugir dela. Se você não quer ficar por trás da concorrência, deve apostar na educação continuada.

A boa notícia é que existem várias opções de especialização em Administração — pós-graduações, MBAs, pós-MBAs, mestrados profissionais, enfim. A diversidade de cursos também permite que o administrador, que já sabe de tudo um pouco, se torne um verdadeiro expert no segmento escolhido.

Para ilustrar, é possível fazer, por exemplo:

4. Mais oportunidades em concursos

É claro que existem várias opções de trabalho interessantes e altamente vantajosas para o administrador, mas passar em um concurso público e obter estabilidade profissional, além de salários satisfatórios, continua sendo o sonho de muitos. O setor público apresenta uma grande demanda por profissionais que seguem carreira em Administração — e esse é outro excelente motivo para ingressar em uma formação na área.

Para se ter uma ideia, são tantas as vagas para esse profissional que existem até mesmo opções de especialização focadas justamente na Administração pública, preparando o indivíduo para trabalhar para o governo e, acima de tudo, para a sociedade. Sendo assim, se o seu sonho é prestar concurso, essa dica é um empurrão e tanto, não é mesmo?

5. Subsídios para gerenciar seu próprio negócio

Poucas formações são tão fundamentais para o empreendedor quanto a graduação em Administração. Desde a faculdade, a depender da instituição de ensino escolhido, o aluno já recebe incentivos em forma de conhecimento para empreender e gerenciar o seu próprio negócio tanto nas matérias que compõem a grade curricular do curso quanto por meio de projetos de extensão.

Isso faz com que o administrador já conclua sua formação com boa parte do know-how sobre aquilo que uma empresa precisa para funcionar bem e, é claro, lucrar. Além disso, o profissional também estará preparado para identificar oportunidades de empreender e lidar com adversidades, estudando as melhores alternativas para driblá-las.

6. Desenvolvimento de habilidades indispensáveis

Nos dias de hoje, para conquistar boas oportunidades, todo profissional precisa, idealmente, contar com certas habilidades que influenciarão positivamente o seu trabalho e o modo como ele é visto. Como exemplo, podemos citar:

  • espírito de liderança;
  • boa comunicação interpessoal;
  • boa capacidade para resolver problemas;
  • trabalho em equipe;
  • criatividade;
  • visão sistêmica;
  • proatividade
  • facilidade para tomar decisões.

Todas essas habilidades são trabalhadas em um curso de Administração, tendo em vista que dificilmente um indivíduo é nato em tudo isso, não concorda? Sendo assim, ao investir em uma formação na área, você também investirá em seu desenvolvimento pessoal e estará apto a agir com inteligência emocional nas mais diferentes situações que podem ocorrer no âmbito profissional.

Essas foram as nossas dicas decisivas para quem está pensando em seguir carreira em Administração. Com tantos pontos positivos, fica difícil não compreender como o administrador é um profissional essencial ao funcionamento dos negócios e até mesmo da sociedade no geral. Por isso, é igualmente importante se formar em uma instituição de ensino séria, com índices de excelência nos rankings e de boa penetração no mercado, como a FIA.

E então, gostou do conteúdo do post? Caso queira saber ainda mais sobre a carreira em administração ou até mesmo conhecer as nossas formações, entre em contato agora mesmo com o time da FIA. Vamos adorar conversar com você!


Voltar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *