Sem pensar muito, você saberia dizer para que serve o curso de Administração? Ou o que se faz no curso de Administração?
Esses são exemplos de perguntas que um dia fizeram os mais de 290 mil estudantes que se matriculam todos os anos no bacharelado, como aponta o Censo da Educação Superior, do INEP.
Tamanha procura faz do curso de Administração o segundo mais buscado do país, atrás apenas de Pedagogia, respondendo por 8,2% das matrículas.
Mas o que faz essa formação ser tão requisitada e por que todo ano o número de alunos só faz aumentar? Por que escolher Administração, afinal?
Uma das possíveis respostas está na própria destinação dessa faculdade, que tem entre seus objetivos formar pessoas aptas a gerir negócios.
Mas Administração é um bom curso e tem outras gratas “surpresas”, como veremos neste conteúdo.
Veja abaixo os tópicos pelos quais você poderá navegar e aprender tudo sobre faculdade de Administração:
Siga a leitura e saiba tudo sobre faculdade de Administração!
Todo curso de nível superior tem como objetivo qualificar pessoas para exercer uma profissão.
Assim, para que serve o curso de Administração, senão para preparar os futuros gestores de empresas?
Além disso, é um bacharelado que qualifica para empreender, preparando para abrir o próprio negócio ou para trabalhar como profissional autônomo.
Se você se pergunta se Administração é um bom curso e vale a pena, aí está uma possível resposta.
Essa versatilidade de funções certamente é um dos fatores que atraem tantos estudantes para o curso que, como mostram as estatísticas, forma cada vez mais profissionais.
Não deixa de ser um bom indicativo sobre a carreira, embora também sinalize para um mercado de trabalho mais saturado que a maioria.
De qualquer forma, se você está em busca de uma carreira que paga salários atrativos e repleta de oportunidades, então é bastante provável que você encontre isso tornando-se um administrador.
Avance na leitura para saber mais sobre como é a faculdade de Administração.
Leia também:
Existem dois fatores que pesam na hora de escolher uma carreira: a aptidão pessoal e a empregabilidade.
O primeiro nem sempre fica claro, ainda mais quando somos jovens inexperientes e todas as opções parecem boas.
Administração é um bom curso, mas será que é para você?
Uma saída, nesse caso, é recorrer a um teste vocacional.
Talvez por isso, boa parte dos estudantes que ingressam no ensino superior o fazem pautados pelo que diz o mercado.
Ou seja, o que pesa para escolher um curso A ou B é a expectativa de sair do curso empregado e, se possível, ganhando bem.
Esta segunda alternativa explica, de certa forma, para que serve o curso de Administração, que com o passar dos anos tornou-se uma espécie de “coringa”.
Mas há muitos outros fatores que pesam a favor desse curso.
Com o que se aprende no curso de Administração, você se abre a diversos benefícios, como os que veremos a seguir.
Todos gostariam de ser bem remunerados pelo seu trabalho, e isso explica em parte a grande procura pelos cursos de Administração.
Os salários informados em sites de monitoramento do mercado apontam para uma profissão que paga bem.
Um deles, o Educa Mais Brasil, traz um quadro completo sobre os salários, com as respectivas médias para os profissionais conforme o nível de experiência e porte da empresa:
Via de regra, as universidades disponibilizam em seus campi uma infraestrutura completa para que os alunos dos cursos de ADM comecem a empreender ainda na faculdade.
Boa parte delas contam com incubadoras de empresas, nas quais os futuros administradores põem em prática aquilo que aprendem em sala.
Há casos de empresas de grande sucesso que nasceram nas incubadoras de empresas universitárias.
No Brasil, temos como exemplos as startups Buscapé, B2ML (adquirida pelo Peixe Urbano) e Feedzai.
Isso para não falar do Facebook que, embora não tenha sido criado numa incubadora, nasceu de um projeto desenvolvido por Mark Zuckerberg e o brasileiro Eduardo Saverin na Universidade de Harvard.
As gerações Millennials e Z, nascidos entre 1980 e os primeiros anos do século 21, se caracterizam pelo pouco apego às empresas.
Isso porque as gerações anteriores aspiravam quase sempre uma carreira estável em uma grande organização, na qual poderiam permanecer por muitos anos.
Para as novas gerações, o que vale mais é o desafio profissional e a possibilidade de estar sempre participando de novos projetos, não importa a empresa e até o local.
Para que serve o curso de Administração, então, para esses profissionais?
Nesse caso, por ser um curso que permite ocupar posições e cargos de uma forma mais flexível, serve como uma forma de se manter sempre aberto para novos desafios.
É muito comum as empresas alocarem administradores em cargos ligados a áreas que não são necessariamente do segmento de gestão.
A face versátil do curso se mostra não só ao permitir ocupar diferentes cargos, como atuar em empresas de diversos segmentos.
Seja qual for o ramo do negócio, é quase certa a presença de pelo menos um administrador em setores como RH, compras, vendas e marketing.
Da mais simples empresa familiar até o mais poderoso conglomerado, lá está o profissional de Administração ocupando posições-chave e liderando pessoas.
Lembre-se sempre para que serve o curso de Administração nesses casos, uma opção de carreira que vai permitir atuar em empresas de diferentes áreas.
Entra ano, sai ano, e lá está o profissional de Administração ocupando os principais cargos diretivos nas empresas.
Poucas profissões são tão estáveis em termos de mercado quanto a de administrador, e não é difícil entender por quê.
Afinal, toda empresa precisa em algum momento de gestores profissionais para conduzir suas atividades, principalmente as de back office.
Não por acaso, uma pesquisa da Associação Nacional das Universidades Particulares (ANUP) revela que o curso de ADM é o mais procurado entre as opções de ensino à distância.
Em parte, essa procura pode ser creditada aos valores cobrados que, nos cursos de Administração, vem sendo menos impactados pela inflação.
Isso faz desse curso um excelente investimento, com uma relação custo-benefício muito positiva.
Não dá para dizer para que serve o curso de Administração sem considerar que essa é uma graduação da área de Humanas.
A exemplo de outros cursos com esse viés, o de ADM também requer dos seus alunos uma pegada criativa.
Administrar um negócio ou pessoas não é uma mera rotina administrativa que se resume a preencher formulários e assinar papéis o dia todo.
Não podemos esquecer que, cada vez mais, a inovação é uma exigência para que um negócio se sustente no mercado.
Dessa forma, a administração precisa ser metódica e analítica, sem descuidar do necessário estímulo à parte criativa.
Isso sem contar que, em certos casos, o gestor ou gestora estará à frente de equipes e setores de RH.
Assim, pode ter que implementar atividades lúdicas, recreativas ou de integração de equipes que demandam uma pegada mais “fora da caixa”.
Por transitar em diferentes áreas e em funções de diversos níveis, os administradores são privilegiados com a oportunidade de aprender com profissionais de segmentos variados.
Ele pode estar ao lado de engenheiros da mesma forma que pode vir a trabalhar com pedagogos, contadores, profissionais de TI e até artistas.
Raras profissões permitem experiências tão variadas e enriquecedoras.
Então, ao se questionar para que serve o curso de Administração, lembre-se da palavra multidisciplinaridade.
Tenha certeza de que, com o tempo, você desenvolverá uma visão ampla o bastante para perceber o que as pessoas querem só no jeito de falar e de olhar.
Não surpreende que os bons administradores sejam também excelentes em solucionar impasses e conflitos e hábeis no relacionamento interpessoal.
Afinal, o aprendizado multidisciplinar faz parte das suas rotinas, nas quais eles têm que lidar com gente de praticamente todas as classes sociais, origens e formações.
Lembra que dissemos que o curso de Administração é como um coringa?
Ele serve tanto para concorrer a vagas de emprego na iniciativa privada quanto em concursos públicos que requeiram nível superior.
Por se tratar de um tipo de “especialidade de todas as especialidades”, boa parte dos processos seletivos admitem candidatos com diploma em Administração.
Além disso, as empresas públicas precisam de administradores, da mesma forma que as particulares.
Portanto, você poderá assumir um cargo público para desempenhar atividades que não sejam propriamente na área de ADM, mas também pode ser contratado para fazer o que aprendeu na faculdade.
Isso sem falar nos salários, que nos concursos que exigem nível superior são sempre mais altos e, ainda melhor, com o plus da estabilidade.
Depois de tantas informações, você talvez nem esteja mais se perguntando para que serve o curso de Administração, mas ainda tem mais.
Em um mercado no qual as profissões nascem e morrem em um ritmo cada vez mais intenso, a carreira é uma das poucas que permitem desenvolver novas habilidades sem que seja necessário migrar de profissão.
Você pode, por exemplo, ser um gestor qualificado para trabalhar com Machine Learning, sem ter que deixar de lado sua experiência com RH.
Pode trabalhar em escritórios contábeis e, ao mesmo tempo, aprender a trabalhar com softwares de BI.
Também pode atuar em empresas do ramo de ensino e agregar conhecimentos em receitas recorrentes.
Tudo isso sem ter que recomeçar do zero ou graduar-se em uma nova faculdade.
Vamos avançar nessa multiplicidade da formação na sequência, entendendo como funciona o curso de Administração.
Não surpreende que essa seja também a graduação mais presente nos cursos superiores, com mais de 1,5 mil instituições de ensino formando profissionais nessa área.
A partir do que vimos até aqui, esse é um curso que oferece amplas possibilidades de emprego, em razão da sempre alta demanda por gestores nas empresas.
Lembre para que serve o curso de Administração: uma porta de entrada muito larga para o mercado de trabalho, no qual você terá contato com disciplinas de Humanas e de Exatas.
Entre as básicas, destacam-se Teoria da Administração, Contabilidade e Economia.
Outras, mais específicas da carreira, são:
Ainda sobre a faculdade de Administração, quantos anos são necessários para o aluno se formar?
Anote aí: em geral, a formação acontece em 4 anos.
Esse período é dividido em oito semestres para dar conta da carga horária mínima de 3 mil horas/aula definida pelo Ministério da Educação.
O conteúdo da formação vai ficar mais claro em seguida, quando abordaremos o que se faz no curso de Administração.
Acabamos de ver como funciona o curso de Administração, mas esse é só um resumo: precisaríamos de vários artigos para falar de tudo que se aprende e para que serve o curso de Administração na parte curricular.
De qualquer maneira, todos os cursos ensinam uma competência essencial: a gestão de pessoas.
Não por acaso, a maioria dos líderes e chefes de setores de RH são administradores por formação.
São eles os responsáveis por recrutar, selecionar e definir políticas e estratégias de retenção de talentos, junto com a alta gestão de empresas, por exemplo.
Em razão da abrangência do curso, o futuro administrador também aprende a conduzir estratégias e ações nas áreas de marketing e finanças, além de conduzir a parte operacional.
Se você se pergunta como é estudar Administração, chegamos no assunto que lhe interessa.
Confira abaixo algumas das disciplinas com que você terá contato, caso decida fazer a formação:
Depois de ver como é estudar Administração, será que vale a pena? Vamos abordar essa questão no próximo tópico.
Para responder com propriedade para que serve o curso de Administração, temos que destacar outra virtude desse curso: ele é indicado para todos.
Se você é fera com números, certamente há um lugar para você em uma das graduações Brasil afora.
Mas se o seu forte é lidar com pessoas, fique tranquilo, porque também há espaço para você.
Esse aspecto “democrático” faz do curso de ADM uma excelente escolha de carreira, indicada para pessoas dos 18 aos 88 anos de idade.
A FIA Business School é uma das principais referências no Brasil em excelência no ensino de Administração e reconhecida internacionalmente pela qualidade do ensino.
Somos a primeira escola brasileira credenciada pela AMBA (Association of MBAs), título obtido em 2003 por meio do MBA Executivo Internacional.
Em 2022, conquistamos 4 estrelas no prestigiado ranking internacional QS Stars, que qualifica as principais instituições de ensino superior mundiais.
Estar entre os cursos mais procurados faz com que o interesse pela faculdade de Administração na internet seja grande.
Dizemos isso com base no que vemos nas redes sociais e canais de comunicação da FIA, pelos quais frequentemente somos questionados sobre essa graduação.
Por isso, separamos as dúvidas que mais recebemos, para que você fique por dentro da mesma forma que nossos seguidores.
Confira a seguir.
O curso de Administração é onde se formam os profissionais para gerir pessoas e empresas, tanto as que já estão no mercado quanto as que vierem a ser abertas.
Trata-se de uma graduação de nível superior, conferente de um título do tipo bacharelado.
Enquanto ciência, o curso de Administração é considerado como pertencente ao campo das Humanas, ainda que sejam abordadas diversas disciplinas de Exatas.
Portanto, estudar Administração significa estar em contato permanente com matérias como Liderança e Gestão de Pessoas, assim como Matemática e Estatística.
A alta procura pela faculdade de Administração tem como uma de suas justificativas a versatilidade da profissão.
Quem se forma nesse curso tem um amplo leque de possibilidade de emprego e pode trabalhar em cargos como gerente, supervisor e até CEO em grandes empresas privadas e públicas.
Também pode abrir o próprio negócio, se for esse o objetivo.
Este texto trouxe um panorama geral com tudo sobre faculdade de Administração.
Você aprendeu para que serve o curso de Administração, como é a faculdade de Administração e o que se aprende no curso de Administração.
Então, chegou a hora de decidir o rumo da sua carreira.
Com a FIA Business School, você se gradua em uma instituição que é referência no Brasil, com enorme prestígio no exterior.
Conheça o curso de Administração FIA e dê esse passo decisivo.
Preparamos profissionais com ampla visão estratégica e prática para enfrentar os desafios do seu tempo!
Aprenda a desenvolver habilidades profissionais para se destacar no mercado de trabalho brasileiro. Leia e…
Se você ainda não vê o Value-Based Management como um farol estratégico para a sua…
Descubra como a sustentabilidade empresarial pode transformar negócios, aumentar vendas e promover impacto positivo. Leia…
Descubra como a contabilidade financeira fortalece a saúde financeira e apoia decisões estratégicas empresariais.
Está considerando a possibilidade de começar no empreendedorismo digital, mas não sabe como? Confira dicas…
Conhecer os conceitos de custo fixo e variável é algo que todo gestor ou dono…