02 dez 20

Inovação x Reação: Como inovar no novo normal do mercado

Como inovar no chamado novo normal? Essa é uma reflexão importante e pontual para o momento.
Este artigo vai ampliar a sua visão sobre inovação e, possivelmente, pode gerar insights sobre ideias e técnicas a colocar em prática com o objetivo de fazer da sua marca ou produto um diferencial competitivo em seu mercado de atuação.
Em tempos de pandemia global, onde milhares de empresas encerraram suas atividades e o desemprego atingiu milhões de pessoas em todo o mundo, diversos profissionais se reinventaram.
Buscaram novas oportunidades, pensaram fora da caixa e conseguiram se sobressair em um novo momento da economia.
Muitas empresas tiveram que desconstruir os seus negócios e buscar novas soluções para se manterem firmes nesse novo normal.
Mas como esses profissionais e empresas conseguiram se reinventar? O que os fez pensar diferente? Por que outros não conseguiram ir adiante e não tiveram sucesso?

25 nov 20

Humanização nas empresas: importância, benefícios e exemplos

A humanização nas empresas vem ganhando cada vez mais popularidade.
Um dos motivos para isso é que, nas últimas décadas, a ascensão de startups chamou a atenção para modelos de negócio mais flexíveis, focados na melhoria da qualidade de vida dos colaboradores.
Assim, cresceu a ideia de inserir elementos lúdicos no ambiente de trabalho, como videogames, salas de relaxamento, incentivo para levar animais de estimação para a companhia, entre outros.
Ao contrário do que se pensava, essas ações aumentaram o rendimento e a produtividade dos funcionários, o que elevou também os lucros para muitas organizações.
No entanto, especialistas recomendam que as ações nesse campo estejam alinhadas ao propósito para gerar maior eficiência.
Quer saber mais sobre essa dinâmica, suas vantagens e como humanizar as relações dentro da sua companhia? Então, você veio ao lugar certo.

24 nov 20

Investidor anjo: o que eles procuram em uma startup

Contar com um investidor anjo pode ser o impulso que faltava para acelerar o crescimento de uma empresa.
O formato de atuação desse tipo de profissional combina recursos financeiros e uma assessoria personalizada, dispondo de um conhecimento que faz toda a diferença para quem está começando no mundo dos negócios.
Por essas e outras razões, os “anjos” são cada vez mais procurados por empreendedores que focam na inovação – premissa para atrair essa modalidade de investimento.
Se você está buscando esse suporte ou pensando no assunto, recomendamos que continue lendo este artigo.
No final, você vai saber como funciona essa dinâmica, quem são os investidores anjo e o que fazer para conseguir o apoio de um.

20 nov 20

Cultura de encantamento: como entregar algo a mais

A cultura de encantamento nasceu como resposta à transformação nas atitudes do consumidor moderno.
Mais informado, empoderado, exigente e contando com diferentes opções, o usuário passou a priorizar marcas que promovem sua valorização – em especial, durante o atendimento.
Ficou no passado o tempo no qual bastava atender com educação e solucionar problemas relacionados a um produto ou serviço para ganhar a fidelidade do cliente.
Agora, cabe às organizações ir além do básico e mostrar que são, realmente, parceiras das pessoas, conquistando sua admiração através de táticas modernas.
Quer saber mais sobre essas ferramentas para construir uma cultura de encantamento? Então, este texto vai ajudar.

10 nov 20

Código de conduta: o que é, objetivo e exemplos nas empresas

Sua empresa tem um código de conduta?
Esse é um instrumento que reúne os preceitos necessários para embasar comportamentos éticos, estabelecendo os parâmetros para bons relacionamentos entre organizações e seus stakeholders (as partes interessadas nelas).
É nesse documento que se encontram as regras do dia a dia, que orientam lideranças, funcionários e parceiros no trato com clientes, fornecedores, sócios minoritários e outros players do mercado.
Daí a importância de desenvolver um código completo e eficiente, devidamente comunicado para preservar a boa imagem e reputação empresarial.
Quando bem construído, o instrumento favorece a cultura organizacional, com boas práticas difundidas em cada departamento, matriz e filiais da companhia.

06 nov 20

Psicologia organizacional: qual a função e como atuar na área

Estudos da área de psicologia organizacional dão base a uma série de técnicas, metodologias e práticas no apoio à gestão de pessoas.
O campo surgiu junto a outros segmentos tradicionais da Psicologia, a partir da constatação de que o trabalho não modifica apenas o ambiente, mas também o próprio ser humano.
Conforme as tarefas e o desempenho exigidos, trabalhar tem impactos positivos e negativos sobre o corpo e a mente das pessoas, e esses efeitos podem ser adaptados para aumentar o bem-estar e a satisfação dos funcionários.
É com foco nessa premissa que os psicólogos organizacionais atuam, prestando suporte ao departamento de Recursos Humanos, gestores, grupos e aos colaboradores.