Qual é o seu objetivo profissional?
Essa parece uma pergunta fácil de responder, mas não se engane.
Muita gente deixa de agarrar uma oportunidade na carreira justamente por escorregar no momento de explicar esse aspecto.
É mais comum que isso apareça no currículo, que é a porta de entrada para um novo emprego.
Quando o objetivo profissional está mal escrito, o candidato pode ser eliminado do processo logo na primeira fase, pois o recrutador talvez entenda que as suas expectativas não condizem com a realidade da empresa.
Seria uma pena, não é mesmo?
Então, fuja desse tipo de armadilha!
Se você quer saber como preencher o seu objetivo profissional no currículo para conquistar aquela vaga tão desejada, siga em frente na leitura.
Confira os tópicos que iremos abordar ao longo deste artigo:
Interessado nesse conhecimento?
Então, boa leitura!
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O objetivo profissional representa as metas que um indivíduo define para a sua carreira.
É a partir dele que se determina o que pretende fazer profissionalmente, onde deseja atuar, qual cargo ocupar, entre outras informações que aparecem também no currículo utilizado em busca de vagas de emprego.
Um cargo de supervisor está bom?
Ou ser um líder é o mínimo que você espera?
Talvez gestor, quem sabe ocupando um cargo executivoem uma multinacional?
Todos são exemplos de objetivos profissionais, ou seja, metas para a carreira.
Podemos dizer que essa é uma das informações mais relevantes do currículo – para o bem ou para o mal.
É por ela que você explica quais são as suas expectativas, além de mostrar aos recrutadores o que está buscando.
Não importa se está entrando agora no mercado de trabalho ou se já possui muitos anos de experiência: é o seu objetivo profissional que irá destacá-lo dos demais concorrentes.
Pior para quem ignora tudo isso.
Há pessoas que ainda preenchem esse campo no currículo com a frase “a critério da empresa”, o que é um verdadeiro tiro no pé.
Afinal, demonstra falta de foco e de ambição, além de acomodação.
É algo como “qualquer coisa serve”, o que demonstra péssima visão estratégica, independentemente da vaga em disputa.
É claro que você não deve se candidatar a uma vaga estabelecendo como meta substituir o atual presidente da empresa.
O objetivo profissional deve ser real, viável e falar por você.
O ideal é identificar quais áreas de atuação você tem mais habilidade e mais interessam para a sua trajetória.
Porém, antes de escrever, é preciso refletir um pouco sobre a sua carreira e colocar no currículo aquilo que é condizente com suas aspirações e qualificações.
Outro ponto importante é saber se o seu objetivo profissional está alinhado com o que a empresa solicita na vaga que você pretende se candidatar.
Mas essas são apenas as primeiras dicas, pois ainda vamos falar muito sobre o assunto ao longo deste artigo.
Os objetivos profissionais de um trabalhador podem ser esquematizados tal qual um plano de carreira.
É possível montar um planejamento em curto, médio e longo prazo e traçar metas de onde você pretende estar em cada uma dessas fases.
Um estudo recente, feito pela PageGroup Latam, listou quais seriam as principais perspectivas profissionais futuras de colaboradores das mais diferentes áreas, hierarquias e países da América Latina e chegou aos seguintes números:
Com base nesse levantamento, podemos concluir que os profissionais estão determinados a buscar novos desafios e conquistar seus propósitos dentro da sua realidade.
Ainda que não tenha sido feito um filtro, dividindo as respostas de acordo com os cargos ou o conhecimento de cada entrevistado, há algumas pistas.
É possível deduzir que os profissionais mais jovens e em posições hierárquicas mais baixas tenham perspectivas imediatas mais modestas, como ganhar experiência na atual empresa.
Já os gestores e diretores tendem a ter metas em curto prazo mais voltadas à capacitação, como o investimento em uma especialização, por exemplo.
Estabelecemos esse tipo de relação para mostrar a importância de contar com um objetivo profissional condizente com o momento da sua carreira e visando à realização.
Isso não significa que, em médio prazo, um colaborador que está iniciando a sua trajetória não possa fazer treinamentos ou uma pós-graduação e almejar uma promoção, por exemplo.
Também não quer dizer que um gestor de uma grande empresa não pode decidir que é o momento de abrir o seu próprio negócio.
É tudo uma questão de planejamento e de projetar a sua carreira de maneira sustentável.
Experiência conta muito em um currículo, mas, dependendo do caso, é pelo objetivo que as empresas filtram os que avançarão nos processos seletivos.
Este é um aspecto fundamental na análise feita pelos recrutadores e, se não for prioritário, no mínimo serve como critério de desempate.
Portanto, a ausência de metas ou a falta de clareza em defini-las provavelmente colocará por terra seus esforços.
Além disso, segundo um estudo da Catho, publicado no portal G1, 3 em cada 10 recrutadores levam, em média, 6 a 10 segundos para descartar um currículo.
Onde você acha que eles vão direto ao começar a ler um currículo?
Faz todo sentido ir aos objetivos do candidato, já que é por aí que o recrutador pode saber rapidamente se ele ou ela tem “fit” para preencher a vaga.
Por outro lado, para cada profissão, é preciso observar as peculiaridades do mercado e da carreira para definir uma meta realista mas sem deixar de ser ambiciosa.
Antes de avançarmos, cabe ressaltar que a definição de um objetivo deve também estar relacionada com a vaga em aberto.
Dá mais trabalho fazer cada currículo “personalizado” para cada oportunidade, mas assim você aumenta suas chances de passar dos 10 segundos de leitura por parte dos recrutadores.
Note que o objetivo não precisa ser exposto em apenas uma única frase, embora quanto mais resumido ele for, melhor.
Para chamar a atenção, você pode esmiuçá-lo em pequenos tópicos, de maneira a estimular o interesse do recrutador, como no exemplo abaixo:
É verdade que quem cursa engenharia tem amplas possibilidades de emprego, considerando a escassez de profissionais.
Contudo, isso não significa que você encontrará facilidade para conseguir uma vaga, afinal, a alta demanda não é sinônimo de falta de concorrentes de peso.
Por isso, procure ser ainda mais específico em relação aos objetivos ao candidatar-se, pontuando apenas os atributos pessoais e profissionais que se encaixam na vaga.
Por exemplo: para uma vaga de engenheiro civil em uma grande empreiteira, você pode destacar algo como:
“Agregar os conhecimentos adquiridos ao longo de 10 anos trabalhando em projetos de construção civil”.
Assim como na engenharia, a carreira jurídica tem como característica a variedade de segmentos em que o profissional pode atuar.
Por isso, vamos considerar aqui um currículo para um advogado, já que é na advocacia que o mercado normalmente se movimenta mais.
Uma peculiaridade em relação às outras áreas é a maior exigência em termos textuais, por isso, é preciso caprichar na descrição.
Você poderia definir algo nesta linha:
“Atuar junto ao escritório X nas contendas e lides conforme os valores demonstrados em experiências anteriores, sempre pautado pela ética e transparência”.
Se tem um segmento em que os resultados falam por si, é o de vendas.
Considerando o maior pragmatismo exigido para os profissionais da área comercial, o objetivo no currículo torna-se ainda mais importante para chamar atenção.
Uma dica nesse aspecto é quantificar suas metas, desde que não dificulte demais a leitura.
Pode ser algo como:
“Melhorar o índice pessoal de negócios fechados em XX%, contribuindo para que a [nome da empresa] possa ampliar seu market share”.
Já na área de TI, pesa muito a favor do currículo a quantidade de projetos realizados.
As empresas valorizam os profissionais que têm um bom portfólio, seja pessoal ou para outras empresas.
É nessa linha que você pode definir objetivos audaciosos, sempre mantendo o bom senso, é claro.
O objetivo pode ser usado também para mostrar seus conhecimentos das diferentes linguagens de programação.
“Aplicar os conhecimentos nas linguagens Javascript, Typescript e C++ no desenvolvimento dos projetos que a [nome da empresa] encampar, ganhando experiência e crescendo junto com a empresa”.
Um exemplo de meta para quem atua na área de TI seria:
Como destacamos, a definição de uma meta também precisa ser orientada pelo que o mercado pede.
Nesse aspecto, o segmento contábil está passando pelas mais profundas modificações.
Há quem diga até que a profissão de contador está com os dias “contados”, com perdão do trocadilho.
Na verdade, o que acontece é que hoje o contador deve exercer funções muito mais estratégicas e de consultoria.
Por isso, seus objetivos nessa área precisam levar em conta essa fase de transformação pela qual a profissão está passando.
Algo como:
“Levar para o escritório XX os conhecimentos adquiridos em XX anos atuando na contabilidade de grandes empresas, ampliando a visão estratégica e o compliance”.
Assim como a área contábil, a pedagógica também está vivenciando um profundo processo de transformação de suas práticas.
Cada vez mais, as escolas deixam de ser apenas espaços de ensino para se tornar verdadeiros centros de experiências imersivas.
Assim, os objetivos de carreira de docentes e gestores no segmento educacional precisam contemplar essa nova cara da profissão.
Um objetivo alinhado a essa tendência seria:
“Contribuir para o aumento na retenção e captação de alunos, colocando em prática as vivências e aprendendo continuamente”.
Diferentemente dos outros segmentos que destacamos, para os profissionais em busca da primeira oportunidade, o foco deve ser mais em atributos pessoais e competências.
O objetivo deve refletir de que maneira você pretende colocá-los a serviço da empresa que vier a contratá-lo, sem deixar de lado uma certa ambição.
Siga na linha de um objetivo nestes termos:
“Adquirir experiência na [nome da empresa] e contribuir para o seu crescimento enquanto coloco em prática os conhecimentos adquiridos para o cargo de [nome do cargo] e a capacidade de liderar e trabalhar em equipe”.
Um objetivo profissional precisa ser coerente com a experiência profissional e a vivência de cada candidato.
Para quem tem 10 anos ou mais dentro de uma profissão, não faz muito sentido metas como “crescer na empresa” ou “ganhar conhecimento”.
Nesse caso, prefira objetivos mais na linha da realização, destacando o que você pode fazer para que a empresa tenha resultados melhores, de preferência exemplificando com números.
Por outro lado, os profissionais com pouca experiência não podem ser tão ousados ou prometer resultados como aqueles que têm mais bagagem.
Porém, isso não quer dizer que não possam traçar metas ambiciosas, até porque as empresas desejam isso.
O ideal aqui é mesclar o potencial que você tem com o propósito da vaga.
Por isso, vale prestar muita atenção às descrições do trabalho, a fim de alinhar suas metas com as da empresa.
E se você tiver experiência acadêmica, vale sempre destacar o currículo Lattes, que detalha a sua trajetória nesse segmento.
Via de regra, quem está em busca da primeira oportunidade tem como meta ganhar experiência.
No entanto, esse não é o único objetivo possível, mesmo quando nunca se trabalhou na área.
Algumas opções que você pode adaptar e desenvolver são:
Os objetivos de um futuro estagiário são parecidos com os de uma pessoa em busca do primeiro emprego.
A principal diferença é a formação direcionada, que permite traçar metas um pouco mais ousadas e encaixadas com o propósito da empresa para a vaga em questão.
Você pode, por exemplo, focar em uma meta na linha de “obter experiência profissional e elevar o rendimento das atividades no setor XX da [nome da empresa]”.
Como já deixamos claro, acertar na descrição do objetivo profissional pode fazer diferença para que você consiga aquela vaga de emprego tão desejada.
Com pretensões bem definidas e o foco para o futuro, o recrutador consegue identificar de forma mais rápida e assertiva se você se encaixa no perfil da vaga oferecida.
O profissional também passa mais credibilidade ao mostrar que ele sabe exatamente aonde quer chegar.
É diferente de alguém que vê aquela oportunidade como uma passagem para algo maior, ou uma aventura para o que der e vier.
E se você quer mudar de área de atuação, o preenchimento do objetivo profissional se torna ainda mais importante.
Isso porque você pode aproveitar para relatar o que motivou a escolha daquela carreira e qual a sua intenção nesse novo segmento.
Porém, tudo isso deve ser feito de forma sucinta, sem muitos detalhes e evitando frases longas.
É imprescindível também fugir de frases clichês e genéricas, pois as empresas esperam que os candidatos sejam transparentes e saibam o que pretendem alcançar.
Uma dica importante é, caso você esteja participando de vários processos seletivos, não enviar o mesmo objetivo profissional para todas as vagas.
Primeiro, você precisa analisar o perfil e o modelo de negócio de cada organização e, depois, escrever as suas expectativas de acordo com os propósitos da empresa.
Quando um recrutador lê um documento cujo objetivo não condiz com a realidade da vaga, ele simplesmente descarta o candidato.
Afinal, neste caso, as expectativas de carreira não parecem alinhadas com as funções da vaga ofertada.
Para aprender como definir o seu objetivo profissional, não deixe de conferir o passo a passo no próximo tópico.
As empresas estão cada vez mais dedicadas a expandir a capacidade produtiva, reter talentos e desenvolver estratégias que potencializam a produção das suas equipes.
O levantamento da PageGroup mostra isso.
Os números dão conta que 52% dos executivos pretendem recrutar novos profissionais.
Além disso, os projetos de desenvolvimento são prioridades de investimento para 25% das companhias.
Também 90% dos negócios consideram fundamental manter seus principais ativos intelectuais no quadro de funcionários.
Considerando esses indicadores como parâmetro, os objetivos profissionais mais valorizados no mercado de trabalho atualmente, para fins de recrutamento externo, seriam a busca por novas oportunidades de crescimento e a disponibilidade para aprender sobre outras funções.
Agora, levando em conta o processo seletivo interno, metas como ganhar experiência e buscar promoções são vistas com bons olhos.
É claro que essa realidade pode mudar, dependendo do cenário e da empresa em questão.
No entanto, usando como base o momento atual de retomada lenta da economia, com alto índice de desemprego, talvez seja importante ficar de olho nessas tendências e caprichar na descrição do seu objetivo profissional em seu currículo.
Quer acertar ao estabelecer o seu objetivo profissional?
Então, fique atento a algumas regras básicas para a sua construção, a partir das dicas que relacionamos abaixo.
Se você seguir esse passo a passo, ficará mais fácil de transmitir a mensagem mais adequada para cada nova oportunidade profissional que se abrir na sua carreira.
O objetivo profissional deve refletir o seu plano de carreira e suas expectativas com o futuro emprego.
Não seja genérico, raso ou prolixo.
Fuja também de frases muito longas e cheias de detalhes que não levam a lugar algum.
Saiba que as empresas valorizam os profissionais que têm foco e sabem aonde querem chegar.
Então, capriche!
Você pode falar sobre a sua área de atuação, mas não necessariamente deve colocar o cargo pretendido.
É claro que isso não se aplica quando há uma única vaga específica em jogo.
Mas se você simplesmente estiver se apresentando para uma empresa, não especifique o cargo, afinal, são muitas as funções nas quais o profissional pode se encaixar em uma organização.
Lembre-se de escrever um objetivo para cada currículo que enviar, pois cada vaga tem suas peculiaridades.
É muito importante que o conteúdo da mensagem esteja de acordo com a descrição da oportunidade em aberto.
Sempre há uma forma diferente de especificar seu objetivo, destacando os aspectos mais condizentes com a empresa em questão.
Se você tem objetivos profissionais diferentes, não basta apenas alterar o campo destinado a essa descrição, mas também todas as demais informações relacionadas à área de interesse.
Preste atenção nessas dicas básicas, pois isso evita cometer erros bobos e que, certamente, vão levar à sua desclassificação do processo seletivo.
Você viu no tópico anterior um passo a passo para definir o objetivo profissional.
Mas ainda há alguns truques que aproximam você da construção ideal.
Como você sabe, é através do currículo que as empresas conseguem selecionar os profissionais com perfis mais condizentes com as vagas ofertadas.
Por isso, o candidato precisa preencher o documento de uma forma que agrade aos recrutadores e que o coloque em vantagem frente aos concorrentes.
A primeira coisa que as empresas valorizam no currículo dos candidatos é a certeza do que procuram para a sua carreira.
E isso fica exposto no tópico do objetivo profissional.
Ou seja, essa parte é fundamental na hora de os recrutadores escolherem quais profissionais irão para a próxima fase do processo seletivo.
As empresas esperam que o candidato especifique as suas expectativas na profissão e também na organização para a qual está enviando o currículo.
Apesar de o espaço parecer pequeno, é preciso ser transparente e mostrar aonde quer chegar.
Com um objetivo bem definido, o seu currículo será bem avaliado pelos profissionais de RH da empresa da qual pretende fazer parte.
O próximo passo, então, é fugir dos erros comuns, que vamos relacionar a seguir.
A partir do que vimos, uma série de aspectos fundamentais devem ser observados para elaborar um currículo que chame a atenção do recrutador e passe pela barreira dos 10 segundos.
Para ajudar você a montar um resumo profissional campeão, destacamos 12 elementos que não podem faltar, de acordo com a revista Forbes:
Dependendo do perfil do cargo, exceção às vagas de nível júnior e trainees, o item “experiências” é muito valorizado por recrutadores.
Vários desses anúncios vêm com a informação “recomendado, pelo menos, X anos de atuação na área”, por exemplo.
Além disso, essa aba permite que o recrutador avalie a sua bagagem, o porte das empresas em que atuou e o tempo que você ficou em cada uma delas.
Trabalhar em lugares de renome pode agregar pontos em uma concorrência mais acirrada.
Por outro lado, ficar pulando de emprego em emprego pode ser um indicador negativo de um profissional que nunca se adapta ao local em que está ou que vive em constante insatisfação.
Junto com o item anterior e com o próprio objetivo profissional, este é o elemento mais valorizado pelos recrutadores em um currículo.
É aqui que deve aparecer todo o seu conhecimento adquirido ao longo da sua trajetória profissional.
Cursos diretamente relacionados à sua área de atuação, diplomas digitalizados e certificados de participação em oficinas específicas devem ser priorizados aqui.
Mesmo informações que não podem ser comprovadas em um primeiro momento, por não apresentarem um registro formal ou não terem uma carga horária, também podem constar em “habilidades técnicas/comportamentais”.
Digamos que você tenha experiência e conhecimento no uso de determinada ferramenta ou software, ou ainda seja reconhecido por sua criatividade e sua liderança, vale uma menção caso esse dado agregue ao perfil da vaga.
Em situações assim, busque exemplificar a informação, para que ela não fique muito solta.
Por exemplo, na hora de falar da sua experiência com a plataforma WordPress, mencione há quanto tempo utiliza o recurso e, ao citar suas competências comportamentais, diga, de forma prática, de que maneira essa característica fez a diferença para você.
Em ordem decrescente, é a quarta informação mais relevante de um currículo.
Aqui, os recrutadores vão analisar eventuais diferenciais para a posição.
Ainda que a vaga não especifique a necessidade do domínio de um segundo ou terceiro idioma, por exemplo, um candidato que apresentar esse predicado pode se destacar caso o dado tenha alguma relevância.
Isso vale para outros saberes que não estão diretamente vinculados ao cargo, mas podem somar para o perfil desejado.
Ou seja, essa aba funciona como um plus.
Por falar em plus, o portfólio é um item muitas vezes não obrigatório, mas que pode agregar bastante ao seu currículo e chamar a atenção dos recrutadores.
Ele funciona como um catálogo, mostrando seus principais trabalhos, e pode ser utilizado em projetos mais autorais.
Existem algumas profissões que não exigem um diploma, mas o certificado pode fazer a diferença, pois denota uma qualificação maior para o cargo, como no caso do jornalismo.
Existem vagas que também pedem um grau de titulação mais alto, como pós-graduação, mestrado, doutorado ou MBA, por exemplo.
Nesse caso, o item “formação profissional” é bastante valorizado.
É um ponto cada vez menos necessário.
Até para evitar as mais diferentes formas de preconceito, muitas empresas têm optado pelos currículos às cegas, que omitem os dados pessoais.
Ainda assim, alguns recrutadores se valem dessas informações para uma filtragem mais básica, como a localização geográfica.
Algumas companhias têm sedes em diversos lugares e abrem processo seletivo para múltiplas vagas, sem discriminar o local para onde são ofertadas.
Vale ainda evitar estes erros que podem eliminar precocemente um candidato em uma disputa por um emprego:
Lembre-se que a maioria dos recrutadores recebe dezenas ou até centenas de currículos diariamente para analisar.
Por essa razão, eles precisam fazer uma filtragem do material que chega, a fim de otimizar o tempo, tanto da empresa quanto do candidato.
Como têm prática na análise de currículos, eles já sabem detectar em uma rápida visualização aqueles que não valem a pena.
Eles fazem isso por eliminação, descartando os CVs que contenham erros, como os que destacamos a seguir.
O uso do português padrão ainda é a norma geral quando se trata de currículos.
Além de evitar erros de sintaxe, gramática e de digitação, vale ficar atento a eventuais termos “da moda” ou gírias.
Claro que, dependendo da empresa, um vocabulário menos formal pode até ser indicado, mas, na dúvida, o melhor a se fazer é usar a norma culta, claro que sem ser rebuscado demais.
Assim como na publicidade, em que o design é fundamental para atrair a atenção das pessoas, a aparência também tem grande influência em um currículo.
Neste caso, não é necessário um trabalho de arte para ganhar prêmio.
Um modelo pronto, como os do site Canva, pode ser uma boa pedida para dar uma caprichada no visual sem despender um esforço exagerado.
Como vimos, um dos erros a serem evitados ao enviar um currículo é colocar informação demais.
A descrição do seu objetivo deve seguir essa linha, mesmo que você use a estrutura de tópicos sugerida neste artigo, evitando a prolixidade ou o exagero no uso dos números.
Resumindo: quanto mais direto ao ponto você for, mais pontos ganha com o recrutador.
Seu objetivo deve ser ambicioso o bastante e sensato o suficiente para caber em poucas linhas.
Nunca se esqueça de que os recrutadores dão preferência para os CVs com menos texto, e isso deve pautar você também na hora de definir suas metas profissionais.
Investir em design é sempre recomendável, mas, como tudo na vida, convém evitar o exagero.
Nesse caso, vale mais utilizar uma fonte que seja simples e estilosa, de maneira a facilitar a leitura das informações.
Além das categorias que já mencionamos, outras questões também são avaliadas na hora de selecionar o melhor currículo.
Por isso, muito cuidado com:
Ao evitar ser prolixo, você já dá um passo importante para diferenciá-lo dos demais.
Mas para realmente chamar a atenção dos recrutadores, vale ficar ligado em tudo o que o seu currículo precisa ter.
Entenda, inicialmente, que esse é um documento que ainda possui grande importância para o mercado de trabalho.
É claro que ele sofreu modificações, muito em razão do avanço tecnológico e do fim do currículo em papel.
Mas nada disso elimina o seu compromisso em construir um documento com cuidado, respeitando as melhores práticas, para fazer dele um aliado e aumentar as suas chances de ser chamado para uma entrevista de emprego.
Então, vamos falar agora sobre a estrutura ideal de um currículo.
Confira as informações que não devem ser deixadas de lado na hora de elaborar seu documento.
Neste tópico, o profissional deve colocar o seu nome completo, telefones de contato, e-mail, endereço e idade.
Tenha um endereço de e-mail com cara profissional, sem usar apelidos de infância.
Ao colocar essas informações logo no início do currículo, você contribui para que o recrutador monte o seu perfil e também tenha facilidade para entrar em contato e marcar uma entrevista.
Por isso, muito cuidado para não colocar nenhuma informação errada.
Revise bem o documento antes de enviar.
Em poucas palavras, o candidato deve definir o seu objetivo profissional dentro da empresa para a qual está se candidatando.
Lembre-se de que essa informação é muito importante para que você passe para a próxima etapa do processo seletivo.
Nessa parte do currículo, você pode inserir as informações sobre a sua vida acadêmica, considerando o grau de escolaridade em que se encontra.
Você pode começar citando a graduação realizada e, depois, a instituição de ensino e o mês e ano de início e de conclusão.
Este é um tópico que chama a atenção dos recrutadores, pois eles têm interesse em saber a empresa para a qual trabalhou, o período de atuação em cada cargo, as responsabilidades exigidas e as atividades desempenhadas.
E se você não tiver experiência anterior?
O ideal, nestes casos, é focar naquilo que você tem de melhor.
De acordo com Flávia Mentone, gerente de diversidade e gestão de pessoas da Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo de São Paulo, é importante colocar em destaque um idioma, um curso extracurricular ou profissionalizante.
Quando o recrutador olha a idade no currículo, pode imaginar que o candidato não tem experiência, e isso acaba não sendo um problema.
Para finalizar o currículo, você pode falar um pouco mais sobre suas qualificações, habilidades e competências adquiridas ao longo da sua carreira.
É nesse tópico que também entram outras informações, como os idiomas que domina e os cursos que tenha realizado.
Sobre a formatação, o ideal é usar letras de tamanho 10 a 12, não usar símbolos ou molduras, procurar usar sempre frases positivas e nunca imprimir o currículo em papel colorido.
Após terminar o seu currículo, lembre-se de revisá-lo para averiguar se não há excesso de informações e erros de português.
Leia tudo atentamente e analise se a comunicação está objetiva e clara.
Se houver informações irrelevantes, exclua-as.
Não é preciso colocar foto no documento, a menos que seja solicitada.
Também nunca invente informações, pois você pode ser desmascarado na hora da entrevista.
O LinkedIn é a principal rede social de caráter profissional.
Além de servir como um currículo virtual, estamos falando de uma poderosa ferramenta de networking.
Por meio do LinkedIn, você pode evoluir em suas conexões até formar uma rede que reúna as principais referências em sua área de atuação.
Isso é positivo tanto para ficar ligado nas atualizações que elas publicam, quanto para ser notado para uma possível oportunidade profissional.
Por essa razão, não deixe de incluir o endereço do seu LinkedIn no campo de informações de contato no currículo.
E, é claro, capriche no seu perfil, tornando-o atrativo e enriquecedor, destacando suas experiências e resultados alcançados por onde passou.
Na hora de fazer um currículo, a maioria dos profissionais fica na dúvida do que realmente devem escrever para que ele se torne atrativo.
Existem algumas frases genéricas que podem ajudar os candidatos com esse processo – não confunda com clichês.
Vamos citar algumas delas agora:
Agora, se você está em busca do primeiro emprego ou possui pouca experiência no mercado de trabalho, pode utilizar outras frases na hora de elaborar o currículo.
São elas:
Esses são apenas alguns exemplos de frases que podem ser utilizadas na hora de montar um currículo bem feito.
Vale repetir a dica para nunca usar frases muito longas no currículo.
O ideal é que elas sejam mais curtas (no máximo três linhas) e sintetizem o seu objetivo com o cargo pretendido.
Você está quase lá.
Depois de passar pela árdua concorrência dos currículos, o processo seletivo está chegando ao fim.
A boa notícia é que, se você foi chamado para a entrevista, os recrutadores viram que o seu perfil está adequado à vaga.
Agora, é hora de tentar manter a calma e estudar sobre a empresa contratante e as principais funções que vai desempenhar, caso seja chamado.
Pensar em soluções para eventuais problemas que possam acontecer e em qual seria o seu posicionamento em uma situação específica são caminhos interessantes para se seguir.
Outra dica é praticar suas respostas com alguém, ainda que você não saiba tudo o que vai ser perguntado, para quebrar o nervosismo e trabalhar a sua oratória.
Caso o encontro seja presencial, cuidados extras com a pontualidade, a linguagem corporal e outros detalhes, como o traje profissional escolhido, também são recomendados.
Todos os dias, milhares de pessoas em busca de uma oportunidade profissional buscam a internet por respostas sobre como conduzir a carreira.
Essas dúvidas geram perguntas frequentes, algumas das quais destacamos logo abaixo.
Sim e não.
Na verdade, o ideal é manter um objetivo mais amplo, descrito a cada envio, e que possa ser adaptado para contemplar alguns detalhes mais específicos conforme a vaga.
Vai depender das suas metas pessoais e de como você consegue articulá-las com as da empresa.
Provavelmente, será descartado do processo de seleção.
Esse é um erro fatal, porque é a partir do objetivo do candidato que o recrutador terá uma ideia do seu perfil e se ele se encaixa na proposta de trabalho.
Criar um currículo do zero ou até mesmo atualizar um mais antigo nem sempre é uma tarefa fácil.
Como se trata do primeiro passo para conquistar aquela tão sonhada vaga, ele deve ser pensado com cuidado, para que chame a atenção dos recrutadores.
O currículo deve ser estruturado por alguns tópicos essenciais, como falamos ao longo deste artigo, porém, um item indispensável é o objetivo profissional.
Ele informa o recrutador sobre as suas intenções e permite verificar se elas condizem com o que a empresa busca.
Podemos destacar, então, que o objetivo profissional é como um filtro inicial: quando mal escrito, pode deixar o candidato de fora do processo logo na primeira fase.
Aproveite as dicas que conferiu ao longo desta leitura e coloque em prática a sua estratégia.
Se tem alguma dúvida ou gostaria de manifestar a sua opinião, deixe seu comentário abaixo.
E se deseja evoluir na carreira, dedique-se à sua qualificação profissional.
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