03 abr 19

O que preciso saber sobre o mercado de trabalho em São Paulo?

A maior cidade do país, com as melhores oportunidades de salário, qualidade de vida e pessoas interessantes. São Paulo é mesmo um sonho para muitos profissionais que almejam uma vaga em uma das multinacionais de arranha-céu da capital paulista. Mas é preciso saber de antemão que a tarefa não é fácil: conquistar o seu lugar e trilhar um caminho de sucesso pode ser uma tarefa árdua. Porém, não impossível. No post de hoje, vamos falar sobre o panorama do trabalho em São Paulo.

Primeiro, é preciso saber quais são as áreas mais requisitadas do momento, para avaliar bem as suas chances. É claro que a capital paulista tem oportunidades para todos, mas é importante saber como você será mais favorecido ao chegar lá. Depois, é hora de falar as principais dicas para se dar bem em um mercado tão concorrido como São Paulo: das 45 milhões de pessoas em todo o estado, cerca de 12 milhões se concentram na capital. Como encontrar o seu lugar em meio a todas elas?

Leia até o final para descobrir!

Quais são as profissões em alta em São Paulo?

O país infelizmente ainda se recupera de anos de crise, desemprego, desvalorização e problemas sociais. Todas as cidades foram afetadas, e São Paulo também sentiu o impacto. Mesmo assim, algumas áreas seguem em alta, devido à demanda por bons serviços e profissionais qualificados.

Na verdade, toda profissão é importante, e se você desempenhá-la com empenho e dedicação ao máximo, pode chegar lá, é claro. Porém, uma boa dica é orientar a carreira para áreas em crescimento, justamente para não perder oportunidades e para se posicionar de uma forma mais positiva no mercado de trabalho, concorda? Essa é uma reflexão importante para fazer antes de tomar qualquer decisão.

Bem, mas para que você consiga se localizar, separamos aqui algumas áreas e suas profissões mais reconhecidas a atualidade.

Informação e dados

Profissionais que lidem com armazenamento, processamento e análise de dados terão muito trabalho nos próximos anos. Com a internet incisivamente presente no cotidiano da maioria do país, as empresas estão cada dia mais interessadas em tirar proveito desse verdadeiro manancial de informações para seu benefício próprio.

O trabalho com dados significa prover a empresa de informações e indicativos para oferecer serviços cada vez mais direcionados, se relacionar de uma forma mais próxima e de fato fazer parte da vida dos consumidores.

Cientistas, desenvolvedores e criadores com foco em Big Data serão privilegiados com ofertas de trabalho interessantes nos próximos anos.

Automação

Engenheiros e técnicos de automação podem se preparar para uma alta na demanda por seus serviços. A automação ultrapassou a indústria, e hoje em dia é cada vez mais procurada por prestadores de serviços e até entes públicos, para implementar soluções automáticas.

As máquinas de fato vão substituir a mão de obra humana, em tarefas repetitivas, burocráticas e que não exijam habilidades pessoais, como criatividade e relacionamento. E não se preocupe, isso não é ruim! Apenas cria demandas para pessoas com a qualificação certa.

Saúde e medicina

Essa área é milenar, e obviamente sempre terá demanda e serviço. Mas uma tendência em especial deve absorver muitos trabalhadores: a telemedicina, ou seja, serviços de saúde a distância, intermediados por uma conexão.

Diagnósticos e exames, por exemplo, já podem ser realizados a distância, dentro das normas vigentes, trazendo praticidade e ampliando o alcance dos cuidados médicos para locais afastados. É claro que isso envolve uma série de profissionais, em uma equipe transdisciplinar, para colocar esse tipo de serviço em prática.

Desde engenheiros de software e analista de sistemas voltados para o atendimento em saúde para desenvolver as ferramentas voltadas para esse fim, a médicos, enfermeiros e gestores de área para prestar os melhores serviços.

E esses são apenas alguns exemplos de empregos com demanda alta, especialmente em São Paulo. Mas lembre-se de que a cidade é receptiva e inovadora: desde educação até inovação, passando por economia, administração, moda, comunicação, engenharias, todas as profissões têm suas melhores oportunidades na capital paulista. Basta identificar e ir atrás do que você quer.

Mas afinal, como se dar bem em um trabalho em São Paulo?

Não há uma resposta pronta para essa questão, e definitivamente ela não é fácil. Mas podemos dar algumas dicas. A primeira é definir a sua área, seus talentos e suas potencialidades. Em segundo lugar, reflita bem se a vida na cidade grande é mesmo o que você quer. Trânsito, custo de vida alto, movimento, diferentes culturas: tudo isso será o seu cotidiano.

Resolvidas essas duas questões, é hora de partir para a prática. Vamos lá:

Tenha uma formação de ponta

Mostrar um bom currículo é fundamental para conseguir um emprego legal em São Paulo. Portanto, escolha uma boa universidade, que mais do que formação, dará conhecimentos importantes e experiências legais para você mostrar.

Se for possível, tente preencher seu currículo com empregos interessantes na sua cidade, voluntariado, experiências no exterior, projetos próprios. Tudo isso conta pontos e torna você único, muito além da sua formação.

Invista em contatos

São Paulo é o destino de pessoas de todo o Brasil, não é mesmo? Assim como você, milhares de profissionais de ótima qualidade estão lutando por oportunidades melhores.

E um bom currículo é o início dessa trajetória — mas sozinho ele não faz milagre. É preciso conhecer as pessoas certas e circular onde estarão os seus futuros colegas. Não descarte a possibilidade de ir algumas vezes à cidade antes de se mudar definitivamente, com esse fim.

A possibilidade de conquistar uma indicação, ou ficar sabendo de uma vaga pouco divulgada, é maior se você conhece pessoas da área. Então, invista em conexões. Se você é bom, terá pessoas que se interessem nos seus conhecimentos. Basta desenvolver essa habilidade e construir a sua rede de contatos.

É desafiador e pode intimidar no início, mas São Paulo é uma cidade cheia de oportunidades de crescimento para aqueles que se arriscam. Basta se localizar bem no mercado, construir um currículo interessante e investir no networking para dar os primeiros passos e, em breve, conquistar a sua vaga.

São Paulo, afinal de contas, concentra os melhores cursos e os melhores alunos. Portanto, é preciso se diferenciar. Dominar outra língua, saber lidar com a tecnologia, estar por dentro das atualidades são requisitos importantes para uma cidade que oferece boas oportunidades, mas que exige competitividade e diferencial.

Agora que você já sabe mais sobre como conquistar um trabalho em São Paulo, que tal compartilhar esse post nas suas redes sociais?

Powered by Rock Convert

Voltar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *